e se ouvia falar dos espíritos que voltam ou do prognóstico das coisas futuras, dos encantamentos, das feitiçarias, ou contar uma outra história em que não conseguia acreditar, vinha-me compaixão pelo pobre povo iludido por essas loucuras. E atualmente acho que eu mesmo era, no mínimo, igualmente digno de pena. Não que a experiência tenha desde então me feito ver alguma coisa acima de minhas primeiras crenças; e no entanto não foi por falta de curiosidade
Conclui-se do trecho que a experiência do mundo real nada mostrou pra ele acerca da veracidade dessas crenças, certo ![Question :?:](../forum/Smileys/default/icon_question.gif)
O resultado final permaneceu nas primeiras crenças: a inexistência de evidencias pra realidade do merveilleux (concluo do texto) ![OK! :ok:](../forum/Smileys/default/icon13.gif)
condenar assim, resolutamente, uma coisa por ser falsa e impossível
DA MINHA PARTE jamais parti do pressuposto que seja impossível — até porque ME CRIEI DENTRO do espiritismo ![Very Happy :D](../forum/Smileys/default/cheesy.gif)
Deve-se desacreditar (não sei se "descrer" seria sinônimo neste caso
) dessas Crenças porque os espíritas até agora não foram capazes de prover as verificações para o alegado comércio (intermundos) que a própria Crença alega serem possíveis (de serem verificadas objetivamente com testes confiáveis feitos por pessoas descomprometidas com a própria Crença sob escrutínio).
Quanto às demais crenças religiosas baseadas somente em Fé sem que seja alegada verificabilidade, o descrédito deve se basear na diversidade dessas (crenças). Se cada um tem uma crença diferente e considera as dos outros falsas, não se deve preferir nenhuma mas sim partir do pressuposto que sejam todas igualmente não dignas de crédito ![Não OK :no:](../forum/Smileys/default/icon4.gif)
Há alguns dias recebi uma mensagem no Zapp informando a respeito de uma reunião em que o médium, que percorre o Brasil neste tipo de trabalho, recebe cartas do além, para os familiares presentes na reunião que aguardam comunicação dos que se foram.
Como nunca tinha ouvido falar deste médium e nem me interesso por tais manifestações, possíveis mas nem sempre confiáveis, procurei no Google pelo seu nome: Hamilton Júnior, e as referências foram muito boas. Ele não recebe dados e nem nome dos falecidos, nada, exatamente para que não haja clima de suspeição. E no entanto, para muitos dos presentes, é como se acontecesse um milagre, e as lágrimas são comoventes, até para os que nada recebem.
As informações sobre como transcorre a tarefa favorece a confiança.
Nada é cobrado, não há filas pois são senhas distribuídas conforme o número de assentos que a instituição ofereça e nenhum contado entre os organizadores e a assistência.
Andei pensando: por que os Espíritos ainda permitem tais trabalhos que só atendem aos que já creem e buscam por confirmação da fé, consolação, ou sei lá o quê.
Talvez, alguns descrentes, munidos de precauções contra embustes, devam merecer a oportunidade que tanto almejam.