Autor Tópico: Se um ser supremo nunca existiu, como explicar a origem do universo?  (Lida 10115 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Se um ser supremo nunca existiu, como explicar a origem do universo?
« Resposta #25 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:58:49 »
A idéia de que o universo tem de ter tido uma origem é apenas uma excentricidade humana (ou talvez mais exatamente Aquiniana.

Que haja um criador é uma idéia pelo menos tão absurda quanto a de que não tenha havido, pelos motivos citados pelo Atheist, pela Luz e outros.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
« Resposta #26 Online: 15 de Janeiro de 2008, 03:23:15 »
Quem fala bem do Grande Architeto não sou eu
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 15 de Janeiro de 2008, 03:27:39 »
E...?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #28 Online: 15 de Janeiro de 2008, 03:34:09 »
Ateus não existem há tanto tempo assim.Mesmo porque a Inquisição os faria AA(assado ateu)então com o tempo divulgou-se a existência de que: se algo é criado, deve ser por alguém.
Alguém de preferência com forma humana , para que nosso cérebro(tadinho, tão limitado)possa percebê-lo.
Já diziam os cristãos, rosacruzes, o que digo agora. Não dá para mudar uma crença milenar em poucos anos.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 15 de Janeiro de 2008, 03:40:15 »
Ateus não existem há tanto tempo assim.

De fato.  Afinal, o ser humano é tão novo no universo... :)

Mesmo porque a Inquisição os faria AA(assado ateu)então com o tempo divulgou-se a existência de que: se algo é criado, deve ser por alguém.
Alguém de preferência com forma humana , para que nosso cérebro(tadinho, tão limitado)possa percebê-lo.
Já diziam os cristãos, rosacruzes, o que digo agora. Não dá para mudar uma crença milenar em poucos anos.

Ei, não era você que dizia não ter preconceitos?

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #30 Online: 15 de Janeiro de 2008, 03:43:09 »
E não tenho.Respeito as religiões, mas o passado de todas tem seus erros(e acertos também)não se pode negar.E principalmente, lutas pelo poder.
Quanto ao nosso cérebro é novidade o que falo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 15 de Janeiro de 2008, 03:46:46 »
Novidade não é palavra que eu usaria.  Talvez "surpreendente" sirva... :)

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #32 Online: 15 de Janeiro de 2008, 03:48:40 »
Ok, então seja.

APODman

• Visitante
« Resposta #33 Online: 15 de Janeiro de 2008, 10:03:56 »
4-No Genesis Deus ao criar o mundo diz:Façamos o homem à NOSSA Imagem e Semelhança, Com quem ele falava?E não me diga que era com o Espirito Santo, porque se é  3 em 1 não necessita de falar consigo mesmo, seria meio estranho, não?Eu não falo com a alma que mora em mim.

Lembro que a palavra Elohim na Biblia nem sempre é um plural assim como a palavra "Sheep" em inglês apesar de ser singular pode adotara um significado plural dependendo da sentença ( "the sheep is lost", uma ovelha, e "the sheep are lost" mais de uma ovelha. )

"Sheep" tem a forma no singular mas seu significado pode ser plural. "Elohim" tem a forma no plural mas seu significado pode ser singular. Para discernir entre os dois em uam sentença é necessário analisar a contextualização da palavra.

O erro ocorreu na tradução do Hebraico na compilação da Septuaginta. Tal erro se perpetuou nas traduções que se basearam nesta versão da Biblia pois a passagem de Genesis 1:26 se refere a UM Deus falando que criará ao Homem SUA imagem e semelhança.

Tal erro de tradução é comumente utilizado por defensores da hipótese Deuses Astronautas ( especialmente Zacharia Sitchin ) para defender que a bíblia corrobora a hipótese de que alienígenas teriam criado a espécie humana ( os "deuses" ).

[] ´s

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #34 Online: 15 de Janeiro de 2008, 10:14:49 »
Pode até ser,Àpode.Pode ser também o Big Bang, mas uma coisa não dá para negar:
 veja que a tradução do ingles nada tem a ver. A biblia foi escrita em várias línguas, do aramaico ao grego, mas não me consta que tivesse sido escrita em ingles. Além do mais, esse é um erro grosseiro e já perguntei a vários padres que me disseram que Deus conversava com o Espirito Santo!!!

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #35 Online: 15 de Janeiro de 2008, 10:30:38 »
4-No Genesis Deus ao criar o mundo diz:Façamos o homem à NOSSA Imagem e Semelhança, Com quem ele falava?E não me diga que era com o Espirito Santo, porque se é  3 em 1 não necessita de falar consigo mesmo, seria meio estranho, não?Eu não falo com a alma que mora em mim.
Como assim? Eu falo comigo mesmo, você não? Acho que todos falam  :? Isso não prova, ou desmente nada.

APODman

• Visitante
« Resposta #36 Online: 15 de Janeiro de 2008, 10:32:29 »
Sim, a tradução tem tudo a ver.

Posto a resposta completa mais a tarde.

[ ]´s

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #37 Online: 15 de Janeiro de 2008, 10:34:14 »
Todos HUMANOS falam, agora Deus falar sózinho ou consigo mesmo...meio estranho não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 15 de Janeiro de 2008, 10:36:02 »
Não mais estranho do que Deus querer tanto sangue derramado em nome dEle.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #39 Online: 15 de Janeiro de 2008, 10:37:59 »
A sei lá, acho que qualquer ser que pense, meio que está falando consigo mesmo. Ele pensa "Vou criar um bando de criaturas pensantes para alimentar meu ego, e ter para quem me exibir, e por quem ser bajulado e adorado."

Ele não está de certa forma falando consigo mesmo?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #40 Online: 15 de Janeiro de 2008, 10:46:23 »
Todos HUMANOS falam, agora Deus falar sózinho ou consigo mesmo...meio estranho não?

Se "ele" criou os humanos sua imagem e semelhança e nós falamos sozinhos ou consigo mesmo porque ele não pode falar ?
Não deseje.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #41 Online: 15 de Janeiro de 2008, 10:49:36 »
http://en.wikipedia.org/wiki/Delayed_choice_quantum_eraser

Não, não estávamos no mesmo canal :-)

Vou dar uma boa lida no artigo e comento mais tarde.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #42 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:10:58 »
Poxa, se assim foi, criando-nos à sua Imagem e semelhança, deveríamos ser Imortais e nunca ficarmos doentes, ou termos quaisquer falhas de caracter não acha?

Luz

• Visitante
« Resposta #43 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:17:18 »
Poxa, se assim foi, criando-nos à sua Imagem e semelhança, deveríamos ser Imortais e nunca ficarmos doentes, ou termos quaisquer falhas de caracter não acha?

Semelhança não é igualdade, assim como nós, humanos, somos semelhantes, mas não iguais.  :P

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #44 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:20:00 »
Mas temos as mesmas características humanas.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #45 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:33:45 »
Mas Deus ou o que quer que seja é onisciente, onipotente e, mesmo assim, pessoas nascem mortas, ou com doenças incuráveis.Nossa!!! Quanta Inteligência este Ser Cósmico e Fenomenal possui, não? Não consegue dar conta de um códigozinho genético da nossa espécie, desprezíveis seres humanos, vai dar conta de um Universo - e dizem que existem vários!!!

O que mais me impressiona são as pessoas acharem que ciência e religião - Dantas, não aquelas! - são compatíveis! Não são! O conhecimento (útil) proveniente das diversas 'religiões' pode ser obtido com um mês de bate-papo com uns amigos em um botequim da esquina! E outra, rola uma cervejinha, coisa não permitida nos templos 'sagrados'!!!

O Universo veio da Grande Explosão - uma teoria - e antes dela não existia nada.Mas, se levarmos em consideração que num futuro longínquo haverá a Grande Contração - não é o esfíncter! - e tudo voltará ao ponto zero! Alguém poderia falar algo a respeito? E esse papo de contração e explosão está mais pra descrição de alguém com uma diarréia, talvez por isso este Universo seja esta m*****!!! Abraços!!!
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #46 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:42:11 »
Pelo que li há ciclos. Não que eu acredite vou só expor o que li.
A cada 6 mil ou 6 milhões de anos tudo entra em recolhimento, até começar uma pulsação a qual culmina com
uma explosão , a qual faz com que esse Todo que estava recolhido, se subdivida em vários, Universos, galáxias, estrelas, planetas,sóis, etc e tudo recomece outra vez do ponto zero.
Assim, não há criação nem nada, apenas uma divisão, feita pelo próprio ."repouso"
Há mais coisas.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #47 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:44:39 »
A questão da origem do universo encontra problemas que talvez nunca chegaremos a entender, afinal não há criação no universo que conhecemos, tudo há sem que se perca ou adicione, também a constante da estrutura alfa(algo como uma sintionia fina do universo) pode não ser tão constante assim e com isso mudar drasticamente tudo que sabemos sobre este universo enquanto a um "ajuste" diferente, e o que é pior, não podendo reproduzir nada que se assemelhe a este universo passado através da nossa "constante", nem aceleradores darão alguma pista já que as particulas agem de acordo com as leis atuais!

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #48 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:47:55 »
Sim, parece-me que os hindus - posso estar enganado - relatam tais ciclos.Mas são ciclos de bilhões de anos! Não sei se tem contrações e explosões 'diarréicas'.São reminiscências apenas.

Seria um moto-contínuo em escala gigantesca.Preciso embasar-me mais.Abraços! :ok:
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #49 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:48:09 »
Seja lá onde você leu isso, não leia mais porque é bobagem da grossa. 6 milhões de anos não são suficientes nem para formar um grande depósito sedimentar na Terra, quanto mais para encolher todo o Universo.

Outra coisa, a energia escura confere uma aceleração que descarta a possibilidade do Big-Crunch. Todos os indícios físicos e cosmológicos apontam para um Universo em expansão eterna.

Cuidado com essas fontes furadas...
Pelo que li há ciclos. Não que eu acredite vou só expor o que li.
A cada 6 mil ou 6 milhões de anos tudo entra em recolhimento, até começar uma pulsação a qual culmina com
uma explosão , a qual faz com que esse Todo que estava recolhido, se subdivida em vários, Universos, galáxias, estrelas, planetas,sóis, etc e tudo recomece outra vez do ponto zero.
Assim, não há criação nem nada, apenas uma divisão, feita pelo próprio ."repouso"
Há mais coisas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!