Autor Tópico: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência  (Lida 21662 vezes)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Online: 19 de Dezembro de 2007, 14:25:41 »
Mundo 

2007-12-19 - 00:00:00

Cuba: Pela primeira vez desde que foi operado
Castro admite sair

O líder cubano, Fidel Castro, deixou entender, pela primeira vez, que poderá não regressar à presidência, que cedeu temporariamente ao irmão há 16 meses devido a problemas de saúde. A confirmar-se, é o fim de uma era em Cuba.

É meu dever não ficar agarrado aos cargos e muito menos obstruir o caminho a pessoas mais jovens, mas contribuir com experiências e ideias cujo modesto valor provém dos tempos excepcionais que me foi dado viver”, afirma Castro numa carta lida segunda-feira à noite no programa ‘Mesa Redonda’ da TV cubana.

Desde que iniciou o período de convalescença à operação aos intestinos a que foi submetido no final de Julho de 2006, Fidel Castro publicou dezenas de cartas e artigos da opinião na imprensa oficial, mas esta foi a primeira vez que se referiu ao seu futuro enquanto líder do Estado cubano.

A breve referência, contida no final de um extensa carta sobre a Cimeira do Clima, em Bali, não faz qualquer referência a uma data concreta para o abandono formal de funções, mas vários analistas dizem ser provável que o mesmo seja confirmado em Março do próximo ano, durante a reunião do Conselho de Estado, que tem como principal objectivo reconduzir o chefe de Estado.

Fidel Castro, recorde-se, delegou temporariamente o poder no seu irmão Raúl, no que muitos consideraram como uma passagem de testemunho. No entanto, a referência às “pessoas mais jovens” na carta agora revelada poderá indicar que Raúl, de 76 anos, não será o sucessor de Fidel na presidência. Quanto ao próprio Castro, tudo indica que pretende continuar como uma espécie de conselheiro da futura liderança, cargo em tudo idêntico àquele que tem desempenhado informalmente nos últimos meses.

fonte: http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=270398&idselect=91&idCanal=91&p=200

Será que é dessa que o homem larga o osso??? :hein:

E quem estará a altura de o substituir?

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2007, 14:43:42 »
"É meu dever não ficar agarrado aos cargos"

:biglol:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2007, 20:09:01 »
Para mim essa história da doença e da licença foi só para garantir uma transição sem atropelos.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2007, 02:53:07 »
Para mim essa história da doença e da licença foi só para garantir uma transição sem atropelos.

Uma boa teoria.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2007, 14:24:27 »
Uhn....eu acho que não.....o homem tá bem debilitado....
Eu vi uma entrevista dele umas semanas atrás e ele até esquecia as palavras...logo ele tão eloquente... 

:( Fiquei com pena sim... apesar de tudo ele é um ser humano.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:00:01 »
Uhn....eu acho que não.....o homem tá bem debilitado....
Eu vi uma entrevista dele umas semanas atrás e ele até esquecia as palavras...logo ele tão eloquente... 

:( Fiquei com pena sim... apesar de tudo ele é um ser humano.

Não tenho pena nenhuma de um sujeito que detonou a vida de milhares de pessoa por conta de seu ego.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:11:43 »
Eu tenho.  :hein:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:12:51 »
Pois é Alegra... uma pena que ele não tenha este mesmo tipo de empatia com que ousasse pensar diferente dele em Cuba. Não tinha dó e nem piedade.

Tenho muita curiosidade de saber qual será o sentimento do povo cubano quando o sistema desmoronar...   :wink:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:23:14 »
Pois é Alegra... uma pena que ele não tenha este mesmo tipo de empatia com que ousasse pensar diferente dele em Cuba. Não tinha dó e nem piedade.

Tenho muita curiosidade de saber qual será o sentimento do povo cubano quando o sistema desmoronar...   :wink:

Ele é um ditador e sacaneou muito sim, mas não deixo de ter uma pequena admiração por ele... não pelo mal que fez, mas pela inteligência e persistência dele.

Os cubanos que moram fora do país torcem pela libertação de Cuba achando que isso será melhor para o povo.
Quem mora lá, não pode falar....então também tenho curiosidade, mas tenho a impressão que ficarão sem chão e aquilo virará uma grande bagunça... sei lá...  :(

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:34:35 »

Tenho muita curiosidade de saber qual será o sentimento do povo cubano quando o sistema desmoronar...   :wink:

Ele é um ditador e sacaneou muito sim, mas não deixo de ter uma pequena admiração por ele... não pelo mal que fez, mas pela inteligência e persistência dele.

Admira... sei lá... Hitler e outras figuras do tipo também, então?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:35:58 »
Não. Hitler não, nem Nero, nem Franco, etc.

E não o admiro (Fidel) pelas coisas más que fez....

Não interpretem mal.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:02:20 »
hehe... se enrolou. :P

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:08:56 »
Por que me enrolei??  :o

Voce não acha o Fidel inteligente e persistente??  Não estou neste momento julgando a maneira como ele usou PARTE da sua inteligência.

E não consigo comparar Fidel com Hitler (que também era bastante inteligente).

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:11:50 »
Então você admira o Fidel por algo mais, ou tem alguma simpatia especial pela figura dele?

Do contrário por que admirar Fidel apenas por sua inteligência e persistência e não admirar Hitler, Franco, Stalin e cia. também inteligentes e persistentes, a despeito de tudo que fizeram?
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:17:10 »
Sim, tenho uma simpatia especial pela figura dele. É isso mesmo!  ::)

E persisitência também no sentido de estar até hoje vivo e lutando contra uma doença, no poder (sim, apesar de afastado por causa da doença), e sem ter cedido aos E.U.A.

Acho a figura dele interessante, carismática.

Nunca mais ninguém conseguirá manter-se tanto tempo contra os E.U.A, nem Chaves.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #15 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:25:18 »
O que será que é preciso pra esse sistema desmoronar? A saída do Fidel castro é suficiente?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:29:32 »
Eu acho que sim...  :?

Parece aquele jogo de palitinhos, se tirar o Fidel fora tudo desmorona... Não vejo mais ninguém com a força dele para seguir com aquilo a diante.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Dezembro de 2007, 21:29:44 »
Eu sou mais o Hitler. :P

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Dezembro de 2007, 21:46:58 »
O que será que é preciso pra esse sistema desmoronar? A saída do Fidel castro é suficiente?

Creio que não. Continuando o sistema, continua a censura... continua a falta de liberdade de imprensa... continua as manipulações. O sistema precisa cair para sabermos o real sentimento do povo cubano, se aprovava ou se rejeita.  :wink:

Veja se na Polônia alguém quer voltar a ser comunista.  :wink:

Só sei que os EUA não irão mover uma palha sequer... é mais lucrativo para o executivo que exista um "bicho papão" como vizinho... está cada vez mais difícil arrumar um "vilão da vez" para ir ao congresso pedir verbas.  :wink:
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2007, 21:50:38 por Spitfire »

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #19 Online: 20 de Dezembro de 2007, 22:32:10 »
Quanto ao regime cubano há uma diferença importante em relação  à Polônia, por exemplo : Cuba teve o regime surgido de uma revolução popular enquanto que o regime burocrático-estalinista polonês foi imposto pela URSS através do Exército Vermelho ( dominação preparada inclusive com o massacre da oficialidade polonesa na floresta de Katyn em 1943).

Esta origem em um movimento popular nacionalista está na base da sobrevivência do regime castrista após a dissolução da URSS , o único dos países do bloco soviético a persistir. A saída de Fidel vai significar o fim de uma era da revolução cubana , mas não necessariamente o fim do regime , já que a burocracia castrista ainda tem margem de manobra junto à população devido as conquistas sociais prévias e não existe uma oposição com apelo de massa ( os anti-castristas na emigração estão vinculados a figura do antigo regime de Batista).
Se o regime castrista é autoritário , por outro lado o regime prévio também era uma ditadura  , tão repressora quanto mas muito mais corrupta e excludente. Não há um passado interrompido ao qual retornar.

O mais provável é que se abra um período de transição controlada para garantir um afrouxamento em termos de liberdades políticas mas mantendo as rédeas do poder com a burocracia. O problema é a margem de manobra do regime : a China conseguiu manter-se "trocando" crescimento econômico por manutenção do aparato burocrático , resta saber se os castristas conseguirão o mesmo...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Dezembro de 2007, 23:19:10 »

(...)

O mais provável é que se abra um período de transição controlada para garantir um afrouxamento em termos de liberdades políticas mas mantendo as rédeas do poder com a burocracia. O problema é a margem de manobra do regime : a China conseguiu manter-se "trocando" crescimento econômico por manutenção do aparato burocrático , resta saber se os castristas conseguirão o mesmo...

Eu prevejo algo por aí também.
Aliás, acho que essa transição já está se processando.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Dezembro de 2007, 03:28:39 »
Quanto ao regime cubano há uma diferença importante em relação  à Polônia, por exemplo : Cuba teve o regime surgido de uma revolução popular enquanto que o regime burocrático-estalinista polonês foi imposto pela URSS através do Exército Vermelho ( dominação preparada inclusive com o massacre da oficialidade polonesa na floresta de Katyn em 1943).
"popular", entre aspas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #22 Online: 21 de Dezembro de 2007, 03:36:24 »
O que é mais engraçado, e certas vezes, cômico ao extremo, é que o pessoal daqui do fórum se porta frente a quem é partidário do Fidel, ou outros de esquerda. :lol:

É como se todos tivessem que ser a favor de uma única idéia, a capitalista, claro. :hein:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #23 Online: 21 de Dezembro de 2007, 07:53:27 »
"popular", entre aspas.

Popular sem aspas nenhuma! :hein:
A revolução cubana foi um movimento com amplo apoio da população rural e urbana , a partir do momento que esta viu que não seria uma simples troca de governo.
A acão política do Movimento 26 de julho em Santiago de Cuba , tendo à frente Frank Paiz , criou as bases de apoio ao movimento guerrilheiro nas cidades e sua inserção foi grande o suficiente para que o assasinato de Paiz em 30 de julho de 1957 desencadeasse uma greve geral e a transformação de seu enterro em uma grande manifestação contra o regime de Batista.
A posição do movimento guerrilheiro pela reforma agrária , inclusive com algumas desapropiações nas áreas já liberadas serviram de catalisador para a atração dos camponeses , que passaram a se juntar ao exército rebelde.
A tomada de Santiago e a entrada em Havana foram saudados pela população em massa nas ruas.
Não entender o caráter autenticamente popular da Revolução Cubana é não entender porque ela sobrevive até hoje , mesmo com a estagnação econômica e com a repressão política , sem nenhuma oposição organizada ( mesmo no exterior) que tenha algum apelo na população.As dissidências e as fugas são atos individuais , não há uma alternativa organizada que se contraponha políticamente à burocracia castrista.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 21 de Dezembro de 2007, 09:30:15 »
O que é mais engraçado, e certas vezes, cômico ao extremo, é que o pessoal daqui do fórum se porta frente a quem é partidário do Fidel, ou outros de esquerda. :lol:

É como se todos tivessem que ser a favor de uma única idéia, a capitalista, claro. :hein:

Não sei em que você se baseia para dizer uma coisa dessas.

A rejeição a Fidel Castro é pura questão de decência; a figura é um ditador militar que não reconheceria a democracia se ela sufocasse sentando em cima de sua cabeça.  Estranho é que ele tenha tantos simpatizantes.

Que além disso ele pose de garoto-propaganda do Marxismo é uma questão absolutamente secundária.

E "ser a favor da idéia Capitalista" - acho que você tem uma visão bastante ingênua da relação entre Economia e Política.  Do jeito que você fala de Capitalismo chega a parecer que acha que ele existe aqui no Brasil, o que não bate com os fatos observáveis.  A Economia brasileira é súdita e por vezes cúmplice incestuosa do Governo.  Muito mais próxima do Feudalismo (com retoques de "modernidade") do que do que se entende fora do Brasil como sendo Capitalismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!