É mais um contra-argumento ao "ah, mas os games violentos cultivam a disciplina, o espírito de equipe, a amizade, o temperamento, a paz interior, blablablá", do que um argumento em si.
De modo geral me parece que esses jogos mais provocam esses ataquinhos histéricos do que cultivam qualquer coisa de bom. Não foram poucos os moleques que vi se enfezando por qualquer porcaria que não funcionasse num jogo desses, por chefes difíceis e trapaceiros nos mortal kombats da vida. Se o argumento é apenas em imaginar possíveis benefícios, está no mesmo pé ou pior do que apontar para esses casos como contra-exemplo/"refutação"/outro lado negligenciado.
E um dos estudos citados, de qualquer forma, apontava que apesar de poder haver isso também de personalidade anterior influenciar em ir atrás desses jogos, isso era desprezível e/ou insuficiente. Mas realmente não há como dizer que "esse moleque é assim por causa disso", da mesma forma que é difícil, senão impossível, dizer "fulano pegou câncer de pulmão por causa do cigarro", e não é o que estou dizendo.