Enquete

Quem você salva?

10 embriões
O bebê recém-nascido
Não sei

Autor Tópico: Quem deve viver: 10 embriões ou um bebê recém-nascido?  (Lida 9409 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Quem deve viver: 10 embriões ou um bebê recém-nascido?
« Resposta #25 Online: 03 de Março de 2008, 11:26:48 »
Dodo, seria porque você está considerando as gestantes mais do que o bebê (que é só um)?

Se aborto espontâneo não fosse algo tão comum, para que elas deveriam em tese estar psicologicamente preparadas desde o início, talvez eu concordasse.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 03 de Março de 2008, 11:29:13 »
E se fosse um bebê vs um embrião?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 03 de Março de 2008, 11:29:44 »
Puxa, mas e se as mães dos não-nascidos estivessem tentando ter filhos haá décadas e só conseguissem ter engrvidado dessa vez?
E se fosse a mãe do bebê rizk?

E se colocássemos ainda essas condições poderíamos apostar que muitos dos embriões não foram planejados e talvez não são aceitos pelas próprias mães.

Além disso, há algum motivo para crer que essas gestantes não podem tentar de novo com essencialmente a mesma chance de sucesso no futuro próximo?  Se essas concepções foram viáveis, não há em princípio motivo para duvidar que não possam ser repetidas em pouco tempo.

Quero crer que nenhuma das dez gestantes gostaria de ser a causa da morte do bebê.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Danieli

• Visitante
« Resposta #28 Online: 03 de Março de 2008, 11:34:34 »
A minha escolha permaneceria a mesma, e para as vias de fato estamos falando dos embriões e do bebê, caso estivéssemos colocando o estado psicológico das mães a situação de sofrimento de uma mãe não é diferente do sofrimento de dez, quantidade não quer dizer tanta coisa assim nessa situação na minha opinião.

Além disso, há algum motivo para crer que essas gestantes não podem tentar de novo com essencialmente a mesma chance de sucesso no futuro próximo?  Se essas concepções foram viáveis, não há em princípio motivo para duvidar que não possam ser repetidas em pouco tempo.

Quero crer que nenhuma das dez gestantes gostaria de ser a causa da morte do bebê.

Aí é que está, estamos falando de uma hipótese com poucos detalhes, não sabemos os esclarecimentos das mães acerca do que esperam dos embriões, se existe algum embrião com alguma doença, ou alguma mãe com mais de 5 filhos e está tendo o sexto por falta de planejamento familiar.
É difícil levar em consideração a posição materna nesse caso.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #29 Online: 03 de Março de 2008, 11:38:39 »
Qual a idade exata do bebê e o nível de desenvolvimento dos embriões? Muita gente considera crianças de três anos como bebês e todas as semanas antes da semana do parto podem ser chamadas de "primeiras".

Eu não tomaria uma decisão importante assim sem pensar com cuidado no nível da capacidade de sofrer que os embriões já tiverem desenvolvido e no nível da consciência que o bebê tiver desenvolvido.

Obviamente, isso do ponto de vista de um observador externo. Se alguma das crianças fosse minha eu daria prioridade a ela.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #30 Online: 03 de Março de 2008, 11:41:23 »
Fatality!

[edit] Óbvio que salvaria o bebê, né?

Danieli

• Visitante
« Resposta #31 Online: 03 de Março de 2008, 11:41:44 »
Qual a idade exata do bebê e o nível de desenvolvimento dos embriões? Muita gente considera crianças de três anos como bebês e todas as semanas antes da semana do parto podem ser chamadas de "primeiras".

Eu não tomaria uma decisão importante assim sem pensar com cuidado no nível da capacidade de sofrer que os embriões já tiverem desenvolvido e no nível da consciência que o bebê tiver desenvolvido.

Obviamente, isso do ponto de vista de um observador externo. Se alguma das crianças fosse minha eu daria prioridade a ela.
Faltam dados Kasimier, não sabemos exatamente a situação de cada uma das dez gestantes e do bebê, e de fato não teríamos como saber a tempo de obter maiores detalhes.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #32 Online: 03 de Março de 2008, 11:42:39 »
Embrião tem até 8 semanas. A partir disso já é feto.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #33 Online: 03 de Março de 2008, 11:43:48 »
Isso também depende de o embrião estar no corpo da mãe ou não. É bom lembrarmos que um embrião não-implantado tem apenas uma
probabilidade de se tornar um feto. A probabilidade do bebê se tornar adulto é bem maior. Por isso penso que o caso 10 embriões vs. 1 bebê
é um dilema maior do que 1 embrião - 1 bebê.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #34 Online: 03 de Março de 2008, 11:48:57 »
E se a gente acabar deixando todos morrerem, dá pra alegar dilema moral?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 03 de Março de 2008, 11:50:57 »
(...)Eu não tomaria uma decisão importante assim sem pensar com cuidado no nível da capacidade de sofrer que os embriões já tiverem desenvolvido e no nível da consciência que o bebê tiver desenvolvido.

Por definição, embriões (em contraste a fetos e mais ainda a recém-nascidos) não tem diferenciação de células, e portanto não tem órgãos nem sistema nervoso. 

Pelo menos até onde a ciência pode dizer, não são capazes de sofrer, embora possam potencialmente se desenvolver em fetos e depois em seres humanos completos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 03 de Março de 2008, 11:52:39 »

O dilema existe já no enunciado do problema, mas deixar todos morrerem é a pior solução possível.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #37 Online: 03 de Março de 2008, 11:55:47 »

O dilema existe já no enunciado do problema, mas deixar todos morrerem é a pior solução possível.
Falei sobre alegar isso num eventual processo judicial, pra não ser responsabilizado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 03 de Março de 2008, 11:57:55 »
Tenho quase certeza de que sim... e esse é mais um dos motivos por que não sou fã de Direito: como seu exemplo mostra, ele  pode acabar encorajando atitudes contraproducentes (é mais fácil se defender se você "provar" que não "favoreceu" ninguém) :(

Danieli

• Visitante
« Resposta #39 Online: 03 de Março de 2008, 11:59:35 »
Falei sobre alegar isso num eventual processo judicial, pra não ser responsabilizado.

Você deixou de exercer a sua atividade, acho que isso por si já deve ser enquadrado como omissão.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #40 Online: 03 de Março de 2008, 12:20:41 »
Você deixou de exercer a sua atividade, acho que isso por si já deve ser enquadrado como omissão.
Num processo administrativo sim, mas num criminal não sei. Mesmo salvando-se uma das partes ainda seria possível perder o emprego.

Mas vou parar por aqui, não quero ficar bancando advogado do diabo :erm2:.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 03 de Março de 2008, 12:25:44 »
Dodo, seria porque você está considerando as gestantes mais do que o bebê (que é só um)?

Se aborto espontâneo não fosse algo tão comum, para que elas deveriam em tese estar psicologicamente preparadas desde o início, talvez eu concordasse.

Na verdade, Dantas, como eu já tinha afirmado, considero a gravidez como um conjunto de fatores (biológicos, sociais, etc...) e, nesse caso em particular, garantir a continuação de dez gestações em detrimento da vida de uma criança me pareceu a atitude mais lógica.
Todos os exames e cuidados (o pré-natal) antes do nascimento servem também para impedir que abortos espontâneos ocorram e que possam levar, pelo menos momentâneamente, algumas mulheres a um sentimento muito próximo ao luto, somado a uma sensação de fracasso, sentimentos que podem ser compartihados pelos seus familiares e parceiro*.

* uma observação: estou analisando as dez gestações como sendo "tradicionais" ( casamento, papai, mamãe, planejamento, etc..).
« Última modificação: 03 de Março de 2008, 15:00:57 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Danieli

• Visitante
« Resposta #42 Online: 03 de Março de 2008, 12:27:26 »
Num processo administrativo sim, mas num criminal não sei. Mesmo salvando-se uma das partes ainda seria possível perder o emprego.

Mas vou parar por aqui, não quero ficar bancando advogado do diabo :erm2:.
Não mesmo mocinho! Pensa que vai sair à francesa assim é? :lol:

De qualquer maneira... Eu não sei nem se informam os transportadores de sobre o estado de saúde dos pacientes, receio que não. Podem até informar que são dois casos graves e tal, mas você tem um cérebro só e duas orelhas, vai ouvir um chamado e depois o outro, porque não tem como você receber duas chamadas simultâneas e dar atenção as duas da mesma maneira, eu nessa situação sabendo que é emergencial sairia rápido para fazer a entrega do primeiro chamado. Então, seja qual for que você escolher, poderá declarar ignorância dos fatos, e lava as suas mãos, afinal de contas você não é Deus, é só o transportador. ::)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #43 Online: 03 de Março de 2008, 12:29:26 »
Dbohr, no caso do embrião fixado no útero X bebê, eu escolheria "não sei".

O critério mais hediondo é o do sistema nervoso.

EDIT: Peço desculpas, o mais hediondo é dizer que os dez embriões tem muita chance de morrer nos próximos meses então é melhor optar pelo outro lado da questão.
« Última modificação: 03 de Março de 2008, 12:35:48 por Tarcísio »

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #44 Online: 03 de Março de 2008, 12:37:00 »
Não mesmo mocinho! Pensa que vai sair à francesa assim é? :lol:
Já era, da cama ninguém vai me tirar depois desse post :lol:.

seja qual for que você escolher, poderá declarar ignorância dos fatos, e lava as suas mãos, afinal de contas você não é Deus, é só o transportador. ::)
Bom, a proposta do tópico é refletir sobre uma questão que hipoteticamente estaria sob nossa responsabilidade, então ainda assim a gente tem que se por no lugar de quem for responsável pela decisão, independente do cargo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 03 de Março de 2008, 14:51:20 »

Acho que 3 anos é muito para "recém-nascido", ainda que isso não seja uma definição precisa.

Citação de: rizk
Puxa, mas e se as mães dos não-nascidos estivessem tentando ter filhos haá décadas e só conseguissem ter engrvidado dessa vez?

Eu optaria pelo bebê mesmo que soubesse que fosse uma clínica de fertilização a instalação dos embriões, e que o bebê recém nascido tivesse sido abandonado numa lixeira e depois encontrado e levado a um hospital.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #46 Online: 03 de Março de 2008, 14:56:02 »
EDIT: Peço desculpas, o mais hediondo é dizer que os dez embriões tem muita chance de morrer nos próximos meses então é melhor optar pelo outro lado da questão.

Porque hediondo dizer isso, se é verdade? Sinceramente, não entendi.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 03 de Março de 2008, 15:04:37 »
Abortos espontâneos acontecem o tempo todo, e são trágicos. Mas o ponto é o ponto é o ponto - a pergunta, por forçada que seja, refere-se a embriões, que não são mais do que pacotinhos de células ainda por se desenvolver.

Mas são pacotinhos que estão se desenvolvendo normalmente no útero de suas mães, por causa disso, não consigo dissociar uma coisa da outra. A questão força por um lado mas, ao incluir o fator "gravidez", ela força por outro.

Mas por que isso é tão importante? Digamos, por que pacotinhos desenvolvendo normalmente no útero seriam mais importantes que óvulos sendo normalmente ovulados, viajando pelas trompas de falópio em direção ao útero da mãe? O que faz a diferença, o número de células? Ou a organização dos ácidos nucléicos? Presumo que não seja o último, porque senão os embriões que morreriam in vitro não seriam um caso diferente.

É curioso como a fecundação exerce esse misticismo, para alguns, as "mesmas" células, desde espermatozóides (no caso dos pró-vida anti-DIU) até os embriões, dependendo de onde estão, são fundamentalmente diferentes, apesar de serem a mesma coisa. Tudo porque houve uma cópula, a introdução de um pênis numa vagina, e ejaculação. 

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 03 de Março de 2008, 15:05:47 »

Porque hediondo dizer isso, se é verdade? Sinceramente, não entendi.

Simplesmente substitua "embriões" por "pessoas".

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Março de 2008, 15:28:18 »
Mas por que isso é tão importante? Digamos, por que pacotinhos desenvolvendo normalmente no útero seriam mais importantes que óvulos sendo normalmente ovulados, viajando pelas trompas de falópio em direção ao útero da mãe? O que faz a diferença, o número de células? Ou a organização dos ácidos nucléicos? Presumo que não seja o último, porque senão os embriões que morreriam in vitro não seriam um caso diferente.

É curioso como a fecundação exerce esse misticismo, para alguns, as "mesmas" células, desde espermatozóides (no caso dos pró-vida anti-DIU) até os embriões, dependendo de onde estão, são fundamentalmente diferentes, apesar de serem a mesma coisa. Tudo porque houve uma cópula, a introdução de um pênis numa vagina, e ejaculação. 

Não é questão de misticismo, pelo menos para mim.
Eu tenho duas hipóteses, então pensei na ação que beneficiaria o maior número de pessoas. Ou seja, diante da pergunta cabe a mim a decisão crucial. Fui lógico ao extremo, deixe eu ver se esclareço melhor:
- Bebê - sem o remédio ele morre, ou seja, é uma criatura doente e sua morte causará sofrimento ao seu círculo familiar.
- Embriões - estão dentro de um contexto (gravidez, pais, familia, etc..),técnicamente não estão vivos, mas seus familiares dificilmente aceitarão isso, então  posso supor que a interrupção dessas gestações também causará sofrimento, só que não a uma e sim a diversas famílias.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!