Autor Tópico: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.  (Lida 55879 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.
« Resposta #150 Online: 18 de Janeiro de 2008, 06:23:20 »
A maioria das religiões não tem essa atitude.  Talvez inevitavelmente, muitas das mais influentes acabam tendo.  Mas mesmo para elas não convém generalizar.

Sei não, Dantas, acho que o Copelli tem muita razão no que diz. Quando você fala a maioria eu entendo que é porque existem na prática milhares de religiões pelo mundo afora, embora a ênfase geralmente dada é nas mais influentes, como você disse.

As mais influentes fazem claramente, na minha opinião, o que o Copelli disse: tentam ter o monopólio da fé alheia e ditar regras mesmo para quem não as segue, além de se proclamarem como a verdade suprema. Já as outras eu sinceramente não sei... mas será que estas outras não seriam tolerantes justamente por não serem tão influentes?

Eu também não vejo lá muito sentido em religião sem crença em deuses, é uma coisa meio estranha pra mim. Mas também não sou um grande entendido do assunto.
"Deus prefere os ateus"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #151 Online: 18 de Janeiro de 2008, 08:35:04 »
A maioria das religiões não tem essa atitude.  Talvez inevitavelmente, muitas das mais influentes acabam tendo.  Mas mesmo para elas não convém generalizar.

Sei não, Dantas, acho que o Copelli tem muita razão no que diz. Quando você fala a maioria eu entendo que é porque existem na prática milhares de religiões pelo mundo afora, embora a ênfase geralmente dada é nas mais influentes, como você disse.

As mais influentes fazem claramente, na minha opinião, o que o Copelli disse: tentam ter o monopólio da fé alheia e ditar regras mesmo para quem não as segue, além de se proclamarem como a verdade suprema. Já as outras eu sinceramente não sei... mas será que estas outras não seriam tolerantes justamente por não serem tão influentes?

Eu também não vejo lá muito sentido em religião sem crença em deuses, é uma coisa meio estranha pra mim. Mas também não sou um grande entendido do assunto.

Sabem, me soa como se estivessem confundindo política com corrupção.  Por isso chamo de espantalho.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 18 de Janeiro de 2008, 09:20:26 »
Se ta ruim sem religião, pior com ela.... :smartass:

(Também não resisti).  :hihi:

Mas... se uma é manca e a outra a bengala... fechou!  :lol:  (continua...  :histeria:)
Mas uma 'bengala'/muleta psicológico hehe... Não passa disso, não fechou. E a ciência não "manca", eu disse apenas: "Se ta ruim sem religião, pior com ela...".  :smartass:

A CIÊNCIA SEM A RELIGIÃO È MANCA;A RELIGIÃO SEM A CIÊNCIA È CEGA- Einstein

Esta citação é mesmo do Einstein? Tanta coisa é atribuída a ele, coitado...
Assism que vi o nome dele, pesquisei para ver se era verdade.... Parece que é, não sei... Pesquisei pouco.  Ainda duvido...:)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #153 Online: 18 de Janeiro de 2008, 09:50:37 »
Ótimo, é sinal de que a DE está porcurando fazer Ciência. Se vai ter bons resultados ou não, isto é outra história.

É curiosa a obsessão (epa!!) da DE em se pretender científica. Parece que a DE se envergonha de ser uma religião, procurando a todo instante racionalizar seus dogmas com a falácia da tal "fé raciocinada". Isto é coisa positivista, típico Século XIX... É também curioso que, com tanto instituto de pesquisa espírita, os tais "espíritos superiores" nunca tenham revelado um remédio novo, uma vacina nova, um microorganismo, etc. apenas revelam blá, blá, blá... Mas isso não precisa ser desencarnado pra fazer, né?
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #154 Online: 18 de Janeiro de 2008, 11:03:15 »

Claro e se Einstein falou é A VERDADE.

Ô se é.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Luz

• Visitante
« Resposta #155 Online: 18 de Janeiro de 2008, 12:04:49 »

Ô se é.

Se Einstein falou é porque é verdade e se não for é porque você não o compreendeu.  :P

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #156 Online: 18 de Janeiro de 2008, 12:08:11 »

Ô se é.

Se Einstein falou é porque é verdade e se não for é porque você não o compreendeu.  :P

Claro. Claríssimo.

Donald Kendall

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #157 Online: 18 de Janeiro de 2008, 13:39:05 »
Ótimo, é sinal de que a DE está porcurando fazer Ciência. Se vai ter bons resultados ou não, isto é outra história.
É também curioso que, com tanto instituto de pesquisa espírita, os tais "espíritos superiores" nunca tenham revelado um remédio novo, uma vacina nova, um microorganismo, etc. apenas revelam blá, blá, blá... Mas isso não precisa ser desencarnado pra fazer, né?

Os Espíritos de ordem superior - mais evoluídos moralmente do que nós encarnados, sabem muito bem que não se deve misturar religião com ciência. Que mérito teríamos nós se um desencarnado nos revelasse segredos científicos que cabem a nós descobrir?

No entanto, nada impede que os desencarnados nos dêm 'intuição' e 'inspiração' em nossa vida diária, mesmo no nosso trabalho. Eu os sinto constantemente aconselhando-me em diversos momentos da minha vida, até mesmo aqui no escritório. É aquela história: Quem tem ouvidos de ouvir, que ouça...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #158 Online: 18 de Janeiro de 2008, 13:46:40 »
Se ta ruim sem religião, pior com ela.... :smartass:

(Também não resisti).  :hihi:

Mas... se uma é manca e a outra a bengala... fechou!  :lol:  (continua...  :histeria:)
Mas uma 'bengala'/muleta psicológico hehe... Não passa disso, não fechou. E a ciência não "manca", eu disse apenas: "Se ta ruim sem religião, pior com ela...".  :smartass:

Esta citação é mesmo do Einstein? Tanta coisa é atribuída a ele, coitado...
Assism que vi o nome dele, pesquisei para ver se era verdade.... Parece que é, não sei... Pesquisei pouco.  Ainda duvido...:)

É preciso saber o que Einstein entende por religião e em que contexto esta frase surgiu. Se ele entende Ciência como sendo o Conhecimento humano e religião como sendo a consciência moral e ética do ser humano, então a frase faz muito sentido. "O Conhecimento sem a consciência moral e ética é manco; esta mesma consciência sem o Conhecimento é cega."

A consciência moral e ética pode ser entendida como sendo a Sabedoria; e a Ciência pode ser entendida como a Inteligência.

Oras, um homem com inteligência mas sem sabedoria pode se tornar cruel; um sábio sem inteligência pode se tornar joguete nas mãos desse homem cruel.

Ou seja, o manco e o cego.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #159 Online: 18 de Janeiro de 2008, 13:54:36 »

Religião nada mais é do que terapia em grupo. E olha que funciona!

Religião também serve para se contatar certas forças para nós desconhecidas, sejam elas forças cerebrais, sejam elas forças mentais, sejam elas forças da Natureza, sejam elas forças cósmicas. As religiões dão o caminho para o contato.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 18 de Janeiro de 2008, 17:43:27 »

Religião nada mais é do que terapia em grupo. E olha que funciona!

Religião também serve para se contatar certas forças para nós desconhecidas, sejam elas forças cerebrais, sejam elas forças mentais, sejam elas forças da Natureza, sejam elas forças cósmicas. As religiões dão o caminho para o contato.

?? :o ??
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 18 de Janeiro de 2008, 21:03:42 »
?? :o?? 2
"Deus prefere os ateus"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #162 Online: 18 de Janeiro de 2008, 21:04:42 »
3

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 18 de Janeiro de 2008, 21:44:50 »
4........

Se ele entende Ciência como sendo o Conhecimento humano e religião como sendo a consciência moral e ética do ser humano

É incrível como ainda há quem pense que só se adquire moral e valor por meio da religião..... E essa história de "se" pra cá, "se" ´ra lá não ajuda muito... É, parece que foi Einstein mesmo que disse, mas ainda não sei com certeza se realmente foi... Atribuem tanta coisa para o coitado hehehe...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 18 de Janeiro de 2008, 22:40:41 »
Pelo menos admite que viajou.... :ok: Já outros aqui.....  :nao3:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 18 de Janeiro de 2008, 22:45:06 »
Pelo menos admite que viajou.... :ok: Já outros aqui.....  :nao3:

Apoiado....
É que tem gente por ai que nem cogita em pensar nos argumentos aqui apresentados...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #168 Online: 19 de Janeiro de 2008, 10:10:33 »
4........

Se ele entende Ciência como sendo o Conhecimento humano e religião como sendo a consciência moral e ética do ser humano

É incrível como ainda há quem pense que só se adquire moral e valor por meio da religião..... E essa história de "se" pra cá, "se" ´ra lá não ajuda muito... É, parece que foi Einstein mesmo que disse, mas ainda não sei com certeza se realmente foi... Atribuem tanta coisa para o coitado hehehe...

+1.

Donald Kendall

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #169 Online: 19 de Janeiro de 2008, 11:02:25 »
Estou apenas justificando o que diz na minha assinatura.
Não sou obrigada a acreditar na opinião de ninguém, seja Einstein ou qualquer outro.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #170 Online: 19 de Janeiro de 2008, 11:19:17 »
Syl, o que é religião para você?

E ciência?

Donald Kendall

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #171 Online: 19 de Janeiro de 2008, 11:31:41 »
Citação de: Ricardo B
Syl, o que é religião para você?E ciência?

Ricardo: Não sou matemática nem física.Mas dentro do meu entendimento, que não é muito, acredito na perfeição de ambas.Elas, para mim, são a Perfeição.São o máximo, dentro daquilo que reconheço como Perfeição.

A religião, veja, eu a respeito, mas não me seduz.Não gosto de dogmas, tipo assim:"É porque é".
Não gosto de manipulação, de ser induzida a não pensar a não usar a Razão, ou o cérebro.Mas reconheço que muitas pessoas necessitam dessa bengala para poder andar,para poder ter esperança, para aguentarem a realidade.Por isso respeito a escolha de cada um.

Mas para mim, ela não serve.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #172 Online: 19 de Janeiro de 2008, 11:43:20 »
Ok, Syl, só que você ainda não me respondeu (pelo menos eu não fui capaz de ver nessa resposta sua) o que você considera como ciência (não só matemática e física*). E nem o que você considera como religião.

* Ganesh me defenda da física.

Donald Kendall

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #173 Online: 19 de Janeiro de 2008, 12:18:43 »
Ciência são fatos.Aquilo que se comprova.Que tem grande probabilidade de ser real.È Razão Pura.
Religiâo é feita sómente de Fé,da imaginação que o homem faz daquilo que ele imagina como verdade,e como não pode comprovar,utiliza-se daquilo a que ele chama de fé.

não sei se estou me explicando corretamente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #174 Online: 19 de Janeiro de 2008, 12:51:56 »
Receio que não está.

Religião, para valer alguma coisa, tem de ter pelo menos um pé na realidade cotidiana.

Por que a Física seria perfeita?  Não seria antes uma disciplina acadêmica que, como qualquer outra, procura se aperfeiçoar?

Qual seria a seu ver a finalidade da religião?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!