Autor Tópico: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência  (Lida 21666 vezes)

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Offline Adriano

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #100 Online: 25 de Dezembro de 2007, 02:29:54 »
Na verdade é de uma flexibilização das regras estatais. Historicamente o capitalismo evoluiu do mercantilismo, com a demonstração de que a liberação do comercio internacional é melhor para a riqueza de uma nação. E nesse justificativa toda, a teoria econômica de Adam Smith coloca o egoísmo como ator principal, e a mão invisível o nome do mercado na época. É uma demontração do altruísmo recíproco, como sendo melhor para os estados, do que o egoísmo mercantilista da época, que supunha uma acumulação do estado, em somente acumular riquezas, a época do metalismo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #101 Online: 25 de Dezembro de 2007, 02:30:57 »
As regras de mercado são de origem estatal?
Sim, inclusive o mercado é uma contrução social, de pensadores iluministas, que influenciaram esse surgimento do mercado, fazendo uma leitura da época e traçando novos caminhos.

Mas o comércio e inclusive a moeda são invenções BEM mais antigas do que o Iluminismo, não?

Citar
Essa idéia do estado como um reflexo da natureza humana é pura ideologia neoliberal, com comprovação doutrinária.

Se não me engano uma das idéias do liberalismo e do neoliberalismo é que o Estado é em algum sentido anti-natural e deve ser mantido pequeno.  Não vejo como conciliar essa idéia com a de que ele seja reflexo da natureza humana.

Citar
Hayek mesmo, com a sua teoria evolucionista da sociedade, retira o mercado dessa evolução, coloca a sociedade como um reflexo do mercado, e no geral é até um senso comum isso, de tanta influência que tem essa ideologia, ao meu ver.

A sociedade, do ponto de vista econômico, É o mercado.  O que não quer dizer necessariamente que se comporte como os modelos sobre o comportamento do mercado esperam...
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Offline Adriano

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #102 Online: 25 de Dezembro de 2007, 02:41:53 »
As regras de mercado são de origem estatal?
Sim, inclusive o mercado é uma contrução social, de pensadores iluministas, que influenciaram esse surgimento do mercado, fazendo uma leitura da época e traçando novos caminhos.

Mas o comércio e inclusive a moeda são invenções BEM mais antigas do que o Iluminismo, não?
Não confunda sistemas econômicos com o capitalismo. O capitalismo surgiu bem recentemento, com a revolução industrial, fenômeno bem registrado no seu início em A riqueza das nações. É bem detalhado e percebido essa mudança dos padrões teconológicos, que motivaram a divisão social do trabalho. Economia e capitalismo são coisas distintas, enquanto a economia é muito antiga, com seus diversos sistemas econômcos, o capitalismo é apenas o último deles.

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Essa idéia do estado como um reflexo da natureza humana é pura ideologia neoliberal, com comprovação doutrinária.

Se não me engano uma das idéias do liberalismo e do neoliberalismo é que o Estado é em algum sentido anti-natural e deve ser mantido pequeno.  Não vejo como conciliar essa idéia com a de que ele seja reflexo da natureza humana.
O liberalismo e o neoliberalismo são bem diferentes nesse aspecto. A idéia atual de estado mínimo é conservadora, presa ao passado liberal, que foi um avanço ao estado gigante que era o estado mercantilista, com a concentração da riqueza, sem a circulação de riquezas entre os países.

Mas eu citei errado, depois eu corrigi o meu post. O que queria dizer nessa frase é que o mercado é visto com algo natural e não o estado.

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Hayek mesmo, com a sua teoria evolucionista da sociedade, retira o mercado dessa evolução, coloca a sociedade como um reflexo do mercado, e no geral é até um senso comum isso, de tanta influência que tem essa ideologia, ao meu ver.

A sociedade, do ponto de vista econômico, É o mercado.  O que não quer dizer necessariamente que se comporte como os modelos sobre o comportamento do mercado esperam...
É o que eu digo sobre senso comum. Esse entendimendo da socieade como mercado é mais relacionado ao neoliberalismo, que entendo o mercado como algo além de todas as instituições sociais. Mas ao definir o que é o mercado vemos que não é bem assim. Entre os agentes econômicos que compõe o mercado temos as empresas e as famílias, as pessoas físicas e as pessoas jurídicas. E as relações comerciais que compões as "regras de mercado" são as descritas dos códigos comerciais dos países.

Por isso se fala até em uma atualização das leis, para melhorar o fluxo do mercado, de acordo com questões específicas de cada nicho de atuação.
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Offline Luis Dantas

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #103 Online: 25 de Dezembro de 2007, 02:59:37 »
Não confunda sistemas econômicos com o capitalismo. O capitalismo surgiu bem recentemento, com a revolução industrial, fenômeno bem registrado no seu início em A riqueza das nações. É bem detalhado e percebido essa mudança dos padrões teconológicos, que motivaram a divisão social do trabalho. Economia e capitalismo são coisas distintas, enquanto a economia é muito antiga, com seus diversos sistemas econômcos, o capitalismo é apenas o último deles.

Nesse caso, devo confessar que fico em dúvida quanto à própria existência do capitalismo.  Existiu mesmo um "capitalismo"?  E se existiu, como ele é caracterizado, e como saber se ainda existe?

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Se não me engano uma das idéias do liberalismo e do neoliberalismo é que o Estado é em algum sentido anti-natural e deve ser mantido pequeno.  Não vejo como conciliar essa idéia com a de que ele seja reflexo da natureza humana.
O liberalismo e o neoliberalismo são bem diferentes nesse aspecto. A idéia atual de estado mínimo é conservadora, presa ao passado liberal, que foi um avanço ao estado gigante que era o estado mercantilista, com a concentração da riqueza, sem a circulação de riquezas entre os países.

Mas eu citei errado, depois eu corrigi o meu post. O que queria dizer nessa frase é que o mercado é visto com algo natural e não o estado.

Ah bom.  Por esse critério suponho que eu sou mesmo "de direita", pois acho sim o estado muito mais artificial do que o mercado.
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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #104 Online: 25 de Dezembro de 2007, 03:18:21 »
Não confunda sistemas econômicos com o capitalismo. O capitalismo surgiu bem recentemento, com a revolução industrial, fenômeno bem registrado no seu início em A riqueza das nações. É bem detalhado e percebido essa mudança dos padrões teconológicos, que motivaram a divisão social do trabalho. Economia e capitalismo são coisas distintas, enquanto a economia é muito antiga, com seus diversos sistemas econômcos, o capitalismo é apenas o último deles.

Nesse caso, devo confessar que fico em dúvida quanto à própria existência do capitalismo.  Existiu mesmo um "capitalismo"?  E se existiu, como ele é caracterizado, e como saber se ainda existe?
Por isso que disse anteriormente que a palavra capitalismo tem diversas signicações. É uma palavra polissêmica, que predispõe a problemática semântica. Normalmente os diversos significados estão relacionados com as ideologias existentes, e por isso um distanciamento, conforme a visão de mundo de cada um, mesmo com uma ideologia "insconciente".

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Essa idéia do estado como um reflexo da natureza humana é pura ideologia neoliberal, com comprovação doutrinária.

Se não me engano uma das idéias do liberalismo e do neoliberalismo é que o Estado é em algum sentido anti-natural e deve ser mantido pequeno.  Não vejo como conciliar essa idéia com a de que ele seja reflexo da natureza humana.
O liberalismo e o neoliberalismo são bem diferentes nesse aspecto. A idéia atual de estado mínimo é conservadora, presa ao passado liberal, que foi um avanço ao estado gigante que era o estado mercantilista, com a concentração da riqueza, sem a circulação de riquezas entre os países.

Mas eu citei errado, depois eu corrigi o meu post. O que queria dizer nessa frase é que o mercado é visto com algo natural e não o estado.

Ah bom.  Por esse critério suponho que eu sou mesmo "de direita", pois acho sim o estado muito mais artificial do que o mercado.

Por isso que digo que o pensamento neoliberal é algo mais comum no entendimento de economia. Mas mesmo os mais fortes teóricos do neoliberalismo não perderam em qualidade de suas teorias, pois essas questões ficam subjacentes ao processo econômico, ao seu funcionamento de forma mais aprofundada. Suas contribuições são enormes, e a ideologia fica em segundo plano, como sendo a borda da pizza. Mas é nessas bases que muitas ideologias se formam, sem um questionamento maior da própria economia.

Pois se o mercado é algo natural, então é natural que tudo que seja do mercado tenha um bom resultado. Porém o estado é algo mais antigo ainda do que o capitalismo, tendo uma função histórica bem definica, e em conjunto com a religião. Mas tenho outra conotação semântica, pois eu vejo o estado de acordo com as novas contribuições teóricas da ciência política, com aplicações de métodos econômicos na administração pública.
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Offline Alegra

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #105 Online: 25 de Dezembro de 2007, 10:24:27 »
Esse tópico me deixa assim:
 :enjoo:

Por favor vomite  aqui   não suja o tópico!!!  :D

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Offline Alegra

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #106 Online: 25 de Dezembro de 2007, 10:26:18 »
Se o Chapolim  fosse mesmo socialista,  distribuiria de graça, não teriamos que pagar nem cobrar de outros que compram os produtos depois...

Interessante este conceito de socialismo...  :D

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Offline Luis Dantas

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #107 Online: 25 de Dezembro de 2007, 10:30:18 »
Alegra, não seria mau se você indicasse o que te causa esse desconforto.  Ficou muito "no ar".
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Offline Alegra

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #108 Online: 25 de Dezembro de 2007, 10:33:27 »
Citar
Me refiro a tudo, AL, visto que as "oportunidades" no capitalismo, são escassas, a não ser que você não concorde com isso, dizendo que todos tem as mesmas oportunidades.

Vamos falar de oportunidade  no socialismo, onde teóricamente todos são iguais em oportunidades  ...

1-Me fale de UM único cubano que concorreu em uma eleição contra Fidel nos últimos 50 anos.

2-Me fale de UM único  dirigente do partido do Fidel que se dispos a cortar cana , mesmo que nas horas vagas.

3-Me fale de UM único dia na vida do Fidel que ele tenha trabalhado em uma fábrica de charutos...

4-Me fale de um operário cubano que tenha saído de uma fabrica de charutos para se tornar um dirigente do partido do Fidel...

Se não tiver  um nome para cada uma dessas questões, então  tenho razão em falar que a igualdade social é uma mentira..aqui pode não haver..mas lá é uma fraude.

Realmente você tem uma idéia de socialismo meio errada...
Oportunidade de TRABALHO. Mas cada um dá o seu melhor naquilo que está apto a fazer,  o que não quer dizer que um cortador de cana NÃO tenha oportunidade de estudar e se qualificar para ter uma vida melhor se ele assim o entender.

Pelo menos é o que eu penso...  :wink:

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #109 Online: 25 de Dezembro de 2007, 10:35:34 »
Mas o capitalismo nunca prometeu igualdade social, essa não é a função do sistema....

Boa resposta. Então você concorda que o capitalismo (pessoas) causa a exclusão, sendo, portanto, um péssimo sistema.
O capitalismo pode ter falhas, mas é de longe melhor que o socialismo... um dia se inventarem um sistema melhor, que respeite os individuos não querendo fazer todos serem iguais, e nem suprimindo a liberdade...aí quem sabe o capitalismo seja substituido, enquanto isso....

Este é o sonho de todos nós!  :D

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Offline Andre

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #110 Online: 25 de Dezembro de 2007, 10:36:05 »
Pois se o mercado é algo natural, então é natural que tudo que seja do mercado tenha um bom resultado. Porém o estado é algo mais antigo ainda do que o capitalismo, tendo uma função histórica bem definica, e em conjunto com a religião. Mas tenho outra conotação semântica, pois eu vejo o estado de acordo com as novas contribuições teóricas da ciência política, com aplicações de métodos econômicos na administração pública.

Por quê? (grifo meu)

E o que o Luis disse é que o mercado é mais natural que o estado, não que o capitalismo o é.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Alegra

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #111 Online: 25 de Dezembro de 2007, 10:38:18 »
1 - Fidel está no poder a 48 anos. :D

2 - Não conheço nenhum, você conhece? Sabe como funciona o sistema educacional por lá, sabe como funciona a divisão de tarefas por lá?

3 - Não creio que ele tenha trabalhado em nenhuma.

4 - Idem ao anterior.

E sim, se for pensar bem, lá a igualdade social é uma mentira. Mas você também há de convir que no capitalismo mundial, esta desigualdade também é existente, não?

Agora, me diz uma coisa. Um presidente de um país precisa passar fome ou trabalhar em uma fábrica de charutos pra chegar à presidência?

1-E em 48 anos nunca trabalhou, logo é um vagabundo que vive as custas dos outros.Então ele não é igual aos outros, ele é um parasita .

2-Ué, mas no socialismo não são todos iguais?A divisão de tarefas deveria ser periódica e todos deveria  ter várias funções temporárias..por exemplo..Fidel está no poder há quase 50 anos sem eleições, eles deveria ter dado o lugar dele para outros...

3-Pois é..ele nunca trabalhou. Isso é comum aos socialistas..querem dividir o resultado do trabalho de alguns com todos, mas sem que eles próprios trabalhem para produzir algo que possa ser dividido com todos...

4-"Agora, me diz uma coisa. Um presidente de um país precisa passar fome ou trabalhar em uma fábrica de charutos pra chegar à presidência?"

Se ele acha que comida racionada e trabalhar em fábrica de charuto a 12 dólares mensais é certo, ele que viva do modo que prega.Até a namorada do filho dele fugiu de Cuba levando um filme fotográfico que foi publicado na net...

O vagabundo prega igualdade mas anda de mercedes e tem várias mansões  e mesa farta.

Se ele prega algo, que seja homem de viver como  quer que os outros vivam.

Realmente você precisa pesquisar mais sobre o assunto e rever sua idéia de trabalho e de vagabundismo...porque assim nem dá vontade de debater contigo...  :ok:

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Offline Luis Dantas

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #112 Online: 25 de Dezembro de 2007, 10:44:09 »
Até entendo que não dê vontade, Alegra, mas o questionamento do Arcanjo Lúcifer é bastante pertinente.
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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #113 Online: 25 de Dezembro de 2007, 11:02:39 »
Até entendo que não dê vontade, Alegra, mas o questionamento do Arcanjo Lúcifer é bastante pertinente.

Sim, pertinente com o modo de como ele vê, até meio fantasioso e mistificado, mas não com o modo de como eu vejo.

Ou será que sou eu que estou tão enganada assim?   :umm:

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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #114 Online: 25 de Dezembro de 2007, 11:05:13 »
Se o Chapolim  fosse mesmo socialista,  distribuiria de graça, não teriamos que pagar nem cobrar de outros que compram os produtos depois...

Interessante este conceito de socialismo...  :D



Ué... os socialistas não criticam o apego ao acumulo de capital  e o materialismo?  

Porque tenho que dividir o resultado do meu trabalho com a sociedade toda  se quem prega o socialismo  e a divisão de capital não abre mão do que possue?

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #115 Online: 25 de Dezembro de 2007, 11:12:34 »
Citar
Realmente você tem uma idéia de socialismo meio errada...
Oportunidade de TRABALHO. Mas cada um dá o seu melhor naquilo que está apto a fazer,  o que não quer dizer que um cortador de cana NÃO tenha oportunidade de estudar e se qualificar para ter uma vida melhor se ele assim o entender.

Pelo menos é o que eu penso... 


Oportunidades IGUAIS de trabalho é o que estou cansado de ouvir dos defensores do socialismo.Pode ver as postagens  que fizeram em outros tópicos para  confirmar isso....

Por isso perguntei se quem prega o socialismo abre mão de seu empreguinho público  e seus privillégios e fim de dar oportunidades iguais a todos...

Veja bem..aqui no Brasil mesmo temos um bando de artistas   e religiosos que criticam  o acumulo de dinheiro , mas não abrem mão de seu patrimonio pessoal  ou de seus direitos trabalhistas de  funcionários públicos  para não sobrecarregar  a sociedade que paga os impostos que os sustentam...

Bela distribuição de renda...criticam  vc por ter um emprego e um teto enquanto outros não tem, mas não abrem mão de ter tudo o que criticam...


Offline Luis Dantas

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #116 Online: 25 de Dezembro de 2007, 11:22:12 »
Ou será que sou eu que estou tão enganada assim?   :umm:

Com todo o respeito, você não me convenceu de que ele é mais fantasioso no que se refere a Cuba e Fidel Castro do que você.

Além do mais, ele fez perguntas bem objetivas e simples que merecem resposta.
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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #117 Online: 25 de Dezembro de 2007, 11:22:30 »
Citar
O vagabundo prega igualdade mas anda de mercedes e tem várias mansões  e mesa farta.

Se ele prega algo, que seja homem de viver como  quer que os outros vivam.

Se refere a isso?

Me fale de um único emprego que o Fidel teve para conseguir tudo o que possue.

Entenda o seguinte:

 A meu modo de ver, quem  me critica por eu ter um emprego e um teto enquanto outros não tem, deveria viver  do mesmo modo que prega.


Ou por exemplo, não é hipocrisia esse pessoal da igreja criticar  a tal sociedade consumista que "vive da miséria alheia" mesmo tendo conseguido construir um patrimonio honestamente  enquanto o próprio Vaticano tem mais ouro que a Casa da Moeda  e gasta mais com obras de arte do que em doações aos pobres?

Ou será que não é hipocrisia  um artista falar de divisão de renda  com a sociedade ao mesmo tempo em que ele próprio tem muita grana escondida no exterior?

Não é hipocrisia ouvir um  socialista que tem um emprego público bem pago no Brasil falar de  justiça social  sem que ele próprio abra mão  dos direitos que tem no setor público?

Por que só nós que pagamos impostos temos que contribuir com uma sociedade de ignorantes que não param de fazer filhos  sob viadutos?

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #118 Online: 25 de Dezembro de 2007, 11:48:24 »


Deve ser exagero meu achar que é mentira  que a vida em Cuba é uma maravilha.

Acho que  é exagero desse pessoal fugir de lá em um caminhão flutuante tb...

O que te levaria a sair do Brasil  em uma balsa?

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #119 Online: 25 de Dezembro de 2007, 12:06:57 »
Até entendo que não dê vontade, Alegra, mas o questionamento do Arcanjo Lúcifer é bastante pertinente.

Pois é...se todos tem oportunidades iguais no socialismo, por que eu não consigo achar na  net o nome de UM único rival de Fidel em 50 anos de eleições?

Porque eu não consigo achar na net o nome de UM único dirigente do partido do Fidel que tenha tido uma vida pobre?

E porque TODOS os grandes cargos no governo de Cuba são ocupados por parentes do Fidel?

Offline Peezah

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #120 Online: 25 de Dezembro de 2007, 12:12:13 »

Não é hipocrisia ouvir um  socialista que tem um emprego público bem pago no Brasil falar de  justiça social  sem que ele próprio abra mão  dos direitos que tem no setor público?

Você está com uma visão do socialismo totalmente deturpada, aconselho a leitura de alguns conceitos básicos. Isso que você acabou de sugerir é o mesmo que renegar ter nascido em um país neofeudal (segundo Dantas  :P) como o Brasil e tentar viver de socialismo sozinho em um buraco. Apesar de existir hipocrisia aos montes, todos precisam colocar comida em casa, e atualmente o acumulo de capital é a única forma que nos resta, socialista ou não. Como eu já tinha comentado, não existe socialismo sozinho, todos ou ninguém, não existe um meio termo.

Offline Alegra

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #121 Online: 25 de Dezembro de 2007, 14:57:07 »
Se o Chapolim  fosse mesmo socialista,  distribuiria de graça, não teriamos que pagar nem cobrar de outros que compram os produtos depois...

Interessante este conceito de socialismo...  :D



Ué... os socialistas não criticam o apego ao acumulo de capital  e o materialismo?  

Porque tenho que dividir o resultado do meu trabalho com a sociedade toda  se quem prega o socialismo  e a divisão de capital não abre mão do que possue?

Há demagôgos Arcanjo... ::)


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Offline Spitfire

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #122 Online: 25 de Dezembro de 2007, 15:04:23 »
Se o Chapolim  fosse mesmo socialista,  distribuiria de graça, não teriamos que pagar nem cobrar de outros que compram os produtos depois...

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Ô... se tem!

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A esquerda costuma espalhar o mito de que seus expoentes são operários de salário mínimo, meeiros, bóias-frias, pobres criaturas suburbanas. A direita seria formada de latifundiários, grã-finos, freqüentadores das colunas sociais. Ora, nada mais contrário à realidade dos fatos. E menciono alguns, apenas para comprovar.

Iniciemos pelo patriarca da esquerda: Karl Marx casou-se com uma aristocrata alemã, Jenny von Westphalen, descendente, pelo lado materno, da alta aristocracia da Escócia e filha de um nobre.[1] Ela usava nos cartões de visita o título de Baronesa von Westphalen.[2] O próprio Marx pouco trabalhou, vivendo às custas das mesadas de seu companheiro de idéias, Friedrich Engels - filho de grande burguês, diz Garaudy.[3] Engels deu a Marx dinheiro suficiente para viver com folga o resto da vida e até mesmo para que um genro de Marx adquirisse um verdadeiro palacete de trinta aposentos.[4] Dentre os comunistas mais chegados a Marx, praticamente nenhum era proletário no sentido comunista da palavra.[5] Marx não dava muita atenção a seus parentes próximos, porém orgulhava-se dos ricos primos Philips da Holanda – conhecidos fabricantes de eletrodomésticos.[6]

O libertário Pedro Kroptkine pertencia a uma das mais velhas famílias da nobreza russa. Seu pai tinha terras onde ocupava cerca de mil e duzentos trabalhadores, em três províncias russas. Dispunha de cinqüenta criados na residência em Moscou, e vinte e cinco na casa de campo.[7] Também o guerrilheiro Pol Pot nunca trabalhou.[8]

Trotksy era filho de um rico proprietário de terras.[9]

Malenkov, como Lenine e outros bolchevistas, era filho de pais abastados.[10]

Mao Tse-Tung não foi diferente: era filho de um próspero agricultor[11] , "que logo se tornaria o mais rico de seu vale."[12]

Caio Prado Júnior era herdeiro de uma das mais abastadas famílias do país – dona de fazendas e indústrias - e fez uma parte de seus estudos secundários na Inglaterra.[13] Morava no "bairro dos ricos autênticos, com tradição e fidalguia": Higienópolis.[14]

Jean-Paul Sartre costumava andar com um milhão de francos no bolso, na época cerca de 37 salários mínimos brasileiros.[15]

O pai de Fidel Castro era um latifundiário que possuía oitocentos hectares de terras e arrendava outros dez mil.[16] Nunca se soube que o ditador cubano tivesse algum emprego. Seu companheiro Che Guevara confessa: Nenhum dos guerrilheiros que se estabeleceram na Sierra Maestra teve um passado de operário ou camponês, ninguém passou fome, a não ser transitoriamente durante os anos de guerrilha.[17]

Salvador Allende era filho de advogado, neto de médico e descendente de importantes personagens da independência chilena; casou-se com a filha de uma respeitável família e morou sempre nos melhores bairros de Santiago. Nunca disfarçou a inclinação pelos bons vinhos, pratos refinados e coleções de obras de arte. Em seu bem fornido guarda-roupa enfileirava-se uma numerosa coleção de ternos de impecável corte, finos sapatos e duzentas gravatas, sobre as quais usava sempre uma pérola. Pouco exerceu a Medicina, já que foi senador por 25 anos, com mordomias garantidas.[18]

Olof Palme, o ex-primeiro ministro sueco, era "o mais esquerdista dos líderes ocidentais" – mas nascera na classe abastada.[19]

O falecido líder do PC italiano, Enrico Berlinguer, descendia de marqueses catalães, e seu nome figurava no "Livro de Ouro da Nobreza Européia". Costumava passar as férias na Sardenha natal, onde velejava em seu barco. Ele e o irmão chegaram a possuir uma ilha particular, de 110 hectares.[20] Por outro lado, o senador mais rico da Itália, em 1988, Guido Rossi, pertencia ao Partido Comunista.[21]

Mateotti, o socialista morto pela polícia de Mussolini, era filho de ricos agricultores.[22]

François Mitterrand possuía uma residência em Paris, uma casa na praia, dois pequenos terrenos no campo, além do saldo bancário.[23]

Gabriel García Márquez, grande amigo de Fidel Castro, recebia em 1981, só de direitos autorais, 22 milhões de cruzeiros, cerca de 170 mil dólares por ano.[24] Em entrevista, admitiu que sua obra lhe proporcionava entre 350.000 e 400.000 dólares anuais.[25]

Jorge Amado revela num escrito autobiográfico: Era filho de fazendeiro, assim como vários amigos seus.[26]

A mãe de Olga Benário (amante e talvez esposa de Luís Carlos Prestes) morava na capital da Baviera, em casa elegante, cheia de objetos de arte. O primeiro amante de Olga, Otto Braun, era comunista chique, de gravata meticulosamente amarrada, cabelos ajeitados com brilhantina, calças bem vincadas, e cachimbo aristocrático.[27] Aliás, se alguém procurar a carteira profissional de Prestes vai ter uma surpresa. Parece que sua última ocupação fixa foi ali por 1922, quando era capitão do Exército. O Secretário-Geral do PC gostava só de música clássica.[28]

Ao falecer no Uruguai, João Goulart morava numa fazenda de 3.600 hectares, com 6.000 ovelhas e 3.000 cabeças de gado Hereford.[29] Tinha várias outras propriedades, tanto que um seu filho natural,

Silveira, recebeu de herança uma fazenda em São Borja, com 2.0232 hectares, uma casa, um terreno e boa soma em dinheiro.[30] No final do processo de investigação de paternidade, Noé recebeu metade dos bens da irmã, Denise, avaliados em cem milhões de dólares.[31] No matrimônio de Denise, aliás, houve "o maior banquete de casamento dos últimos anos".[32] Outro filho, o João Vicente, possuía uma fazenda de 70.000 hectares no Maranhão.[33] A viúva de Jango, Maria Teresa, pôs à venda um sobrado em Punta Del Este, onde o ex-presidente passou parte do seu exílio; a duas quadras da praia, avaliaram-no em 400.000 dólares.[34]

Sérgio Buarque de Holanda foi um jovem bem-nascido que, formado em Direito, teve uma confortável carreira de burocrata à sua espera.[35]

Nosso paranaense Vieira Neto só bebia uísque escocês, fumava cachimbo com fumo inglês e tinha iate em Guaratuba.[36]

Miguel Arraes, membro de uma das mais tradicionais famílias do alto sertão cearense, nasceu rico e fazendeiro. Casou-se pela primeira vez com uma jovem pernambucana das mais aristocráticas famílias da Zona da Mata, e se tornou concunhado do riquíssimo e poderoso usineiro e senador Cid Sampaio.[37] Ao voltar do exílio, Miguel Arraes instalou-se num palacete, no aristocrático bairro recifense da Casa Forte, cujo aluguel era de Cr$ 30 mil mensais – cerca de 14 salários mínimos.[38] São pitorescas suas negaças à revista Veja (12-07-1979) para não contar exatamente com que meios vivia durante o exílio na Argélia. Disse que foi assessor de algumas empresas, mas não houve jeito de descobrir em quais... Depois de ter vendido o controle que tinha sobre uma livraria de Paris, os interesses da família Arraes na França limitavam-se à empresa Sudhemis, que importava e exportava para a Argélia, Angola e Moçambique.[39]

Fernando Henrique Cardoso foi "o mais distinto scholar marxista a liderar uma nação desde a morte de Lênin. Como um jovem professor, pertencia a um grupo que dissecou cuidadosamente os três volumes de O capital e muitos outros clássicos marxistas." [40] Declarava-se um intelectual "crítico do imperialismo" e "teórico da dependência"[41] "um intelectual de passado esquerdista", "egresso do marxismo"[42], que sofreu grande influência de Marx, Sartre, Lukács e Florestan Fernandes.[43] É bisneto de um governador de Goiás e neto de marechal, filho de um general, advogado e deputado.[44] Passou oito anos de seu governo "encenando que brigava com o MST, ao mesmo tempo que alimentava o movimento com gordas verbas e todo tipo de proteção."[45] Só exigiu que a força do Estado - e até do Exército - se movesse em defesa do direito de propriedade quando o MST ocupou a sua fazenda, em Buritis.

Marta Suplicy, mesmo antes de ingressar na vida pública, não fazia compras em supermercados "nem morta"; ela treinava copeiras e cozinheiras a ponto de se dar ao luxo de nem sequer entrar na cozinha.[46] No final de 2002, estava se preparando para mudar-se com o "namorado" argentino para a casa ocupada pelo ex-marido, Eduardo Suplicy, avaliada em 2,5 milhões de reais - uns 694.400 dólares.[47] Outros detalhes de sua vida nada proletária são bem conhecidos do público.

O então senador José Paulo Bisol (PSB), candidato a vice-presidente na chapa de Lula em 1989 era proprietário da fazenda São Vicente da Direita, com 1.097 hectares, em Buritis, e outra em Unaí, ambas em Minas Gerais.[48]

Leonel Brizola possuía em 1986 um patrimônio avaliado em dois milhões de dólares, representado principalmente por duas fazendas no Uruguai (El Repecho e La Tala de Yi), com 3.181 hectares, onde criava sete mil ovelhas.[49] Com razão um adversário perguntou: "Como pode um dos maiores latifundiários do Sul do País falar em acesso à terra por meio da posse?"[50] Seu candidato a vice-presidente, em 1989, detinha um patrimônio que, só em poupanças, chegava a 37,6 milhões de cruzeiros novos, cerca de 13,6 milhões de dólares.[51] Mais tarde, em 2001, a revista Veja publicou reportagem, sustentando que sua propriedade uruguaia valia 4,5 milhões de dólares; o rebanho estimado era de 16 mil cabeças ¾ 6 mil bois e 10 mil ovelhas. Além disso, recebia três aposentadorias: 5.600 reais como ex-governador do RGS, 6.175 reais como ex-governador do Rio e 980 reais por ter sido duas vezes deputado federal, num total mensal de 12.755 reais,[52] na época cerca de 4.850 dólares.

Experimente alguém reunir quinhentos anticomunistas para um evento, numa capital brasileira; os obstáculos financeiros serão quase intransponíveis. No entanto, um dos últimos eventos do Forum Social Mundial reuniu em Porto Alegre 100.000 pessoas, de 121 países e 5.500 ONGs.[53] De algum misterioso lugar vieram passagens, hotéis e refeições para essa multidão enorme...

Basta de exemplos da "pobreza" da esquerda, meu leitor. E agora, com licença, que como bom "milionário" da direita, vou dar minhas suadas aulas...

[1] STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 69. "(...) he married the beautiful Jenny von Westphalen, daughter of an aristocratic, wealthy, feudal German familiy." (DIMONT, Max I. The indestructible Jews. New ed. New York: New American Library, 1973. p. 376)

[2] PADOVER, Saul K. Karl Marx: an intimate biography. (Abridged edition). New York: New American Library, 1980. p. 20, 72 , 75 e 271.

[3] GARAUDY, Roger. Toda a verdade. Rio: Civilização Brasileira, 1970. p. 31.

MAYO, Henry B. Introdução à teoria marxista. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1966. p. 31.

PADOVER, Saul. Op. cit. 94.

"O único período em que Marx teve qualquer emprego fixo foi de 1852 a 1861, quando trabalhou como correspondente do New York Tribune." (HOOVER, J. Edgar. Estudo sobre o comunismo. Belo Horizonte: Itatiaia, 1964. p. 34).

[4] STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 74, 94 e 289.

[5] PADOVER, Saul K. Op. cit. p. 115.

[6] PADOVER, Saul K. Op. cit. p.7.

[7] KROPOTKINE, P. Em torno de uma vida. Rio de Janeiro: José Olympio, 1946. p. 41.

Increvables anarchistes. Disponível em ; acesso em 20-10-2003.

[8] COURTOIS, Stéphane et alii. O livro negro do comunismo. Rio de Janeiro: Bertrand, 1999. p. 722.

[9] WOOLLEY, Barry. The Darwin/Trotsky connection. Disponível em ; acesso em 16-05-2004.

[10] Morre o stalinista Malenkov. O Estado de São Paulo, 02-02-1988.

[11] CABRAL, Antônio. As revoluções não se fazem com semideuses. O Estado de São Paulo, 07-09-1986.

[12] BOSCOV, Isabela. O maior sanguinário. Veja, nº 1931, p. 124, 16-11-2005.

[13] Veja, nº 1158, p. 44, 28-11-1990,.

[14] GATTAI, Zélia. Anarquistas, graças a Deus. Rio de Janeiro: Record., s/d. p. 13.

[15] Sarte: Auto-retrato aos 70 anos. Manchete, nº 1212, p. 104-111, 12-07-1975.

[16] CHRISTO, Carlos Alberto L. de [Frei Betto]. Fidel e a religião. 15. ed. São Paulo: Brasiliense. p. 96-97.

[17] GUEVARA, Ernesto Che. Textos políticos e sociais. São Paulo: Edições Populares, 1981. p. 95.

[18] A trágica utopia de Allende, o revolucionário. Veja, nº 263, p. 48-49, 19-09-1973.

[19] MACFADEN, Robert D. Aristocrata convertido ao socialismo. O Estado de São Paulo, 02-03-1986, p. 3.

[20] Berlinguer, o "surdomuto". Veja, nº 405, p. 37-39, 09-06-1976.

[21] AUGELLI, Marielza. Senador mais rico na Itália é do PC. O Estado de São Paulo, 09-03-1988, p. 9.

Fonte: http://www.puggina.org/outrosautores/news.php?detail=n1177767791.news

Offline Alegra

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #123 Online: 25 de Dezembro de 2007, 15:06:50 »
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Realmente você tem uma idéia de socialismo meio errada...
Oportunidade de TRABALHO. Mas cada um dá o seu melhor naquilo que está apto a fazer,  o que não quer dizer que um cortador de cana NÃO tenha oportunidade de estudar e se qualificar para ter uma vida melhor se ele assim o entender.

Pelo menos é o que eu penso... 


Oportunidades IGUAIS de trabalho é o que estou cansado de ouvir dos defensores do socialismo.Pode ver as postagens  que fizeram em outros tópicos para  confirmar isso....

Por isso perguntei se quem prega o socialismo abre mão de seu empreguinho público  e seus privillégios e fim de dar oportunidades iguais a todos...

Veja bem..aqui no Brasil mesmo temos um bando de artistas   e religiosos que criticam  o acumulo de dinheiro , mas não abrem mão de seu patrimonio pessoal  ou de seus direitos trabalhistas de  funcionários públicos  para não sobrecarregar  a sociedade que paga os impostos que os sustentam...

Bela distribuição de renda...criticam  vc por ter um emprego e um teto enquanto outros não tem, mas não abrem mão de ter tudo o que criticam...



Não acho que seja o caso de abrir mão ou dar de mão beijada, isso seria alimentar preguiçoso. Mas alargar as oportunidades. Isso implica um monte de coisas partindo por exemplo da base, com mais escolas públicas com ensino ao nível das escolas particulares, etc., etc., etc.

Quanto aos que voce citou que criticam e fazem ao contrário......isso tem aos montes. Mas nem esses me fazem ser contra a PARTE BOA do socialismo.

Como não sou contra a PARTE BOA do capitalismo.  :)


Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Adriano

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Re: Fidel Castro admite que talvez não volte à presidência
« Resposta #124 Online: 25 de Dezembro de 2007, 15:08:33 »
Pois se o mercado é algo natural, então é natural que tudo que seja do mercado tenha um bom resultado. Porém o estado é algo mais antigo ainda do que o capitalismo, tendo uma função histórica bem definica, e em conjunto com a religião. Mas tenho outra conotação semântica, pois eu vejo o estado de acordo com as novas contribuições teóricas da ciência política, com aplicações de métodos econômicos na administração pública.

Por quê? (grifo meu)

E o que o Luis disse é que o mercado é mais natural que o estado, não que o capitalismo o é.
Mercado ou economia de mercado, é uma maneira de se referir ao capitalismo. Assim como economia centralizada é uma maneira de se referir ao socialismo clássico.

O mercado está para o capitalismo, assim como a seleção natural está para o evolucionismo. É algo intrinseco a sua conceituação. Portanto não entendo como pode ser essa diferenciação de mercado sendo algo natural, e o capitalismo diferente. Poderia me esclarecer?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

 

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