Autor Tópico: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar  (Lida 20804 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Eu

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 383
Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Online: 14 de Fevereiro de 2008, 19:12:48 »
Antigo Egito
Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
Túlio Vilela*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
 
A pirâmide de Quéfren
 
Terra de tesouros e mistérios. E de maldições para quem ouse profanar os túmulos de reis que viveram há milênios. É essa a imagem do Egito popularizada em filmes de Hollywood como A Múmia e O Retorno da Múmia. Eles são exemplo do fascínio que aquela antiga civilização egípcia ainda desperta no imaginário popular. Com certeza, filmes desse tipo levam muitos jovens a sonhar com a carreira de arqueólogo.

No entanto, o Egito foi bem mais que tumbas. Sua civilização era uma das mais sofisticadas da Antiguidade. Diferentemente do que filmes e documentários podem sugerir, os egípcios não eram um povo fúnebre nem sinistro. Pelo contrário: gostavam de fazer festas (regadas a muita comida e vinho), de cuidar da aparência. E, assim como muitos de nós, acreditavam na vida após a morte.

A história do Egito antigo é enorme: começa por volta de 4500 a.C., quando surgem as primeiras comunidades agrícolas (e olhe que pode ter sido até antes: alguns livros falam em 5000 a.C.), e termina em 641 d.C., quando os árabes conquistaram a região e converteram seus habitantes à religião muçulmana. São mais de cinco milênios, e seria pretensão demais querer contar "tudo sobre o Egito antigo". Por isso, vamos destacar apenas certos aspectos dessa civilização, dando respostas para algumas das perguntas mais comuns.

Quem construiu as pirâmides?
Trabalhadores recrutados entre a própria população, que recebiam alguma forma de pagamento, na forma de alimentos e de peças de cerâmica. Portanto não foram escravos, embora as condições de vida dos homens livres pobres não fossem lá muito melhores que as dos cativos. E, ao contrário do que afirmam livros e documentários sensacionalistas, as pirâmides certamente não foram erguidas por extraterrestres - nenhum arqueólogo que se preze vai dizer que visitantes de outro planeta as construíram.

A propósito: elas serviam para os faraós aproveitarem a vida após a morte. Por isso, achamos ali objetos que pertenciam a uma minoria ínfimos. No Egito, encontramos muito menos vestígios arqueológicos que mostrem como viviam os pobres, a maioria da população. Isso acontece porque pobre morava em construções mais precárias, que não duravam tanto.

Como foram construídas as pirâmides?
Para erguer uma delas, era necessário o trabalho de milhares de homens ao longo de mais ou menos 25 anos. As estimativas variam, mas as pesquisas mais recentes falam de 10 mil a 40 mil trabalhadores (bem menos que as mais antigas, que mencionavam até 100 mil). Ao construí-las, era necessário investir praticamente todos os recursos do Estado. Blocos de calcário eram extraídos com martelos e outras ferramentas e transportados de barco pelo rio Nilo. Depois, eram arrastados até uma rampa em torno da primeira camada de pedras da pirâmide. Para isso, usavam-se trenós e rolos de feitos de troncos.

Hoje, investir em obras que tivessem comparativamente a mesma magnitude levaria qualquer país à falência. Donde a expressão "obras faraônicas" para indicar coisas construídas com dinheiro público por políticos que gostam de se promover gastando muito mais do que podem.

Como e por que se fazia a mumificação?
Os egípcios acreditavam que preservar o corpo era necessário para o espírito sobreviver após a morte. No início, a mumificação era muito cara, sendo reservada apenas aos faraós e outros nobres. A partir da 18a dinastia (1570-1304 a.C.), o costume estendeu-se ao resto da população.

Os embalsamadores tinham conhecimentos de anatomia e medicina. O processo era complicado e levava 70 dias: 1) Primeiro, extraíam-se o cérebro, as vísceras e todos os órgãos internos, para colocá-los em quatro vasos. 2) Depois, desidratava-se o corpo com várias resinas (entre elas o natrão, um composto de sódio). 3) Por fim, depois de 40 dias, ele era enfaixado com bandagens embebidas em óleos aromáticos.

O que representa a Esfinge?
Esfinges são criaturas mitológicas com corpo de leão, cabeça de gente e (às vezes) asas de pássaro. São comuns tanto na cultura egípcia quanto na grega. A Esfinge de Gizé, a mais conhecida, é um dos símbolos da realeza egípcia e foi construída por Quéfren, o quarto faraó da 4ª dinastia (2575-2465 a.C.). Hoje sabemos que a Esfinge tem o rosto desse faraó. Ela teria sido construída para ser uma espécie de guardiã.

Foi restaurada por um príncipe da 18a dinastia, o qual teria sonhado que a Esfinge lhe disse que ele se tornaria faraó quando fizesse isso. A areia que a cobria foi retirada, e uma estela (coluna ou placa de pedra com inscrições) foi colocada entre suas patas, para comemorar o sonho e a restauração. Hoje, por causa da erosão, a Esfinge de Gizé está sendo restaurada de novo.

Curiosamente, os árabes conhecem a Esfinge de Gizé pelo nome Abu al-Hawl, que significa "Pai do Terror". O príncipe? Esse virou faraó Tutmés (ou Tutmósis) IV, que reinou em 1401-1391 a.C.

Os antigos egípcios eram negros?
O Egito fica na África, e isso contribuiu para membros da comunidade negra dos EUA afirmarem que os egípcios eram negros. A idéia até foi difundida num clipe de Michael Jackson, para a música "Remember the Time". Mas é tudo confusão com os núbios.

A Núbia se localizava em parte do território dos atuais Egito e Sudão. Os núbios construíram um império, que incluía o famoso Reino de Kush, e tiveram intenso intercâmbio cultural com os egípcios. Também construíram pirâmides, embora não tão grandes quanto as egípcias.

No século 8º a.C., eles invadiram e conquistaram o Egito, iniciando quase um século de domínio. Os reis núbios que então governaram o país são conhecidos como "faraós negros". Já os egípcios, pelo menos em sua maioria, não eram negros, mas brancos de pele morena. No entanto, vale lembrar que houve miscigenação entre egípcios e núbios.

Os faraós eram considerados deuses?
Sim. Os faraós eram tidos como descendentes de Rá ou Aton, o deus-sol. Os egípcios acreditavam que ele tinha sido o primeiro governante do Egito. A própria terra era considerada "filha" de Rá, tendo sido entregue aos cuidados do "irmão", o faraó. Para manterem a "pureza" do sangue real, os faraós casavam com as próprias irmãs.

A suposta origem divina legitimava o poder do monarca. Assim, quem se opusesse ao faraó estaria cometendo sacrilégio, porque agiria contra os próprios deuses. Hoje, vivemos numa sociedade em que governo e religião são coisas separadas. No Egito Antigo, essa distinção causaria estranheza, pois as duas coisas estavam intimamente ligadas: o faraó era autoridade tanto política quanto espiritual, e os templos e sacerdotes se mantinham com o dinheiro dos impostos.

Em que deuses os egípcios acreditavam?
Eles eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. Alguns destes eram representados com forma humana, e outros, com corpo de gente e cabeça de bicho. Era comum que um mesmo deus tivesse mais de um nome ou fosse representado com diferentes aparências. Entre as muitas divindades egípcias, podemos destacar:

1) Osíris, herói de muitas lendas, considerado o juiz dos mortos. Foi assassinado por Seth, o deus do mal, mas conseguiu ressuscitar graças à irmã e esposa, Ísis, que tinha pedido ajuda a Anúbis, deus da mumificação e protetor das tumbas. Para alguns estudiosos, a história da morte e ressurreição de Osíris representa o "renascimento" da natureza: no Egito, havia os períodos de seca e de cheia do Nilo (quando as águas invadiam as casas, destruindo quase tudo), mas depois vinham as colheitas.

2) Hórus, filho de Osíris e Ísis. Enquanto Osíris reina sobre os mortos, Hórus reina sobre os vivos. Era representado com corpo de homem e cabeça de falcão.

3) Anúbis, já citado. Tinha corpo de homem e cabeça de chacal, o que é bastante curioso: os chacais são carniceiros, e isso não parece adequado a uma divindade protetora das tumbas.

4) Rá ou Aton: o deus-sol. Em sua homenagem, Amenófis IV (que viveu no século XIV a.C.) adotou o nome Akhenaton ("aquele que serve Aton"). Esse faraó também decretou que Aton fosse o único deus cultuado. Assim, durante seu reinado, a religião passou do politeísmo ao monoteísmo (culto a um único deus). A intenção de Amenófis IV deve ter sido aumentar seu poder pessoal e diminuir o dos sacerdotes, que eram funcionários do Estado. Após a morte desse faraó, o politeísmo foi restabelecido.

É verdade que os gatos eram sagrados no Egito?
Sim. Os gatos estavam associados à deusa Bastet, representada com corpo de mulher e cabeça de gato. Era a protetora das grávidas (o que também nos parece estranho, já que os gatos podem transmitir a toxoplasmose para as gestantes). Também se acreditava que a deusa garantisse as pessoas contra doenças e demônios.

Pinturas com imagens de gatos são encontradas principalmente em tumbas do chamado Novo Império (o período de 1550 a.C. a 1070 a.C., quando o Egito foi governado pela 18a, 19ª e 20a dinastia). Eles também são mencionados em vários papiros egípcios, tanto literários quanto místicos. Alguns desses textos alertam os leitores para que tomem cuidado com demônios que assumem a forma de gato.

Uma explicação possível para a adoração aos gatos está no fato de caçarem ratos. Os egípcios dependiam do cultivo do trigo, cujos grãos, armazenados, atraem os roedores. Ao caçarem os ratos, os gatos ajudavam a controlar uma praga que podia comprometer toda a produção agrícola.

*Túlio Vilela é historiador formado pela USP e professor da rede pública de São Paulo, co-autor do livro "Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula".

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 22:03:00 »
Pô walton, 90% dos seus posts é "novo tópico", passe a participar um pouco mais dos seus tópicos e expressar sua opinião juntamente com os outros foristas! :bravo:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 23:32:34 »
De fato.  Essa atitude está trazendo muitas reclamações, com razão.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Metatron

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.263
  • Sexo: Masculino
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 08:13:04 »
Antigo Egito
Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
Túlio Vilela*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
 
A pirâmide de Quéfren
 
Quem construiu as pirâmides?
Trabalhadores recrutados entre a própria população, que recebiam alguma forma de pagamento, na forma de alimentos e de peças de cerâmica. Portanto não foram escravos, embora as condições de vida dos homens livres pobres não fossem lá muito melhores que as dos cativos. E, ao contrário do que afirmam livros e documentários sensacionalistas, as pirâmides certamente não foram erguidas por extraterrestres - nenhum arqueólogo que se preze vai dizer que visitantes de outro planeta as construíram.

O que intriga é a técnica utilizada para escavar a rocha bruta, para nivelar o solo rochoso, a perfeição dos encaixes, etc, etc, etc... E tudo isto ainda na Era do Bronze!

A propósito: elas serviam para os faraós aproveitarem a vida após a morte. Por isso, achamos ali objetos que pertenciam a uma minoria ínfimos. No Egito, encontramos muito menos vestígios arqueológicos que mostrem como viviam os pobres, a maioria da população. Isso acontece porque pobre morava em construções mais precárias, que não duravam tanto.

Como foram construídas as pirâmides?
Para erguer uma delas, era necessário o trabalho de milhares de homens ao longo de mais ou menos 25 anos. As estimativas variam, mas as pesquisas mais recentes falam de 10 mil a 40 mil trabalhadores (bem menos que as mais antigas, que mencionavam até 100 mil). Ao construí-las, era necessário investir praticamente todos os recursos do Estado. Blocos de calcário eram extraídos com martelos e outras ferramentas e transportados de barco pelo rio Nilo. Depois, eram arrastados até uma rampa em torno da primeira camada de pedras da pirâmide. Para isso, usavam-se trenós e rolos de feitos de troncos.

Pfff...
Heródoto fala em 20 anos, nossos experts já aumentaram para 25...
Fazendo a velha matemática da impossibilidade de se erguer um complexo como Gizé em apenas duas décadas e meia, foram 2.600.000 blocos gigantescos recortados das pedreiras, lapidados, transportados e, no local da construção, erguidos e unidos exatamente até o milímetro.

Se os diligentes obreiros tivessem vencido, por dia, a enorme tarefa de instalar 10 blocos, em cerca de 250.000 dias (= 664 anos), teriam posto no lugar os 2 milhões e 600 mil blocos de pedra, até formar apenas a Grande Pirâmide!

Sobre o como, o porquê e o quando da construção das pirâmides sabemos tanto quanto nada. Ali está diante de nós imponente montanha artificial com cerca de 150 metros de altura e 31.200.000 toneladas de peso, como prova de uma realização incrível, e, no entanto, querem convencer nos de que tal monumento não deve ser mais do que o jazigo de um rei extravagante!

“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.505
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 12:54:58 »
Os egípcios aprenderam com o tempo. Suas primeiras pirâmides eram bem toscas. Alguma mudavam de inclinação no meio, quando eles percebiam que estavam ficando instáveis. Eles tiveram milhares de anos para aprender. Não foi uma habilidade que surgiu do nada.

Offline Metatron

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.263
  • Sexo: Masculino
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 13:34:02 »
Penso o contrário, Fê!

Quando aquele povo nômade ali chegou, vindo de ninguém sabe onde, encontraram as ruínas de uma antiga civilização que também ninguém sabe porque sumiu, e dentre as ruínas encontraram as magníficas obras de Gizé.

Tentaram imitá-las e só fizeram porcaria, até que enfim desistiram de construir pirâmides e se dedicaram a coisas mais simples como templos, estátuas e obeliscos.

Tanto é que ninguém jamais encontrou um único papiro ou estela que se referisse à construção de Gizé. Ao contrário mais uma vez, encontraram textos que diziam que Gizé pertencia aos deuses (a Casa de Ísis, segundo a Estela do Inventário erguida por Khufu)...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Eu

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 383
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 16:50:00 »
De fato.  Essa atitude está trazendo muitas reclamações, com razão.


entao limitem o numero, os posts meus são novos, mas eu vou postar menos entao.

Offline Thufir Hawat

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 16:56:43 »
Não se está falando em limitar o número de coisa alguma, waldon, apenas que você poderia participar mais dos tópicos que você próprio cria.

Fica meio estranho isso de você jogar um texto no post de abertura e ficar por isso mesmo... se a sua idéia é simplesmente postar um texto atrás do outro sem querer discutí-los, acho que faz mais sentido você ter um blog do que vir postar aqui no CC.

A idéia aqui é abrir tópicos para discussão entre os membros dop fórum e essa sua postura "posta e foge" não é favorável à discussão.

Pode participar dos diebates aqui (principalmente os que você começar), dê sua opnião, reforço o que já foi dito mais de uma vez: a gente não morde.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Danieli

  • Visitante
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 16:58:44 »
Como o Thufir falou, acho que a questão não é limitar, pelo que eu noto a maioria dos foristas aqui da casa entendem o que significa bom senso, e não sair criando todos os tópicos sem usar o recurso da pesquisa ver se já não tem nada parecido ou que possa ser acrescentado.
A gente não te conhece, você não interage, e agora que começou a aparecer nos outros tópicos, então se quiser ser bem recebido seja cortês. :)

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 17:06:27 »
De fato.  Essa atitude está trazendo muitas reclamações, com razão.


entao limitem o numero, os posts meus são novos, mas eu vou postar menos entao.
O problema não é a quantidade dos seus posts, mas o fato de que você raramente participa deles. Supõe-se que quando alguém posta uma notícia é porque a considerou interessante e quer debater o tema com os demais foristas. Você simplesmente posta a notícia e geralmente não volta para participar do debate que você mesmo criou.

Procure interagir mais com os demais foristas, participe das discussões e deixe sua opinião.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Danieli

  • Visitante
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 17:12:34 »
entao limitem o numero, os posts meus são novos, mas eu vou postar menos entao.

Err, entendi bem ou isso foi uma mini-ameaça, do tipo criança birrenta?

Offline Eu

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 383
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 18:45:56 »
entao limitem o numero, os posts meus são novos, mas eu vou postar menos entao.

Err, entendi bem ou isso foi uma mini-ameaça, do tipo criança birrenta?


não, só nao postar muito mais.

Danieli

  • Visitante
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #12 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 18:47:57 »
não, só nao postar muito mais.

Easy, don't post :)

Offline darkshi

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 461
  • Sexo: Masculino
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #13 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 20:47:52 »
Penso o contrário, Fê!

Quando aquele povo nômade ali chegou, vindo de ninguém sabe onde, encontraram as ruínas de uma antiga civilização que também ninguém sabe porque sumiu, e dentre as ruínas encontraram as magníficas obras de Gizé.

Tentaram imitá-las e só fizeram porcaria, até que enfim desistiram de construir pirâmides e se dedicaram a coisas mais simples como templos, estátuas e obeliscos.

Tanto é que ninguém jamais encontrou um único papiro ou estela que se referisse à construção de Gizé. Ao contrário mais uma vez, encontraram textos que diziam que Gizé pertencia aos deuses (a Casa de Ísis, segundo a Estela do Inventário erguida por Khufu)...

Mas essa antiga civilização teria que aprender a fazer pirâmides e teríamos vestígios desse aprendizado.

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #14 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 22:34:37 »
entao limitem o numero, os posts meus são novos, mas eu vou postar menos entao.

Err, entendi bem ou isso foi uma mini-ameaça, do tipo criança birrenta?


não, só nao postar muito mais.

Pelo menos ele leu.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #15 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:48:55 »
Foi o Faraó Sneferu ou Snefru  , o pai de Queops que começou com este lance de piramides correto?

Tem alguns prototipos espalhos pelo Egito

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #16 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:53:35 »
Antigo Egito
Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
Túlio Vilela*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
 
A pirâmide de Quéfren
 
Quem construiu as pirâmides?
Trabalhadores recrutados entre a própria população, que recebiam alguma forma de pagamento, na forma de alimentos e de peças de cerâmica. Portanto não foram escravos, embora as condições de vida dos homens livres pobres não fossem lá muito melhores que as dos cativos. E, ao contrário do que afirmam livros e documentários sensacionalistas, as pirâmides certamente não foram erguidas por extraterrestres - nenhum arqueólogo que se preze vai dizer que visitantes de outro planeta as construíram.

O que intriga é a técnica utilizada para escavar a rocha bruta, para nivelar o solo rochoso, a perfeição dos encaixes, etc, etc, etc... E tudo isto ainda na Era do Bronze!

A propósito: elas serviam para os faraós aproveitarem a vida após a morte. Por isso, achamos ali objetos que pertenciam a uma minoria ínfimos. No Egito, encontramos muito menos vestígios arqueológicos que mostrem como viviam os pobres, a maioria da população. Isso acontece porque pobre morava em construções mais precárias, que não duravam tanto.

Como foram construídas as pirâmides?
Para erguer uma delas, era necessário o trabalho de milhares de homens ao longo de mais ou menos 25 anos. As estimativas variam, mas as pesquisas mais recentes falam de 10 mil a 40 mil trabalhadores (bem menos que as mais antigas, que mencionavam até 100 mil). Ao construí-las, era necessário investir praticamente todos os recursos do Estado. Blocos de calcário eram extraídos com martelos e outras ferramentas e transportados de barco pelo rio Nilo. Depois, eram arrastados até uma rampa em torno da primeira camada de pedras da pirâmide. Para isso, usavam-se trenós e rolos de feitos de troncos.

Pfff...
Heródoto fala em 20 anos, nossos experts já aumentaram para 25...
Fazendo a velha matemática da impossibilidade de se erguer um complexo como Gizé em apenas duas décadas e meia, foram 2.600.000 blocos gigantescos recortados das pedreiras, lapidados, transportados e, no local da construção, erguidos e unidos exatamente até o milímetro.

Se os diligentes obreiros tivessem vencido, por dia, a enorme tarefa de instalar 10 blocos, em cerca de 250.000 dias (= 664 anos), teriam posto no lugar os 2 milhões e 600 mil blocos de pedra, até formar apenas a Grande Pirâmide!

Sobre o como, o porquê e o quando da construção das pirâmides sabemos tanto quanto nada. Ali está diante de nós imponente montanha artificial com cerca de 150 metros de altura e 31.200.000 toneladas de peso, como prova de uma realização incrível, e, no entanto, querem convencer nos de que tal monumento não deve ser mais do que o jazigo de um rei extravagante!



Metraton, para nivelar a rocha eles faziam sulcos, enchiam de agua e usavam isso como nivel...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #17 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:35:51 »
Ja vi varios documentarios com aquele egiptologo famoso, um velhao com nome arabe,  Zahi Hawass , eu acho

Em todos ele desmente as teorias absurdas

Offline Metatron

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.263
  • Sexo: Masculino
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #18 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 13:41:03 »
Mas essa antiga civilização teria que aprender a fazer pirâmides e teríamos vestígios desse aprendizado.

Se os únicos vestígios que temos dela são exatamente a grande pirâmide de Gizé, como poderíamos ter também os vestígios de sua construção? Talvez os primeiros egípcios que ali chegaram até os tivessem, mas ocultaram ou simplesmente os perderam.

Os egípcios são conhecidos por registrarem a sua História - muito mais do que outras civilizações que com eles coexistiram - como supor que uma obra como aquela, tida como uma das Maravilhas do mundo antigo não tivesse qualquer registro? Ela deveria estar nas manchetes de todos os jornais egípcios, rsrs...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline darkshi

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 461
  • Sexo: Masculino
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #19 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:02:08 »
Para levantar esse fato, teríamos que ter bons registros em relação a outras coisas contemporâneas e anteriores a suposta data de construção das pirâmides do complexo de Giza. Caso tenha-se bastante documentação sobre as outras pirâmides e seja apenas a do complexo que tenhamos falta, tudo bem, mas se para boa parte das pirâmides não tivermos documentação, ai o argumento de que não temos muito sobre as 3 pirâmides do complexos seria um indicativo de antiguidade anteriores não é forte.

Offline Metatron

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.263
  • Sexo: Masculino
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #20 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:04:17 »
Foi o Faraó Sneferu ou Snefru  , o pai de Queops que começou com este lance de piramides correto?

Tem alguns prototipos espalhos pelo Egito

Começou ou REcomeçou? Eis a questão...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Metatron

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.263
  • Sexo: Masculino
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #21 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:08:08 »
Ja vi varios documentarios com aquele egiptologo famoso, um velhao com nome arabe,  Zahi Hawass , eu acho

Em todos ele desmente as teorias absurdas

O que o Hawass defende é a versão arqueológica oficial - ele tem a mente fechada para novas descobertas e novas teorias, o que é óbvio afinal ele perderia todo o seu prestígio (e o emprego) se as aceitasse.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline darkshi

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 461
  • Sexo: Masculino
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #22 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:30:11 »
De teorias o inferno esta cheio =). Não é porque ela é diferente e arrojada que está correta. Sem boas evidencias, não passam de letras mortas em um papel. Não importando o quão bonita e o quão agradável ela é.
A vantagem da ortodoxia é que ela tem provas e não tem que partir para nada extraordinário.

Acho muito difícil uma civilização com o poderio (humano, técnico e material) suficiente para construir uma pirâmide das proporções das do complexo iria deixar apenas a pirâmide como  legado.

Offline Metatron

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.263
  • Sexo: Masculino
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #23 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:49:37 »
Olha, eu sei que o homem é capaz de realizar coisas incríveis, mas é muito difícil aceitar que uma civilização que floresceu na Idade do Bronze - recém saída da Pré-História, portanto - fosse capaz de criar algo como a GP. Lembrando que alguns cientistas modernos tentaram reproduzi-la, em bem menor escala, e não obtiveram sucesso...
Atribui-la a um faraó qualquer é muito fácil (mesmo que nenhum documento da época atribua a este faraó o grande feito - o que por si só já é um grande mistério).
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline darkshi

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 461
  • Sexo: Masculino
Re: Antigo Egito Verdades e mentiras sobre uma civilização multimilenar
« Resposta #24 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 15:05:50 »
Será que a evidencia de aprendizado das técnicas de construção de pirâmides, pirâmides anteriores não tão perfeitas,  e o fato de outras civilizações também saídas da idade da pedra lascada também ter desenvolvido técnicas de construção de pirâmides semelhantes ou construção de outros monumentos tão grandiosos quanto não é o suficiente para convencer-lo do contrario?

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!