Autor Tópico: "Ofender" os deuses!  (Lida 9954 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: "Ofender" os deuses!
« Resposta #50 Online: 08 de Janeiro de 2008, 22:13:04 »
(...) mas o que EU penso é que NENHUM credo deveria ter esse tipo de proteção em relação a suas divindades, isso também é igualdade!

No que você está coberto de razão.

E pelo menos aqui no Rio de Janeiro não sei se há isso de desrespeitar religiões afro. Tem madame demais freqüentando terreiro para isso. Mas posso estar enganado...

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #51 Online: 08 de Janeiro de 2008, 23:01:26 »
E pelo menos aqui no Rio de Janeiro não sei se há isso de desrespeitar religiões afro. Tem madame demais freqüentando terreiro para isso. Mas posso estar enganado...

Bom, antes de responder a essa mensagem, quero pedir desculpas a você por ter sido desagradável no tópico sobre o R. R. Soares, andei pensando sobre isso e concluí que não agi certo. Então, peço-lhe desculpas. E, respondendo, minha amiga é justamente carioca e ela disse que as pessoas no Rio NÃO admitem de pronto que frequentam terreiros, que é uma coisa meio reservada. ELA pode estar enganada, mas sendo frequentadora assídua e até MÉDIUM, é mais difícil ela estar enganada do que você.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #52 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:31:21 »
:ok:

Sem ressentimentos, meu caro!

Mas sim, minha percepção pode muito bem estar enviesada, até porque quem eu conheci que freqüentava centros eram um pouco mais abertos sobre isso. E pensando bem, tem todo aquele lado de "coisa de preto e pobre" que não entendo como ainda persiste, mas persiste...

Sobre isso, aliás, acho que isso é uma possível explicação para o sucesso do Espiritismo no Brasil. Aqui no Rio existe um sincretismo muito forte do Kardecismo com as religiões afro. Talvez tenha sido uma tentativa de maquiar as religiões afro e dar-lhes uma cara mais européia. Mas mesmo isso não é garantido; lembro-me agora de um documentário que assisti na TVE sobre umbandistas bahianas (negras, em sua maioria) que, para fugir de olhares de reprovação se declaravam Espíritas.

Hmmm.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #53 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:51:48 »
Mas sim, minha percepção pode muito bem estar enviesada, até porque quem eu conheci que freqüentava centros eram um pouco mais abertos sobre isso. E pensando bem, tem todo aquele lado de "coisa de preto e pobre" que não entendo como ainda persiste, mas persiste...

Eu acho que um dos motivos pelos quais as igrejas evangélicas acharam nos cultos afro vítimas até certo momento dóceis de sua sanha satanizadora foi justamente o fato de que eles são diluídos em sincretismos e reservas por parte de seus seguidores, muita gente que frequenta terreiros ao mesmo tempo frequenta igrejas cristãs, principalmente a católica, ou seja, não é tão fácil achar gente que SÓ cultue orixás, que brade aos quatro cantos com orgulho que sua fé pertence a um desses credos. Não é difícil saber a origem disso, é que todo mundo sabe que a prática dessas religiões eram proibidas aos escravos e eles tinham que construir uma fachada sincrética pra poderem continuar cultuando seus orixás, talvez por essa coisa meio "escondida" os cultos afro tenham ganhado fama de adorar entidades "pesadas", "negativas", quantas pessoas revelam que já consultaram pais e mães de santo, já fizeram "trabalho", etc?? Se a umbanda, o candomblé e similares fossem religiões de grande visibilidade social, duvido que os evangélicos fossem combatê-los com a mesma intensidade, você vê que eles nem mesmo se referem aos espíritas e seus centros da mesma forma que aos cultos afro, põem todos pra baixo sim, mas pro espiritismo eles usam uma linguagem menos agressiva!

Sobre isso, aliás, acho que isso é uma possível explicação para o sucesso do Espiritismo no Brasil. Aqui no Rio existe um sincretismo muito forte do Kardecismo com as religiões afro. Talvez tenha sido uma tentativa de maquiar as religiões afro e dar-lhes uma cara mais européia. Mas mesmo isso não é garantido; lembro-me agora de um documentário que assisti na TVE sobre umbandistas bahianas (negras, em sua maioria) que, para fugir de olhares de reprovação se declaravam Espíritas.
Hmmm.

Mãe Menininha do Gantois, famosa mãe de santo baiana, se declarava católica.

Acho que a umbanda só tem pouco mais de 100 anos de idade, é uma religião mescla de várias crenças espiritualistas mais antigas, o candomblé é que tem origem na África pré-colonial, se não me engano. O espiritismo deve ter uns 150 anos, não sei, e não sei se ele começou a se disseminar no Brasil antes do século XX... e que eu saiba eles não tem afinal tantos pontos em comum, porque nem o candomblé nem a umbanda, pelo pouco que sei, mantém contato com espíritos de pessoas mortas da mesma forma que o espiritismo, no candomblé cultua-se os orixás e na umbanda adoram-se entidades que podem ser orixás, pretos velhos, exus, caboclos, etc., nem sei se se fala em reencarnação nessas religiões, até porque os centros podem ter princípios diferentes entre si, são religiões muito baseadas na oralidade. Na verdade, minha amiga diz que a mediunidade dela foi mesmo assumida em outras vidas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #54 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:57:44 »
A codificação da DE tem mesmo uns 150 anos. Eu não entendo muito bem como se deu o sincretismo entre a DE e a umbanda e o candomblé (e muitos Kardecistas que conheço também não sabem explicar). Penso que eles têm muito pouco em comum. Mas o que tem de gente aqui que mistura as duas coisas não está no gibi...

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #55 Online: 09 de Janeiro de 2008, 01:01:54 »
A codificação da DE tem mesmo uns 150 anos. Eu não entendo muito bem como se deu o sincretismo entre a DE e a umbanda e o candomblé (e muitos Kardecistas que conheço também não sabem explicar). Penso que eles têm muito pouco em comum. Mas o que tem de gente aqui que mistura as duas coisas não está no gibi...

Ninguém entende, aqui no Brasil é isso, todo mundo mistura tudo, minha amiga disse que alguns centros acham que se pode descobrir os orixás "da sua cabeça" (tipo os orixás que são seus "regentes") através de ASTROLOGIA!!

Eu prefiro a umbanda e o candomblé ao espiritismo porque as roupas são muito mais bonitas, os atabaques e os pontos (cantos) muito mais animados e a idéia de cultuar entidades que representam forças da natureza muito mais atraente!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #56 Online: 09 de Janeiro de 2008, 01:13:40 »
Ninguém entende, aqui no Brasil é isso, todo mundo mistura tudo, minha amiga disse que alguns centros acham que se pode descobrir os orixás "da sua cabeça" (tipo os orixás que são seus "regentes") através de ASTROLOGIA!!

Eita!!

Só não conto o caso de um conhecido meu que misturava judaísmo com astrologia com umbanda com espiritismo com magia com o raio que o parta porque seria anti-ético... além do mais, só a enumeração das qualidades já basta pra dar uma idéia!

Eu prefiro a umbanda e o candomblé ao espiritismo porque as roupas são muito mais bonitas, os atabaques e os pontos (cantos) muito mais animados e a idéia de cultuar entidades que representam forças da natureza muito mais atraente!!

Eu gosto muito de Clara Nunes e da maneira como ela demonstrava sua fé com a música.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #57 Online: 09 de Janeiro de 2008, 01:49:13 »
Eu gosto muito de Clara Nunes e da maneira como ela demonstrava sua fé com a música.

Aquela que morreu da cirurgia de varise? Ela era de que religião?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #58 Online: 09 de Janeiro de 2008, 02:10:14 »
Isso mesmo. Não me recordo agora se era Umbandista ou do Candomblé (até porque não saberia dizer a  diferença entre os dois).
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2008, 02:25:49 por Dbohr »

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #59 Online: 09 de Janeiro de 2008, 02:29:16 »
Isso mesmo. Não me recordo agora se era Umbandista ou do Candomblé (até porque não saberia dizer a  diferença entre os dois).

Pelas letras daria pra saber, mas parece que ela misturava.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clara_Nunes

Alguns anos depois, pode-se observar um maior ecletismo no repertório, que incluiu baiões, baladas e até valsinhas, confirmando assim a grande versatilidade de intérprete, além das canções calcadas no tema do umbanda e candomblé, a religião, e por caractertísticas dela e por suas indumentárias características: vestidos longos brancos, colares e miçangas, de origem africana. Canções que exaltam a religiosidade são: A deusa dos orixás, Guerreira, Filhos de Gandhi, e outras.

Offline Homo habilis

• Nível 01
  • *
« Resposta #60 Online: 10 de Janeiro de 2008, 19:23:07 »
A ofensa sempre será uma mão única na tentativa de se estabelecer um debate esclarecedor e produtivo. Corre-se o risco de ser "chato" e afastar pessoas que possam contribuir. É necessário engrossarmos as fileiras do ateismo, para frearmos os abusos cometidos pelas religiões do mundo.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #61 Online: 10 de Janeiro de 2008, 19:40:47 »
... porque se eu digo "Iemanjá é puta", não estou simplesmente desacreditando de Iemanjá, né, estou denegrindo a imagem dela.

Mas se vc diz isso aceita que existe e que quer claramente ofendê-la !

Se por outro lado afirmar que não existe e proferir esse xingamento, está claramente querendo ofender as crenças alheias. E eu seria ainda mais enfático do que Dantas (afinal, ele é tão budista que respeita inclusive que vc o xingue! :) ) e diria que ela está certa. Se xingar um deus que ela acredia que exista, está xingando a ela mesma.

Quem fez essa comunidade está claramente querendo ofender os outros, e eu não comparto essa atitude, nem mesmo para algum 'esclarecimento', pois não é maneira de tratar os outros.

Se você dissese 'gosto de você, porém para mim essa entidade não existe de fato', e ela se ofendesse, aí sim você teria a razão.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #62 Online: 10 de Janeiro de 2008, 19:43:35 »

Eu me atrevo a dizer que eles sabem menos ainda. tem uma preferência por acreditar em espíritos, só isso. No fundo no fundo, lê Kardec com tal sentimento de aceitação que se ele falasse 'os homens são de plástico' tudo mundo ia concordar...
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #63 Online: 10 de Janeiro de 2008, 19:44:59 »
(...)

Falando em ofensas, em geral evito seus posts por aquela mensagem de rodapé horrível 'CHUPE LIXO!'.

Se você perguntasse qualquer coisa para aprender, de cara me negaria a responder já por essa atitude, tá vendo como são as coisas ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #64 Online: 10 de Janeiro de 2008, 21:40:05 »
Falando em ofensas, em geral evito seus posts por aquela mensagem de rodapé horrível 'CHUPE LIXO!'.
Se você perguntasse qualquer coisa para aprender, de cara me negaria a responder já por essa atitude, tá vendo como são as coisas ?

Uai, "chupe lixo" é só uma expressão sem sentido que eu inventei há anos, eu imagino as pessoas furando sacos de lixo e chupando aquele líquido, ou então chupando as coisas dentro do lixo, cascas de frutas, guardanapos, papel higIênico e absorventes usados, não tem um sentido, é só uma coisa que eu mesmo inventei do nada pra eu mesmo rir e gosto da expressão. Não estou MANDANDO ninguém chupar lixo como ofensa, no máximo pode ser entendido como uma recomendação, hehehe, "chupe lixo, faz bem pra saúde"!! Não tem nenhuma "atitude" aí, é só uma piada idiota que só eu entendo. Eu poderia mudar pra minha assinatura atual no RV, mas acho que aqui não iam aceitar, está "é um problema espiritual, chupe pau!"

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 10 de Janeiro de 2008, 22:47:33 »
Tive uma discussão com minha amiga umbandista sobre "ofensas" aos deuses depois que eu mostrei a ela a comunidade "Iemanjá - Rainha do rio Tietê" no Orkut. Eu disse que não achava errado xingar e denegrir entidades sobrenaturais que eu e outras pessoas achamos que não existem, que era liberdade de expressão, e ela disse que então eu também devia achar liberdade de expressão quando as pessoas esculhambassem gays, etc... eu disse que eu era de carne e osso, mas que ela NÃO era Iemanjá, ela disse que Iemanjá era "mãe de cabeça" dela e era como xingar a própria mãe dela, eu disse que Iemanjá não tinha parido ela, ela disse que desrespeitar a entidade que representava os "princípios energéticos" dela era ofender A ELA pessoalmente... e por aí foi.

Aí eu fiquei pensando: eu tenho MESMO um telhado de vidro ou ela estava sendo falaciosa?? Realmente eu EXISTO e SOU gay, mas Iemanjá pra mim NÃO existe e minha amiga NÃO é Iemanjá, mas sobre isso de uma religião ou crença FAZER PARTE da própria pessoa, de ser algo que é PARTE DO INVIDÍDUO dela, como minha sexualidade é de mim, será que procede??

E principalmente, é ERRADO xingar deuses ou outras entidades sobrenaturais? É ERRADO dizer "Jesus dava o c*", "Maomé comia merda", "Iemanjá é p*ta", "Shiva chupava p*ca" ou qualquer coisa parecida sobre divindades, santos, profetas ou "homens santos"? Minha amiga diz que é errado até xingar ETs na frente de quem cultua ETs! O que vocês acham??
Isso é tão simples.... Por que os deuses (Ou deus...) não dizem que é ofensivo ou mata logo a gente de uma vez....? Jeová é um viado, eu digo. Se ele não faz nada, sendo onipotente, por que diabos quem acredita nesse babáu fica ofendido?

É sério. Se vc ofende uma pessoa que eu goste, sendo essa mais "indefesa", talvez até eu saia no tapa com vc... mas... ela está longe de ser toda-poderosa, pô.... se fosse, e ela se ofendesse de alguma forma com vc, ela que tome as devidas providências.... Se ela não o fez, por que diabos eu deveria fazer?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #66 Online: 13 de Janeiro de 2008, 01:39:44 »

Uai, "chupe lixo" é só uma expressão sem sentido que eu inventei há anos(...)

Bom, não sabia que a estória era tão bizarra :), sempre achei que era um imperativo.

Mas ok, então peço desculpas tentarei desfazer o malentendido na minha cabeça...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 13 de Janeiro de 2008, 10:43:49 »
E eu retifico um pouco o que eu disse acima: Não que eu diga "seu deus é um pau-no-cu" na frente de alguém que eu saiba que acredita nesse deus (Isso já passa a ser desrespeito, se ela não quer ouvir minha opinião acerca de sua crença). Apenas não acho uma atitude hipócrita, ou ofensiva falar "blasfêmias" com amigos, pela internet.... Essas coisas...

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #68 Online: 13 de Janeiro de 2008, 11:43:26 »

Hmmm.

Mãe Menininha do Gantois, famosa mãe de santo baiana, se declarava católica.

Acho que a umbanda só tem pouco mais de 100 anos de idade, é uma religião mescla de várias crenças espiritualistas mais antigas, o candomblé é que tem origem na África pré-colonial, se não me engano. O espiritismo deve ter uns 150 anos, não sei, e não sei se ele começou a se disseminar no Brasil antes do século XX... e que eu saiba eles não tem afinal tantos pontos em comum, porque nem o candomblé nem a umbanda, pelo pouco que sei, mantém contato com espíritos de pessoas mortas da mesma forma que o espiritismo, no candomblé cultua-se os orixás e na umbanda adoram-se entidades que podem ser orixás, pretos velhos, exus, caboclos, etc., nem sei se se fala em reencarnação nessas religiões, até porque os centros podem ter princípios diferentes entre si, são religiões muito baseadas na oralidade. Na verdade, minha amiga diz que a mediunidade dela foi mesmo assumida em outras vidas.

Bom , como ex-umbandista deixa ver se posso contribuir nessa discussao.

Embora ambas sejam afro-brasileiras a Umbanda e o Candomble apresenta pontos importantes de diferenciaçao:
   O Candomble surge basicamente do sincretismo entre cultos de escravos de fala iorubana ( principalmente as naçoes jeje e nago , preponderantes culturalmente) em que o orixa e o antepassado mitico da tribo , podendo ser associado a fenomenos da Natureza ( Xango com o trovao , Oxum com a agua doce) ou com atividades humanas ( Ogum como ferreiro , Oxossi como caçador) ou ate  , como Omulu , doenças epidemicas. Como para o Brasil foram trazidos escravos de tribos diversas , cada um com um culto constituido de seus orixas tribais , a reconstruçao do espaço religioso se deu pela fusao em uma mesma casa (o Ile) do culto de diversos orixas , diferente do culto aficano original que cultuava o orixa tribal. Por isso se encontram em uma mesma casa os assentamentos ( simbolos consagrados) de diversos orixas e um chefe(a) de terreiro pode iniciar um filho que tem um orixa diferente do seu. O Candomble , ao contrario da DE e da Umbanda , rejeita a manifestaçao de espiritos desencarnados ( os Eguns) , que sao considerados maleficos e pertubadores , devendo ser afastados por ritos propios e pelo uso de proteçao feita com palha-da-costa no braço. Nao existe o conceito de reencarnaçao nem , portanto , o de evoluçao espiritual em vidas sucessivas. O objetivo da religiao e regular a relaçao dos membros com entidades transcendentes a que sao ligadas e para com as quais tem obrigaçoes mas tambem podem pedir auxilio e amparo. O Candomble nas casas mais tradicionais ( como os mais antigos da Bahia) sao bastante hierarquizados e com culto altamente complexo , mantendo a transmissao dos ritos o maximo possivel de forma inalterada entre as chefias sucessivas.
O contato com o orixa , a parte os rituais de oferenda , se da pela "manifestaçao" deste no filho , sendo reconhecido pela dança e postura corporal.Nao existe uma consulta direta com a entidade , a qual so "fala" com o consulente atraves do jogo de buzios ( que tem o comando de um orixa especifico , Ifa)
So a titulo de informaçao , no inicio da decada de 80 houve uma visita de membros de casas de culto nigerianos para aprender sobre os ritos e canticos para Oxossi , ja que o culto se extiguiu na Africa pela dizimaçao das tribos que o cultuavam ,devido a escravidao...

A Umbanda surge no Rio de Janeiro no final do sec XIX com uma miscigenaçao de cultos de origem banto e praticas populares catolicas ( talvez algumas influencias de praticas indigenas). Embora faça referencia aos orixas , os cultos bantos admitiam e praticavam o contato com os espiritos dos desencarnados , os quais permaneciam ligados no Alem ( a Aruanda) aos orixas que cultuavam em vida. No culto da Umbanda , ao contrario do Candomble , o que se manifesta e um espirito desencarnado se apresentando com participando de determinada "linha" ( Ogun , Oxossi ,Pretos-Velhos , ...) e que se comunica diretamente com o consulente , aconselhando-o.A Umbanda absorve diversas praticas rituais derivadas dos cultos iorubas  , assim como termos e o culto de alguns orixas, mas rejeita , na maioria das vezes , o sacrificio animal ; as praticas variam bastante entre as diversas casas na dependencia da origem e formaçao do dirigente. Como os grupos banto se encontravam bastante aculturados , a Umbanda herda um forte componente da moral crista , que se mistura com os conceitos de reencarnaçao e carma divulgados pela DE na mesma epoca.

E claro que com o decorrer do tempo houve um sincretismo com outras correntes culturais , especialmente na Umbanda pelo carater mais fluido da religiao ; nao so astrologia  , mas taro , runas , etc.. sao encontrados em alguns terreiros. Existe inclusive um ramo da Umbanda , a Umbanda Esoterica , que tenta provar inclusive que ela e a religiao original da humanidade ( e o nome e sanscrito= Aum Bandha) e que os cultos africanos sao degeneraçoes ...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #69 Online: 13 de Janeiro de 2008, 13:31:00 »
Os Orixás do Candomblé me lembram muito dos Kami no Shinto japonês por essa sua descrição.

Já a Umbanda, pelo visto, é uma típica religião animística; não é difícil entender por que em alguns períodos foi vista com tanta simpatia pelo Kardecismo, ainda mais por as duas terem tido tanta influência católica na sua concepção.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #70 Online: 13 de Janeiro de 2008, 15:58:35 »
Na verdade Dantas  nunca vi simpatia do Espiritismo para com a Umbanda. Para os espiritas que conheço ( e antes da Umbanda fui espirita) ela e uma forma primitiva de religiao , que ainda precisa de rituais ( cantos , atabaques , velas, etc...).
Por outro lado a Umbanda tem uma relaçao ambigua com a DE: se por um lado a critica por nao permitir a manifestaçao dos espiritos de indios e pretos-velhos , considerando-a preconceituosa, por outro usa bastante os livros de Kardec nos cursos de mediuns.

Quanto a DE acho que ela esta mais proxima do protestantismo que do catolicismo  , pela recusa aos aspectos ritualisticos da religiao ( falo do protestantismo tradicional , como os luteranos , e nao dos pentecostais). Alias e impressionante como os espiritas nao conseguem entender os aspectos simbolicos das religioes , que eles rotulam todos como primitivismos , nao concebem a complexidade estrutural e a importancia simbolica dos rituais do Candomble , p.ex.
Eu costumava dizer que o espirita e um protestante que acredita na reencarnaçao , acho que e por ai.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #71 Online: 13 de Janeiro de 2008, 16:09:04 »
A Doutrina Espírita se sustenta na incapacidade de compreender o que é religião, Souto.  No dia em que entendem, deixam de ser espíritas.  Já vi acontecer.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #72 Online: 13 de Janeiro de 2008, 16:37:49 »
Concordo.
O mote deles de serem uma fe cientifica e contraditorio em si.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #73 Online: 13 de Janeiro de 2008, 16:42:43 »
No entanto, Souto, me lembro de ter visto alguns apelos no sentido de considerar a Umbanda como algum tipo de protótipo do Espiritismo, supostamente porque os fenômenos seriam os mesmos e o Espiritismo gosta de se ver como um só.  Você se lembra de algo nessa linha?

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #74 Online: 13 de Janeiro de 2008, 16:47:45 »
Os espiritas kardecistas têm, em geral, uma relação muito curiosa com as religiões afro-brasileiras: eles reconhecem o fundamento comum de ambas, mas atribuem grande parte das manifestações dos orixás e demais entidades ao "animismo".
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!