Além do mais aqui todo mundo esta pegando uma notícia crua e especulando sobre uma situação narrada com pouquíssimos detalhes (inclusive eu)... mas ninguém levou em consideração que talvez a balconista possa até ter orientado o pai a procurar um pronto-socorro imediatamente ao invés de perder precioso tempo com algo que seria inócuo. Se é para especular, então vamos especular para ambos os lados e dar a coitada da balconista também o benefício da dúvida... até mesmo porque depois do acontecido fica muito fácil para um pai relapso querer jogar a culpa na balconista.
Isso é. O problema é tentar defender a atitude por mais errada que seja com "são ordens de cima". Isso não faz sentido e nem deveria fazer.
Também não acho que faz sentido, nem estou defendendo a balconista, acho que naquela situação (supondo que ela tenha sido como descreve a notícia) ela deveria ter feito o que estivesse a seu alcance.
Mas isso não quer dizer que, por desespero ou não (o motivo é o de menos) o pai não errou em ficar discutindo com a balconista em vez de entrar no carro e correr pro posto-de-saúde mais próximo.
Spit, a bombinha salva vidas, em casos como este.
Os broncodilatadores dilatam as vias aéreas que estão contraídas na crise asmática, permitindo assim, a melhor passagem do ar.
http://www.asmasobcontrole.com.br/controlando/med_alivio.asp
Ou seja, o que eu sugeriria neste caso era sim, a venda da bombinha pra menina e um alerta para o pai e pra própria menina a irem procurar, urgentemente uma medicação mais eficaz, pois como o próprio site diz, ela não deve ser utilizada como única fonte de medicamentos para asmáticos.
Mas não teria sido mais responsável dos pais da moça terem ido a um posto de saúde direto em vez de pararem na farmácia e ficarem discutindo com a balconista, perdendo um tempo que a moça não tinha?
Imaginemos também, que, hipoteticamente, os pais, desesperados, tenham pensado na bombinha como socorro imediato - mais próximo.
claro que isso é possível. Só estou dando minha opnião, acho que o melhor teria sido ir ao hospital de cara se a crise era tão séria.