Autor Tópico: Universitária morre por falta de R$ 10 para comprar remédio  (Lida 7236 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Universitária morre por falta de R$ 10 para comprar remédio
« Resposta #50 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:31:57 »
Cara, nem é questão de crer.  Num desespero desses você pode até SABER que não adianta nada a bomba; se ela está à mão você tenta consegui-la e usá-la imediatamente, porque não tem nada a perder.  Pode muito bem ser a diferença entre ela chegar no pronto-socorro azul de asfixia e chegar respirando com dificuldade.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:33:55 »
Você pensa mesmo que ela correria risco de demissão caso vendesse a bomba por R$ 12,00, retivesse os documentos do pai da moça como garantia do recebimento dos R$ 10,00 restantes, e explicasse para o gerente que a situação era uma emergência?

Em um mundo justo certamente não correria.

Neste mundo real, não tenho como saber só com as informações disponíveis.
Se eu tivesse filhos e fosse demitido para salvar a vida de uma pessoa, supondo uma situação maniqueísta em que salvar a vida realmente me fizesse perder o emprego. Meu, eu ia ter orgulho de ver os danadinhos chorando de fome.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:34:59 »
Cara, nem é questão de crer.  Num desespero desses você pode até SABER que não adianta nada a bomba; se ela está à mão você tenta consegui-la e usá-la imediatamente, porque não tem nada a perder.  Pode muito bem ser a diferença entre ela chegar no pronto-socorro azul de asfixia e chegar respirando com dificuldade.
Isso vale tanto para chegar antes sem a bombinha quanto para chegar depois com a bombinha.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #53 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:36:21 »
Se eu tivesse filhos e fosse demitido para salvar a vida de uma pessoa, supondo uma situação maniqueísta em que salvar a vida realmente me fizesse perder o emprego. Meu, eu ia ter orgulho de ver os danadinhos chorando de fome.
Não duvido, só acho muita ousadia cobrar esse tipo de coragem de outra pessoa sem conhecer melhor a situação.  Aliás, até que ponto a informação da notícia será completa e confiável?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #54 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:36:43 »
Mas aí é que está, a medida a ser tomada na hora do desespero é correr pra um posto de saúde.
Novamente: talvez os pais queriam a bombinha para tentar ajudar a filha enquanto iam para o posto de saúde.
Talvez, mas não fica claro na notícia.

Não os condeno, é apenas que se fosse eu, teria corrido para o hospital direto, na minha cabeça a parada na farmácia só me faria perder tempo.

Mas pode ser por que sou filho de médica de pronto socorro, minha mãe me pôs na cabeça que a primeira coisa a se fazer numa emergência, seja qual for, é procurar um médico.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:37:17 »
Cara, eu vi minha filha praticamente morta, molinha (mole). Qual seria a atitude mais óbvia a ser tomada? Procurar uma farmácia e comprar uma bombinha que só funciona em casos mais amenos ou procurar uma emergência?
Aposto que no começo da crise você tentou dar a bombinha para ela.

Enquanto ela não estava agonizando sim... quando chegou a um ponto aonde nada resolvia, levei-a imediatamente ao pronto-socorro...

Além do mais aqui todo mundo esta pegando uma notícia crua e especulando sobre uma situação narrada com pouquíssimos detalhes (inclusive eu)... mas ninguém levou em consideração que talvez a balconista possa até ter orientado o pai a procurar um pronto-socorro imediatamente ao invés de perder precioso tempo com algo que seria inócuo. Se é para especular, então vamos especular para ambos os lados e dar a coitada da balconista também o benefício da dúvida... até mesmo porque depois do acontecido fica muito fácil para um pai relapso querer jogar a culpa na balconista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #56 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:37:38 »
Isso vale tanto para chegar antes sem a bombinha quanto para chegar depois com a bombinha.

Desculpe, não entendi.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #57 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:39:14 »

Desculpe, não entendi.
talvez se eles não tivessem perdido sei lá, os dois minutos pra chegar na farmácia, pagar a bombinha e usar, depois sair em direção ao hospital, eles também tivessem chegado a tempo.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:41:43 »
Mas pode ser por que sou filho de médica de pronto socorro, minha mãe me pôs na cabeça que a primeira coisa a se fazer numa emergência, seja qual for, é procurar um médico.

Minha mãe é assistente social na secretária de saúde do RS... aprendi também que em uma emergência se deve procurar ajuda profissional adequada e competente e não me basear no meu leigo julgamento.  :ok:

Isto pode fazer diferença entre a vida e a morte... como no caso em questão fez... e como também poderia ter ocorrido com minha filhotinha se eu tivesse tentado contornar a situação.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #59 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:43:35 »

Minha mãe é assistente social na secretária de saúde do RS... aprendi também que em uma emergência se deve procurar ajuda profissional adequada e competente e não me basear no meu leigo julgamento.  :ok:
Eu não aprendi Spit, no meu caso foi lavagem cerebral da minha mãe mesmo. :P
Nem raciocino nessas horas, só penso: como eu vou daqui pro hospital?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:43:48 »
Não duvido, só acho muita ousadia cobrar esse tipo de coragem de outra pessoa sem conhecer melhor a situação.  Aliás, até que ponto a informação da notícia será completa e confiável?
Estou me baseando na notícia... Se ela é completa e confiável, provavelmente não é. Mas é a única informação que temos.

E sem dúvida nenhuma essa coragem deve ser cobrada de todos. Talvez isso "humanize" melhor a sociedade...

Enquanto ela não estava agonizando sim... quando chegou a um ponto aonde nada resolvia, levei-a imediatamente ao pronto-socorro...
Exato... Não é uma atitude tão impensável assim, então.

Além do mais aqui todo mundo esta pegando uma notícia crua e especulando sobre uma situação narrada com pouquíssimos detalhes (inclusive eu)... mas ninguém levou em consideração que talvez a balconista possa até ter orientado o pai a procurar um pronto-socorro imediatamente ao invés de perder precioso tempo com algo que seria inócuo. Se é para especular, então vamos especular para ambos os lados e dar a coitada da balconista também o benefício da dúvida... até mesmo porque depois do acontecido fica muito fácil para um pai relapso querer jogar a culpa na balconista.
Isso é. O problema é tentar defender a atitude por mais errada que seja com "são ordens de cima". Isso não faz sentido e nem deveria fazer.

Luz

• Visitante
« Resposta #61 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:47:47 »
Cenário hipotético: eu sou a balconista.  O meu gerente, seja lá por qual motivo for, deu ordens expressas me proibindo de quebrar o galho em situações como essa (posso imaginar muitos bons motivos).  Eu preciso do emprego e acredito (talvez com bons motivos) que posso perdê-lo se descumprir essas ordens.

Não sei se foi o que aconteceu, mas não acho tão improvável.

Não é justo o que aconteceu com a moça, mas também não é justo pressupor que a balconista tinha autonomia e condições de fazer alguma coisa sem se prejudicar.

Entre o emprego e a saúde mental da balconista, não sei o que mais possa ser prejudicial. Soa estranho de qualquer forma, agir formalmente diante de uma situação, aparentemente, extrema.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:52:13 »
Oceanos... estou tão somente especulado sobre o que pode (ou não) ter acontecido... não quero julgar ninguém sem ter o completo entendimento da situação... "são ordens de cima" é apenas uma das inúmeras variáveis que deveriam ser questionadas.

Só acho que esta muito mal contada esta história.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:54:06 »
"são ordens de cima" é apenas uma das inúmeras variáveis que deveriam ser questionadas.
Isso nem deveria ser colocado em pauta. Ser "ordens de cima" não justifica em nenhuma das hipóteses a atitude de quem quer que seja.

Cara, aquilo é uma farmácia, não um boteco em que não se vende fiado para bêbados...

Luz

• Visitante
« Resposta #64 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:54:12 »
Spit, a bombinha salva vidas, em casos como este.

Os broncodilatadores dilatam as vias aéreas que estão contraídas na crise asmática, permitindo assim, a melhor passagem do ar.

http://www.asmasobcontrole.com.br/controlando/med_alivio.asp

Ou seja, o que eu sugeriria neste caso era sim, a venda da bombinha pra menina e um alerta para o pai e pra própria menina a irem procurar, urgentemente uma medicação mais eficaz, pois como o próprio site diz, ela não deve ser utilizada como única fonte de medicamentos para asmáticos.
Mas não teria sido mais responsável dos pais da moça terem ido a um posto de saúde direto em vez de pararem na farmácia e ficarem discutindo com a balconista, perdendo um tempo que a moça não tinha?

Imaginemos também, que, hipoteticamente, os pais, desesperados, tenham pensado na bombinha como socorro imediato - mais próximo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:57:06 »
"são ordens de cima" é apenas uma das inúmeras variáveis que deveriam ser questionadas.
Isso nem deveria ser colocado em pauta. Ser "ordens de cima" não justifica em nenhuma das hipóteses a atitude de quem quer que seja.

Cara, aquilo é uma farmácia, não um boteco em que não se vende fiado para bêbados...

Oceanos... o que estou tentando dizer é que não conhecemos a realidade plena da balconista para emitir um julgamento condenatório.

Podem existir atenuantes como também podem existir agravantes.... não sei.... você sabe?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #66 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:01:06 »
Isso é. O problema é tentar defender a atitude por mais errada que seja com "são ordens de cima". Isso não faz sentido e nem deveria fazer.
Também não acho que faz sentido, nem estou defendendo a balconista, acho que naquela situação (supondo que ela tenha sido como descreve a notícia) ela deveria ter feito o que estivesse a seu alcance.

Mas isso não quer dizer que, por desespero ou não (o motivo é o de menos) o pai não errou em ficar discutindo com a balconista em vez de entrar no carro e correr pro posto-de-saúde mais próximo.

Spit, a bombinha salva vidas, em casos como este.

Os broncodilatadores dilatam as vias aéreas que estão contraídas na crise asmática, permitindo assim, a melhor passagem do ar.

http://www.asmasobcontrole.com.br/controlando/med_alivio.asp

Ou seja, o que eu sugeriria neste caso era sim, a venda da bombinha pra menina e um alerta para o pai e pra própria menina a irem procurar, urgentemente uma medicação mais eficaz, pois como o próprio site diz, ela não deve ser utilizada como única fonte de medicamentos para asmáticos.
Mas não teria sido mais responsável dos pais da moça terem ido a um posto de saúde direto em vez de pararem na farmácia e ficarem discutindo com a balconista, perdendo um tempo que a moça não tinha?

Imaginemos também, que, hipoteticamente, os pais, desesperados, tenham pensado na bombinha como socorro imediato - mais próximo.
claro que isso é possível. Só estou dando minha opnião, acho que o melhor teria sido ir ao hospital de cara se a crise era tão séria.

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ____

De qualquer maneira, como disse antes, isso pode ser minha lavagem cerebral materna falando...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #67 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:08:14 »
E outra: a idéia por trás dessas bombinhas não é tê-las com você para o caso de ocorrer uma crise?
Da notícia entendi que a família sabia das crises da moça e tinha o dinheiro para a bombinha. Ela já não deveria estar disponível?

Spit, se não se importa de eu perguntar: quando do ocorrido com a sua filha, a bombinha que tentou usar não estava à mão? Você já não a tinha para o caso de precisar?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:12:03 »
Tenho todo equipamento, desde o aerojet até um nebulizador, soro fisiológico e o Berotec (bronco dilatador). Uso-os em pequenas crises crônicas... seguindo as recomendações médicas.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:12:56 »
Oceanos... o que estou tentando dizer é que não conhecemos a realidade plena da balconista para emitir um julgamento condenatório.
Ninguém está discordando disso. Só estou falando que o fato de "não criar as regras" não é atenuante algum para quem quer que seja.

Podem existir atenuantes como também podem existir agravantes.... não sei.... você sabe?
Não sei também. Mas com certeza o fato dela criar ou não regras não é atenuante algum.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #70 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:14:33 »
Tenho todo equipamento, desde o aerojet até um nebulizador, soro fisiológico e o Berotec (bronco dilatador). Uso-os em pequenas crises crônicas... seguindo as recomendações médicas.
Não sei se a pergunta vai fazer sentido, mas: quanto tempo "dura" em média essa bombinha? Para quantas crises serve?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:14:51 »
Também não acho que faz sentido, nem estou defendendo a balconista, acho que naquela situação (supondo que ela tenha sido como descreve a notícia) ela deveria ter feito o que estivesse a seu alcance.
Pois é... Esse é meu ponto também.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:17:38 »
Oceanos... a situação foi decorrência de um conjunto de fatores, não apenas de uma variável  em especifico, mas isto não significa que "obeceder ordens superiores" deva ser retirada do contexto. É um somatório de situações.   :wink:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:21:01 »
Não sei se a pergunta vai fazer sentido, mas: quanto tempo "dura" em média essa bombinha? Para quantas crises serve?

Depende muito da frequência das crises... nos meses frios uma bombinha, para a minha filha (isto varia muito de indivíduo para indivíduo), dura 1 mês e meio... no verão ela quase não tem crises então torna-se desnecessário o uso do aerojet, só o nebulizador esporadicamente. 

Quantas crises? Bom, isto depende muito também de como o organismo responde a aplicação... nunca contei.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2007, 16:23:43 por Spitfire »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:25:59 »
[...]mas isto não significa que "obeceder ordens superiores" deva ser retirada do contexto.
Mas não justifica tirar a culpa dela por isso, ao contrário do que você disse aqui.

A não ser que você me diga que se expressou mal nessa frase.

É um somatório de situações.   :wink:
Disso acho que ninguém discorda...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!