Autor Tópico: Coletânea de textos racistas de Allan Kardec  (Lida 71847 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #25 Online: 25 de Janeiro de 2008, 17:05:34 »
Sklogw , desculpe a ignorancia, mas seu avatar não seria uma "materialização" da famigerada irmã Josefa??

Com toda a certeza.... a Irmã Josefa é a síntese do Espiritismo versão Brasileira: a credulidade a serviço da desinformação, da confusão ideológica e da falta de senso crítico.

Traduzindo:

O negocio todo é ridiculo!!! :biglol: :biglol:

Bem escolhido o avatar!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #26 Online: 26 de Janeiro de 2008, 19:10:01 »
Na verdade a idéia é mostrar que o "rei está nu" (ou no caso, a "médium" Otília Diogo): ela conseguiu levar no bico Chico Xavier, Waldo Vieira e um monte de crédulos de Uberaba e adjacências, até ser desmascarada pela polícia anos depois... Depois querem que a gente acredite que não são pessoas crédulas e altamente sugestionáveis. O que falta aos espíritas é um pouco (um pouco só!) de humildade.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #27 Online: 26 de Janeiro de 2008, 19:19:17 »
Pois é, o Kardec era um homem do seu tempo. Naquela época, mesmo as pessoas ditas liberais eram, para os nossos padrões,
horrivelmente racistas. O curioso é que os tais "espíritos" superiores pareciam ser bastante racistas também :).

Ah, e foi esse tal livro de Capella que peguei emprestado do meu avô quando eu tinha 14 anos. As gargalhadas que dei enquanto lia
ajudaram a me inocular contra a DE.

Hmm... É interessante notar uma estranha semelhança com certas idéias da Cientologia.

Vc tem textos da cientologia ? Muito tempo atrás tive um amigo cientólogo, mas voltou para a Argentina e não tenho nenhum texto deles. Seria interessante ler alguns, agora que saiu o assunto da comparação com o espiritismo...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #28 Online: 26 de Janeiro de 2008, 22:51:34 »
Pra mim, a cientologia foi um pastafarianismo que levaram a sério O.o
E a nossa sorte é que os espíritas não levam o LdE e o LdM tão a sério quanto os TJs e evangélicos levam a Bíblia Sangrenta. A maioria só se fixa nas crenças básicas, como reencarnação, caridade, Papai No... digo, Deus, e etc.
Latebra optima insania est.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #29 Online: 27 de Janeiro de 2008, 18:50:40 »
Eu conheço pouco da cientologia, o livro do Martin Gardner ("Fads and fallacies in the name of science") traz, se não me engano, um capítulo sobre essa ciência cristã. Parece que ela recusa tratamentos médicos, e por isso há muitas mortes causadas por esse tipo de fanatismo religioso. Sem querer comparar com o Espiritismo, entretanto, vejo um perigoso paralelo entre os dois: os espíritas costumam dar uma importância enorme a tratamentos alternativos, como homeopatia, por exemplo. Um amigo meu, espírita, nunca (isso mesmo, nunca!) vacinou seus filhos, por acreditar estarem os mesmos protegidos pelo estilo de vida saudável e pelas mezinhas espirituais que ele aplicava.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #30 Online: 27 de Janeiro de 2008, 23:02:02 »
Pois é, o Kardec era um homem do seu tempo. Naquela época, mesmo as pessoas ditas liberais eram, para os nossos padrões,
horrivelmente racistas. O curioso é que os tais "espíritos" superiores pareciam ser bastante racistas também :).

Ah, e foi esse tal livro de Capella que peguei emprestado do meu avô quando eu tinha 14 anos. As gargalhadas que dei enquanto lia
ajudaram a me inocular contra a DE.

Hmm... É interessante notar uma estranha semelhança com certas idéias da Cientologia.

Vc tem textos da cientologia ? Muito tempo atrás tive um amigo cientólogo, mas voltou para a Argentina e não tenho nenhum texto deles. Seria interessante ler alguns, agora que saiu o assunto da comparação com o espiritismo...

Na verdade, o único lugar onde vi uma descriçao da Cientologia foi na internet.
Acho que ela deve ser uma das religioes mais alucinadamente insanas já criadas. O mais impressionante é que
existe gente que engole essa bobagem. Aliás, ela parece ser popular com atores de Hollywood (Tom Cruis, Will Smith,
John Travolta) e é também conhecida por perseguir seus críticos. Se você quiser ter uma idéia das crenças deles
(e queimar alguns neurônios) é só dar uma olhada em:

http://www.skeptictank.org/gen3/gen01985.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Scientology
http://en.wikipedia.org/wiki/Scientology_beliefs_and_practices
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #31 Online: 28 de Janeiro de 2008, 06:43:59 »
Ok, a cientologia já conheço. Como disse, tive um amigo 'abduzido' por essa crença.... mas queria saber se alguém tinha esses textos que eles dão para quem já é mais do que um iniciado. Baixei (se bem que já li) o 'Dianética' de Ron Hubbard e vou reler novamente.

;)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #32 Online: 28 de Janeiro de 2008, 23:21:27 »
Um amigo meu, espírita, nunca (isso mesmo, nunca!) vacinou seus filhos, por acreditar estarem os mesmos protegidos pelo estilo de vida saudável e pelas mezinhas espirituais que ele aplicava.

Credo, isso não é crime, não??? Acho que não é mesmo mas devia ser, deixar de vacinar os filhos...

Imagine se isso vira moda e doenças erradicadas começam a voltar, eu MATO um espírita.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #33 Online: 28 de Janeiro de 2008, 23:42:42 »
Nesse meio é bem comum nesse meio exotérico. Tenho amigos e amigas desse meio que não pisam em um medico a anos e não tomam nada que não seja homeopático ou fitoterapico.

Muitos deles são pessoas jovens, onde ainda não aparecem doenças ditas serias. Mas quero ver quando aparecer diabetes, câncer ou hipertensão o que eles irão fazer.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #34 Online: 29 de Janeiro de 2008, 01:01:50 »
Nesse meio é bem comum nesse meio exotérico. Tenho amigos e amigas desse meio que não pisam em um medico a anos e não tomam nada que não seja homeopático ou fitoterapico.
Muitos deles são pessoas jovens, onde ainda não aparecem doenças ditas serias. Mas quero ver quando aparecer diabetes, câncer ou hipertensão o que eles irão fazer.

Isso é muito perigoso mesmo, principalmente em relação às crianças, elas podem não pegar doenças horrorosas por enquanto porque a quantidade de vetores dos microorganismos é muito pequena já que a maioria da população é vacinada, mas um aumento no número de crianças não-vacinadas pode fazer voltar essas doenças, acho que todos lembram do que aconteceu há algum tempo nos EUA quando alguns fundamentalistas, acho que muçulmanos, impediram a vacinação das meninas contra a polio, a doença apareceu nessas comunidades.

Eu não tenho pena de adultos que ajem assim, acho que quem cava sua própria desgraça tem mais é que se fuder mesmo, agora se contaminar gera riscos não só a eles mas a vários circundantes, em última instância a todos nós. Eu acho que eles merecem mesmo ter diabetes, câncer e hipertensão pra sentirem o fedor da própria merda e voltarem abanando os rabinhos pra medicina "alopática" e "convencional", de preferência chorando e gritando.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Suyndara

• Visitante
« Resposta #35 Online: 30 de Janeiro de 2008, 11:39:52 »
Claro que é perigoso, eu tenho um primo que teve poliomelite e não anda pq a bonitona da mãe dele acha que quem "vacina" é São Sebastião  :nojo:

E tem muitos religiosos que realmente não vacinam os filhos, ou acham que curam doenças com águinha benta  :no:

No caso de crianças, eu acho uma total irresponsabilidade.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Janeiro de 2008, 11:43:17 »
Claro que é perigoso, eu tenho um primo que teve poliomelite e não anda pq a bonitona da mãe dele acha que quem "vacina" é São Sebastião  :nojo:

:susto:

Que negócio assustador!
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Suyndara

• Visitante
« Resposta #37 Online: 30 de Janeiro de 2008, 12:07:28 »
O menino que o diga. Pagou um preço alto por causa da fé cega dos pais  :wink:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Janeiro de 2008, 12:10:59 »

Mas o Estado não pode interferir neste tipo de situação?

Donald Kendall

Suyndara

• Visitante
« Resposta #39 Online: 30 de Janeiro de 2008, 12:24:58 »

Esse foi um caso antigo (meu primo deve estar com uns 19 anos agora), e eles moravam no interior, ou seja, era mentalidade comum não vacinar.

Uma vez eu liguei no conselho tutelar e dedurei a vizinha (que era messiânica), justamente por isso. Era campanha de vacinação, mas o pessoal foi lá e vacinou as crianças :wink:

Ela nunca soube que eu a dedurei e eu acho que todos deveriam fazer isso, por que é um caso de saúde pública :ok:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 30 de Janeiro de 2008, 12:52:04 »
acho que todos lembram do que aconteceu há algum tempo nos EUA quando alguns fundamentalistas, acho que muçulmanos, impediram a vacinação das meninas contra a polio, a doença apareceu nessas comunidades.
A pólio ainda não desapareceu do mundo porque ainda há países islâmicos na África que não permitem a vacinação das crianças.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 30 de Janeiro de 2008, 19:30:05 »

Esse foi um caso antigo (meu primo deve estar com uns 19 anos agora), e eles moravam no interior, ou seja, era mentalidade comum não vacinar.

Uma vez eu liguei no conselho tutelar e dedurei a vizinha (que era messiânica), justamente por isso. Era campanha de vacinação, mas o pessoal foi lá e vacinou as crianças :wink:

Ela nunca soube que eu a dedurei e eu acho que todos deveriam fazer isso, por que é um caso de saúde pública :ok:

Voce não dedurou!!!! Voce salvou vidas....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Suyndara

• Visitante
« Resposta #42 Online: 31 de Janeiro de 2008, 09:46:48 »
 :hihi:

Dedurar é força de expressão mesmo...

Eu tenho o costume de ser chata nesses aspectos. Uma vez vi duas crianças (1 e 4 anos) comendo lixo. Bati na porta da casa da mãe e avisei, ela lá vendo TV  |(
No outro dia um dos meninos quase foi atropelado, pq estavam de novo sozinhos na rua comendo lixo  :x . Lá foi eu ligar no disk-denúncia  :histeria:

Sem contar que sempre que vejo produtos vencidos nas prateleiras de supermercados e padarias eu mando tirar ou ligo na Anvisa (e ligo mesmo)  :ok:

Sei que banco a chata, mas não aguento ficar quieta nesses casos  :vergonha:

E essa questão da vacina é grave, ou vc imuniza a população inteira ou nunca vai erradicar a doença  :ok:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #43 Online: 31 de Janeiro de 2008, 10:33:30 »
:hihi:

Dedurar é força de expressão mesmo...

Eu tenho o costume de ser chata nesses aspectos. Uma vez vi duas crianças (1 e 4 anos) comendo lixo. Bati na porta da casa da mãe e avisei, ela lá vendo TV  |(
No outro dia um dos meninos quase foi atropelado, pq estavam de novo sozinhos na rua comendo lixo  :x . Lá foi eu ligar no disk-denúncia  :histeria:

Sem contar que sempre que vejo produtos vencidos nas prateleiras de supermercados e padarias eu mando tirar ou ligo na Anvisa (e ligo mesmo)  :ok:

Sei que banco a chata, mas não aguento ficar quieta nesses casos  :vergonha:

E essa questão da vacina é grave, ou vc imuniza a população inteira ou nunca vai erradicar a doença  :ok:

Você está certa.

Desculpe pela expressão, mas que mentalidade de m. desse povinho hein?

Donald Kendall

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #44 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 21:01:00 »
Acho que a discussão está interessante mas fugiu ao tópico proposto (racismo em textos de Kardec). Talvez esteja na hora de encerrá-la.

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #45 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 12:30:17 »
O racismo e sectarismo nas obras de Kardec não se resumiram a Kardec e um Armond esotérico ( espírtas quando confrontados com os absurdos de Exilados de Capela sempre tentam se safr dizendo que sua obra não é espírita )

O "espírito" de Emmanuel tb contribuiu com sua parcela para perpetuar a discriminação racista e sectaria dentro da DE.

Armond não elaborou seu infame livro "do nada", ele teve como base o livro "A Caminho da Luz" "de" Emmanuel.

Neste livro "Emmanuel" explica que os espíritos exilados de um planeta da estrela Capela ( durante a "transição planetária" naquele mundo ) foram expurgados a Terra. Apesar de não possuirem os mesmos atributos morais e intelectuais "superiores" dos habitantes "pós-transição" do planeta de Capela eles eram superiores aos espíritos encarnados na Terra naquela época.

Estes espíritos primitivos "nativos" da Terra constituiam as raças negra e amarelas.

A raça branca surgiu APENAS com a chegada destes espíritos capelinos.

Apesar de que alguns reencarnaram entre individuos de outras raças "nativas e inferiores" para auxilia-los em seu progresso a grande maioria veio a constituir a raça branca o que justificaria sua "superioridade" comparativamente a outras raças.

Ele começa falando sobre o surgimento da "raça humana" de antropóides primitivos (observem que ele faz uma sutil referência ao "o que é elegante e belo é evoluido"):

A GRANDE TRANSIÇÃO

Os antropóides das cavernas espalharam-se, então, aos grupos, pela superfície do globo, no curso vagaroso dos séculos, sofrendo as influências do meio e formando os pródromos das raças futuras em seus tipos diversificados; a realidade, porém, é que as entidades espirituais auxiliaram o homem do sílex, imprimindo-lhe novas expressões biológicas.

Extraordinárias experiências foram realizadas pelos mensageiros do invisível. As pesquisas recentes da Ciência sobre o tipo de Neanderthal, reconhecendo nele uma espécie de homem bestializado, e outras descobertas interessantes da paleontologia, quanto ao homem fóssil, são um atestado dos experimentos biológicos a que procederam os prepostos
de Jesus, até fixarem no "primata" os característicos aproximados do homem futuro.

Os séculos correram o seu velário de experiências penosas sobre a fronte dessas criaturas de braços alongados e de pelos densos, até que um dia as hostes do invisível operaram uma definitiva transição no corpo perispiritual preexistente, dos homens primitivos, nas regiões siderais e em certos intervalos de suas reencarnações.

Surgem os primeiros selvagens de compleição melhorada, tendendo à elegância dos tempos do porvir.

Uma transformação visceral verificara-se na estrutura dos
antepassados das raças humanas.

Como poderia operar-se semelhante transição? Perguntará o vosso critério científico.

Muito naturalmente.

Também as crianças têm os defeitos da infância corrigidos pelos
pais, que as preparam em face da vida, sem que, na maioridade, elas se lembrem disso.

fonte: Emmanuel, "A Caminho da Luz", 22ª ed., 1938, p.31

Em seguida ele deixa claro que os chineses e negros são os descendentes diretos destes primatas melhorados, mas a raça branca surgiu ( como ele não especifica e eu tenho medo de pensar no que ele falria se resolvesse especificar  ) DEPOIS sendo constituida majoritariamente de espíritos capelinos superiores aos que aqui existiam:

ORIGEM DAS RAÇAS BRANCAS

Aquelas almas aflitas e atormentadas reencarnaram,proporcionalmente, nas regiões mais importantes, onde se haviam localizado as tribos e famílias primitivas, descendentes dos "primatas", a que nos referimos ainda há pouco. Com a sua reencarnação no mundo terreno, estabeleciam-se fatores definitivos na história etnológica dos seres.

Um grande acontecimento se verificara no planeta. É que, com essas entidades, nasceram no orbe os ascendentes das raças brancas.

Em sua maioria, estabeleceram-se na Ásia, de onde travessaram o istmo de Suez para a África, na região do Egito, encaminhando-se igualmente para a longínqua Atlântida, de que várias regiões da América guardam assinalados vestígios.

Não obstante as lições recebidas da palavra sábia e mansa do Cristo, os homens brancos olvidaram os seus sagrados compromissos.

Grande percentagem daqueles Espíritos rebeldes, com muitas
exceções, só puderam voltar ao país da luz e da verdade depois de muitos séculos de sofrimentos expiatórios; outros, porém, infelizes e retrógrados, permanecem ainda na Terra, nos dias que correm, contrariando a regra geral, em virtude do seu elevado passivo de débitos clamorosos.

QUATRO GRANDES POVOS

As raças adâmicas guardavam vaga lembrança da sua situação pregressa, tecendo o hino sagrado das reminiscências.

As tradições do paraíso perdido passaram de gerações a gerações, até que ficassem arquivadas nas páginas da Bíblia.

Aqueles seres decaídos e degradados, a maneira de suas vidas
passadas no mundo distante da Capela, com o transcurso dos anos reuniram-se em quatro grandes grupos que se fixaram depois nos povos mais antigos, obedecendo às afinidades sentimentais e lingüísticas que os associavam na constelação do Cocheiro. Unidos, novamente, na esteira do Tempo, formaram desse modo o grupo dos árias, a civilização do Egito, o povo de Israel e as castas da Índia.

Dos árias descende a maioria dos povos brancos da família indoeuropéia nessa descendência, porém, é necessário incluir os latinos, os celtas e os gregos, além dos germanos e dos eslavos.

As quatro grandes massas de degredados formaram os pródromos de toda a organização das civilizações futuras, introduzindo os mais largos benefícios no seio da raça amarela e da raça negra, que já existiam.

É de grande interesse o estudo de sua movimentação no curso da História. Através dessa análise, é possível examinarem-se os defeitos e virtudes que trouxeram do seu paraíso longínquo, bem como os antagonismos e idiossincrasias peculiares a cada qual.

Fonte: Emmanuel, "A Caminho da Luz", 22ª ed., 1938, p. 36, 37 e 38.

Assim a raça branca, adâmica, ariana, é o "top" da evolução criada exclusivamente para abrigar os espíritos superiores expurgados de Capela.

[ ]´s

Bela contribuição Bella! Posso colocar no RV?
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Manny

• Nível 02
  • *
« Resposta #46 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 00:02:16 »
Após ler o conteúdo das mensagens, chego a seguinte conclusão :

Allan Kardec comportou-se até com altivez e com uma grande dose de liberalidade, quando inserido em sua época. Não pode ser julgado, portanto, com o pensamento e com a lucidez ora difundida e professada pela sociedade atual, sendo até digno de louvor no contexto onde estava inserido.
O que realmente é digno de crítica são os supostos espíritos superiores que ditaram tais idiotices, pois se eram superiores não deveriam tê-las ditado, e se as ditaram portanto não podem ser superiores. Buscando um pouco mais pela lógica racional, podemos então afirmar que: ou não eram superiores ou não eram espíritos. Se não eram nem uma coisa e nem outra, não poderiam ser portadores da terceira revelação (Moisés e Jesus foram as duas anteriores) e muito menos pertencer ao grupo do Espírito de Verdade vaticinado por João 14:17, 15:26 e 16:13.
Concluo então que ou temos mais uma profecia bíblica não cumprida ou que não há espírito de verdade ou que a terceira revelação ainda não aconteceu. Para qualquer uma das afirmações anteriores, chega-se ao final da minha linha de raciocínio. A doutrina espírita é mais uma fraude, e nem sequer é original, foi plagiada do catarismo medieval por Hippolyte Léon Denizard Rivail  e difundida com outro nome, no caso Doutrina Espírita, para não arcar com o ônus de herética, pois a doutrina Cátara já havia sido assim rotulada pela ICAR.

Atenciosamente,
Rommel

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:29:32 »
Após ler o conteúdo das mensagens, chego a seguinte conclusão :

Allan Kardec comportou-se até com altivez e com uma grande dose de liberalidade, quando inserido em sua época. Não pode ser julgado, portanto, com o pensamento e com a lucidez ora difundida e professada pela sociedade atual, sendo até digno de louvor no contexto onde estava inserido.
O que realmente é digno de crítica são os supostos espíritos superiores que ditaram tais idiotices, pois se eram superiores não deveriam tê-las ditado, e se as ditaram portanto não podem ser superiores.
Os espíritas hoje em dia se dividem entre os que ainda acreditam nesses trechos e os que tentam justificar Kardec dizendo que ele foi influenciado pela mentalidade de seu tempo e não apenas pelos espíritos.
Ou então que os espíritos também são passíveis de engano por serem apenas humanos desencarnados.
Por outro lado, se eles erraram num ponto, podem ter errado no resto também.
Como você disse, se erraram, não eram o Espírito da Verdade.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #48 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 21:21:29 »
Falou e disse, Fernando. Esse é um tópico que causa grandes constrangimentos entre os próprios espíritas. Por essa e outras coisas similares os espíritas fingem ignorar o livro "Obras Póstumas" como uma obra menor e esquecível. É como batom na cueca, impossível explicar.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #49 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 15:05:35 »
Eu me surpreendo com a necessidade de acreditar das pessoas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!