Eu li os outros posts do tópico. Então o que você chama de "Eu" na verdade é a tal "Iluminação", não é?
Pois bem, então falamos de "Iluminação": você pode citar o que significa, na prática e com exemplos, o que é de fato a Iluminação? O que significa, novamente na prática e com exemplos, livrar dos sentidos, das percepções, da personalidade e do ego?
E uma questão que muito me preocupa: não é realmente necessário eu usar alucinógenos, não é? 
Não é que o Eu seja a Iluminação, a Iluminação é a percepção do Eu.
Não, não é necessário o uso de alucinógenos, alucinógenos são prejudiciais, porém existem drogas alucinógenas como o LSD por exemplo, e plantas enteógenas como a Ayahuasca ( Santo Daime ). Que são BEM diferentes. Mas nenhum dos dois é necessário, e acho que se o individuo não souber exatamente o que procura e não tiver discernimento, pode faze-lo continuar iludido, porém é um fato que os enteogenos provocaram insights imensos, principalmente nas pessoas que estão completamente ignorantes sobre a Realidade, e pode ajuda-las a encontrar uma luz para seguir um caminho melhor para si mesmo e para os outros.
Porém eu acho que precisar de enteogenos já é uma forma forte de apego, o que dificulta e muito a iluminação, então temos que ter muito cuidado, acho que não dá pra generalizar muito nesse ponto porque depende muito da própria pessoa.
Sobre os exemplos, o que eu posso te falar é o que eu acho. Como falei no começo do tópico, se eu penso:
Eu sou este corpo, eu me apego e não posso perceber minha real identidade porque minha mente é ignorante e eu não consigo perceber as coisas como elas são. Se eu penso, eu sou essas sensações, continuo ignorante, se eu penso, eu sou a mente, a personalidade, o ego, a consciência, eu continuo ignorante e não vejo as coisas como elas são.
A meditação sem duvida nenhuma é a ferramenta mais adequada para perceber essas coisas, quanto vc percebe que não é o corpo, nem os sentidos, nem a mente, você passa a não ser mais afetado por eles. O que acontece depois disso eu não sei, porque eu não cheguei lá, mas é algo como não ter conceitos, teorias ou idéias sobre as coisas, vc não ve as coisas segundo o seu ego, segundo suas experiências passadas, segundo sua memória, você ve as coisas no aqui e agora como elas são realmente.