Autor Tópico: Porque é lógico acreditar em um ser supremo. Introdução  (Lida 10737 vezes)

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
Re: Porque é lógico acreditar em um ser supremo. Introdução
« Resposta #100 Online: 19 de Janeiro de 2008, 23:22:02 »
Dantas, você disse que deísmo é uma postura religiosa, esta chamando Voltaire de religioso? Voltaire acreditava em Deus dentro da visão deísta mas foi o maior crítico das religiões e de suas fábulas na minha opinião.
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #101 Online: 19 de Janeiro de 2008, 23:39:18 »
Me parece que Voltaire era religioso, sim.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #102 Online: 20 de Janeiro de 2008, 00:07:42 »
Entedi, você tem um conceito genérico de religião.
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #103 Online: 20 de Janeiro de 2008, 00:27:11 »
Depende do que você entende por genérico.  Na minha opinião associar "religião" necessariamente a posturas de submissão a uma autoridade central ou à crença em Deus é um erro claro; tanto antropologicamente quanto historicamente é um conceito estranho, incoerente e arbitrário demais para fazer sentido.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!