Autor Tópico: Universitária morre por falta de R$ 10 para comprar remédio  (Lida 7234 vezes)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Universitária morre por falta de R$ 10 para comprar remédio
« Online: 14 de Dezembro de 2007, 23:14:50 »
 :sleepy: :sleepy: :sleepy:

Universitária morre por falta de R$ 10 para comprar remédio

Jovem sofria de crise asmática crônica e não tinha todo o dinheiro para comprar bombinha.
Mãe da vítima diz que funcionárias de farmácia viram a garota agonizando.

A estudante universitária Viviane Brito Barbosa, de 29 anos, morreu na noite de quarta-feira (13), em Salvador, por não ter conseguido comprar o remédio que costumava usar para controle de crises de asma. Familiares de Viviane afirmam que as funcionárias da farmácia onde a jovem foi comprar o remédio viram que a universitária passava mal, mas não venderam a “bombinha” porque ela só tinha R$ 12 e o remédio custava R$ 22.

“Elas viram minha filha agonizando. Meu marido se ofereceu para deixar os documentos do carro como garantia porque nós tínhamos o dinheiro e o desespero nos fez esquecer, mas, mesmo assim, se negaram a dar a bombinha com remédio para salvá-la”, disse ao G1 Soraia Brito Barbosa, mãe de criação da estudante. Ela conta ainda que eles eram clientes assíduos da farmácia e conhecidos em todo o bairro.

Viviane chegou a ser conduzida a um hospital, mas não resistiu. “Minha filha tinha dois filhos, um menino de 9 anos e uma menina de 5 anos. E isso aconteceu por causa de R$ 10. Não vamos processar a farmácia porque a vida da nossa filha não vai voltar, mas é preciso alertar a população para que o mesmo não aconteça com outra pessoa. Era um remédio para salvar uma vida. E a vida precisa ter mais valor”, diz a mãe.

A estudante foi sepultada na tarde de quinta-feira (13), no Cemitério Quinta dos Lázaros.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL218849-5598,00-UNIVERSITARIA+MORRE+POR+FALTA+DE+R+PARA+COMPRAR+REMEDIO.html

R$ 10,00

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Universitária morre por falta de R$ 10 para comprar remédio
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2007, 23:19:16 »
Gente... que absurdo! Revoltante!!!

FDP....que merda de país....
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Narkus

• Visitante
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2007, 23:24:15 »
Sem comentários...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2007, 00:57:07 »
:(

Lua

• Visitante
« Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2007, 01:00:34 »

Lamentável...

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2007, 02:41:58 »
:susto:

:(
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2007, 03:14:03 »
Que farmácia é essa? Seria uma boa se o nome fosse divulgado, pois aí ela iria pra falência.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2007, 03:21:25 »
Juridicamente falando, essa farmácia poderia ser processada?

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2007, 03:27:09 »
Que farmácia é essa? Seria uma boa se o nome fosse divulgado, pois aí ela iria pra falência.

Juridicamente falando, essa farmácia poderia ser processada?

:lol:

Bobinhos..estamos no Brasil gente. :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2007, 10:45:23 »
Se eu fosse o pai da menina, quebrava a loja inteira e dava 10 bombinhas para minha filha.

Revoltante isso.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:18:10 »
Credo... Tem que divulgar bastante o nome do estabelecimento e o nome do balconista que se recusou a conceder a bomba. Não dá uma semana essa farmácia fecha.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:30:03 »
A culpa pode nem ser da balconista... ela não cria as regras, apenas as cumpre. Quase certo que isto é orientação da gerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:38:19 »
Obrigado, Spitfire, eu estava tentando formular esse raciocínio.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:38:44 »
Não é por nada não, achei a atitude das balconistas lamentável, acho que a farmácia deveria fechar mesmo.

Mas, se ela chegou tão mal à farmácia, será que a bombinha teria resolvido? Não teria sido melhor levá-la ao hospital logo de cara?

Adianto que não sei muito sobre asma , então posso estar errado.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:43:07 »
A culpa pode nem ser da balconista... ela não cria as regras, apenas as cumpre. Quase certo que isto é orientação da gerência.

Uai...se eu ver que uma pessoa está em um processo asmático, não vou ajudar porque simplesemtne tenho que cumprir regras? Quantas vezes eu não as cumpri enquanto trabalhava para ajudar o próximo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:53:03 »
Cenário hipotético: eu sou a balconista.  O meu gerente, seja lá por qual motivo for, deu ordens expressas me proibindo de quebrar o galho em situações como essa (posso imaginar muitos bons motivos).  Eu preciso do emprego e acredito (talvez com bons motivos) que posso perdê-lo se descumprir essas ordens.

Não sei se foi o que aconteceu, mas não acho tão improvável.

Não é justo o que aconteceu com a moça, mas também não é justo pressupor que a balconista tinha autonomia e condições de fazer alguma coisa sem se prejudicar.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:54:59 »
Obrigado, Spitfire, eu estava tentando formular esse raciocínio.

Sinto muito, mas isso não existe. Não se pode tirar o peso moral da decisão dela só porque ela "cumpriu ordens". Ela é tão ou mais culpada que a gerência da farmácia.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:56:26 »

Uai...se eu ver que uma pessoa está em um processo asmático, não vou ajudar porque simplesemtne tenho que cumprir regras? Quantas vezes eu não as cumpri enquanto trabalhava para ajudar o próximo.

Uma balconista de farmácia não é a pessoa mais indicada para avaliar o quadro clinico de outra pessoa.

Ajudar ao próximo é algo bastante subjetivo, ainda mais se existe orientação superior para não vender "fiado"... o emprego dela é que estava em jogo.

Concordo com algo que o Thufir Hawat disse.... se eu fosse o pai, levaria imediatamente a um pronto-socorro, entraria pela emergência.
Já fiz isto umas 3 vezes... Gabrielle, minha caçula, tem asma e já ficou internada durante 1 semana quando teve uma crise mais intensa, se eu não fosse imediatamente procurar ajuda profissional, minha filha não estaria mais viva.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2007, 14:58:49 por Spitfire »

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #18 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:58:42 »
Uma balconista de farmácia não é a pessoa mais indicada para avaliar o quadro clinico de outra pessoa.

Ajudar ao próximo é algo bastante subjetivo, ainda mais se existe orientação superior para não vender "fiado"... o emprego dela é que estava em jogo.

Concordo com algo que o Thufir Hawat disse.... se eu fosse o pai, levaria imediatamente a um pronto-socorro, entraria pela emergência.
Já fiz isto umas 3 vezes... Gabrielle, minha caçula, tem asma e já ficou internada durante 1 semana quando teve uma crise mais intensa.

Mas quem esta falando em vender fiado?

Ela não poderia simplesmente tirar do próprio salário? São simplesmente 10,00 reais, isso é um absurdo cara, pelo menos pra mim.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:00:10 »
Um bom motivo para ela não pensar e vender fiado.

Isso de colocar o meu emprego na frente da saúde de terceiros nunca colou, sabia? É imoral. Pode ser o que for, mas é imoral, é medonho, é desvalorização da vida. É crime.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:01:41 »

Ela não poderia simplesmente tirar do próprio salário? São simplesmente 10,00 reais, isso é um absurdo cara, pelo menos pra mim.
Para você e para qualquer ser moral...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:01:58 »

Já fiz isto umas 3 vezes... Gabrielle, minha caçula, tem asma e já ficou internada durante 1 semana quando teve uma crise mais intensa.

10 reais não me fazem falta, possivelmente nem para você e nem para a maioria dos foristas aqui presentes... mas eu não sei a realidade que a balconista  vive, para ela 10 reais pode ser a diferença entre deixar os filhos em casa sem ter o que comer...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:03:11 »

Absurdo até é, mas não tenho como saber se é um absurdo que ela tinha condição de contornar.  Não conheço a situação real e não ouso confiar em que ela tinha esses dez reais.  Já encontrei muitas situações em que gente empregada não tinha esse dinheiro.

Além do que, quem me garante que essa situação era excepcional?  Pelo que sabemos essa drogaria pode passar por dúzias de pedidos de fiado todo dia.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #23 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:04:04 »
Mas na notícia diz que os atendentes viram a moça agonizando...

Cara, sinceramente, espero que isso tenha sido um exagero. Não consigo acreditar que não prestaram ajuda para a moça mesmo em condições tão emergenciais...
Isso não seria nem de longe algo comparável a "vender fiado".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:05:15 »
Por que não, Procedure?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!