Autor Tópico: "Counter-Strike" e "EverQuest" estão proibidos no Brasil  (Lida 22624 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:"Counter-Strike" e "EverQuest" estão proibidos no Brasil
« Resposta #250 Online: 06 de Março de 2013, 14:17:38 »
Ei, voce sabe como a banda toca por aqui, sabe que se pede evidencias, bases e explicações. Quer dar uma opinião totalmente sem embasamento, vá em frente, mas não fique bravinho quando ela for desqualificada por ser uma opinião sem embasamento.
Eu embasei, sim, e a seu pedido. Não é um tratado científico, é uma simples dedução opinativa a qual, nesta seção, mais que noutras onde sigo via de regra os ditames do fórum, penso ter liberdade de fazer. Preciosismo ridículo esse seu! Não é um artigo científico, mas é uma opinião fundamentada. Discuta ela, por favor.

PS: Tô bravo não. Aliás, de onde você tirou isso? Não me diga que foi impressão sua? Mas baseada em quê, conta pra mim.

Como disse, voce tem total liberdade de fazer, e uma opinião baseada em achismo sem evidencias é apenas isso, uma opinião baseada em achismos sem evidencia. Me desculpe se eu acho irrelevante sua opinião sem evidencias.

E eu achei que voce estava bravo, o seu modo de escrever me serviram de evidencias, o problema seria eu achar que voce tem tendencias preexistentes de violencia depois de ler 3 ou quatro posts.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #251 Online: 06 de Março de 2013, 14:23:33 »
Tem estudos conflitantes sobre se manga com leite faz mal a saude? Se tiver manda ver.

Atualmente não. Mas quem quis voltar na década de 50 para fazer comparações foi você mesmo.

Mas e aí, jogos violentos dão sinais tão diferentes em larga escala de jogos convencionais no "humor" da criançada?

Convencionais atualmente (ou dos ultimos anos): FIFA, PES, Star Wars, Age of Empires, League of Legends, Dota 2, Ben 10, Need for Speedy, Relacionados a heróis dos filmes recém lançados, Mario Kart, Sonic All Stars...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #252 Online: 06 de Março de 2013, 14:29:05 »
Tem estudos conflitantes sobre se manga com leite faz mal a saude? Se tiver manda ver.

Atualmente não. Mas quem quis voltar na década de 50 para fazer comparações foi você mesmo.

Mas e aí, jogos violentos dão sinais tão diferentes em larga escala de jogos convencionais no "humor" da criançada?

Convencionais atualmente (ou dos ultimos anos): FIFA, PES, Star Wars, Age of Empires, League of Legends, Dota 2, Ben 10, Need for Speedy, Relacionados a heróis dos filmes recém lançados, Mario Kart, Sonic All Stars...

Então ache estudos que dizem que manga com leite faz mal, mesmo que seja dos anos 50. Em 2 min de busca no google eu achei vários sobre o cigarro, feitos nos anos 50 época, não deve ser difícil fazer o mesmo com a manga e leite. A menos que não existam e voce esta querendo comparar crendice popular com estudos científicos conflitantes......Será?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #253 Online: 06 de Março de 2013, 14:32:14 »
OMS anuncia que celular pode aumentar risco de câncer

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/923296-oms-anuncia-que-celular-pode-aumentar-risco-de-cancer.shtml

Mas hey, vou comprar um celular para o meu filho de 8 anos, porque eu uso e nunca tive cancer e ele vai ser um imbecil na vida se não tiver um celular

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #254 Online: 06 de Março de 2013, 14:39:40 »

Então ache estudos que dizem que manga com leite faz mal, mesmo que seja dos anos 50. Em 2 min de busca no google eu achei vários sobre o cigarro, feitos nos anos 50 época, não deve ser difícil fazer o mesmo com a manga e leite. A menos que não existam e voce esta querendo comparar crendice popular com estudos científicos conflitantes......Será?

E qual seria a diferença? Deixaria sua analogia menos tosca?

Pizza, faz bem ou mal à saúde? Refrigerante, causa ou não causa cãncer? Doritos, é depreciativo ou não?

Querer fazer um apelo emotivo voltando no tempo e dizendo "Quantas vidas poderiam ser salvas se não ficasse esperando um consenso?" é uma falácia. Neste ponto, o Gaúcho e seu tradicionalismo tem total razão.

Vai responder a minha pergunta ou não? Sem essa de 8 ou 80...
Meu filho vai ficar menos estressado jogando Call of Duty/CS/GTA/etc.., ou jogando um destes convencionais atuais?

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #255 Online: 06 de Março de 2013, 14:41:44 »
OMS anuncia que celular pode aumentar risco de câncer

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/923296-oms-anuncia-que-celular-pode-aumentar-risco-de-cancer.shtml

Mas hey, vou comprar um celular para o meu filho de 8 anos, porque eu uso e nunca tive cancer e ele vai ser um imbecil na vida se não tiver um celular

Vai comprar quando ele tiver 12, e dar uns 4 aos de vida pra ele...

Quanta hipocrisia...

Ou quando ele tiver 16..17...20, ops, ele já é de maior, pode se matar a vontade.

- Skid Row

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #256 Online: 06 de Março de 2013, 14:51:44 »

E qual seria a diferença? Deixaria sua analogia menos tosca?

Pizza, faz bem ou mal à saúde? Refrigerante, causa ou não causa cãncer? Doritos, é depreciativo ou não?

Querer fazer um apelo emotivo voltando no tempo e dizendo "Quantas vidas poderiam ser salvas se não ficasse esperando um consenso?" é uma falácia. Neste ponto, o Gaúcho e seu tradicionalismo tem total razão.

Vai responder a minha pergunta ou não? Sem essa de 8 ou 80...
Meu filho vai ficar menos estressado jogando Call of Duty/CS/GTA/etc.., ou jogando um destes convencionais atuais?

Como assim "qual seria a diferença"? Se um tipo de ação tem a possibilidade de ser danosa a crianças e existem estudo científicos que se contradizem sobre essa possibilidade ser real ou não, o bom senso me diz para, se possível, evitar que a criança cometa essa ação até que se tenha um veredito científico sobre ela. Qual a dificuldade em entender isso?

Qual a possibilidade de dano se a criança jogar vido games violentos, baseada em estudos científicos?Digamos, 50%.
Qual a possibilidade de dano se a criança não jogar jogos violentos?0%
Qual a atitude recomendável nesse caso?
A criança vai morrer se não jogar? Não existem outros jogos além de violentos?

Cigarro foi a mesma coisa, nos anos 50 existiam polemicas sobre se o cigarro fazia mal para a saúde ou não, vários estudos se contradiziam.
Qual a atitude recomendável?
Deixar seu filho fumar atee que houvesse consenso?
Ele iria morrer se não fumasse?

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #257 Online: 06 de Março de 2013, 14:55:40 »
E qual o dano se a criança jogar outros jogos?

Isso que você e o Buck não respondem: Vão trocar 6 por meia-dúzia?

Resume-se só a jogos violentos, ou video-games em geral?

- Skid Row

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #258 Online: 06 de Março de 2013, 14:58:18 »
E qual o dano se a criança jogar outros jogos?

Isso que você e o Buck não respondem: Vão trocar 6 por meia-dúzia?

Resume-se só a jogos violentos, ou video-games em geral?

Voce leu os trocentos estudos postados aqui, de ambos os lados da questão?

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #259 Online: 06 de Março de 2013, 15:14:03 »
Nenhum responde esta questão prática.

Não estou comparando jogos evidentemente inofencivos, como os de dança do Kinect. Ou de golfe.

Estou comparando com os populares e que não são mal vistos. Dei exemplos.
E até esqueci de mencionar o de boxe do Wii...

Qual é o parâmetro aqui? Saiu sangue é violento? Tirou racha? Jogo que um mata o outro é considerado violento? Ou jogos extremos?

Tem um jogo de MoBa que anda sendo muito jogado pelo mundo inteiro: o League of Legends. Devo dizer às crianças que pare de jogar ele por que uns estudos "cientificos" supõem que jogos violentos causam dano a mente juvenil? Ou deixo eles jogarem, porque ninguém reparou que ele é tão violento quanto MK?

Os estudos ainda são superficiais e nada conclusivos (concordo com o Gaúcho). Ferramentas de sensacionalismo (que você e o Buck estão praticando).
Estou lendo apenas "jogos violentos isso" e "jogos violentos aquilo" sem ao menos citar parâmetros  e sem deixar de ser hipócrita.

- Skid Row

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 06 de Março de 2013, 15:21:15 »
Como disse, voce tem total liberdade de fazer, e uma opinião baseada em achismo sem evidencias é apenas isso, uma opinião baseada em achismos sem evidencia. Me desculpe se eu acho irrelevante sua opinião sem evidencias.

E eu achei que voce estava bravo, o seu modo de escrever me serviram de evidencias, o problema seria eu achar que voce tem tendencias preexistentes de violencia depois de ler 3 ou quatro posts.

As evidências foram descritas, formando um argumento, eu já disse isso; se discorda deles, ao menos justifique-se. Qualquer discussão não é a essência de um debate? E nem isso você fez! O mais interessante é você perder seu tempo discutindo de maneira persistente uma coisa que julga irrelevante só pelo prazer, talvez necessidade, de estar certo. Veja, é só uma impressão minha se formando sobre você, muito distante de um tratado científico acerca da sua personalidade. Mas eu faço isso, todo mundo faz isso e não poucas vezes pessoas discutem isso, incrivelmente sem formalismo científico algum.
Agora, o que essa persistência por estar certo pode dizer sobre você? A princípio que é um sujeito competitivo, talvez teimoso e persistente. Quem sabe até irascível. É um princípio de impressão. Você não quer apenas me convencer, quer talvez o meu silêncio e enfim vencer. Habituado a debates que é, já perspicaz o suficiente pra deduzir na forma escrita e acentos, o humor do interlocutor... etc.

Esse último parágrafo é uma verdade? Não, só uma opinião fundamentada. Com certeza não posso afirmar a verdade em nada do que eu disse, mas posso formar um opinião e colocá-la a prova e discuti-la, como no caso do guri.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #261 Online: 06 de Março de 2013, 15:40:59 »

As evidências foram descritas, formando um argumento, eu já disse isso; se discorda deles, ao menos justifique-se. Qualquer discussão não é a essência de um debate? E nem isso você fez! O mais interessante é você perder seu tempo discutindo de maneira persistente uma coisa que julga irrelevante só pelo prazer, talvez necessidade, de estar certo. Veja, é só uma impressão minha se formando sobre você, muito distante de um tratado científico acerca da sua personalidade. Mas eu faço isso, todo mundo faz isso e não poucas vezes pessoas discutem isso, incrivelmente sem formalismo científico algum.
Agora, o que essa persistência por estar certo pode dizer sobre você? A princípio que é um sujeito competitivo, talvez teimoso e persistente. Quem sabe até irascível. É um princípio de impressão. Você não quer apenas me convencer, quer talvez o meu silêncio e enfim vencer. Habituado a debates que é, já perspicaz o suficiente pra deduzir na forma escrita e acentos, o humor do interlocutor... etc.

Esse último parágrafo é uma verdade? Não, só uma opinião fundamentada. Com certeza não posso afirmar a verdade em nada do que eu disse, mas posso formar um opinião e colocá-la a prova e discuti-la, como no caso do guri.

Não, nenhuma evidencia de predisposição a violencia foi descrita, e que isso que eu pedi la atrás. Voce simplesmente "achou" que o gordinho tem predisposição baseado coisas que não existem no vídeo, só na sua cabeça. Pelas suas palavras eu posso analizar se voca ESTA nervoso, se ESTA com vergonha, se ESTA alegre, dado certo tempo e quantidade de dados eu posso até dizer se voce É uma pessoa que fica nervosa com frequencia, se é alegre com frequencia, se é uma pessoa tímida, mas nada me diz se voce tem pré disposição a violencia sem conhecer seu histórico de vida, ainda mais num video de 1 min ou em 4 posts. Voce pode achar isso? Claro que pode, mas não passa de um achismo irrelevante, ja que não se baseia em nenhum dado que indique isso.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #262 Online: 06 de Março de 2013, 15:42:45 »
Estamos todos discutindo achismos baseado em controvérsia.

A diferença é que a dupla aí usa como trunfo o argumento do "tenho mais estudos que você, não importa o teor dos seus".

- Skid Row

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #263 Online: 06 de Março de 2013, 15:53:19 »

A diferença é que a dupla aí usa como trunfo o argumento do "tenho mais estudos que você, não importa o teor dos seus".

Em nenhum momento nem eu e nem o Bockaroo dissemos que jogos seguramente causam danos, que os estudos indicam com certeza que causam danos, ja disse e repito que os dados atuais indicam a POSSIBILIDADE de danos e meu bom-senso me diz que principalmente quando se trata de crianças a melhor ação é diminuir na medida do possível o risco de danos e não dar de ombros e torcer para que as pesquisas que comprovam o meu ponto de vista estejam mais certas, ainda mais quando se trata de uma coisa tão dispensável quanto jogos violentos, que não vão fazer nenhuma falta no desenvolvimento delas.

Voces é que acham que ja que nada se provou com 110% de certeza então vamos tocar o foda-se, como se jogar jogos violentos fosse um direito constitucional inalienavel das crianças, que não pode nunca ser negado.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #264 Online: 06 de Março de 2013, 16:03:48 »
E cadê o parâmetro que está no escopo desta possibilidade?

Situação hipotética comum:

Filho
- Pai, posso jogar um pouco de PS3.

Pai
- Sim. Menos GTA, porque é violento e me preocupo com você.

Filho
- Needy For Speedy pode?

Pai
- Sim! E também comprei PES 2013 pra você. Vamos jogar uma partida? Afinal, nenhum estudo científico abordou sobre alguma possibilidade destes causarem danos ainda.

- Skid Row

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #265 Online: 06 de Março de 2013, 16:10:34 »
E cadê o parâmetro que está no escopo desta possibilidade?

Situação hipotética comum:

Filho
- Pai, posso jogar um pouco de PS3.

Pai
- Sim. Menos GTA, porque é violento e me preocupo com você.

Filho
- Needy For Speedy pode?

Pai
- Sim! E também comprei PES 2013 pra você. Vamos jogar uma partida? Afinal, nenhum estudo científico abordou sobre alguma possibilidade destes causarem danos ainda.

Os estudos seguem sistemas de classificação indicativa em seus estudos, jogos considerados violentos são aqueles que contém violência gráfica, como sangue jorrando, membros sendo decepados, exposição de cadáveres, violência excessiva e repetida (assassinato, tortura, estupro, suicídio, mutilação, exposição detalhada de cadáveres, conteúdo impactante, consumo explícito e repetido de drogas ilícitas e incesto)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #266 Online: 06 de Março de 2013, 16:59:59 »
Os estudos seguem sistemas de classificação indicativa em seus estudos, jogos considerados violentos são aqueles que contém violência gráfica, como sangue jorrando, membros sendo decepados, exposição de cadáveres, violência excessiva e repetida (assassinato, tortura, estupro, suicídio, mutilação, exposição detalhada de cadáveres, conteúdo impactante, consumo explícito e repetido de drogas ilícitas e incesto)

Bater e matar mulheres também não.  Já sabemos que quem sai atirando em games não vira assassino. Não vamos colocar estupro, violência contra a mulher no mesmo patamar que esses jogos de guerra. Ok?

Barata, com esses exemplos é você que está no 8 ou 80.

Que jogo seu filho joga? Call of Dutty? Então....

<a href="http://www.youtube.com/v/2UadzYIwors" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/2UadzYIwors</a>

Mas se pode matar civis no aeroporto, porque nnao deixar ele jogar GTA?

<a href="http://www.youtube.com/v/2ApLOjm4AD0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/2ApLOjm4AD0</a>

Call of Duty possui indicaçãode 14+. Contém apenas violência.
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/29278957/dou-secao-1-05-08-2011-pg-100

GTA...a lista é longa..18+
http://portal.mj.gov.br/ClassificacaoIndicativa/jsps/DadosJogoForm.do?select_action=&tbjogo_codigo=2123

Você deixaria seu filho jogar Age of Empires?

Coerência, a gente vê por aqui.
« Última modificação: 06 de Março de 2013, 17:03:20 por JohnnyRivers »

- Skid Row

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #267 Online: 06 de Março de 2013, 17:17:55 »
Esse leu link para o call of duty é para jogos do DS, a nintendo sempre foi conhecida por jogos menos violentos, a versão para PS3 e XBox são não recomendadas para menores de 18, como mostra o link abaixo.

http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=35&data=11/09/2012

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #268 Online: 07 de Agosto de 2013, 19:14:52 »
Video Games Boost Visual Attention but Reduce Impulse Control
Aug. 4, 2013 — A person playing a first-person shooter video game like Halo or Unreal Tournament must make decisions quickly. That fast-paced decision-making, it turns out, boosts the player's visual skills but comes at a cost, according to new research: reducing the person's ability to inhibit impulsive behavior. This reduction in what is called "proactive executive control" appears to be yet another way that violent video games can increase aggressive behavior.

[...]

http://www.sciencedaily.com/releases/2013/08/130804081115.htm

O que vocês estão ignorando é que para cada um desses artigos dizendo que é plausível que influencie, existe outro artigo dizendo não ter achado relação alguma.

Não, isso não parece ser uma descrição acurada do status das conclusões, que pende mais para efeitos negativos, ainda que não sejam sempre negativos, e que não sejam nas linhas de que um moleque que joga doom qualquer hora pega umas armas e sai matando todo mundo.

Violent video game effects on aggression, empathy, and prosocial behavior in Eastern and Western countries: A meta-analytic review.

Meta-analytic procedures were used to test the effects of violent video games on aggressive behavior, aggressive cognition, aggressive affect, physiological arousal, empathy/desensitization, and prosocial behavior. Unique features of this meta-analytic review include (a) more restrictive methodological quality inclusion criteria than in past meta-analyses; (b) cross-cultural comparisons; (c) longitudinal studies for all outcomes except physiological arousal; (d) conservative statistical controls; (e) multiple moderator analyses; and (f) sensitivity analyses. Social–cognitive models and cultural differences between Japan and Western countries were used to generate theory-based predictions. Meta-analyses yielded significant effects for all 6 outcome variables. The pattern of results for different outcomes and research designs (experimental, cross-sectional, longitudinal) fit theoretical predictions well. The evidence strongly suggests that exposure to violent video games is a causal risk factor for increased aggressive behavior, aggressive cognition, and aggressive affect and for decreased empathy and prosocial behavior. Moderator analyses revealed significant research design effects, weak evidence of cultural differences in susceptibility and type of measurement effects, and no evidence of sex differences in susceptibility. Results of various sensitivity analyses revealed these effects to be robust, with little evidence of selection (publication) bias. (PsycINFO Database Record (c) 2012 APA, all rights reserved)

http://psycnet.apa.org/journals/bul/136/2/151/

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #269 Online: 07 de Agosto de 2013, 20:44:57 »
Qual a idade dos participantes dos estudos?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #270 Online: 08 de Agosto de 2013, 15:28:01 »
Não, isso não parece ser uma descrição acurada do status das conclusões, que pende mais para efeitos negativos, ainda que não sejam sempre negativos, e que não sejam nas linhas de que um moleque que joga doom qualquer hora pega umas armas e sai matando todo mundo.

Videogames não provocam violência infantil
Estudos recentes indicam que o aumento da agressividade provocado por eles é baixo, entre 0 e 2,5%, e que a violência entre jovens está diminuindo

Em Grand Theft Auto (GTA), um dos videogames de maior sucesso entre jovens e adultos, o personagem controlado pelo jogador pode roubar, agredir, até matar. Em Resident Evil, tiroteio e pancadaria também rolam soltos. Mesma coisa em Counter-Strike. É óbvio que isso preocupa muitos pais. Será que esse tipo de jogo pode tornar uma criança mais violenta? E um adulto?

Para alguns especialistas, a resposta ainda é sim. "A televisão e o cinema modelam a violência, ensinando aos espectadores comportamentos agressivos, e os videogames vão além, ajudando os jogadores a praticá-los", afirma Thomas N. Robinson, professor de pediatria da Universidade Stanford, nos EUA. Mas essa "verdade", embora faça muito sentido, vem sendo cada vez mais contestada - e não apenas por pesquisas científicas, mas também por dados estatísticos. Lá mesmo, no país do doutor Robinson, a ocorrência de episódios violentos envolvendo jovens de 12 a 15 está diminuindo desde 1997, quando foi lançada a primeira versão do GTA. Naquele ano, eram 87,9 ocorrência para cada grupo de 1 000 adolescentes. Em 2004, elas já tinham caído para 49,7.

"Nas últimas décadas, a popularidade dos videogames disparou em países como EUA e Japão. Ao mesmo tempo, as taxas de violência infantil caíram", afirma o psicólogo Christopher J. Ferguson, professor de ciências aplicadas e comportamentais da universidade A&M International, no Texas. "Precisamos nos concentrar em outros fatores se quisermos acabar com a violência entre jovens, como violência familiar e pobreza. Essas, sim, são ameaças à sociedade".

Segundo Ferguson, estudos recentes conduzidos com critérios bem mais rigorosos que os de trabalhos anteriores indicam que jogos eletrônicos violentos provocam um aumento de agressividade nos jovens de algo entre 0 e 2,5%. "Isso significa que o efeito é nenhum ou quase nenhum", afirma o professor. "Ainda assim, alguns pesquisadores insistem na ideia de que videogames são potencialmente tão perigosos para a sociedade quanto perigos reais como o cigarro e o álcool".

Efeito reverso

Nos EUA, a ocorrência de episódios violentos envolvendo jovens de 12 a 15 anos está diminuindo desde 1997, quando foi lançada a primeira versão do GTA - um dos jogos que, supostamente, estimulam a agressividade. O mesmo vem sendo constatado no Japão.

Fonte
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #271 Online: 08 de Agosto de 2013, 18:20:14 »

Isso não é um estudo, e nem é claro se é uma meta-análise ou só opinião de um pesquisador. Essa correlação com diminuição de violência é ridícula. O psicólogo do podcast que cito é mais gentil, e explica que é complicado fazer esse tipo de conclusão e deixar de fora algo tão crucial como a evolução da pirâmide etária.

Também penso que, mesmo corrigindo esse aspecto essencial, talvez seja ainda argumentável que simplesmente não se esperaria uma correlação forte de violência grave e em larga escala com jogos, por não se supor que o efeito fosse algo tão forte (pesquisadores no entanto acham que pode sim ser algo mais significativo), apesar de real, ser muito pouco comparado a outros fatores que teriam efeito maior.

[...] Myth 1. Violent video game research has yielded very mixed results.
Facts: Some studies have yielded nonsignificant video game effects, just as some smoking studies failed to find a significant link to lung cancer. But when one combines all relevant empirical studies using meta-analytic techniques, five separate effects emerge with considerable consistency. Violent video games are significantly associated with: increased aggressive behavior, thoughts, and affect; increased physiological arousal; and decreased prosocial (helping) behavior. Average effect sizes for experimental studies (which help establish causality) and correlational studies (which allow examination of serious violent behavior) appear comparable (Anderson & Bushman, 2001).

Myth 2. The studies that find significant effects are the weakest methodologically.
Facts: Methodologically stronger studies have yielded the largest effects (Anderson, in press). Thus, earlier effect size estimates -based on all video game studies- probably underestimate the actual effect sizes.

[...]
http://www.apa.org/science/about/psa/2003/10/anderson.aspx

Ouvi esse podcast há algum tempo, pensei em postar aqui, mas pelo visto esqueci:

http://www.thepsychfiles.com/2010/01/episode-115-video-violent-video-games-what-does-the-research-say/

Talvez tenha sido esse anterior que vi, mas acho que foi o mais recente:

http://www.thepsychfiles.com/2007/12/effects-of-video-game-violence/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!