Autor Tópico: Quem são os religiosos aqui?  (Lida 9976 vezes)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
Re:Quem são os religiosos aqui?
« Resposta #150 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 15:38:23 »
Quantos brasileiros jamais presenciaram um ato de violência exceto pela mídia.
% poucos...
Qual o % de suecos que nunca presenciou :?:
Eu vivo em uma grande cidade e nunca vi um assalto sequer
:susto:
Aí as casas não parecem presídios, jaulas, como na maioria das vivendas brasileiras :?:
Vocês deixam a bicicleta na calçada sem cadeado :?:
Nas casas térreas os bujões de GLP não ficam atados c/cadeados :?:
Boa qualidade de vida muito pouco tem a ver com felicidade ou alegria de viver desde que não se esteja entre os que vivem na linha de pobreza.
-Os estádios de futebol andam cheios
-Os shows sertanejos têm briga para entrar.
-As baladas nas sextas-feiras ocupam todas as casas de diversão ou show.
:ok:
Mas "linha de pobreza" é CONSEQUÊNCIA da forma de encarar a vida de cada povo. Especialmente em lugares plenos de recursos naturais (em regiões desérticas há que se descontar, especialmente se não se supuser vida baseada em mero extrativismo petrolífero).
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 15:42:38 por Gorducho »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 15:42:22 »
Pense no seguinte, a população da suécia/2018 é de 10 milhões de habitantes para uma área de 450 mil km2. O Brasil tem uma área de 8,5 mi de km2 e uma população de 208 milhões de habitantes.
Não compare a Suécia com o Brasil porque são realidades muito distantes. Compare, isto sim, com os outros países europeus e asiáticos com alta taxa de suicídio (área vermelha no mapa acima).

No caso dos países escandinavos, há um agravante: longos e tenebrosos invernos, com dias curtos e escuros. Isto deprime muita gente.

Outro ponto é que pessoas deprimidas no meio de uma maioria de gente feliz têm maior tendência ao suicídio por se sentirem diferentes. Pessoas com problemas no meio de muitas outras pessoas com problemas não se sentem tão mal.

Note que o número de suicídios aumenta na época do Natal: conviver com todo mundo supostamente feliz faz os deprimidos ainda mais deprimidos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #152 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 15:47:48 »
Mas suicídio não é uma questão de depressão nem nada, e sim de falta de sentido em tudo, de avaliação negativa da existência, de tal modo que já deve ter tido tempo de a natureza ter selecionado indivíduos menos susceptíveis à essa constatação e ainda assim ele ser tremendamente prevalente.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #153 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 15:49:06 »
Outro ponto é que pessoas deprimidas no meio de uma maioria de gente feliz têm maior tendência ao suicídio por se sentirem diferentes.
Isso é também particularmente verdadeiro em relação às "necessidades" para a "qualidade de vida". Ultrapassada a fase de mera fome, com o estomago doendo, muito tem a ver com a comparação.
Se o vizinho ou colegas de trabalho têm novo carro então surge enorme "necessidade" de trocar o antigo ou comprar o 1°;
a "necessidade" de ar split em todas peças menos no banheiro e cozinha;
da TV 42"...
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 15:57:32 por Gorducho »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #154 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 15:50:50 »
Capaz que a depressão seja inclusive sintoma ligado mais a gente menos susceptível a suicídio, se for pensar. A pessoa fica deprê pra não se auto suicidar-se.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #155 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 15:55:01 »
A escuridão e o frio induzem depressão.
CLARO que tem a ver com depressão, embora uma "avaliação - da existência" não necessariamente tenha a ver c/depressão.
Ademais o modo de vida isolacionista deles. Quem está no meio dum monte de gente, morando c/5, 6, 7 pessoas dentro de casa ou convivendo c/vizinhos certo que terá (-) tendência pra se suicidar.

De qq. maneira o tema cá não deveria ser "suicídio", certo :?:
Seria saber se seria bom que cá fosse como a Suécia — descontando o frio de cujo tenho pavor até nos algodões que brasileiros põe em suas arvores natalinas artificiais...
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 16:00:48 por Gorducho »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #156 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 15:59:22 »
É capaz que a hibernação de certos bichos seja uma depressãozona sonorífera, se for pensar. A solução é parecida.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #157 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 16:01:22 »
Não: é falta de alimentos e possibilidade de circular pela superfície terrícola mesmo :twisted:
Já viu um inverno :?: :?: :?:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #158 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 16:16:02 »
Não: é falta de alimentos e possibilidade de circular pela superfície terrícola mesmo :twisted:
Já viu um inverno :?: :?: :?:
Reação movida por extrema emociones. Es decir. a situação química sanguínea é a mesmíssima.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #159 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 16:25:05 »
:no:
A hibernação reduz a necessidade de alimento. Aliado à impossibilidade de andar, a natureza &c.
Simples assim...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #160 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 16:32:25 »
A condição química em termos hormonais de um indivíduo relativa à hibernação pode ser que seja muito semelhante à de um depressivo. As situações que levam à depressão e à hibernação podem ter razões bem diversas mas a condição é muito próxima.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 16:45:40 por Sergiomgbr »

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #161 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 17:25:54 »
Querem saber o que é, realmente, depressão leiam "o demônio do meio-dia"
Seu autor Andrew Solomon é professor de Psicologia Clínica no Columbia University Medical Center, o que torna a obra valiosa pois um psicólogo que sofreu depressão. Este sim, tem autoridade para falar do assunto... os outros... teoria e drogas.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 22 de Fevereiro de 2019, 06:38:57 »
É capaz que a hibernação de certos bichos seja uma depressãozona sonorífera, se for pensar. A solução é parecida.
Quando você acabou de almoçar e bate aquela vontade de dormir um pouco, é depressão ou é uma sensação agradável?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #163 Online: 22 de Fevereiro de 2019, 10:33:46 »
Tem a ver com metabolismo, do mesmo jeito. Os bichos ao hibernarem, com reservas nutritivas suficientes diminuem o metabolismo no processo.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #164 Online: 23 de Fevereiro de 2019, 14:09:12 »
Pequena observação ao Gorducho:Vivo em Minas Gerais e não em Estocolmo. :(

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #165 Online: 23 de Fevereiro de 2019, 15:55:17 »
Pequena observação ao Gorducho:Vivo em Minas Gerais e não em Estocolmo. :(
:?:

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #166 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 16:34:07 »
No caso dos países escandinavos, há um agravante: longos e tenebrosos invernos, com dias curtos e escuros. Isto deprime muita gente.

Parece que as pessoas que experimentaram seus primeiros meses de vida durante os invernos frios possuem personalidades mais depressivas quando adultas.
Enquanto aquelas que vivenciaram esses primeiros meses de vida na primavera e verão são em geral mais alegres e extrovertidas.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #167 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 17:43:02 »

Citação de: JungF

Citação de: Gorducho
as casas não parecem presídios, jaulas, como na maioria das vivendas brasileiras :?:
Vocês deixam a bicicleta na calçada sem cadeado :?:
Nas casas térreas os bujões de GLP não ficam atados c/cadeados :?:
Você deduziu que eu morasse na Suécia.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #168 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 18:25:55 »
Você deduziu que eu morasse na Suécia.
:no: eu pretendi ser sarcástico :!:
Sempre deduzi que S/Pessoa — como aliás me too...— mora no Brasil.
Então a tese era que o Brasil virar uma Suécia seria equivalente à Salvação (do lugar) por Graça Divina, certo :?:
S/Pessoa obtemperou
Quantos brasileiros jamais presenciaram um ato de violência exceto pela mídia.
E eu ironizei perguntando se na cidade grande onde mora (i) não vivem enjaulados; (ii) deixam bicicletas na calçada sem cadeado; (iii) nas casas térreas os bujões de GLP não ficam atados c/cadeados.

Exemplos ao acaso mas que mostram que, claro, muitos e quiçá até a maioria nunca presenciaram pessoalmente assalto ou outro ato de violência (como roubo...), mas vivem cercados por ela e apavorados ao ponto de se enjaularem; não poderem deixar uma bicicleta na calçada; terem que atar bujões de GLP (deixar máquina de lavar ou cortadora de grama no pátio com muro baixo sem pontas de ferro e portão destrancado nem pensar, certo :?:).
É isso :ok: 

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2019, 18:33:02 por Gorducho »

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #169 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 11:09:57 »
Citação de: Goducho
eu pretendi ser sarcástico
Certíssimo; não poderia dizer melhor.
No meu caso, durante o dia o trânsito desanima de sair, procurar um parque, uma praça...
à noite, aí sim, a prudência indica mais recolhimento.
Isto perdurará, com ligeira melhora até 2057, segundo Chico Xavier; depois deste marco tudo muda. Praza a Deus que os Espíritos estejam certos! :wink:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #170 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 11:36:36 »
Espíritos são mesmo o que há, inclusivemente o espiritismo como ciência poderia desenvolver tecnologia espírita de captação de espíritos, algum aparelho com sintonizador dial para todo tipo de espírito, que nem já tem em rádios e tvs. Quanta bubiça meu deus.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #171 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 12:18:35 »
Li alguns posts do forista Dr. Manhattan e gostei imenso, principalmente de seu espírito inovador já no século XVI.
Ele quebra paradigmas que no entanto hoje vigoram pela força da irreflexão.

MONTAIGNE, M. de, 1533-1592. Os ensaios: uma seleção. Tradução Rosa Freire d’Aguiar.  São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 610p.

É Loucura Atribuir o Verdadeiro e o Falso À Nossa Competência

Não é talvez sem razão que atribuímos à ingenuidade e à ignorância a facilidade de crer e de se deixar convencer, pois me parece que aprendi outrora que a crença era como uma impressão gravada em nossa alma; e à medida que ela estava mais mole e com menor resistência, mais fácil era imprimir-lhe  alguma coisa. Quanto mais vazia a alma, e sem contrapeso, mais facilmente se verga sob a carga da primeira persuasão. Eis porque as crianças, o vulgo, as mulheres e os doentes são mais sujeitos a ser levados pelo beiço. Mas também, por outro lado, é uma tola presunção ir desdenhando e condenando como falso o que não nos parece verossímil: o que é um vício habitual dos que pensam ter alguma competência além da comum. Assim eu fazia antigamente, e se ouvia falar dos espíritos que voltam ou do prognóstico das coisas futuras, dos encantamentos, das feitiçarias, ou contar uma outra história em que não conseguia acreditar, vinha-me compaixão pelo pobre povo iludido por essas loucuras. E atualmente acho que eu mesmo era, no mínimo, igualmente digno de pena. Não que a experiência tenha desde então me feito ver alguma coisa acima de minhas primeiras crenças; e no entanto não foi por falta de curiosidade; mas a razão ensinou-me que condenar assim, resolutamente, uma coisa por ser falsa e impossível é pretender ter na cabeça as fronteiras e os limites da vontade de Deus e do poder de nossa mãe natureza; e que não há no mundo loucura mais notável do que reduzi-los à medida de nossa capacidade e competência. Se chamamos de monstros ou milagres coisas a que nossa razão não consegue chegar, quantos deles se apresentam continuamente aos nossos olhos? Consideremos como é em meio de brumas e às apalpadelas que somos levados ao conhecimento da maioria das coisas que temos em mãos: sem dúvida, descobriremos que é mais o hábito do que a ciência que nos retira a estranheza delas, e que essas coisas, se nos fossem apresentadas pela primeira vez, as acharíamos tão ou mais inacreditáveis que quaisquer outras,

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 07:22:22 »
Li alguns posts do forista Dr. Manhattan e gostei imenso, principalmente de seu espírito inovador já no século XVI.

MONTAIGNE, M. de, 1533-1592. Os ensaios: uma seleção. Tradução Rosa Freire d’Aguiar.  São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 610p.

Admitir nossa ignorância diante do universo não significa ter que acreditar igualmente em todas as bobagens que tentam nos impingir.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #173 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 07:57:54 »
e se ouvia falar dos espíritos que voltam ou do prognóstico das coisas futuras, dos encantamentos, das feitiçarias, ou contar uma outra história em que não conseguia acreditar, vinha-me compaixão pelo pobre povo iludido por essas loucuras. E atualmente acho que eu mesmo era, no mínimo, igualmente digno de pena. Não que a experiência tenha desde então me feito ver alguma coisa acima de minhas primeiras crenças; e no entanto não foi por falta de curiosidade
Conclui-se do trecho que a experiência do mundo real nada mostrou pra ele acerca da veracidade dessas crenças, certo :?:
O resultado final permaneceu nas primeiras crenças: a inexistência de evidencias pra realidade do merveilleux (concluo do texto) :ok:
condenar assim, resolutamente, uma coisa por ser falsa e impossível
DA MINHA PARTE jamais parti do pressuposto que seja impossível — até porque ME CRIEI DENTRO do espiritismo  :D
Deve-se desacreditar (não sei se "descrer" seria sinônimo neste caso :?:) dessas Crenças porque os espíritas até agora não foram capazes de prover as verificações para o alegado comércio (intermundos) que a própria Crença alega serem possíveis (de serem verificadas objetivamente com testes confiáveis feitos por pessoas descomprometidas com a própria Crença sob escrutínio).
Quanto às demais crenças religiosas baseadas somente em Fé sem que seja alegada verificabilidade, o descrédito deve se basear na diversidade dessas (crenças). Se cada um tem uma crença diferente e considera as dos outros falsas, não se deve preferir nenhuma mas sim partir do pressuposto que sejam todas igualmente não dignas de crédito  :no:
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2019, 10:03:49 por Gorducho »

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #174 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 14:59:14 »

Admitir nossa ignorância diante do universo não significa ter que acreditar igualmente em todas as bobagens que tentam nos impingir.
Você coloca as coisas em dois extremos distintos: ter que acreditar: apenas nossa consciência deve ser o prato da balança nestes casos, pois ninguém nos força a nada. E o senso geral aliado à razão é uma bússola razoavelmente confiável.
A grande dificuldade em relação ao inabordável pelas ciências é que desde cedo nos vimos constrangidos a escolher entre os doutos, inteligentes, cultos e socialmente bem postos, ou os simplórios, supersticiosos, que vicejam em meio aos menos destacados socialmente.
É mais ou menos o que o texto de Montaigne afirma: em tábula rasa nossas opiniões mais dependem da personalidade que do conhecimento.
Também, as bobagens que tentam nos impingir. segundo o autor dos Ensaios têm graduação variada: umas mais, outras menos tolas, segundo critérios próprios.
Neste ponto o Ceticismo é sábio pois não nega nem despreza o que não se comprova.
Nos dias de hoje, a informação, juntamente com a desinformação, estão ao alcance dos que se interessam; basta escolher um lado e um bando nos seguirá.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!