O melhor mesmo seria acabar com esta b..., sem graça alguma.
A F1 tá ficando tão monótona quanto basquete.
A corrida de hoje (Silverstone) foi uma rara exceção, pois houve 4 carros viáveis disputando a vitória.
O pior é que eu acompanho as notícias, o campeonato, gosto de ler sobre a história da F1, ...mas não tenho saco de assistir uma única corrida.
Eu assisti duas provas completas ao vivo e várias na televisão até 1982. E afirmo com toda a tranquilidade que é uma chatice sem paralelo.
Por isso que acho que o que salvaria a F1 é adotar regras similares as da NASCAR, onde uma equipe novata com pouco dinheiro pode vencer o campeonato porque todos usam os mesmos chassis e motores.
As equipes pequenas da Nascar (Sprint Cup) não são competitivas. A Hendrick ganhou 6 dos ultimos 10 campeonatos, a Chevrolet ganha desde 2003. Mas eu acho muito interessante o formato de Chase. Não sei o quanto funcionaria numa F1, mas na Nascar parece encaixar muito bem.
Transformar a F1 numa categoria "monomarca" seria definitivamente a morte da F1. A F1 sempre foi conhecida como uma categoria pioneira em desenvolvimento, mas hoje parece que esse papel está se transferindo para o WEC.
Meu esporte a motor preferido é o rally. O campeonato mundial esteve bastante em baixa, principalmente pelo domínio absoluto do Sebastien Loeb e Citroen, que venceram 9 campeonatos em sequencia. Loeb deixou o WRC para correr de Tursimo. A principio temos outro piloto, que embora se aproxime do terceiro título, não parece ser tão dominante quanto o Loeb. Na categoria principal são quatro fabricantes diferentes e a categoria vem tentando expandir comercialmente. Foi lançado um serviço para que os fãs possam acompanhar as provas online.
Esse recurso de atrair o público da Internet é usado por várias categorias, como a Nascar, que disponibiliza todas as corridas no Youtube, ou pelo WEC que passa as provas online. A F1 anda na contra mão. Restringe o acesso online aos conteúdos, e o próprio Bernie Ecclestone já havia declarado não ter interesse em expandir a F1 para a Internet.
Apesar dele só cuidar dos aspectos comerciais, parece que todo mundo concorda que já passou a hora do velho sair.