Lojas lotadas para olhar DVDs
02 de Abril de 2008
Os moradores de Cuba lotaram as lojas da capital, Havana, na terça-feira, o primeiro dia da venda livre de equipamentos eletrônicos na ilha. A maioria, porém, foi só olhar -- como os produtos são vendidos em pesos conversíveis (a moeda paralela usada pelos turistas e estrangeiros), quase ninguém saía das lojas com algum aparelho. Muitos queriam apenas ver um DVD player funcionando de perto.
"Que ótimo, DVDs à venda para todos", gritava uma mulher na loja La Copa, próxima ao Hotel Copacabana. "É claro que ninguém tem dinheiro para comprá-los", brincou a cubana, em entrevista à agência de notícias Associated Press. As filas nas lojas cubanas são comuns, mas ficaram ainda maiores na terça, com a chegada dos primeiros aparelhos, que antes não podiam ser vendidos na ilha.
No shopping Galeria Paseos, na avenida Malecón, também havia longas filas, mas os consumidores se decepcionaram -- os computadores e microondas, produtos muito esperados, ainda não haviam chegado. Os vendedores prometiam que eles estarão à venda dentro de pouco tempo. Um computador custará cerca de 650 dólares. Isso é o equivalente a 33 meses do salário médio de um cubano.
A moeda usada pelos estrangeiros vale 24 vezes mais que os pesos comuns, com os quais os trabalhadores cubanos são remunerados. As mudanças divulgadas no mês passado pelo presidente Raúl Castro animaram a população, que espera ter acesso a alguns confortos antes proibidos. Ainda assim, poucos terão chance de aproveitar a abertura, já que os salários continuam baixos demais.
Além da venda de eletrônicos, Raúl permitiu que os cubanos usem telefones celulares e se hospedem nos hotéis antes ocupados só pelos estrangeiros. Em todos esses casos, contudo, o pagamento deve ser feito no peso conversível. Isso quer dizer que só a elite cubana e as pessoas que recebem dinheiro dos parentes que moram nos EUA terão a chance de aproveitar as novas mudanças.
http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1&textCode=138926&date=currentDate