Discordo.
Responda, eles falaram que são doutores e que por isso você estava errado, ou eles só explicaram o porque você estava errado?
Dori, só para deixar perfeitamente claro: não, não disse textualmente que "eu sou doutor" (até porque não sou); mas disse sim com todas as letras que o Adriano está completa e redondamente errado. Não apenas ele, aliás. Feyerabend pode ser um filósofo muito bom, mas quando se meteu a falar de ciência e método científico ele disse um bocado de asneiras. Não tenho o menor receio de falar isso, e não preciso respeitar as credenciais desse senhor para dizer em alto e bom som:
Feyerabend deu uma grande bola fora.
Isso é um dogmatismo? Discordo. Várias vezes já admiti estar errado, várias vezes já mudei de idéia - aqui mesmo nesse fórum, por exemplo. Só que meus critérios são rigorosos - e
têm que ser, minha profissão exige isso.
A filosofia da ciência cumpre um papel importantíssimo, mas uns e outros perdem de vista que mais cedo ou mais tarde qualquer idéia que se pretenda científica vai ter que sobreviver contato com o mundo real. E nesso ponto, até agora, coisas como a Projeciologia falharam miseravelmente. Quando e se aparecer uma evidência que existe uma coisa tal como projeção astral, podem ter certeza que virei aqui admitir que estava errado. Então, como podem ver, não se trata nem de birra, nem de recusa automática, nem de dogma, nem de nada - mas de critério.
Agora, só para não perder a viagem: mais cedo se falou de autodidatas. É claro que autodidatas podem acabar descobrindo coisas geniais e tendo o trabalho apreciado por muita gente. Dou o exemplo de Michael Faraday, que estudou por conta própria, aprendeu o ofício de livreiro e que ganhou uns bilhetes para assistir palestras do eminente químico Sir Humphry Davy e outros. Ao final das palestras, Faraday encadernou as notas de aula dos mestres num belo volume de 300 páginas e o presenteou a Sir Humphry - que prontamente o nomeou assistente. Ele passaria ainda por muitas dificuldades, mas sua natureza metódica, paciente e laboriosa fez com que ganhasse o reconhecimento que merecia, quando suas experiências sobre a Eletricidade foram demonstradas e reproduzidas por toda a Europa.
A lição a se tirar disso é que a ciência é uma atividade árdua e sem nenhuma garantia de sucesso, mas que vale a pena ser perseguida. Afinal,