Autor Tópico: Porque é lógico acreditar em um ser supremo. Introdução  (Lida 10733 vezes)

Offline Wagner

• Nível 00
  • *
  • Prazer Sempre!!!!
Porque é lógico acreditar em um ser supremo. Introdução
« Online: 15 de Janeiro de 2008, 13:12:09 »
Ola amigos! escrevi um breve texto introdutório e me honrraria muito se vocês se dispusem a fazer-lhe a leitura e sua posterior critica, vao ja me perdoando por qualquer erro ou por perda de tempo de vossa parte, o meu principal objetivo é aprender com todos voces. um bom dia.

Para que possamos entender a lógica da existência de um ser supremo é preciso que seja esquecido por enquanto tudo o que foi dito sobre a gênese pelas diversas religiões, entretanto vale lembrar que a maioria das religiões nasceram em passado remoto e sendo assim tentaram explicar as origens do universo a populações com reduzido conhecimento intelectual, a metáfora foi assim largamente utilizada pois permitia num primeiro momento a introdução de assuntos que não podiam ser explicados pela ciência de então, as religiões em sua maioria são movimentos que tentam conscientizar o homem de sua verdadeira identidade, a espiritual, porém como sabemos nem sempre elas se mantêm nesse objetivo.
       Bem, para caminharmos pelos caminhos da lógica e da razão para provarmos a existência de um ser supremo ou Deus temos que partir do principio que o nada gera o nada, sim eu sei que essa é uma argumentação clássica sei que alguns dirão que o Universo é regido pela matemática perfeita, pelas leis da física e da biologia porém seria correto atribuirmos essas leis ao simples acaso? O universo é tão perfeito em si e em suas leis que seria perfeitamente lógico atribuirmos a sua criação a uma inteligência superior. Para continuarmos no caminho da lógica da existência de um Deus temos que responder a uma pergunta que a maioria das religiões não respondem pela lógica freqüente.

. Como explicar a matéria de um mundo espiritual?

Para começarmos a responder semelhantes questões temos que responder primeiramente a uma indagação, o que é ser-humano? Será que ser humano é apenas ser um conjunto de células que tem como único objetivo viver dignamente o maior tempo possível e saciar os desejos do corpo e da mente. Creio que não amigos se raciocinarmos um pouquinho mais chegaremos a conclusões interessantes, vamos-lá, muitos dizem que um mundo espiritual não seria possível pelo simples fato de que não possuiria uma matéria palpável, por acaso alguém aqui já conseguiu segurar com as mãos uma onda de rádio, a séculos atrás cientistas eram ridicularizados por falarem que a Terra era redonda, por crerem na vida microbiana, por contrariarem a gênese espontânea da matéria, bem como será que reagiríamos hoje se um cientista confirmasse a existência de vida após morte, confirmasse a existência da matéria num estado muito mais sutil do que a que conhecemos, confirmasse que somos imortais, que o corpo é um mero veículo do espírito, que o estado espiritual é o verdadeiro estado da matéria, que estamos aqui na Terra porque ela e todo o universo material denso são uma enorme escola de aprendizado e que do qual  só sairemos do seu circulo de aprendizado quando aprendermos a mais sublime lição que resume todas as religiões do mundo amemo-nos uns aos outros e façamos aos outros o que gostaria que nos fosse feito.
   Ciência e Fé estão fadadas a caminharem juntas.

Um abraço a todos. 

Viver é do Karaleo!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Porque é lógico acreditar em um ser supremo. Introdução
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2008, 13:24:57 »
Ninguém conseguiu segurar uma onda de rádio, mas podemos produzi-las, medi-las, sintonizá-las, descrevê-las, etc. Analogamente para todas as outras descobertas científicas. Por isso mesmo dizemos que a Fé não é e nem pode ser objeto de pesquisa científica. Não é uma hipótese testável.

Uma pergunta para você, já que respondi duas suas até agora: por que é importante demonstrar a lógica de acreditar num Ser Supremo? Não é o bastante que você acredite nele?

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2008, 13:36:36 »
Bem, para caminharmos pelos caminhos da lógica e da razão para provarmos a existência de um ser supremo ou Deus temos que partir do principio que o nada gera o nada

Desculpa, mas euzinha tropecei neste seu caminho, afinal não há lógica neste princípio!

sim eu sei que essa é uma argumentação clássica sei que alguns dirão que o Universo é regido pela matemática perfeita, pelas leis da física e da biologia porém seria correto atribuirmos essas leis ao simples acaso?

Substitua acaso por probabilidades e nosso universo ganha uma nova roupagem onde o perfeito não é tão perfeito assim e deus parece menos presente....

O universo é tão perfeito em si e em suas leis que seria perfeitamente lógico atribuirmos a sua criação a uma inteligência superior. Para continuarmos no caminho da lógica da existência de um Deus temos que responder a uma pergunta que a maioria das religiões não respondem pela lógica freqüente.

Não há nem certeza que a constante destas leis "perfeitas" sejam mesmo constantes e você consegue ver  perfeição?...e continuo a tropeçar neste seu caminho de lógicas...caraca...esquece....seu caminho acabou num precipicio...afinal=>
Creio que não amigos se raciocinarmos um pouquinho mais chegaremos a conclusões interessantes, vamos-lá, muitos dizem que um mundo espiritual não seria possível pelo simples fato de que não possuiria uma matéria palpável, por acaso alguém aqui já conseguiu segurar com as mãos uma onda de rádio
...

prazer em conhece-lo...tchau

Porque concluir é melhor que acreditar!

Luz

• Visitante
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2008, 14:18:02 »
Bem, para caminharmos pelos caminhos da lógica e da razão para provarmos a existência de um ser supremo ou Deus temos que partir do principio que o nada gera o nada

Desculpa, mas euzinha tropecei neste seu caminho, afinal não há lógica neste princípio!

Por que não têm lógica? Um aparte: o nada não existe em um Universo que sempre existiu, mas caso o Universo tenha tido uma origem, nada existia antes.  :stunned:  Tico e Teco colaram, agora.  :lol:

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2008, 16:29:20 »
Ninguém conseguiu segurar uma onda de rádio, mas podemos produzi-las, medi-las, sintonizá-las, descrevê-las, etc. Analogamente para todas as outras descobertas científicas. Por isso mesmo dizemos que a Fé não é e nem pode ser objeto de pesquisa científica. Não é uma hipótese testável.

Uma pergunta para você, já que respondi duas suas até agora: por que é importante demonstrar a lógica de acreditar num Ser Supremo? Não é o bastante que você acredite nele?
Complementando você, Dbohr.

Dependendo da frequência da onda, podemos sim segurá-la. Não por completo, claro, mas podemos mudar sua trajetória ou causar interferência, fazendo com que ela perca potência, simplismente estando na frente da onda portadora. Tudo vai depender de nossa massa e da frequência da onda, não é por acaso que morros/montanhas e prédios causam tantas interferências e ruídos nas transmissões de tv e rádio.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2008, 16:37:06 »
Eu me referia a segurar e manipular ondas com as nossas mãos nuas - obviamente uma figura de linguagem - mas isso ficou subentendido :-)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2008, 16:39:19 »
Mas isso é possível, Ryu faz isso.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2008, 16:39:31 »

No teu mundo! A Fé corrói o raciocínio das pessoas.Será que é tão difícil perceber isso? Se as pessoas realmente lessem os seus livros sagrados, talvez nunca mais se dissessem 'religiosas'!!! Não neste sentido dogmático.

Alguns dizem que tem que ter fé pra ser um cientista.Sim, mas não é aquela dos padres e muito menos a dos pastores!!! E mais, quando um cientista se apaixona por suas idéias, está fadado ao fracasso!!! Quase sempre!!!
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2008, 16:42:29 »
Muito bom este argumento!!! Realmente, montanhas e morros causam interferências!!! E quando perguntam: "Você enxerga a eletricidade? Então, deus se comporta desta maneira!" Coloca a mãozinha num fio de alta tensão! Uia!!!

Lamentável  como essas pessoas distorcem o mundo pra adequar-se ao seu 'mundo' - o Fantástico Mundo de Bobby!!! Fantasia e imaginação!!!

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2008, 16:44:33 »
Já disse que espiritualidade e religiosidade são questões de foro íntimo.Religiões, não! Existem livros sobre elas.

Se há um mundo espiritual não sei.Não sabemos se existe espírito!!! Razão e evidências!!! Sejamos razoáveis!!! Abraços e bons estudos!!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2008, 16:46:27 »

No teu mundo! A Fé corrói o raciocínio das pessoas.Será que é tão difícil perceber isso? Se as pessoas realmente lessem os seus livros sagrados, talvez nunca mais se dissessem 'religiosas'!!! Não neste sentido dogmático.

Alguns dizem que tem que ter fé pra ser um cientista.Sim, mas não é aquela dos padres e muito menos a dos pastores!!! E mais, quando um cientista se apaixona por suas idéias, está fadado ao fracasso!!! Quase sempre!!!

Olha, eu não diria "fadadas". Nem diria que é possível conciliar ambas. Mas é perfeitamente possível, sim, manter Fé e atividade científica em compartimentos estanques na mente. Se não se misturarem, pode até mesmo ser sadio, dependendo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2008, 23:03:19 »
Como explicar a matéria de um mundo espiritual?

Para começarmos a responder semelhantes questões temos que responder primeiramente a uma indagação, o que é ser-humano? Será que ser humano é apenas ser um conjunto de células que tem como único objetivo viver dignamente o maior tempo possível e saciar os desejos do corpo e da mente. Creio que não amigos se raciocinarmos um pouquinho mais chegaremos a conclusões interessantes, vamos-lá, muitos dizem que um mundo espiritual não seria possível pelo simples fato de que não possuiria uma matéria palpável, por acaso alguém aqui já conseguiu segurar com as mãos uma onda de rádio, a séculos atrás cientistas eram ridicularizados por falarem que a Terra era redonda, por crerem na vida microbiana, por contrariarem a gênese espontânea da matéria, bem como será que reagiríamos hoje se um cientista confirmasse a existência de vida após morte, confirmasse a existência da matéria num estado muito mais sutil do que a que conhecemos, confirmasse que somos imortais, que o corpo é um mero veículo do espírito, que o estado espiritual é o verdadeiro estado da matéria, que estamos aqui na Terra porque ela e todo o universo material denso são uma enorme escola de aprendizado e que do qual  só sairemos do seu circulo de aprendizado quando aprendermos a mais sublime lição que resume todas as religiões do mundo amemo-nos uns aos outros e façamos aos outros o que gostaria que nos fosse feito.
Mesmo considerando a possibilidade de existência de um mundo espiritual (?), isto em nada tem a ver com a figura de um ser que criou o universo. É uma extrapolação muito grande.

Assim como a vida biológica era explicada por deus e agora já é explicada pela teoria da evolução das espécies, então a explicação de uma suposta vida espiritual não teria porquê ter essa ilusão da criação. A minha opinião é esse, mesmo considerando válida a idéia de espiritos eternos o ateísmo ainda é racional em negar a existência da dicotomia criador/criatura.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Marcon

• Visitante
« Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2008, 23:07:03 »
pelo título, não fiz questão de ler seu texto.

Offline Wagner

• Nível 00
  • *
  • Prazer Sempre!!!!
« Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2008, 10:25:33 »

Ola amigo obrigado pela atenção dispendida ao ler o texto, o que escrevi foi a grosso modo uma tentativa de demonstrar a lógica da existência de Deus, reconheço que faltou muita coisa neste texto, porém o pensamento inicial que me levou a escreve-lo foi a importância de demonstrar que a vida humana nao pode ser relegada ao acaso nem a probabilidades em hipotese nenhuma, outra importância do texto foi a de começar a demonstrar um criador totalmente diferente da que a visão religiosa nos passa, em meu modesto pensamento um ser supremo nao esta sentando num trono governando o universo, nao é uma trindade de pessoas, enfim em meu ver Deus é a inteligencia suprema, causa primaria de todas as coisas do universo.

Bem amigo mais uma vez obrigado pela resposta, aos demais que leram esse texto minhas desculpas por nao responde-los a todos. Devido a falta de tempo tenho muita dificuldade em compartilhar ideias com vocês, se o tempo me permitir sempre voltarei para trocar ideias e aspirações com todos vocês. Um abraço a todos!

Ola amigo obrigado pela atenção dispendida ao ler o texto, o que escrevi foi a grosso modo uma tentativa de demonstrar a lógica da existência de Deus, reconheço que faltou muita coisa neste texto, porém o pensamento inicial que me levou a escreve-lo foi a importância de demonstrar que a vida humana nao pode ser relegada ao acaso nem a probabilidades em hipotese nenhuma, outra importância do texto foi a de começar a demonstrar um criador totalmente diferente da que a visão religiosa nos passa, em meu modesto pensamento um ser supremo nao esta sentando num trono governando o universo, nao é uma trindade de pessoas, enfim em meu ver Deus é a inteligencia suprema, causa primaria de todas as coisas do universo.

Bem amigo mais uma vez obrigado pela resposta, aos demais que leram esse texto minhas desculpas por nao responde-los a todos. Devido a falta de tempo tenho muita dificuldade em compartilhar ideias com vocês, se o tempo me permitir sempre voltarei para trocar ideias e aspirações.
Um abraço a todos!
Viver é do Karaleo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2008, 10:31:10 »
Crer em matéria espiritual, ou na lógica da existência de Deus, não é seguir uma visão religiosa?

Panteísmo e deísmo também são posturas religiosas.  Criacionismo, que é a premissa do seu texto, também.

Se quiser dê uma lida pelo fórum, há tópicos que mostram por que a sua tese é falha.

Abraços.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
« Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2008, 10:51:21 »
Mas nada teve geração espontânea, creio eu.Na verdade, não faria diferença no meu modo de agir.
Porém eu acredito que não, porque tudo é tão certinho, e o que é feito ao acso, não o é.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2008, 12:32:19 »
Na verdade, até onde entendi a Biologia, o aparecimento da vida em algum lugar do Universo é praticamente uma imposição, dado o tamanho dele. E talvez explique porque ainda não conseguimos fazer contato com civilizações. Mas isso é assunto para outro tópico.

De outra forma, considero perfeitamente plausível que o Universo tenha (aparentemente) surgido ex nihilo. Ou mesmo que sempre tenha existido.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 16 de Janeiro de 2008, 12:37:12 »
A existência de tragédias como a progéria é praticamente uma prova de que a vida surgiu sim por acaso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Janeiro de 2008, 12:41:20 »
Citação de: Luz
Um aparte: o nada não existe em um Universo que sempre existiu, mas caso o Universo tenha tido uma origem, nada existia antes. :stunned: Tico e Teco colaram, agora. :lol:

Nossa lógica sempre nos leva para um começo, origem....entenda que os modelos atuais do big-bang nos informam que tudo que há estava em um único ponto, a energia que hoje se encontra num quasar a bilhões de anos luz estava ao seu lado luz, LITERALMENTE!...agora pense como se o tempo não existisse e com isso não há um antes ou depois, apenas o agora! Mesmo assim quer uma causa? PROBABILIDADE, ou amplitudes de probabilidades. Quando começar a chover e uma gota tocar em sua face imagine os tantos bilhões de probabilidades que a mesma gota teve antes de tocar sua face! Você poderia ter visto uma moeda e abaixado para pegar, uma corrente de ar poderia ter mudado o curso....mas a gota tocou especificamente um ponto do seu rosto num evento que jamais se repetirá em toda a existência deste universo!....precisamos mesmo do nada?....

beijão amiga!
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2008, 12:58:06 por Lara »
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Janeiro de 2008, 12:51:39 »
Porque é lógico? Porque toda consequencia tem uma causa, não necessáriamente a que se diz, mas que existe uma causa, deve existir. Penso eu.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2008, 13:10:33 »
Isso é meio aristotélico, Syl :-)

Geralmente é verdade, toda conseqüência precisa ter uma causa. No caso da origem da vida (que ainda não se sabe qual foi) é bem provável, sim. Mas não é tão certo e definitivo que o Universo tenha sido causado. Como disse antes, pode ser que ele tenha sempre existido. 

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Janeiro de 2008, 13:15:02 »
E porque, se, tudo tem uma causa, o Universo fugiria à regra?Aí seria ilógico

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Janeiro de 2008, 13:18:57 »
E porque, se, tudo tem uma causa, o Universo fugiria à regra?Aí seria ilógico

Supondo que o universo tem uma causa,  um causa X qualquer.

Se tudo tem uma causa, qual é a causa da causa X, e a causa da causa da causa X e assim sucessivamente?

Não foi Aquino que usou esse "argumento" (notar aspas) de Deus como causa não causada?
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #23 Online: 16 de Janeiro de 2008, 13:21:23 »
Porque não é uma regra. É mais como uma tendência.

Há muitas coisas ilógicas na Natureza. Uma delas, pra mim, é o spin intrínseco das partículas subatômicas. Pode-se pensar nele como um giro em torno do próprio eixo que as partículas executam -- só que isso não faz sentido nenhum.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Janeiro de 2008, 13:24:33 »
Supondo que haja essa causa X,assim seria.
E consequentemente cada causa seria uma consequencia da causa que a ocasionou.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!