A China vai ser a próxima potência. Enquanto isso os EUA tendem a ficar vassalos desse nova economia, que já detem grande parte de papeis do tesouro americano.
Já disseram o mesmo do Japão.
E no final das contas, a democracia maior é no ambiente econômico, que possui maior flexibilidade. Quantos chineses não se beneficiaram da expansão econômica do país?
A China ainda é uma ditadura.
Enquanto isso os Estados Unidos vive a falsa democracia, a ditadura do fanatismo religioso, essa sim, que levou o Bush a fazer a grande cagada da guerra do Iraque.
Deve ser porisso que tanta gente tenta ir para lá.
Penso que o comunismo ateísta da China é muito mais sensato que a teocracia americana. E eles não vão se submeter ao mundo ocidental por essa idéia fracassada de democracia. As eleições americadas são um fracasso, os americanos nem votam direito, não tem essa preocupação. Nós aqui no fórum nos preocupamos mais com a eleição americana do que o próprio americano médio.
Olhe em volta e tente encontrar alguma tecnologia que não foi inventada por americanos.
Onde está a melhor qualidade de vida: na China, onde a maioria da população é pobre ou miserável, ou nos EUA?
O mundo hoje está mudando da hegemonia americana para uma divisão maior do poder entre os países, sem a grande centralização que foi até chamada de imperialismo, porém com suas características atuais e melhoradas em relação ao impérios anteriores.
O que acho que não cabe mais, é ficar buscando países como exemplo de um destino único para o mundo. A China está aí, mostrando para o que veio, os países do BRIC cada vez com mais força e com uma prospectiva muito favorável no cenário econômico e político.
Não dá para entronizar a China, porém também não dá para entronizar os Estados Unidos diante do cenário mundial, um país que, apesar da imensa riqueza acadêmcia, tem um alto grau de analfabetismo cultural, devido ao fanatismo religioso, mesmo não tendo analfabetismo funcional.
Ainda vejo os americanos como líderes na implementação dos direitos humanos, mesmo na China, mas terão que rever suas posturas econômicas protecionistas, assim como a Europa, que no meu entender é genocida, leva a morte muitas pessoas devido a pobreza nos países pobres.
E isso não é por eles terem uma culpa direta, mas por serem omissos a uma realidade que lhes é fácil de mudar.