O que eu gostaria de entender é porque este mito deu tao certo, eu sempre ouço falar no tal universalismo do cristianismo, poder e convencimento etc,etc,etc..
Mas o que eu nao entendo bem é o chamado "mecanismo de conversao", o que fez povos tao distintos que nao tinham relaçao nenhuma com a origem do cristianismo abrirem a mao de suas antigas crenças?
Principalmente celtas , germanicos e gregos
Claro que nao foi de um dia para o outro, mesmo assim é tao estranho.
Qual foi o fator determinante? A base da porrada? Palavrinhas bonitas ? Outros?
O cristianismo, ou melhor, o paulinismo, foi uma obra prima de
marketing.
Juntou elementos de várias religiões até torná-lo aceitável para todo mundo.
Sim, houve muita conversão forçada ao longo dos milênios, mas nem sempre.
Os celtas não se converteram, por exemplo: apenas adotaram mais um deus, o deus do império romano e portanto mais poderoso que seus deuses. É significativo que não os tenham abandonado, continuando a cultuá-los de uma forma ou de outra por séculos, até que a ICAR teve que transformar esses deuses pagãos em santos católicos, com biografia e tudo.
A história do rei Arthur e a busca do Santo Graal é apenas a adaptação de uma lenda anterior. É possível rastrear todos os seus personagens até os deuses do panteão celta.
A Bretanha, no noroeste da França, está cheia de pilares com representações da paixão de Cristo, às vezes no meio do mato. Por que alguém faria isto? Simples: aquele local era sagrado para os celtas, por alguma razão. Uma árvore, uma fonte, uma caverna, sei lá. Em vez de proibir, a ICAR plantava um pilar e associava o local ao catolicismo.
O dia de finados, o dia de todos os santos, a páscoa, o natal, o dia de S.Valentino etc. estão todos relacionados a festas pagãs que a ICAR tentou abafar.