Eu acho que não é questão de frustração.
Entendido.
As pessoas escolhem um time ou pessoa pra torcer por algum motivo, que não necessariamente seja frustação, e gostam de vê-lo ganhar.
Agora fiquei confuso.
Na primeira parte você afirmou que não era frustração. Agora você admite que pode ser. O que você acha?
Minha avaliação: Temos as duas situações.
Cara rico, bem casado, feliz etc, portanto não frustrado, pode gostar de torcer pelo Guga/Ayrton Senna.
As pessoas orcem pelo Santos, seleção brasileira pelo mesmo motivo que torciam pelo Ayrton Senna e Guga, assim como os espanhóis torcem pelo Real Madrid e seleção espanhola. No caso do futebol e alguns outros esportes, se acresce que se gosta também do esporte em si, independente de torcida, por isso se assiste à Liga dos Campeões aqui no Brasil.
Então já temos pelo menos dois tipos de platéia aqui. O primeiro é aquele que assiste, torcendo ou não por alguém ou clube, um esporte pelo qual tenha algum tipo de afinidade, seja ela estética ou funcional. Este torcedor é um apreciador, dificilmente se deixa levar por aspectos de nacionalismo, de sentimentalismo fútil clubístico ou de 'bairrismo' a ponto de embaçar as suas avaliações. Mas são exceções.
O segundo tipo é o passional, aquele que grita e extravasa seus sentimentos de forma ostensiva e, muitas vezes, violenta. Com frequência é um nacionalista (de momento ou não), com paixões clubísticas e ou por pessoas, que vê na torcida ao seu clube uma forma de passatempo ou é um 'religioso' cujo deus é um jogador/atleta.