As regras de mercado são de origem estatal?
Sim, inclusive o mercado é uma contrução social, de pensadores iluministas, que influenciaram esse surgimento do mercado, fazendo uma leitura da época e traçando novos caminhos.
Mas o comércio e inclusive a moeda são invenções BEM mais antigas do que o Iluminismo, não?
Não confunda sistemas econômicos com o capitalismo. O capitalismo surgiu bem recentemento, com a revolução industrial, fenômeno bem registrado no seu início em
A riqueza das nações. É bem detalhado e percebido essa mudança dos padrões teconológicos, que motivaram a divisão social do trabalho. Economia e capitalismo são coisas distintas, enquanto a economia é muito antiga, com seus diversos sistemas econômcos, o capitalismo é apenas o último deles.
Essa idéia do estado como um reflexo da natureza humana é pura ideologia neoliberal, com comprovação doutrinária.
Se não me engano uma das idéias do liberalismo e do neoliberalismo é que o Estado é em algum sentido anti-natural e deve ser mantido pequeno. Não vejo como conciliar essa idéia com a de que ele seja reflexo da natureza humana.
O liberalismo e o neoliberalismo são bem diferentes nesse aspecto. A idéia atual de estado mínimo é conservadora, presa ao passado liberal, que foi um avanço ao estado gigante que era o estado mercantilista, com a concentração da riqueza, sem a circulação de riquezas entre os países.
Mas eu citei errado, depois eu corrigi o meu post. O que queria dizer nessa frase é que o mercado é visto com algo natural e não o estado.
Hayek mesmo, com a sua teoria evolucionista da sociedade, retira o mercado dessa evolução, coloca a sociedade como um reflexo do mercado, e no geral é até um senso comum isso, de tanta influência que tem essa ideologia, ao meu ver.
A sociedade, do ponto de vista econômico, É o mercado. O que não quer dizer necessariamente que se comporte como os modelos sobre o comportamento do mercado esperam...
É o que eu digo sobre senso comum. Esse entendimendo da socieade como mercado é mais relacionado ao neoliberalismo, que entendo o mercado como algo além de todas as instituições sociais. Mas ao definir o que é o mercado vemos que não é bem assim. Entre os agentes econômicos que compõe o mercado temos as empresas e as famílias, as pessoas físicas e as pessoas jurídicas. E as relações comerciais que compões as "regras de mercado" são as descritas dos códigos comerciais dos países.
Por isso se fala até em uma atualização das leis, para melhorar o fluxo do mercado, de acordo com questões específicas de cada nicho de atuação.