Mundo
2007-12-19 - 00:00:00
Cuba: Pela primeira vez desde que foi operadoCastro admite sair O líder cubano, Fidel Castro, deixou entender, pela primeira vez, que poderá não regressar à presidência, que cedeu temporariamente ao irmão há 16 meses devido a problemas de saúde. A confirmar-se, é o fim de uma era em Cuba.

É meu dever não ficar agarrado aos cargos e muito menos obstruir o caminho a pessoas mais jovens, mas contribuir com experiências e ideias cujo modesto valor provém dos tempos excepcionais que me foi dado viver”, afirma Castro numa carta lida segunda-feira à noite no programa ‘Mesa Redonda’ da TV cubana.
Desde que iniciou o período de convalescença à operação aos intestinos a que foi submetido no final de Julho de 2006, Fidel Castro publicou dezenas de cartas e artigos da opinião na imprensa oficial, mas esta foi a primeira vez que se referiu ao seu futuro enquanto líder do Estado cubano.
A breve referência, contida no final de um extensa carta sobre a Cimeira do Clima, em Bali, não faz qualquer referência a uma data concreta para o abandono formal de funções, mas vários analistas dizem ser provável que o mesmo seja confirmado em Março do próximo ano, durante a reunião do Conselho de Estado, que tem como principal objectivo reconduzir o chefe de Estado.
Fidel Castro, recorde-se, delegou temporariamente o poder no seu irmão Raúl, no que muitos consideraram como uma passagem de testemunho. No entanto, a referência às “pessoas mais jovens” na carta agora revelada poderá indicar que Raúl, de 76 anos, não será o sucessor de Fidel na presidência. Quanto ao próprio Castro, tudo indica que pretende continuar como uma espécie de conselheiro da futura liderança, cargo em tudo idêntico àquele que tem desempenhado informalmente nos últimos meses.
fonte:
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=270398&idselect=91&idCanal=91&p=200Será que é dessa que o homem larga o osso??? 
E quem estará a altura de o substituir?