Sobre isso, aliás, acho que isso é uma possível explicação para o sucesso do Espiritismo no Brasil. Aqui no Rio existe um sincretismo muito forte do Kardecismo com as religiões afro. Talvez tenha sido uma tentativa de maquiar as religiões afro e dar-lhes uma cara mais européia. Mas mesmo isso não é garantido; lembro-me agora de um documentário que assisti na TVE sobre umbandistas bahianas (negras, em sua maioria) que, para fugir de olhares de reprovação se declaravam Espíritas.
Hmmm.
Mãe Menininha do Gantois, famosa mãe de santo baiana, se declarava católica.
Acho que a umbanda só tem pouco mais de 100 anos de idade, é uma religião mescla de várias crenças espiritualistas mais antigas, o candomblé é que tem origem na África pré-colonial, se não me engano. O espiritismo deve ter uns 150 anos, não sei, e não sei se ele começou a se disseminar no Brasil antes do século XX... e que eu saiba eles não tem afinal tantos pontos em comum, porque nem o candomblé nem a umbanda, pelo pouco que sei, mantém contato com espíritos de pessoas mortas da mesma forma que o espiritismo, no candomblé cultua-se os orixás e na umbanda adoram-se entidades que podem ser orixás, pretos velhos, exus, caboclos, etc., nem sei se se fala em reencarnação nessas religiões, até porque os centros podem ter princípios diferentes entre si, são religiões muito baseadas na oralidade. Na verdade, minha amiga diz que a mediunidade dela foi mesmo assumida em outras vidas.
Bom , como ex-umbandista deixa ver se posso contribuir nessa discussao.
Embora ambas sejam afro-brasileiras a Umbanda e o Candomble apresenta pontos importantes de diferenciaçao:
O Candomble surge basicamente do sincretismo entre cultos de escravos de fala iorubana ( principalmente as naçoes jeje e nago , preponderantes culturalmente) em que o orixa e o antepassado mitico da tribo , podendo ser associado a fenomenos da Natureza ( Xango com o trovao , Oxum com a agua doce) ou com atividades humanas ( Ogum como ferreiro , Oxossi como caçador) ou ate , como Omulu , doenças epidemicas. Como para o Brasil foram trazidos escravos de tribos diversas , cada um com um culto constituido de seus orixas tribais , a reconstruçao do espaço religioso se deu pela fusao em uma mesma casa (o Ile) do culto de diversos orixas , diferente do culto aficano original que cultuava o orixa tribal. Por isso se encontram em uma mesma casa os assentamentos ( simbolos consagrados) de diversos orixas e um chefe(a) de terreiro pode iniciar um filho que tem um orixa diferente do seu. O Candomble , ao contrario da DE e da Umbanda , rejeita a manifestaçao de espiritos desencarnados ( os Eguns) , que sao considerados maleficos e pertubadores , devendo ser afastados por ritos propios e pelo uso de proteçao feita com palha-da-costa no braço. Nao existe o conceito de reencarnaçao nem , portanto , o de evoluçao espiritual em vidas sucessivas. O objetivo da religiao e regular a relaçao dos membros com entidades transcendentes a que sao ligadas e para com as quais tem obrigaçoes mas tambem podem pedir auxilio e amparo. O Candomble nas casas mais tradicionais ( como os mais antigos da Bahia) sao bastante hierarquizados e com culto altamente complexo , mantendo a transmissao dos ritos o maximo possivel de forma inalterada entre as chefias sucessivas.
O contato com o orixa , a parte os rituais de oferenda , se da pela "manifestaçao" deste no filho , sendo reconhecido pela dança e postura corporal.Nao existe uma consulta direta com a entidade , a qual so "fala" com o consulente atraves do jogo de buzios ( que tem o comando de um orixa especifico , Ifa)
So a titulo de informaçao , no inicio da decada de 80 houve uma visita de membros de casas de culto nigerianos para aprender sobre os ritos e canticos para Oxossi , ja que o culto se extiguiu na Africa pela dizimaçao das tribos que o cultuavam ,devido a escravidao...
A Umbanda surge no Rio de Janeiro no final do sec XIX com uma miscigenaçao de cultos de origem banto e praticas populares catolicas ( talvez algumas influencias de praticas indigenas). Embora faça referencia aos orixas , os cultos bantos admitiam e praticavam o contato com os espiritos dos desencarnados , os quais permaneciam ligados no Alem ( a Aruanda) aos orixas que cultuavam em vida. No culto da Umbanda , ao contrario do Candomble , o que se manifesta e um espirito desencarnado se apresentando com participando de determinada "linha" ( Ogun , Oxossi ,Pretos-Velhos , ...) e que se comunica diretamente com o consulente , aconselhando-o.A Umbanda absorve diversas praticas rituais derivadas dos cultos iorubas , assim como termos e o culto de alguns orixas, mas rejeita , na maioria das vezes , o sacrificio animal ; as praticas variam bastante entre as diversas casas na dependencia da origem e formaçao do dirigente. Como os grupos banto se encontravam bastante aculturados , a Umbanda herda um forte componente da moral crista , que se mistura com os conceitos de reencarnaçao e carma divulgados pela DE na mesma epoca.
E claro que com o decorrer do tempo houve um sincretismo com outras correntes culturais , especialmente na Umbanda pelo carater mais fluido da religiao ; nao so astrologia , mas taro , runas , etc.. sao encontrados em alguns terreiros. Existe inclusive um ramo da Umbanda , a Umbanda Esoterica , que tenta provar inclusive que ela e a religiao original da humanidade ( e o nome e sanscrito= Aum Bandha) e que os cultos africanos sao degeneraçoes ...