Autor Tópico: Contestando o criacionismo frente a frente...  (Lida 14396 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Contestando o criacionismo frente a frente...
« Resposta #100 Online: 13 de Abril de 2011, 22:24:43 »
Eu discuti com 6000 réplicas e tréplicas com 4 professores de geologia sobre diversos aspectos e montei este pré-projeto de pesquisa http://www.portaleducacao.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=2184&PN=1

neste pre-projeto já dá pra gente entender que a geocronologia está muito enganada....que Darwin foi vitima dela e ela vitima de Darwin...acredito que se tivesse tempo para provar dentro de toda a metodologia necessaria que esta geocronologia não passa de um engano, dá pra fazer como o dr baumgardner anda fazendo ha anos...mas não tenho tempo pra nada ultimamente..propus ao UNASP que montassemos uma equipe de pesquisa e um centro de desenvolvimento de pesquisas, eles, devido ser eu um elemento contestador  (www.igrejaadventista.rede.comunidades.net)  não quiseram..então, eu espero um dia que alguem o faça por mim...

Mas não é dificil visualizar que a geocronologia entrou numa fria com estes dados escolhidos..formou tipo uma argumento circular com dados que se ajustam em detrimento de dados que não se ajustam..uma mera escolha de dados

A única coisa que dá pra ver, (ou ouvir) são os cri-cris dos grilos... ninguém dá bola para o Sodré!  :chorao:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #101 Online: 13 de Abril de 2011, 23:16:12 »
Contini,  se contenha ...

Eu posso acertar diversas coisas usando codigos diferentes, os codigos podem funcionar como a linguagem, funciona de varias maneiras como referencias de trabalho e de comunicação de dados, sem estar necessariamente falando uma verdade

Heim??
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 14 de Abril de 2011, 15:21:52 »
Contini,  se contenha ...

Eu posso acertar diversas coisas usando codigos diferentes, os codigos podem funcionar como a linguagem, funciona de varias maneiras como referencias de trabalho e de comunicação de dados, sem estar necessariamente falando uma verdade

Heim??
Ele pode "interpretar" dados verdadeiros e nem assim estar falando a verdade, mais o u menos a filosofia do criacionismo...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Atheist

• Visitante
« Resposta #103 Online: 16 de Abril de 2011, 14:02:26 »
neste pre-projeto já dá pra gente entender que a geocronologia está muito enganada

Filosofia da ciência básica: não se tira conclusões em um projeto de pesquisa. No máximo se levanta bibliografia e elabora hipóteses, delineando um experimento que falsearia as hipoteses levantadas. Por isso é um PROJETO.

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *
« Resposta #104 Online: 17 de Abril de 2011, 14:57:53 »
Geotecton, nem o caso das cachoeiras vc respondeu...deveria haver milhares de canaletas provocadas pelo escorrer das aguas se estivéssemos aqui por muito tempo não acha?

As suas “canaletas” existem aos milhões e são chamadas, na linguagem geomorfológica, de drenagens.

Eis aqui uma figura esquemática de drenagens em escala continental, que no caso são os rios da bacia do Amazonas:

A bacia hidrográfica do rio Amazonas tem idade estimada em 11,8 milhões de anos.

É bom lembrar que estas representacões dependem da escala e apenas as maiores drenagens são mostradas nesta figura. Esta figura está longe de ter milhares de drenagens, como gostaria o Sodré, mas isso ocorre por causa da escala do mapa. Qualquer um pode obter drenagens um pouco mais detalhadas no banco de dados da ANA (se não me falha a memória estão disponíveis nas escalas 1:250000 e 1:100000). O que pode não ser satisfatório para estudos em escala mais local.

Atheist

• Visitante
« Resposta #105 Online: 17 de Abril de 2011, 15:25:17 »
Se ele sair do apartamento e der uma volta pelo país vai perceber isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 17 de Abril de 2011, 16:37:48 »
É bom lembrar que estas representacões dependem da escala e apenas as maiores drenagens são mostradas nesta figura.

Não era a minha intenção de mostrar as pequenas drenagens com esta figura, pois a escala dela é de caráter geodésico com cerca de 1:15640000, ou seja, cada 1mm = 15,6 km, de tal modo que a escala é muito pequena para mostrar a maioria das drenagens, como as que aparecem, por exemplo, na imagem seguinte de minha postagem.

Esta figura está longe de ter milhares de drenagens, como gostaria o Sodré, mas isso ocorre por causa da escala do mapa.

O motivo de não ocorrer o detalhamento mencionado foi supraexplicado.

Qualquer um pode obter drenagens um pouco mais detalhadas no banco de dados da ANA (se não me falha a memória estão disponíveis nas escalas 1:250000 e 1:100000). O que pode não ser satisfatório para estudos em escala mais local.

A escala a ser escolhida dependerá dos objetivos do estudo.
Foto USGS

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *
« Resposta #107 Online: 17 de Abril de 2011, 17:31:10 »
É bom lembrar que estas representacões dependem da escala e apenas as maiores drenagens são mostradas nesta figura.

Não era a minha intenção de mostrar as pequenas drenagens com esta figura, pois a escala dela é de caráter geodésico com cerca de 1:15640000, ou seja, cada 1mm = 15,6 km, de tal modo que a escala é muito pequena para mostrar a maioria das drenagens, como as que aparecem, por exemplo, na imagem seguinte de minha postagem.

Esta figura está longe de ter milhares de drenagens, como gostaria o Sodré, mas isso ocorre por causa da escala do mapa.

O motivo de não ocorrer o detalhamento mencionado foi supraexplicado.

Qualquer um pode obter drenagens um pouco mais detalhadas no banco de dados da ANA (se não me falha a memória estão disponíveis nas escalas 1:250000 e 1:100000). O que pode não ser satisfatório para estudos em escala mais local.

A escala a ser escolhida dependerá dos objetivos do estudo.

:ok: Exato.
É que eu imaginei que o Sodré poderia dizer "a própria figura postada mostra que há poucas drenagens!". Vai saber, né?  :stunned:
Quanto a minha última frase, no post anterior, quis dizer que em estudos locais, em microbacias, pode ser necessário uma rede de drenagem mais densa (mais detalhada).

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 17 de Abril de 2011, 21:53:07 »
:ok: Exato.

É que eu imaginei que o Sodré poderia dizer "a própria figura postada mostra que há poucas drenagens!". Vai saber, né?  :stunned:

Pelo que eu conheço dele, é perfeitamente possível que ele argumentasse assim.

Quanto a minha última frase, no post anterior, quis dizer que em estudos locais, em microbacias, pode ser necessário uma rede de drenagem mais densa (mais detalhada).

Neste tipo de estudo (microbacias), com certeza há a necessidade de aumentar a escala.

« Última modificação: 16 de Maio de 2016, 20:51:31 por Geotecton »
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!