A liberdade de expressão para a descrença é complicada demais, porém bom senso é necessário, não dá para fazer ofensas gratuítas ao sentimento religioso. Mesmo como ateu, me sinto desrespeitado com atitudes religiosas, imagino ser igual.
É muito COMPREXO isso, uma coisa é a gente se achar no direito de dizer que é absurdo um religioso se sentir "ofendido" e retaliar uma pessoa só porque essa pessoa não quer cumprir alguma regra da religião DELE ou não acredita nas divindades DELE, mas o caso de XINGAR uma entidade sobrenatural me parece diferente... porque se eu digo "Iemanjá é puta", não estou simplesmente desacreditando de Iemanjá, né, estou denegrindo a imagem dela.
SÓ QUE, se Iemanjá não é um ser corpóreo, não é titular de direito nenhum, é MORALMENTE ERRADO fazer isso, ou não?? Eu disse à minha amiga, se alguém esculhambar a Fada do Dente ou Papai Noel, isso é errado?? Aí ela disse que era MUITO DIFERENTE porque ela não conhecia nenhuma doutrina ou filosofia baseada nesses seres e que fosse seguida pelas pessoas, ou seja, ela quis dizer que uma divindade, parte de um credo religioso, é diferente de um ser imaginário ou personagem qualquer, o que me pareceu meio furado à primeira vista, mas depois fiquei pensando, e se ela tiver razão até mesmo nesse ponto? Talvez tudo dependa de pra quem o discurso é dirigido, se eu disser pruma criança "Papai Noel é um velho gordo safado, filho da puta, drogado e viado", isso pode causar nela um trauma que justifique uma indignação dos pais, né?
Isso tudo abstraindo que, se não me engano, xingar e ofender divindades é até crime contra o sentimento religioso, não é da parte da lei que estou falando porque eu disse a ela que achava que a lei estava ERRADA e que seres sobrenaturais não mereciam proteção legal, estou falando da parte MORAL porque não estou certo de quem está com a razão aqui, eu ou ela.
Eu AINDA estou tendendo a achar que figuras religiosas como deuses, orixás, entidades diversas e "pessoas santas" pra determinadas religiões não DEVEM ser protegidas POR LEI por si só, apenas seus adeptos e sua liberdade de prestar culto a quem quiserem, mas eu não estou sabendo encontrar uma resposta que me satisfaça pro que ela disse sobre a sexualidade! Ainda tendo a achar que a sexualidade não é comparável a "princípios energéticos" arbitrários, afinal eu e mais milhões de homens e mulheres de carne e osso no mundo somos gays, se alguém odeia gays, odeia a MIM por extensão, mas se eu odeio IEMANJÁ ou DEUS ou KALI, não estou odiando a ninguém que eu considere "real", apenas uma "idéia", um símbolo... não acho que as duas coisas estejam no mesmo patamar! MAS também estou meio vacilante!