Autor Tópico: O que é o Eu?  (Lida 17264 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
O que é o Eu?
« Online: 12 de Março de 2008, 11:32:58 »
Ultimamente ando pensando bastante, refletindo e pesquisando a cerca de qual é a verdadeira natureza do nosso Ser.

Muitos de nós temem a morte, achamos que a morte é o fim, e que com ela, a "nossa" consciência que é "gerada" pelo cerebro, simplesmente desaparece e isso é tudo.

Porém eu começo a compreender que nós vemos as coisas dessa maneira por estarmos vivendo em um nível muito superficial, mesmo entre nós aqui do forum, que são pessoas com um nivel de esclarecimento maior, que dirá a massa populacional.

Quando nos perguntamos, Quem sou eu?
Essa pergunta é respondida de muitas maneiras. Algumas pessoas acham que são o corpo, algumas pessoas acham que são a imagem que passam para os outros, alguns acham que são a personalidade, e alguns que conseguem enchergar mais profundamente veem que são o ego.

Sendo assim, e por não lembrarmos de eventos das nossas vidas passadas, vemos como um fato que a existência é essêncialmente materialista e que tudo o que eu sou é um resultado de interações com o mundo exterior. Portanto vemos a morte como o fim, já que ela dissolve todos os bens materiais conquistados, familia, amigos, emoções, sentimentos, personalidade. Tudo isso parece se dissolver no momento da morte junto com a nossa consciência.

Mas o que é realmente a consciência? A consciência não é o corpo, não são as emoções nem os sentimentos, e também não é a personalidade. Nós muitas vezes achamos que a consciência é uma dessas coisas porque estamos apegados a elas, e não conseguimos perceber a consciência pura, sem os ruidos dos outros elementos mentais e corporais.

Então eu penso que o que nós somos, realmente, e essêncialmente, é a consciência. Porém nossa sociedade nos faz adquirir certas caracteristicas desde que nascemos, nos impoe formas de agir, de ver o mundo, e a nossa consciência experimenta esse eventos e com isso a mente passa a funcionar. Gerando memórias, pensamentos, ansiedade, emoções e etc, tudo isso ruido que faz com que nós não vejamos o que realmente somos, e que nós pensemos que somos essa mascara que foi adquirida durante o tempo.

Pois bem, penso que a morte dissolve também todas essas experiencias externas que nós tivemos, e que o que sobra é a consciência, que não é nenhum desses ruidos. Se nós focamos toda a nossa vida nesses ruidos, buscando satisfazer os desejos, adquirindo bens, familia, amigos, ideias e teorias a respeito do mundo, tudo o que nós fizemos foi acumular mais e mais ruidos, e a morte vai dissolver todos eles, porque eles não são reais, eles são ilusórios.

Se nós não conseguimos perceber o ser interno mais profundo de nós mesmo, que é o que realmente somos. Nossa vida parece ser em vão, já que tudo o que lutamos para consquistar, vai ser tirado de nós com a nossa morte e porque perdemos a oportunidade de desenvolver aquilo que é real e que não é destruido com a morte corporal.

A cada dia que passa eu vejo como o mundo e a mente limitam nosso ser, esse Mauricio Rubio, que faz faculdade e trabalha, é só uma ilusão criada pelas minhas experiências passadas e eu estou preso a elas, não consigo enchergar além desse ego que está tão fortalecido pelos jogos da mente. Mas eu não sou a mente, nem os jogos dela apesar de estar preso a eles. Meu Ser real é outra coisa, muito menos limitada que essa mascara que nós adquirimos durante a vida. Como dizem os budistas e hindus. Esse corpo humano é uma oportunidade espetacular para se libertar de todas essas ilusões e perceber aquilo que realmente É. A REALIDADE sem esses véus de ignorância em que todos nós estamos mergulhados.

Então, porque não tentar e ver por si mesmo o que acontece?  :)

Abraços.
« Última modificação: 12 de Março de 2008, 11:39:10 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

rizk

• Visitante
Re: O que é o Eu?
« Resposta #1 Online: 12 de Março de 2008, 12:22:35 »
Faz sentido despir-se um véu de ignorância pra substitui-lo por um véu de mistificação?

Não entendo isso de "quem realmente somos?", "seja você mesmo", etc. Parece-me, na sinceridade, fórmulas vazias de conteúdo, jogos de palavras.

"Eu" foi o nome que se deu quando entenderam que existe diferença entre individual e coletivo, uai. E aí vêm os diversos filósofos escreverem sobre o "eu", baterem no "eu", glorificarem o "eu", quando ele é só uma palavra que, tudo indica, não tem muito correspondente aqui no mundo.

Offline Dimitri

• Nível 04
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Março de 2008, 12:31:50 »
Metafísica inútil.  :lol:

O que é o Eu?

Uai, pronome pessoal caso reto... 1ª pessoa no singular...  :P

...filósofos escreverem sobre o "eu", baterem no "eu", glorificarem o "eu", quando ele é só uma palavra que, tudo indica, não tem muito correspondente aqui no mundo.

amordaçaram o "eu", espancaram o "eu", violentaram o "eu". O "eu" morreu, o "eu" morreu...  :biglol:
Minhas piadas nunca são boas, acho que essa foi uma das piores paródias que eu já fiz

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 12 de Março de 2008, 12:32:33 »
Maurício, em vez de ficar brincando com esses, como disse a colega, jogos de palavras e fórmulas vazias, porque
você não dá uma olhada nas pesquisas de verdade que tem sido feitas acerca da consciência?
Ó: http://en.wikipedia.org/wiki/Neural_correlate
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dimitri

• Nível 04
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Março de 2008, 12:41:10 »
E enXergar é com "x", porra!  :lol:

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Março de 2008, 12:45:26 »
Apenas SOMOS então....divididos em "EU'S"....mas não há uma mente coletiva, uma soma de todos os desejos...então SOMOS cada UM...1....claro que encontramos no caminho quem curte o mesmo livro,o mesmo sabor, o mesmo odor...mas não é igual, apenas ÚNICO em experiências ou maneiras de processar todas as informações como  luz,som,cheiro,tato....
O EU é só uma palavra, como lembrou minha colega rizK, mas quem SOU?....aqui, para quem desligar seu micro, não sou mais, EU era....apenas bits gerados de forma ordenada para que possa existir, neste universo virtual...quando não mais haver também ordem no meu corpo físico, deixarei de ser neste universo material...O que é eu?...Algo que passa para virar lembrança de alguém em algum agora que agora não é!

Beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #6 Online: 12 de Março de 2008, 13:35:03 »
Bom, não sei se vcs conseguiram chegar no ponto que eu pretendi colocar em discussão. Visto que nenhum de vcs falou a respeito do que eu disse.

Eu não acho que isso seja uma coisa fácil de compreender. Eu mesmo demorei muito tempo e apliquei esforço e energia nessa direção. Talvez pra quem lê tudo isso pareça um jogo de palavras inutil e sem sentido, até porque a compreensão não vem lendo um tópico no forum de internet.

Mas eu peço pra quem realmente estiver interessado em discutir sobre o que eu propus, que reflita e o faça, senão nem se dêem ao trabalho de postar.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Março de 2008, 14:15:32 »
Bom, não sei se vcs conseguiram chegar no ponto que eu pretendi colocar em discussão. Visto que nenhum de vcs falou a respeito do que eu disse.

Falamos sim: que tudo o que você escreveu é apenas um jogo de palavras e fórmulas vazias. Eu poderia acrescentar também alguns
conceitos dogmáticos (vidas passadas, vida-após-a-morte) e especulações metafísicas. Não estou tentando ser agressivo, mas
apenas apontar que discutir "achologia" não vai nos levar a muito longe.

Eu não acho que isso seja uma coisa fácil de compreender. Eu mesmo demorei muito tempo e apliquei esforço e energia nessa direção.

É fácil sim: você decidiu acreditar que existe algo etéreo e sobrenatural acerca da consciência, e tenta ver as implicações disso.
Não é nem algo novo. Basta dar uma olhada no que o velho Platão escreveu (http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9don ou, mais
detalhes em http://en.wikipedia.org/wiki/Phaedo).

Talvez pra quem lê tudo isso pareça um jogo de palavras inutil e sem sentido, até porque a compreensão não vem lendo um tópico no forum de internet.

Mas eu peço pra quem realmente estiver interessado em discutir sobre o que eu propus, que reflita e o faça, senão nem se dêem ao trabalho de postar.

Não é por "falta de compreensão" que consideramos o seu texto apenas um JPFV [1], mas pelo fato de ele ser DE FATO um JPFV.

[1] Jogo de Palavras e Fórmulas Vazias.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #8 Online: 12 de Março de 2008, 14:16:34 »
heheheh ok .... Só que eu não acredito em nada meu amiguinho, eu vejo as coisas por mim mesmo  :ok:
Mas se vc prefere nem pensar sobre o que eu falei, escolha sua, acho que vc pode se retirar do tópico e não voltar mais.

Acho que vcs não deram importância frase:
Então, porque não tentar e ver por si mesmo o que acontece?

As coisas não vem do nada, é muito mais fácil simplesmente acreditar ou negar e continuar ignorante, do que buscar e ver por si mesmo aquilo que é desconhecido.

Abraços.
« Última modificação: 12 de Março de 2008, 14:25:38 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Março de 2008, 14:25:41 »
Eu já pensei sobre o que você falou... quando li Platão, as epístolas de Paulo, o Bhaghavad Gita, etc. etc.

Você não diz nada de novo, enquanto existem pessoas atualmente que estão realmente fazendo Pesquisas, sobre
a consciência, com protocolos, peer-review e experiências replicáveis. Dê uma olhada naquele link dos correlatos neurais
da consciência. Você pode acabar elevando a sua.

Alan Watts

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #10 Online: 12 de Março de 2008, 14:28:15 »
Eu já pensei sobre o que você falou... quando li Platão, as epístolas de Paulo, o Bhaghavad Gita, etc. etc.

Você não diz nada de novo, enquanto existem pessoas atualmente que estão realmente fazendo Pesquisas, sobre
a consciência, com protocolos, peer-review e experiências replicáveis. Dê uma olhada naquele link dos correlatos neurais
da consciência. Você pode acabar elevando a sua.

A questão é que não é só lendo que nós vamos atingir alguma coisa. Conhecimento teórico qualquer um pode ter, é só estudar e pronto, fica tudo na mente, no nivel superficial. Agora conseguir ver são outros 500 ...
« Última modificação: 12 de Março de 2008, 14:38:10 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Março de 2008, 14:30:16 »
sez u

Alan Watts

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #12 Online: 12 de Março de 2008, 14:38:49 »
Muita tolice para um tópico só...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #13 Online: 12 de Março de 2008, 14:45:49 »
Mesmo que tudo o que eu tenha dito seja só tolice, vcs deveriam argumentar de forma produtiva, isso proporcionaria uma discussão interessante. Nós estamos discutindo algo muito profundo, não que o que eu falei seja a verdade, mas é um tema que pode render muitas reflexões a respeito da vida para todos nós.
Agora falar "Muita tolice para um tópico só..." e pronto é fácil mesmo.

Abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Março de 2008, 14:51:53 »
Ok. Primeiro, sugiro que este tópico seja transferido para a área de Filosofia. O ceticismo dos foristas já foi devidamente exercitado :).

Segundo: o que o leva a concluir que a consciência não seja um processo cerebral. Mais: o que o leva a concluir que a consciência
sobreviva à morte. E não venha com conversa de experiência pessoal, que sei que você está vivo.

Alan Watts

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #15 Online: 12 de Março de 2008, 15:11:03 »
Mesmo que tudo o que eu tenha dito seja só tolice, vcs deveriam argumentar de forma produtiva, isso proporcionaria uma discussão interessante. Nós estamos discutindo algo muito profundo, não que o que eu falei seja a verdade, mas é um tema que pode render muitas reflexões a respeito da vida para todos nós.
Agora falar "Muita tolice para um tópico só..." e pronto é fácil mesmo.

Abraços.

Não vi nada que mereça ser (re)discutido.

Vida após a morte, espíritos, reencarnação e etc. já foram discutidos em outros tópicos.

Tudo que você disse aí não passa de uma versão resumida desses assuntos.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 12 de Março de 2008, 15:35:53 »
Mais: o que o leva a concluir que a consciência
sobreviva à morte. E não venha com conversa de experiência pessoal, que sei que você está vivo.
:histeria:

Vou ler o artigo da wiki. Isso de "consciência" me perturba um pouco, também.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #17 Online: 12 de Março de 2008, 15:43:26 »
Esse topico me fez lembrar a ultima parte da música Hallowed be thy Name do Iron Maiden:

When you know that your time is close at hand
Maybe then you'll begin to understand
Life down here is just a strange ILLUSION.

Alias, toda a letra dessa música é foda :)

PS: não eu não acredito...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #18 Online: 12 de Março de 2008, 18:06:17 »
Esse topico me fez lembrar a ultima parte da música Hallowed be thy Name do Iron Maiden:

When you know that your time is close at hand
Maybe then you'll begin to understand
Life down here is just a strange ILLUSION.

Alias, toda a letra dessa música é foda :)

Magnífica mesmo.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 12 de Março de 2008, 18:18:20 »
Mauríco,

A melhor abordagem científica do eu é do físiciso indiano Amit Goswami, no seu livro física da alma. Estou lendo o Universo autoconsciente dele também.

Popper também fez uma abordagem com um físico nobelista sobre a quântica neuronal. E como bem dizia Kant, a física é a base epistemológica do saber filosófico, mas ele se detinha na questão de tempo e espaço e a física quântica supera isso.

Um filósofo cético e imaterialista é Berkeley, que é cético quanto ao materialismo e questiona as bases dessa teoria.

E a crítica mais comum sobre a utilização da física quântica quanto ao embasamento de teorias diversas, é que existe o fenômenos da descoerência, que separa o mundo quântico do mundo da física clássica.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #20 Online: 12 de Março de 2008, 18:21:05 »
Ok. Primeiro, sugiro que este tópico seja transferido para a área de Filosofia. O ceticismo dos foristas já foi devidamente exercitado :).

Segundo: o que o leva a concluir que a consciência não seja um processo cerebral. Mais: o que o leva a concluir que a consciência
Para projetores a experiência pessoal é válida para a comprovação de que a consciência não é o cérebro, já que é possível observar o próprio corpo durante uma projeção. Por isso é um grande diferencial do espiritismo, que lida apenas com mortos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #21 Online: 12 de Março de 2008, 19:28:55 »

Bom, primeiramente eu quero deixar bem claro que eu não conclui nada, a vida é aprendizado, portanto eu não estou fechado a nada. Coloquei um ponto de vista e estou aberto a ouvir tudo o que vcs tem a dizer a respeito dele.

Sobre a sua pergunta, acho que antes de afirmar que a consciência sobrevive a morte, devemos compreender o que é a consciência, correto? Para compreendermos o que é a consciência, nós temos que observa-la por nós mesmos, porque senão tudo o que criariamos seriam mais e mais teorias e ideias, que não são a coisa em si.
Portanto devemos observa-la, então como faremos isso? Nossa atual situação dificulta ( senão impossibilita ) esse procedimento por causa dos nossos apegos. Nossa mente está sempre cheia, cheia de pensamentos, emoções, ideias e está amarrada pelas experiências do passado que formaram nossa personalidade. Nós podemos perceber isso fácilmente, eu, vc e qualquer um desse forum que tiver o minimo de auto-conhecimento sabe disso.
Isso não é uma teoria, ou uma ideia, isso é um FATO que podemos observar por nós mesmos. Pois bem, então como vamos observar a consciência se ela está encoberta por diversas camadas de fumaça? Também não podemos, portanto não importa se vc leu o Bhagavad Gita, ou eu tenho lido, se vc leu Platão ou quem quer que seja, tudo isso não passa de conhecimento superficial, idéias, mais ruidos apenas.
Para perceber a consciência na sua plenitude é necessário outro tipo de atitude que não é intelectual, é necessário que nós esvaziemos completamente nosso ser, sem desejos, sem apego, sem personalidade, sem ego, e que só a consciência pura fique presente, ai então nós poderemos observa-la e compreender o que ela é por experiência DIRETA, e é isso que nos permitira obter o verdadeiro conhecimento.

Questão de crença? Duvido muito, isso é um fato que pode ser fácilmente constatado. Agora negar esse fato e falar: "Ah, isso é tudo besteira" e continuar na mesma vidinha mediocre. Não vai resolver nada, é por isso que eu disse. PORQUE NÃO TENTAR?
« Última modificação: 12 de Março de 2008, 19:31:59 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

rizk

• Visitante
« Resposta #22 Online: 12 de Março de 2008, 20:51:01 »
Gentes, estou TÃO CANSADA desses misticismos travestidos do Mauricio e Adriano... meninos! Wake up and smell the coffee!

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Março de 2008, 21:12:17 »
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #24 Online: 12 de Março de 2008, 21:32:14 »
Gentes, estou TÃO CANSADA desses misticismos travestidos do Mauricio e Adriano... meninos! Wake up and smell the coffee!
Olha as rugas...

:lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!