Uma curiosidade, um teste moral similar aos do
"moral sense test" de Harvard. Respondam simplesmente aceitando a dicotomia, ainda que possa se argumentar que a situação é meio irreal e forçada.
Você é um transportador de produtos médicos, e está no depósito, de onde recebe chamadas telefônicas ou e-mail para entregar as encomendas. Ao mesmo tempo, você tem duas chamadas emergenciais: em um lugar, há um bebê que precisa urgentemente de um medicamento, sem o qual irá morrer dentro de pouquíssimo tempo; em outra região, na direção oposta, há um hospital com dez mulheres nas primeiras semanas de gravidez, cujos embriões precisam imediatamente de um outro medicamento que apenas você pode levar.
Você não tem como dar um jeito de uma outra pessoa levar um dos medicamentos para um destino, enquanto a outra leva para o outro. Tanto o bebê quanto os embriões irão morrer dentro de horas se não tiverem os medicamentos, e não há tempo para ir até um destino e então correr até o outro: tanto o bebê quanto os embriões, se deixados por último, morrem.
Quem você salva? Por que?