Mas como ver o que não se sabe o que é? Mesmo não falando Mauricio, você quer dizer que há uma vontade ou coisa nos animando, algo que não nós, interagindo com o mundo.
Infelizmente estou treinada a rechaçar qualquer coisa que não possa ser reproduzida, testada ou que no minímo se enquadre em alguma equação lógica.
Porém, estou me oferecendo a testar a sua proposta, como começar?
Isso é tudo muito lógico Lara, e tudo se torna muito mais claro conforme vc vai avançando no caminho do auto-conhecimento. Porém existem muitas e muitas formas de conhecer o Si mesmo, isso varia conforme suas próprias tendência. Eu também estou no começo dessa longa jornada, por isso ainda especulo muito no nivel intelectual, como é o caso da nossa discussão aqui. Eu leio bastante também, pois embora os livros não mostrem a Verdade por si só ( porque essa tem que ser experimentada diretamente para ser conhecida ), eles nos ajudam e mostram alguns aspectos básicos que nós podemos começar percebendo aqui e agora para ganharmos confiança e mais tarde avançarmos por nós mesmos.
Eu não sei até onde ou quais foram as caracteristicas da minha vida que me levaram a pensar assim, porém de certa forma, isso é uma coisa que sempre esteve presente comigo, desde criança eu tinha o enorme desejo de conhecer a verdade absoluta. Sempre fui muito na minha, muito introspectivo e com certeza isso fez muita diferença nesse longo processo. Eu não te conheço, portanto tudo que eu estou falando está baseado na minha própria vida.
Eu sempre fui muito cético e sempre muito questionador, nunca aceitei argumentação de autoridade, por isso desde sempre tive em mim a liberdade de explorar as coisas por mim mesmo. Depois de muitos e muitos anos de instrospecção e reflexão eu comecei a ver que existiam varias coisas na minha vida que aconteciam e eu agia quase mecanicamente, eu não estava realmente consciente delas. E comecei a questionar tudo isso e comecei a compreender algumas dessas coisas.
Como vc pode ver, essa busca é algo extremamente pessoal, vc pode observar o mundo e dele tirar informações, mas a sabedoria é algo que vem de dentro de vc mesma. Isso é algo muito resumido, só pra te dar uma ideia das varias fases que a gente passa na vida para aprender, inclusive tirando proveito do proprio sofrimento para isso. Eu acho que a melhor coisa que eu posso te falar para vc começar a pesquisar a esse respeito, é para vc ler algumas coisas sobre o Budismo, sem acreditar nem desacreditar, só ver por si mesma e pensar em como aquilo se encaixa e se aquele conhecimento serve pra vc. Um site ótimo para isso é esse:
http://www.acessoaoinsight.netEu aconselho muito mesmo, qualquer um que estiver interessado em auto-conhecimento dar uma olhadinha porque esse site é muito completo e foram pessoas muito dedicadas que fizeram de tudo para proporcionar esse conhecimento para nós.
Acho que é isso, qualquer coisa que vc tenha a falar a respeito eu estou aberto e podemos conversar e chegar a ideias em comum.
Bjos e abraços.