Autor Tópico: Preconceito contra os ateus no trabalho: como sair dessa?  (Lida 13808 vezes)

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
Re: Preconceito contra os ateus no trabalho:como sair dessa?
« Resposta #25 Online: 30 de Janeiro de 2008, 11:32:31 »
Veja, se eles são Evangélicos então devem saber bem o valor do dinheiro (os Pastores que o digam).

E, em sabendo bem o valor do dinheiro (os evangélicos adoram cultuar valores dinheiristas) basta você ser um bom funcionário e dar lucro a eles.

Eu já aprendi uma coisa, seja você Ateu, Comunista, Crente ou o diabo a quatro, o que vale é dinheiro no Bolso. Se você chegar num culto, subir no Altar e falar que é Ateu mas que vai doar 50.000 pra Igreja, os caras vão te tratar a pão-de-ló.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 30 de Janeiro de 2008, 11:42:46 »
seja você Ateu, Comunista, Crente ou o diabo a quatro, o que vale é dinheiro no Bolso. Se você chegar num culto, subir no Altar e falar que é Ateu mas que vai doar 50.000 pra Igreja, os caras vão te tratar a pão-de-ló.
Essa doeu até na minha consciência.... :lol:

(os Pastores que o digam).
::)   :fiu-fiu:..........

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #27 Online: 30 de Janeiro de 2008, 11:43:56 »
Eu já aprendi uma coisa, seja você Ateu, Comunista, Crente ou o diabo a quatro, o que vale é dinheiro no Bolso. Se você chegar num culto, subir no Altar e falar que é Ateu mas que vai doar 50.000 pra Igreja, os caras vão te tratar a pão-de-ló.

O pior é que é verdade, pelo menos na imensa maioria dos casos.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Janeiro de 2008, 11:46:34 »
E isso é fácil de saber a origem.... O ser humano tende a procurar o que é melhor para ele.... Aliás, acho que todo ser vivo. :)

Luz

• Visitante
« Resposta #29 Online: 30 de Janeiro de 2008, 11:49:52 »
Eu não tenho medo ou vergonha de dizer em que acredito - essa sou eu, afinal.

Se for para sofrer as consequências e elas costumam ser inevitáveis, que seja pelo que eu sou - mais cedo ou mais tarde vou acabar me condenando mesmo - não consego esconder por muito tempo a verdade. Acho sempre melhor esclarecer tudo o quanto antes.

Editado para completar: a não ser, claro, que a sinceridade coloque minha segurança em risco.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 11:55:03 por Luz »

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Janeiro de 2008, 11:57:01 »

Se for para sofrer as consequências e elas costumam ser inevitáveis, que seja pelo que eu sou - mais cedo ou mais tarde vou acabar me condenando mesmo - não consego esconder por muito tempo a verdade. Acho sempre melhor esclarecer tudo o quanto antes.

Eu acho que em alguns casos, por pior que seja, é necessário ocultar a real posição. Pelo menos até ter uma alternativa. Não é uma questão de medo ou vergonha, mas sim de pragmatismo. As vezes é necessário fazer algum sacrifício até conseguir uma alternativa, por exemplo, de emprego.

Donald Kendall

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #31 Online: 30 de Janeiro de 2008, 12:04:26 »
As orações pseudo-facultativas são insuportáveis, ou dá para você fechar os olhos e esperar a reza acabar e fim de papo? O quanto isso te agride?

- Se você conseguir suportar, ou se não achar que isso a agride de maneira significativa, vá levando e não se importe de discutir religião com ninguém. Aquilo é um ambiente de trabalho, não uma aula de Filosofia.

- Se você se sente desconfortável ou agredida, diga aos seus chefes de maneira muito polida, porém firme que não participará mais do círculo de oração. Se eles te constragerem de alguma forma, processe-os por discriminação.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Janeiro de 2008, 12:09:46 »

::)   :fiu-fiu:..........

Não entendi suas observações.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Janeiro de 2008, 13:59:28 »
[...] basta você ser um bom funcionário e dar lucro a eles.
Isso é BEM verdade.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #34 Online: 30 de Janeiro de 2008, 14:58:21 »
vivihud, faça o seguinte:

1)Diga que é hinduísta e aja de acordo nas horas: não entre na rodinha de escreve-carta-pra-Papai-Noel, e comece ao mesmo tempo a "Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Hare Hare..."

2)Ou invente uma religião qualquer, ou se diga adepta do Pastafarianismo. Comece a usar as táticas deles contra eles até eles se mancarem.

3)Ou, se você não tiver saco pra isso, diga a verdade, que você é atéia, e se começar a rolar discriminação, processe o(s) sujeito(s);

4)Ou mude de emprego;

5)Ou... etc.

De qualquer modo, não incentivo você a participar de algo que você não acredita. Dê a entender que você é ovelha perdida e eles vão te querer balindo e com um sininho no gogó.

Pessoalmente, o que eu faria é me ocupar com outra coisa enquanto eles oram/rezam/escrevem pra Santa Klaus. E ameaçaria quem achasse ruim de processo pra mostrar que não tô brincando. Só que isso vale só pra mim, já que aturo stress pra caralho.
Latebra optima insania est.

Danieli

• Visitante
« Resposta #35 Online: 30 de Janeiro de 2008, 15:08:18 »
Bah, no meu antigo trabalho eu era a líder do grupo, mas não tinha autoridade nenhuma, era amiga das gurias lá então nem tinha mais como demonstrar alguma liderança, exigia respeito isso sim, e o único rapaz da equipe também era ateu. Apesar dos meus superiores serem religiosos nunca deram bola nenhuma pro fato de ter dois ateus na equipe, enfim, mas o que me deixava puta da cara era uma guria católica não perder a oportunidade de tentar me converter.
Resultado, um dia fui na missa com a pobre moça, e por causa de alguns comentários ela nunca mais tentou me converter ::)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #36 Online: 30 de Janeiro de 2008, 15:22:25 »
E eu que trabalho com dois evangelicos chatos , falei que era ateu uma vez, dai eles começaram a botar aquelas musicas em um volume bem alto, ou ficar mandando e-mails com textos religiosos, ou ainda ficar contando em voz alta os incriveis milagres que acontecem todo dia na igreja deles

Eles achavam que com estas açoes iriam me sensibilizar ou algo do genero

Mas , ja tem algum tempo que pararam de me aporrinhar

Danieli

• Visitante
« Resposta #37 Online: 30 de Janeiro de 2008, 15:25:38 »
E eu que trabalho com dois evangelicos chatos , falei que era ateu uma vez, dai eles começaram a botar aquelas musicas em um volume bem alto, ou ficar mandando e-mails com textos religiosos, ou ainda ficar contando em voz alta os incriveis milagres que acontecem todo dia na igreja deles

Eles achavam que com estas açoes iriam me sensibilizar ou algo do genero

Mas , ja tem algum tempo que pararam de me aporrinhar
Putz, que chato, eu sempre achei esse tipo de atitude um côco desde quando eu era evangélica, nunca, jamais, em hipótese alguma falava algo a não ser que me perguntassem sobre, detesto inconveniência.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Janeiro de 2008, 15:53:07 »
Deixa um 38 na mesa onde vc trabalha que a aporrinhação acaba rápido.

Luz

• Visitante
« Resposta #39 Online: 30 de Janeiro de 2008, 16:43:40 »

Eu acho que em alguns casos, por pior que seja, é necessário ocultar a real posição. Pelo menos até ter uma alternativa. Não é uma questão de medo ou vergonha, mas sim de pragmatismo. As vezes é necessário fazer algum sacrifício até conseguir uma alternativa, por exemplo, de emprego.

Talvez seja, sim. Acho que nunca precisei passar por algo semelhante, mas seria um sacrifício muito grande ter que fingir - não sei se conseguiria.

Nos lugares todos que frequento a maioria das pessoas sabe que não sou religiosa e isso não parece fazer nenhuma diferença - mas costumo ser muito tolerante, não me incomodo de participar, quando as pessoas de reúnem, por algum evento.

E mesmo quando escolho ficar de fora, demosntro respeito pelo que elas acreditam, pelo respeito que tenho com as pessoas.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #40 Online: 30 de Janeiro de 2008, 18:16:46 »
Comecei em um novo emprego recentemente.E, para meu desprazer, tive a "feliz" notícia de que os proprietários e 99% dos funcionários são evangélicos.
Também fui informada de que duas vezes por semana,existe a oração matinal "não obrigatória",é claro! Mas,estando os propriétarios presentes,todos são obrigados, eu disse,obrigados à participarem da oração.
Logo na primeira oração de que participei,um dos funcionários me perguntou:_Você tem alguma religião? respondi que não.
_Mas,você acredita em Deus,né?
Ora,o que eu poderia dizer?A minha vontade era responder:_Sou atéia,e acho todos os cultos religiosos bobagens primitivas!
Mas,nova no emprego e principalmente,precisando muito me manter nesse emprego(pois,infelizmente não nasci milionária),respondi:
_Olha,é...bem...Deus é uma coisa que eu ainda preciso descobrir,conhecer,entende?
Resumindo:eles acharam que eu sou uma ovelha perdida,e que só preciso encontrar o caminho da salvação.
É óbvio que se eu disesse que era atéia,já seria vista como o anticristo,ou o pai da mentira em forma feminina,enviada para corromper os fiéis.
Me senti sufocada de ter de negar as minhas convicções.E,sei que seria discriminada,porque em outro emprego,cometi a ingenuidade de confessar que era atéia,e bastou para começar a discriminação,chegando à um ponto insustentável em que tive de pedir demissão.
Os religiosos podem até querer dizer que saberiam separar religião e trabalho,mas o que se pode esperar de patrões que te obrigam a orar, sem o menor respeito por suas crenças pessoais?

Na minha opinião você perdeu uma grande oportunidade profissional. ::)

Eu começaria a pregar pra valer. O fato de eu ser ateu só iria me dar mais liberdade de manipular as crenças alheias a meu favor sem medo de "represálias divinas". :hihi:

Aliás, estamos em época de eleição e nossos candidatos já estão agindo desse maneira:

http://veja.abril.com.br/210704/p_042.html ::)

Offline zizu

• Nível 10
  • *
  • FORTUNA FAVET FORTIBUS
« Resposta #41 Online: 30 de Janeiro de 2008, 19:53:25 »
Particularmente eu não vejo problema em dizer que acredito em Deus para garantir um (bom) emprego. Agora se a pressão aumentar e os patrões começarem a tentar me converter para a igreja deles, ou mesmo começarem a abordar o tema "religião" demais comigo de modo a me incomodar, então acho que os chamaria e explicaria que estou satisfeito com minha "vida espiritual" mas que preferia não abordar esse tipo de assunto no trabalho. Especialmente se eles forem preconceituosos, não vejo motivo para criar um possível atrito (afirmando meu ateísmo) que poderia me prejudicar no futuro. Naturalmente nada é melhor do que conviver com pessoas esclarecidas sem precisar esconder nada desse tipo, mas infelizmente nem sempre a realidade é assim.
Ironicamente já enfrentei uma situação oposta: uma funcionária de meu pai que freqüentava a Assembléia de Deus passou a tentar me converter após descobrir que eu era ateu. Primeiro ela me entregou uma carta (pediu-me para "ler com o coração") que eu ignorei a partir da segunda linha, quando ficou claro sobre o que se tratava. Após algum tempo ela me entregou alguns panfletos e convidou-me para "conversarmos sobre Jesus". Escapei dizendo que tinha um compromisso qualquer. Após mais um tempo ela me entregou um exemplar do Novo Testamento. Foi a gota d'água. Conversamos um pouco e percebi que era inútil tentar fazê-la compreender que o fato de eu não acreditar em Deus não me transformava necessariamente em um fascínora. Ela insistia que gostava muito de mim e temia por minha alma. Cansado, disse-lhe que a empresa era um local exlcusivamente de trabalho e que a partir daquele momento estava absolutamente proibido proselitismo religioso lá. Reafirmei meu ateísmo e disse-lhe que ela teria que conviver com isso. Devolvi o Novo Testamento e a dispensei. Nunca mais ela conversou comigo a não ser o estritamente necessário. Parecia ter medo de mim. Preconceito é uma m*.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 30 de Janeiro de 2008, 20:03:30 »

::)   :fiu-fiu:..........

Não entendi suas observações.
1° Concordei plenamente com vc.
2° Bom... não tem nada a ver com vc.... vamos dizer que "deus abençoe a hipocrisia".... :hihi:

(A 2° não precisa entender. :ok:)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 31 de Janeiro de 2008, 00:38:07 »
Vivihud, acho que você que conhece bem o ambiente de trabalho em que está vai ter noção de qual é a melhor forma de se relacionar com seus colegas e patrões dentro do ambiente de trabalho. Sabemos que trabalho hoje em dia não é algo a que possamos nos dar ao luxo de recusar sem ter um bom motivo e sendo assim você vai precisar ter jogo de cintura. Eu já sofri preconceitos por ser ateu, mas nunca estive de estudo ou trabalho tão hostil ao ateísmo. Se estivesse no seu lugar eu acredito que o melhor que eu poderia fazer seria evitar a confrontação e se fosse necessário em algum momento falar sobre religião adotar uma postura ambígua e desinteressada.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #44 Online: 31 de Janeiro de 2008, 10:49:06 »

Talvez seja, sim. Acho que nunca precisei passar por algo semelhante, mas seria um sacrifício muito grande ter que fingir - não sei se conseguiria.

Nos lugares todos que frequento a maioria das pessoas sabe que não sou religiosa e isso não parece fazer nenhuma diferença - mas costumo ser muito tolerante, não me incomodo de participar, quando as pessoas de reúnem, por algum evento.

E mesmo quando escolho ficar de fora, demosntro respeito pelo que elas acreditam, pelo respeito que tenho com as pessoas.

Sacrifício sempre é, Luz, mas suponha que no momento só existe aquele emprego disponível e você precisa dele, pelo menos até conseguir algo melhor?

É algo horrível, mas temporariamente necessário (note bem : temporariamente) muitas vezes.

Donald Kendall

Offline vivihud

• Nível 01
  • *
« Resposta #45 Online: 31 de Janeiro de 2008, 11:41:17 »
Valeu pela força,Ricardo.De todas as respostas você me pareceu o mais coerente.Você conhece o site ateus.net?É muito legal.Aparece lá qualquer hora.Tchau ::) ::) ::) ::) ::) ::)
O importante é ser sempre uma metamorfose ambulante,estar sempre aberto a novas idéias e opiniões.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #46 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 23:09:26 »
Eu não me importaria. Sou da opinião de que acreditar no inexistente é o mesmo do que não acreditar. Tanto faz se o cara é umbandista, pai-de-santo, vuduísta, espírita, protestante, hinduísta, bramaanista, budísta, chamanísta, kardecista, carguista ou qualquer outro ista qualquer. Não me aporrinhando, tô nem aí. Pra ter raiva de uma religião só sendo religioso de uma religião oposta, o que definitivamente não sou. Pra mim tanto faz ouvir um pai nosso, como uma letra de música ou uma poesia qualquer. Não julgo por ser ou não ligado a uma religião. Pra mim não seria nenhum problema imitar uma oração já que isso pra mim também não representa nada. É o mesmo que gritar no vazio na tentativa de ouvir-lhe o eco. Basta de preconceito. Esse eu deixo pros religiosos.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 23:20:04 »
Basta de preconceito. Esse eu deixo pros religiosos.

Mas se "temos" que respeitar 'seu momento', de oração/reza, por que não respeitar a posição de um ateu que não queira participar? (Pelo que entendi, no seu modo de ver, essa atitude seria um "preconceito')

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #48 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 08:50:33 »
Comecei em um novo emprego recentemente.E, para meu desprazer, tive a "feliz" notícia de que os proprietários e 99% dos funcionários são evangélicos.(...)

Curiosidade, em que ramo vc trabalha ?

Eu sou analista de sistemas, todo mundo sabe que sou ateu, conheço e trabalho bem com os 'política, religião e futebol não se discute', também com os espíritas, quase-espíritas e gosto-de-espíritas, com os que vão na igreja porque a patroa-noiva vai, e assim por diante.

Em geral diria que a grande maioria, inclusive os católicos, têm suas convicções e ao mesmo tempo ojeriza a toda instituição religiosa.

O único que sei que é evangélico no trabalho é uma gracinha de pessoa, não fala em religião no trabalho (eu sei porque sou observador) e é super prestativo com todos, desde o boy até o diretor da empresa.

Então realmente esse problema eu não tenho.

Eu acho que se tiver saco e estiver disposta a perder o emprego, vc deveria dizer que é ateísta (atéia me lembra a aranha, desculpe), e não permitir esse tipo de constrangimento ilegal e preconceituoso. Obviamente é um caminho onde vc vai em direção ao desgaste da relação, então teria que pensar muito antes de tomar este caminho. Seria o caminho onde você falaria a verdade, mas vc bem sabe que o preço é caro.

Outro caminho é escrever para o Hélio Schartzmann ou ainda para Max Gehringer, que fala na CBN todas as manhãs sobre gerência, administração no mundo corporativo. Talvez vc inclusive consiga que leiam ou ouçam a resposta.

Concordo em que a opção de dar a opinião que eles querem a livra de constrangimentos, mas também me parece que não é uma solução a longo prazo. Pouco a pouco seu estômago vai secretar mais bile, e um dia vc pode explodir, e usualmente isso acontece no dia errado. Como vc já experimentou outra decepção falando o que pensa, é razoável que desta vez tente preservar o seu emprego, só me pergunto até quando você conseguiria essa façanha. No momento em que começar a se destacar, você já saberia que não conseguiria subir na empresa sem participar mais do dia-a-dia com a gerência, e com isso com os proprietários. É por isso que perguntei qual é o seu ramo, capaz que no seu caso isso nunca aconteça.

Emfim, quem vai decidir o que vai acontecer vai ser um cabo de guerra entre sua bile e sua capacidade de discrição (eu também desenvolvi uma para não 'subir' para cargos gerenciais, que detesto, e não ser um humilde programador até o fim da vida).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #49 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 10:03:55 »
Valeu pela força,Ricardo.De todas as respostas você me pareceu o mais coerente.Você conhece o site ateus.net?É muito legal.Aparece lá qualquer hora.Tchau ::) ::) ::) ::) ::) ::)

:ok:

Donald Kendall

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!