Autor Tópico: Desabafo de um cientista  (Lida 6444 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Desabafo de um cientista
« Online: 23 de Janeiro de 2008, 20:59:26 »
Não sei se aqui é o melhor lugar pra isso, mas lá vai.

Achei interessante e me lembra as lutas "inglorias" de alguns foristas aqui para tentar fazer alguns crentes enxergarem a realidade:

"Stephen Dutch é geólogo e uma ativista cético. Em suas constantes discussões sobre ciência, ceticismo, evolucionismo e etc, Dutch recebe muitos emails irados como esse:
"Estou cansado dos que se apontam como experts e de sua atitude arrogante de quem sabe tudo. Porque vocês não ficam fora de coisas das quais não sabem nada? Vocês fazem parecer que sabem tudo e o resto de nós é estúpido"

Agora Stephen Dutch jogou o pano:
"Já vi esse script antes. Neste ponto eu deveria assumir uma postura humilde e dizer 'Tudo bem... nós não queríamos fazê-lo se sentir mal. Você é mesmo uma boa pessoa e um ser humano valioso e suas opiniões são importantes'.

Estou cansado desse jogo.

•   Nós não somos auto-intitulados experts. Nós somos experts de verdade.
•   Não é arrogância falar sobre o que você sabe profissionalmente. É arrogância rejeitar a opinião de um expert sem possuir expertise para tal.
•   Se ouvir os experts que dizem que você está errado faz você se sentir mal ou estúpido, este é um problema seu, não nosso. Procure um analista e trabalhe a sua auto-estima. Se você pensa que isso machuca seu ego tente passar meses trabalhando em um artigo científico e depois vê-lo ser rejeitado; algo por que passam os verdadeiros experts de vez em quando.
•   Nós não sabemos tudo mas sabemos mais à respeito de nossa área de conhecimento do que outras pessoas, especialmente pessoas sem treinamento nenhum.
•   A não ser que você possua evidências verdadeiras que suportem sua opinião, elas não contam.
•   Se você ouviu algo que conflita com o que você acha que sabe e não se importou em checar a informação então você não deveria se sentir estúpido. Você é estúpido.
•   Se você quer discutir com experts mas não quer investir tempo e esforço para se tornar um expert, você não é apenas estúpido. Você é preguiçoso também.
•   Se você pensa que estou desreipetando você, você está certo. Eu não tenho nenhum respeito por quem é desinformado e que fica nervoso quando alguém o contradiz, mas é preguiçoso demais para se informar e covarde demais para suportar rejeição, crítica e a possibilidade de mudar suas conviccções. Você não é uma boa pessoa. Ninguém que é preguiçoso e covarde pode ser chamado de "bom".
•   De onde você tirou a idéia de que é tão valioso? Há seis bilhões de nós por aí. Você não é único. Como exatamente você se convenceu de que está tão alto na escala cósmica das coisas para ser tratado como igual pelos experts sem se importar em adquirir, você mesmo, conhecimento?"

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Desabafo de um cientista
« Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:02:33 »
ADOREI! :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:05:16 »
Voce é um dos foristas da luta ingloria que citei
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:06:22 »
Então o que vale é a formação profissional do indivíduo, a titulação de cientista? Pelo que sei isso seria um argumento de autoridade.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:07:17 »
E eu sou o crente.  <_<
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:26:57 »
Então o que vale é a formação profissional do indivíduo, a titulação de cientista? Pelo que sei isso seria um argumento de autoridade.

Argumento de autoridade acontece quando se usa o nome para validar uma afirmação.

Quando se usa conhecimento bem embasado (e é o que se espera conseguir na formação profissional ou acadêmica, afinal de contas) a história é outra - e não por coincidência, não há tanta necessidade de citar nomes.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:28:44 »

Argumento de autoridade acontece quando se usa o nome para validar uma afirmação.

Quando se usa conhecimento bem embasado (e é o que se espera conseguir na formação profissional ou acadêmica, afinal de contas) a história é outra - e não por coincidência, não há tanta necessidade de citar nomes.
E existem muitos exemplos históricos de personalidades autodidatas que tinham muito conhecimento e deixaram grandes contribuições a humanidade em todas as áreas.

Danieli

• Visitante
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:34:32 »
E existem muitos exemplos históricos de personalidades autodidatas que tinham muito conhecimento e deixaram grandes contribuições a humanidade em todas as áreas.
Históricos... Hoje pra ser autodidata e competir currículo com algum acadêmico, ou com alguém que teve a competência (não maior nem menor que a de alguém autodidata) de conquistar títulos é dar murro em ponta de faca. Pode até vencer, mas é um em um milhão.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:43:01 »
Históricos... Hoje pra ser autodidata e competir currículo com algum acadêmico, ou com alguém que teve a competência (não maior nem menor que a de alguém autodidata) de conquistar títulos é dar murro em ponta de faca. Pode até vencer, mas é um em um milhão.
Mesmo recentemente, dos grandes destaques, tem muitos nomes de autodidatas e de pessoas fora da área que se descatam em outras. Um exemplo é Sokal, que é físico e escreveu sobre filosofia da ciência. Thomas Kuhn também. Não tinham formação específica como Popper, por exemplo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pessoas_autodidatas

Nesta lista tem muitos nomes recentes de pessoas bem sucedidas e sem formação específica.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:47:41 »
E quantas delas alegavam ser cientistas ao mesmo tempo que desprezavam os fatos observáveis e os experimentos de comprovação? 

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2008, 03:52:41 »
Vocês se apegam muito a listinhas de falácias sem querer compreender o sentido daquilo ser considerado uma falácia.

Obviamente, um cara ser doutor não infere em ele estar automaticamente certo; mas, se ele fala da área dele, pode ter certeza que isso dá uma boa chance dele estar certo e o leigo no assunto não...

Alguns assuntos requerem uma certa maturidade para serem entendidos, seja de conhecimento base ou de raciocíno lógico. Maturidade que as vezes só um curso (com muito estudo) pode dar. Se você é leigo e iniciante e os "entendidos do assunto" discordam de você: aí está uma ótima possibilidade de você estar errado...

Falo por experiência própria... Quantas porcarias eu falei por ai... :)
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2008, 04:23:47 por Oceanos »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2008, 04:23:50 »
E quantas delas alegavam ser cientistas ao mesmo tempo que desprezavam os fatos observáveis e os experimentos de comprovação? 
Depende de cada área de observação. Físico querendo falar sobre neurofisiologia também é o fim da picada.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2008, 04:25:49 »
Vocês se apegam muito a listinhas de falácias sem querer compreender o sentido daquilo ser considerado uma falácia.

Obviamente, um cara ser doutor não infere em ele estar automaticamente certo; mas, se ele fala da área dele, pode ter certeza que isso dá uma boa chance dele estar certo e o leigo no assunto não...

Alguns assuntos requerem uma certa maturidade para serem entendidos, seja de conhecimento base ou de raciocíno lógico. Maturidade que as vezes só um curso (com muito estudo) pode dar. Se você é leigo e iniciante e os "entendidos do assunto" discordam de você: aí está uma ótima possibilidade de você estar errado...

Falo por experiência própria... Quantas porcarias eu falei por ai... :)
Por isso que estou buscando estudar ao máximo a conscienciologia. Faz parte da área de humanas, e da parte mais polêmica que é da psicologia. Uma divisão da psicologia. Em física não posso falar muito, entendo muito pouco, mas dá vontade de aprender muito, já que sempre tem prestígio esse conhecimento.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2008, 04:30:23 »
Não, Adriano: por isso que você deveria ouvir o Dr. Manhatan ou qualquer outro pesquisador daqui quando dizem que conscienciologia não é uma ciência humana e que muito menos é uma psicologia...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2008, 04:31:40 »
Não, Adriano: por isso que você deveria ouvir o Dr. Manhatan ou qualquer outro pesquisador daqui quando dizem que conscienciologia não é uma ciência humana e que muito menos é uma psicologia...
Olha outro aí, falando do que desconhece...

Vá se informar rapaz!  :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 24 de Janeiro de 2008, 04:32:07 »
Depende de cada área de observação. Físico querendo falar sobre neurofisiologia também é o fim da picada.

Depende DO QUE ele diga exatamente.  Leigo também pode saber do que está falando.

Aliás, que contraditório você dizer uma coisa dessas agora depois do que disse às 21h28 neste mesmo tópico.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2008, 04:36:09 por Luis Dantas »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 24 de Janeiro de 2008, 04:34:35 »
Por isso que estou buscando estudar ao máximo a conscienciologia. Faz parte da área de humanas, e da parte mais polêmica que é da psicologia.

Putz, mais uma pseudociência para bancar o penetra na Psicologia.  Já não bastam a psicanálise e outros menos votados?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 24 de Janeiro de 2008, 04:36:47 »

Em que você se baseia para dizer que ele desconhece?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 24 de Janeiro de 2008, 04:39:17 »

Depende DO QUE ele diga exatamente.  Leigo também pode saber do que está falando.

Aliás, que contraditório você dizer uma coisa dessas agora depois do que disse às 21h28.
Falar besteira pode ser de qualquer um, inclusive de físico, como muito acontece também. Mas falei dentro do contexto de especialização do tópico e representação proficional do tópico. E também posso me contradizer, e as contradições podem ser só aparentes ou circunstanciais.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 24 de Janeiro de 2008, 04:39:34 »

Em que você se baseia para dizer que ele desconhece?
No meu conhecimento.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 24 de Janeiro de 2008, 04:44:41 »
Tchau, Adriano.  Até amanhã.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Janeiro de 2008, 04:50:25 »
Ergh...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 24 de Janeiro de 2008, 04:52:02 »
Tchau, Adriano.  Até amanhã.
Tchau! Está indo embora já? Agora que chegei...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #23 Online: 24 de Janeiro de 2008, 05:07:44 »
Adriano, você já pensou na possibilidade de estar errado? Não é tão ruim estar errado quanto parece ser...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #24 Online: 24 de Janeiro de 2008, 05:11:15 »
Esqueci de escrever esta frase, é sempre bom o alerta para os desavizados. Mas lá vai: Mas é claro que posso estar errado!  :)

Por isso que digo para não acreditar em mim e cada um ter suas próprias conclusões e convicções.  :wink:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!