Autor Tópico: Universitária morre por falta de R$ 10 para comprar remédio  (Lida 7235 vezes)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: Universitária morre por falta de R$ 10 para comprar remédio
« Resposta #25 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:05:53 »
Para você e para qualquer ser moral...

Sim, claro. Mas moral é um conceito relativo. :lol: Sobre o tema, sim, há uma questão moral, mas o que quero dizer que este conceito é um pouco irrelevante, pelo menos pra mim. Acho que a palavra certa seria bom senso.

10 reais não me fazem falta, possivelmente nem para você e nem para a maioria dos foristas aqui presentes... mas eu não sei a realidade que a balconista  vive, para ela 10 reais pode ser a diferença entre deixar os filhos em casa sem ter o que comer...

Sim, claro. Não podemos levantar hipóteses sobre isso, especulações à parte, não há como saber a qualidade de vida da balconista. Mas o que me impressiona é que existe um certo medo em não respeitar ordens que "vem de cima". Acredito que ela teve a vontade de ajudar, mas não o fez porquer era pau mandada da gerente. Certamente....
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:08:18 »
Gente.... é uma balconista! Uma pessoa humilde e talvez com pouco conhecimento. Mesmo que ela tivesse os 10 reais para inteirar na compra do aerojet, ela não tem qualificação profissional nenhuma para avaliar a gravidade da situação.

Quem agiu mal foi o pai desta menina, que ao invés de procurar ajuda profissional adequada ao grau de gravidade da situação, foi tentar comprar um paleativo ineficaz (duvido muito que uma bombinha iria salvar a vida da moça... duvido mesmo!).

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #27 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:10:54 »
Quem agiu mal foi o pai desta menina, que ao invés de procurar ajuda profissional adequada ao grau de gravidade da situação, foi tentar comprar um paleativo ineficaz (duvido muito que uma bombinha iria salvar a vida da moça... duvido mesmo!).
É o que acho.
Não que iso desculpe a gerência, ou as balconistas que poderiam ter feito o que estava a seu alcance e tal, mas a primeira coisa a se fazer se a crise era tão grave era levá-la a um hospital ou posto de saúde.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:11:14 »
Absurdo até é, mas não tenho como saber se é um absurdo que ela tinha condição de contornar.  Não conheço a situação real e não ouso confiar em que ela tinha esses dez reais.  Já encontrei muitas situações em que gente empregada não tinha esse dinheiro.
Venda fiado. Roube o remédio. Venda por 12 reais e diga para o chefe que bateu o preço errado depois. Pergunte ao gerente. Peça para algum colega de trabalho. Peça na loja ao lado. Ligue para a mãe. Roube do caixa.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:12:00 »
Sim, claro. Mas moral é um conceito relativo. :lol: Sobre o tema, sim, há uma questão moral, mas o que quero dizer que este conceito é um pouco irrelevante, pelo menos pra mim. Acho que a palavra certa seria bom senso.
Bom-senso é moral. O que você está falando é moralismo...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:16:09 »
Gente.... é uma balconista! Uma pessoa humilde e talvez com pouco conhecimento. Mesmo que ela tivesse os 10 reais para inteirar na compra do aerojet, ela não tem qualificação profissional nenhuma para avaliar a gravidade da situação.
E precisa de qualificação profissional? Pelo teor da notícia, os pais imploraram. Eles viram a menina sufocando. Não queriam dinheiro para comprar algo em outro lugar: queriam só a porra da bombinha. O que a(o) balconista fez, além de imoral: é crime. Merece ser presa.

Outra coisa: para toda farmácia aberta, é necessário um farmacêutico responsável na farmácia que deve estar lá sempre. Ele tem qualificação profissional para avaliar o caso. E se o fez, dessa vez, ele errou feio.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #31 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:16:29 »
Por que não, Procedure?
Se o gerente proibiu os balconistas de "vender fiado", isso certamente não compreendia uma situação onde uma vida seria salva pela entrega de uma bomba que certamente seria paga por completo posteriormente, já que o pai da estudante ofereceu os documentos como garantia de que voltaria para pagar os R$ 10,00 que faltaram.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #32 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:16:44 »

Concordo, é uma balconista, mas o fato de ser humilde não exclui o fato de querer ajudar alguém quando este alguém precisa. Sobre a qualificação profissional, presumo que uma balconista saiba o efeito que a falta de um remédio faz, ainda mais quando é asma.

Spit, a bombinha salva vidas, em casos como este.

Os broncodilatadores dilatam as vias aéreas que estão contraídas na crise asmática, permitindo assim, a melhor passagem do ar.

http://www.asmasobcontrole.com.br/controlando/med_alivio.asp

Ou seja, o que eu sugeriria neste caso era sim, a venda da bombinha pra menina e um alerta para o pai e pra própria menina a irem procurar, urgentemente uma medicação mais eficaz, pois como o próprio site diz, ela não deve ser utilizada como única fonte de medicamentos para asmáticos.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #33 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:18:48 »
“Elas viram minha filha agonizando. Meu marido se ofereceu para deixar os documentos do carro como garantia porque nós tínhamos o dinheiro e o desespero nos fez esquecer, mas, mesmo assim, se negaram a dar a bombinha com remédio para salvá-la”, disse ao G1 Soraia Brito Barbosa, mãe de criação da estudante. Ela conta ainda que eles eram clientes assíduos da farmácia e conhecidos em todo o bairro.
Leio e releio, mas não consigo acreditar. É absurdo demais. Talvez esteja mal contada essa história...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #34 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:19:53 »
Spit, a bombinha salva vidas, em casos como este.

Os broncodilatadores dilatam as vias aéreas que estão contraídas na crise asmática, permitindo assim, a melhor passagem do ar.

http://www.asmasobcontrole.com.br/controlando/med_alivio.asp

Ou seja, o que eu sugeriria neste caso era sim, a venda da bombinha pra menina e um alerta para o pai e pra própria menina a irem procurar, urgentemente uma medicação mais eficaz, pois como o próprio site diz, ela não deve ser utilizada como única fonte de medicamentos para asmáticos.
Mas não teria sido mais responsável dos pais da moça terem ido a um posto de saúde direto em vez de pararem na farmácia e ficarem discutindo com a balconista, perdendo um tempo que a moça não tinha?
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:20:14 »
Absurdo até é, mas não tenho como saber se é um absurdo que ela tinha condição de contornar.  Não conheço a situação real e não ouso confiar em que ela tinha esses dez reais.  Já encontrei muitas situações em que gente empregada não tinha esse dinheiro.
Venda fiado. Roube o remédio. Venda por 12 reais e diga para o chefe que bateu o preço errado depois. Pergunte ao gerente. Peça para algum colega de trabalho. Peça na loja ao lado. Ligue para a mãe. Roube do caixa.

Depois que a moça morreu é fácil definir o grau de gravidade da situação, qualquer leigo, como eu, pode afirmar isto... mas antes, só profissionais estão gabaritados a fazê-lo. A balconista não tem qualificação profissional para tanto.

Culpa tem o responsável pela moça, o pai, que convivia diariamente com ela e que deveria tomar as medidas cabíveis...

Torno a repetir, se a crise era gravíssima, não seria um simples aerojet que iria salvar a vida da menina... no máximo iria proporcionar poucos minutos a mais.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #36 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:22:07 »
Mas não teria sido mais responsável dos pais da moça terem ido a um posto de saúde direto em vez de pararem na farmácia e ficarem discutindo com a balconista, perdendo um tempo que a moça não tinha?

Sim, sua colocação foi excelente, mas situações desesperadas requerem medidas desesperadas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:22:33 »
Por que não, Procedure?
Se o gerente proibiu os balconistas de "vender fiado", isso certamente não compreendia uma situação onde uma vida seria salva pela entrega de uma bomba que certamente seria paga por completo posteriormente, já que o pai da estudante ofereceu os documentos como garantia de que voltaria para pagar os R$ 10,00 que faltaram.

Eu queria viver em um mundo que me permitisse ter a certeza de que havia essa possibilidade para a balconista...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:24:24 »
Sobre ir a um hospital ou pronto-socorro: certamente parece a coisa certa a fazer.  Mas não necessariamente a mais urgente.  O perigo maior da asma é a asfixia.  A moça podia morrer enquanto era transportada, e não duvido nada que a bomba pudesse lhe permitir respirar melhor naquele momento.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:24:39 »
Depois que a moça morreu é fácil definir o grau de gravidade da situação, qualquer leigo, como eu, pode afirmar isto... mas antes, só profissionais estão gabaritados a fazê-lo. A balconista não tem qualificação profissional para tanto.
Acho que você não leu a notícia inteira:
“Elas viram minha filha agonizando. Meu marido se ofereceu para deixar os documentos do carro como garantia porque nós tínhamos o dinheiro e o desespero nos fez esquecer, mas, mesmo assim, se negaram a dar a bombinha com remédio para salvá-la”, disse ao G1 Soraia Brito Barbosa, mãe de criação da estudante. Ela conta ainda que eles eram clientes assíduos da farmácia e conhecidos em todo o bairro.

E novamente: toda farmácia tem um farmacêutico formado responsável. Ponto.

Culpa tem o responsável pela moça, o pai, que convivia diariamente com ela e que deveria tomar as medidas cabíveis...
Ele tomou: foi comprar a bombinha para dar uma "sobrevida" para a moça. Se ela não melhorasse, pelo menos daria mais tempo para irem ao pronto-socorro.

Torno a repetir, se a crise era gravíssima, não seria um simples aerojet que iria salvar a vida da menina... no máximo iria proporcionar poucos minutos a mais.
O que poderia ser suficiente para eles terem chegado ao pronto-socorro.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:25:33 »
Raphael.... o aerojet funciona só em crises crônicas... existe um limite. Quando não existe mais capacidade de ventilação do que um ponto X, pode aplicar quanto quiser... só a internação pode salvar a vida.

Cara, eu vi minha filha praticamente morta, molinha (mole). Qual seria a atitude mais óbvia a ser tomada? Procurar uma farmácia e comprar uma bombinha que só funciona em casos mais amenos ou procurar uma emergência?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #41 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:26:06 »

Sim, sua colocação foi excelente, mas situações desesperadas requerem medidas desesperadas.
Mas aí é que está, a medida a ser tomada na hora do desespero é correr pra um posto de saúde.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:26:47 »
Eu queria viver em um mundo que me permitisse ter a certeza de que havia essa possibilidade para a balconista...
E não havia?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #43 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:26:51 »
Você pensa mesmo que ela correria risco de demissão caso vendesse a bomba por R$ 12,00, retivesse os documentos do pai da moça como garantia do recebimento dos R$ 10,00 restantes, e explicasse para o gerente que a situação era uma emergência?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:27:43 »
E não havia?

Não sei, Oceanos.  Já vi cada atitude estúpida de gerências supostamente esclarecidas, em relação a funcionários supostamente qualificados e bem preparados, que realmente não sei.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:28:09 »
Pô.... eu não acredito que não exista nenhuma pessoa asmática no fórum para explicar que existem graus diferenciados de crises e que a bombinha só funciona em casos amenos.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:28:28 »
Cara, eu vi minha filha praticamente morta, molinha (mole). Qual seria a atitude mais óbvia a ser tomada? Procurar uma farmácia e comprar uma bombinha que só funciona em casos mais amenos ou procurar uma emergência?
Aposto que no começo da crise você tentou dar a bombinha para ela.

Mas aí é que está, a medida a ser tomada na hora do desespero é correr pra um posto de saúde.
Novamente: talvez os pais queriam a bombinha para tentar ajudar a filha enquanto iam para o posto de saúde.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:28:42 »
Você pensa mesmo que ela correria risco de demissão caso vendesse a bomba por R$ 12,00, retivesse os documentos do pai da moça como garantia do recebimento dos R$ 10,00 restantes, e explicasse para o gerente que a situação era uma emergência?

Em um mundo justo certamente não correria.

Neste mundo real, não tenho como saber só com as informações disponíveis.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #48 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:28:56 »
Raphael.... o aerojet funciona só em crises crônicas... existe um limite. Quando não existe mais capacidade de ventilação do que um ponto X, pode aplicar quanto quiser... só a internação pode salvar a vida.

Entendi, e concordo com você. Mas neste caso, os pais delam agiram de forma desesperada, pois a situação era de fato, desesperadora. O fato é que todos possuem culpa, mas creio eu que em uma crise de asma, um broncodilatador ajudaria até chegar a emergência do hospital mais próximo.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:29:49 »
E não havia?

Não sei, Oceanos.  Já vi cada atitude estúpida de gerências supostamente esclarecidas, em relação a funcionários supostamente qualificados e bem preparados, que realmente não sei.
Sempre há, sempre houve, e se tiver de novo, ela vai ter. Ela não fez porque não quis, não foi nada além disso.

É duro, é cruel, é "insensível". Mas é como é: ela não fez porque não quis.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!