Para mim também, sim. Como para qualquer pessoa.
Como assim para qualquer pessoa? As pessoas são diferentes Luis, e elas tem opniões diferentes sobre as coisas, se vc acha isso, ok, sem problemas, mas eu penso diferente.
Você espera MESMO que eu - que ALGUÉM leve a sério a alegação de que uma substância te ajuda a "ter insights"? E ainda por cima que isso é algo bem diferente de um alucinógeno?
Na verdade eu não espero nada, eu só estou colocando o meu ponto de vista, que por sinal é de algum valor, visto eu tenho alguma experiência no assunto.
A questão principal é que não é só a substância em si que "ajuda" a ter insights. Os enteogenos são coisas muito pessoais, e a experiência vai depender totalmente da pessoa e do contexto no qual ela está sendo utilizada. Um cara que tomá chá de cogumelo só pra ficar doidão e pirar é diferente de alguem que busca alguma coisa e pratica no dia a dia, mas também tem curiosidade sobre essas experiencias.
Eu sei que essa não é a melhor maneira de se atingir um grau de consciência elevado, mas isso também não descarta a possibilidade de que pode ajudar em algum sentido. É dificil falar assim pra alguem que eu nem conheço, não dá pra mostrar o meu ponto de vista, mas eu acho que cada um tem seu caminho, e se nós conseguirmos aprender de algum jeito, já é valido. Tem pessoas que não usam droga nenhuma e vivem na mais completa ignorancia, por causa desses dogmas que nós colocamos como barreiras sobre o que nós desconhemos.
O que não quer dizer nada; muita gente se prejudica e se ilude de várias outras formas também. Você fala como se "ser difundido em várias culturas" tivesse algum valor na defesa da sua alegação; não tem.
Não tem valor nenhum realmente, escrevi isso meio na pressa, mas existem culturas onde os enteogenos são parte essêncial como no xamanismo por exemplo, e com certeza eles tem muito mais conhecimento de Si do que essa cultura de consumo ridicula.