Enquete

Quem você salva?

10 embriões
O bebê recém-nascido
Não sei

Autor Tópico: Quem deve viver: 10 embriões ou um bebê recém-nascido?  (Lida 9410 vezes)

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
Re: Quem deve viver: 10 embriões ou um bebê recém-nascido?
« Resposta #50 Online: 03 de Março de 2008, 15:34:47 »
Sem levar em consideração a situação (emocional, financeira, ect...) das gestantes e da mãe. Eu escolheria o bebê recém-nascido. Pelos seguintes motivos:
  • É um ser humano completo, e não um punhado de células como são os embriões.
  • A morte dele seria bem mais significativa. Tanto em procedimentos legais, como emocionais.
  • O bebê sente dor.
  • Mortalidade infantil é pior do que o aborto dos embriões.
  • As gestantes tem a posibilidade de vir a engravidarem de novo.
  • A mãe, nunca mais teria a possibilidade de ter em braços o mesmo filho que conheceu e morreu.
  • Sob o olhar da densidade demorafica, um ser humano no mundo é melhor do que dez, tendo em vista o mundo como o temos hoje.
Mas enfim, creio que perguntas como essas só criam reflexões e discussões, pois não resposta certa...

P.S: Isso me inspirou para criar um novo topico com uma pergunta tambem relativa a etica.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #51 Online: 03 de Março de 2008, 15:35:12 »
Um ponto importante a se considerar em questões morais é o fato de que as decisões que tomamos abrem precedentes. Por exemplo, se eu cometo assassinato, estou consentindo que toda humanidade também o faça. Uma vez que não quero viver num mundo de assassinos, então eu não sou assassino.
Assim, em qualquer questão moral do tipo "podemos prejudicar x pessoas em benefício de y?" (para x>0 e y>x), minha resposta será "não". Afinal, se isto é feito uma vez, pode ser feito novamente, até que eu ou aqueles que me são caros estejam entre os x prejudicados.

Estou tocando neste assunto para replicar o argumento do Dodo acerca do trauma das 10 mães. Por mais traumático que seja o aborto espontâneo de um filho, mesmo em uma fase inicial da gravidez, isto não se compara ao trauma de perder um filho já nascido.
Os embriões salvos hoje em detrimento de uma criança, poderão ser as futuras crianças deixadas para morrer em benefício de um embrião.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #52 Online: 03 de Março de 2008, 15:45:05 »
Então, Tarcísio, eu também não gosto do argumento do sistema nervoso - é muito mais usado para defender aborto, que é uma prática que eu não gosto. Mas o ponto é: quando um ser humano passa a ser um ser humano? O que caracteriza o ser humano?

Se não podemos nos dar ao luxo de postular uma "alma" que vá habitar o corpo, temos que usar critérios técnicos. Então, quais?

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #53 Online: 03 de Março de 2008, 15:46:57 »
- Embriões - estão dentro de um contexto (gravidez, pais, familia, etc..),técnicamente não estão vivos, mas seus familiares dificilmente aceitarão isso, então  posso supor que a interrupção dessas gestações também causará sofrimento, só que não a uma e sim a diversas famílias.

A diferença Dodo, é que no caso dos embriões, quem sofre é a familia, e não os embriões. Já no caso do bebê recem-nascido, a familia ficara presenciando a criança chorar até a morte, o que pode acentuar, sim, o sofrimento dela.
O que eu estou tentando dizer, é que se levamos a discussão para o lado da dor dos familiares, concluimos que:
-A dor de um pode ser maior que a dor de dez.
-É um concolo maior saber que seu "filho" (embrião) morreu sem dor, do que você precenciar um filho que você esperou ao redor de nove meses chorar e chorar sem possibilidades de livrar-lo da morte.
-As gestantes sempre podem tentar outra gravidez, e, caso a criança nascer, teram em braços um filho. A mãe, tambem pode tentar ter outro filho, mas nunca sera aquele filho que morreu, por tanto, para a mãe, sera um filho morto e um filho nascido. E para a gestante, uma gravidez sem sucesso e o filho tanto querido em braços.
-No caso da morte do bebê, havera uma ritualização maior sobre isso, coisas como enterro, funeral, luto, e até uma leve depressão irão ocorrer... Já com os embriões, o que vai acontecer é um sangramento entre as pernas, muitas lagrimas, e algumas vozes consoladoras que diram: "você pode tentar de novo".

O racional em tudo isso, é fazer caso omisso das familias, e salvar aquele que já lutou para nascer, e, que para a lei e para os familiares, existe, no sentido literal da palavra.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #54 Online: 03 de Março de 2008, 15:57:50 »
Então, Tarcísio, eu também não gosto do argumento do sistema nervoso - é muito mais usado para defender aborto, que é uma prática que eu não gosto. Mas o ponto é: quando um ser humano passa a ser um ser humano? O que caracteriza o ser humano?

Se não podemos nos dar ao luxo de postular uma "alma" que vá habitar o corpo, temos que usar critérios técnicos. Então, quais?

Bem... Dbohr, eu sempre achei que apartir do momento que a complexidade e organização do "amontoado de celulas" chega ao seu limite, ou seja, apartir do momento que o feto se transforma num bebê em "miniatura", e isso acontece em torno do 6º mes, quando todos os orgãos estão formados e a fisionomia é identica a humana. Apatir desse ponto o bebê esta apto para nascer, só que como seria uma criatura muito fragil e de dificeis cuidados, o bebê fica mais um tempinho no utero engordando.
Mas, do meu ponto de vista, apartir do 6º mês de gestação, já pode ser entitulado de ser humano.

E por esse motivo, para mim, o aborto nessa epoca se torna um ato um tanto hediondo. Pois, se queriam abortar a criança, poderiam ter feito isso nos cinco primeiros meses, deixar para agora é crueldade, mas não é esse o assunto...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #55 Online: 03 de Março de 2008, 16:24:02 »

Não sei. Pra ser bem sincero eu não tenho mais lutado nesse fronte.

Issso porque eu tenho de absoluta certeza que o aborto será legalizado, pois os "embriões->fetos"(não existe um momento mágico onde o processo se divide) não podem votar, nem gritar pelos seus direitos, como o fizeram as mulheres e os escravos, e muito menos apelar para o natural "não mate essa fofura", utilizado por vedanos na luta contra a matança de focas, por exemplo.

Mas as respostas sempre estiveram ai: definir um critério a revelia que cerceie a dignidade de um grupo, considerado por muitos como sendo humano, não é um fato social que se desenvolverá em reações maravilhosas. As instituições maculadas não irão regredir a situação inicial nunca mais.

Então o que eu proponho? Ir até o mais simples e estudar com muito carinho suas características, nutrí-lo com uma dignidade que não pode ser removida de qualquer grupo humano, mas que também não se confunda com tantas outras coisas. Nesse processo, nós não iriamos apenas educar com relação ao aborto, mas também sobre como outras diferenças não fazem tanta importância e inclusive a não existência de conceitos que permeiam a argumentação abortista como o "mais-humano" e o "menos-humano".

Mas eu sou só um muleque... fui discutir isso com certa figura imponente do judiciário de MG e ele não mostrou saber nem sobre a idéia de irreversibilidade quando da morte... no entanto na palestra dele, todos diziam amém e batiam palmas...

Fazer o quê?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 03 de Março de 2008, 16:28:56 »
Bom, a situação é hipotética e vocês estão fazendo eu me sentir um monstro :'( ) .
Estou agindo friamente, sem sentimentos e tomei uma decisão que me pareceu lógica, de acordo com o contexto da pergunta.
Apenas racionalizei a situação e, eu sou pai também poxa!, agi de acordo com o momento. Não pensei no futuro dos pais ou dos "prováveis" pais e nem nas consequências da minha decisão para a sociedade. Agi da maneira adequada para aquele momento.
A questão, da forma como esta apresentada, não é somente de ordem moral, mas também de atitudes em certas circunstâncias.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #57 Online: 03 de Março de 2008, 16:39:01 »
Não deve viver ninguém este planeta já está super povoado.  :twisted:

Mas eu respondi o bebê  :)

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #58 Online: 03 de Março de 2008, 16:39:06 »
Calma Dodo... estavamos só debatemos. Todos aqui respeitamos a sua opinião. Não fica assim... vai... :consolo:

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #59 Online: 03 de Março de 2008, 16:40:16 »

Tal vez um dia, quando queiras ter uma criança 100% biologica com seu companheiro, tal vez não penses assim...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 03 de Março de 2008, 16:42:02 »
Calma Dodo... estavamos só debatemos. Todos aqui respeitamos a sua opinião. Não fica assim... vai... :consolo:

Não... agora é tarde... to me sentindo o próprio Herodes.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #61 Online: 03 de Março de 2008, 16:46:48 »

Tal vez um dia, quando queiras ter uma criança 100% biologica com seu companheiro, tal vez não penses assim...
EU TER FILHOS???  :susto: :susto: Vá de retro... cruz credo... Se tem uma coisa que eu não tenho paciencia é com crinça. Até acho bonitinha em folhinha de calendário. Mas pra mim não.  :)

Mss isso não quer dizer que quero que morram, ali em cima eu estava brincando. Apenas que fiquem longe, ou de chupeta na boca.  :D

Luz

• Visitante
« Resposta #62 Online: 03 de Março de 2008, 16:48:32 »

Não sinta-se, você decidiu beneficiar o maior número de pessoas.  :)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #63 Online: 03 de Março de 2008, 16:49:23 »
Os embriôes.
E não digo isso para causar polêmica. Se os embriões estivessem "acondicionados" em algum lugar esperando para serem implantados em um útero, minha opção seria pelo bebê.
Porém aqui os embriões estão se desenvolvendo naturalmente no útero materno, o que nos leva a crer que eles sejam tão desejados pelas suas mães como o bebê é pela dele. Como vocês devem saber, ( eu, pelo menos, tive a chance de presenciar isso diversas vezes) muitas mulheres que sofreram aborto espontâneo se referem a isso como "perder um filho". Minha esposa até hoje comenta sobre o "filho" que perdeu. Em que pese a enorme diferença entre um embrião e um recém-nascido, eu considero a gravidez como um conjunto; e, diante da questão, preferi beneficiar um número maior de pessoas, escolhendo salvar os embriões.

Eu já tive dois abortos no começo da gravidez (antes do estágio de feto) e embora sinta por não ter podido prosseguir com estas gravidezes (uma delas planejada), nem se compararia com perder a Gabrielle recém-nascida. Perder um filho é muito diferente de perder a expectativa de ter um filho. Falo isso sem falso moralismo ou com achismo.

...Isso sem considerar o que o Dbor colocou sobre as diferenças óbvias entre fetos e embriões (biologicamente falando).

Escolheria salvar o bebê, um milhão de vezes.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Luz

• Visitante
« Resposta #64 Online: 03 de Março de 2008, 16:50:01 »

EU TER FILHOS???  :susto: :susto: Vá de retro... cruz credo... Se tem uma coisa que eu não tenho paciencia é com crinça. Até acho bonitinha em folhinha de calendário. Mas pra mim não.  :)

Mss isso não quer dizer que quero que morram, ali em cima eu estava brincando. Apenas que fiquem longe, ou de chupeta na boca.  :D

Quer que eu mude o meu avatar?  :lol:  

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #65 Online: 03 de Março de 2008, 16:52:51 »
LUZ Eu acho lindinho seu avatar. Eu falei, eu acho a coisa mais fofa criança em foto. Para mim é igual gato e cachorro. Bonito em foto, mas na minha casa nããão. Em foto não tem baba, caca, choro, e por ai vai.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #66 Online: 03 de Março de 2008, 17:01:34 »

Não sinta-se, você decidiu beneficiar o maior número de pessoas.  :)

Mas Luz... beneficiar um maior numero de pessoas não significa que em caso de ter beneficiado o menor numero de pessoas esse beneficio seria menos significativo que o de mais pessoas. E, eu acho, precisamente neste caso, que o beneficio ao menor numero de pessoas, é a decissão racional. Pois no caso de menos numero de pessoas, temos a principal vitima, o bebê, que vai sofrer... Em contrapartida, os embriões só vão escorrer por meio das pernas das mulheres que os carrega...

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #67 Online: 03 de Março de 2008, 17:03:58 »
LUZ Eu acho lindinho seu avatar. Eu falei, eu acho a coisa mais fofa criança em foto. Para mim é igual gato e cachorro. Bonito em foto, mas na minha casa nããão. Em foto não tem baba, caca, choro, e por ai vai.

Isso me lembra o quanto eu insistia para ter um cachorro... quando meu vira-lata espanhol gay e virgem esteve sob meu teto e minhas responsabilidades aumentaram, lamentei profundamente a decisão... Mas já que esta... melhor deixar. :D

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #68 Online: 03 de Março de 2008, 17:15:32 »
Essa questão dos embriões - bebê me fez lembrar de um argumento interessante que uma pesquisadora usou para defender as
pesquisas com células-tronco embrionárias: um embrião não tem atividade cerebral, e costuma-se considerar que uma pessoa está
com morte cerebral se ela não tiver atividade também. Porque então podemos extrair órgãos de pessoas como morte cerebral, mas
não pesquisar embriões?*

*Eu sei a resposta: o embrião pode vir a se transformar num bebê, com alguma probabilidade, e se estiver em um ambiente
propício, enquanto a morte cerebral é irreversível. Mas, de certa forma, os espermatozóides que os homens produzem, e os óvulos das
mulheres também têm essa potencialidade.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Luz

• Visitante
« Resposta #69 Online: 03 de Março de 2008, 17:31:21 »

O bebê!

Qualquer das duas escolhas tem argumentos firmes e seria uma merda de qualquer forma, mas é preciso tomar uma decisão e nenhuma das duas é mais racional que a outra, ambas envolvem conflito moral.

Que saco essas enquetes macabras.  |(

:)
« Última modificação: 03 de Março de 2008, 17:33:26 por Luz »

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #70 Online: 03 de Março de 2008, 17:47:52 »
Já que os embriões não têm sistema nervoso faço minhas as palavras da Nohai.

Danieli

• Visitante
« Resposta #71 Online: 03 de Março de 2008, 17:58:19 »
Era o primogênito? Se for você tem chances ::)

Parece novela, é tão legal :'(

Voltando a questão em si, para a minha opinião está mais válido ainda. Embora o desapontamento psicológico das mães, mas quem está correndo perigo de vida é o bebê e ele vai sentir dor, ao contrário dos embriões, é duro concluir algo referente a isso, porque eu me sinto na condição de quem poderia tanto ser mãe do bebê quanto estar grávida do embrião. :?

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #72 Online: 03 de Março de 2008, 18:03:44 »
Era o primogênito? Se for você tem chances ::)

:histeria: Danieli... o objetivo aqui é consolar, e você não esta colaborando.

Luz

• Visitante
« Resposta #73 Online: 03 de Março de 2008, 18:11:00 »
Parece novela, é tão legal :'(

[OFF] Se é para fazer novela, por que não uma enquente do tipo: se você tivesse a oportunidade de passar uma noite com o _________ (complete) arriscaria perder o amor da sua vida? a) siiiiiiiiim. b) não. c) não sei. [/OFF]  :hihi:

Ô sofrimento!  :lol:

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #74 Online: 03 de Março de 2008, 18:13:51 »
Acho que 3 anos é muito para "recém-nascido", ainda que isso não seja uma definição precisa.
Agora que vi, só na enquete foi dito que é um recém-nascido. Eu tinha lido o primeiro post mas não votei na enquete.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!