Provavelmente o fracasso da agricultura cubana se deve aos transgênicos da Monsanto afetando a ecologia de todo o mundo.
Fidel tomou o poder em 1959, nem existiam trangênicos que são coisa recente e isso não é desculpa para metade das terras cultiváveis estarem desocupadas por todo esse tempo enquanto a população passa por racionamento de comida .
É um exemplo da eficiência estatal que usou a outra metade das terras cultiváveis para plantar fumo e cana de açucar (Aquela mesma que Fidel criticou na época do Bio diesel dizendo que causaria escasses de alimentos

) enquanto a população de lá passa fome por viver em um canavial....
Talvez se eu tivesse um aparelho de raios-X tirasse chapas apenas como recordação, como um tipo diferente de fotografia, simplesmente. Acho que há uma espécie de "lei de Parkinson" quanto a bugigangas eletrônicas e novidades tecnológicas: sempre se dá um jeito de "precisar" de tudo que é posto no mercado e cada novo lançamento. Vamos assim nos tornando dependentes delas, e o mercado agradece. Enquanto isso, pessoas morrem de fome, não só na África, mas mesmo no Brasil.
Não parecem ser tão inúteis assim, já que até vc tem um computador e um celular...já ficou dodói por causa das radiações maléficas dos aparelhos que vc tem em casa?
Sobre o pessoal que morre de fome na Africa, melhor vc se informar.
Fome na Africa tem mais a ver com ditadores vagabundos como Fidel que tomaram o poder lá e exploram a população do que com venda de produtos eletrônicos.
Ao mesmo tempo, é certo é que nossos antepassados, ou até nós mesmos, há não muito tempo atrás, vivíamos muito bem e até com mais saúde sem todos os últimos lançamentos de cada novíssimo aparato com o qual "nossos problemas acabaram".
Outra fantasia comunista...nunca ouviu que na idade média um bando de gente morreu por pura falta de higiene ou que se passava fome por não ter como conservar alimentos e quase toda colheita acabava sendo desperdiçada, que faixa etária média não passava dos 35 anos de idade ou que se morria de apendicite ou uma simples fratura exposta que infeccionou?
Mais saúde uma merda.. a maioria da população era subnutrida ou chegava aos 30 anos quase sem dentes.
Isso evidencia o quanto são supérfluas essas novidades, que apenas servem ao nosso consumismo instintivo compulsivo que precisa ser controlado pelo Estado a qualquer custo, pois isso é uma fonte de problemas muito maiores do que a maioria dos problemas resolvidos pela tecnologia.
Vc compraria hoje para seu uso diário um carro igual aos dos anos 50 com consumo médio de 3 a 4,5 KM/L ( É esse mesmo, eu sei porque tenho um carro ano 1967)na cidade ou compraria um com injeção eletrônica com consumo de 12KM/L na cidade?
Pois é...se não fosse a tecnologia "supérflua" o problema da poluição hoje seria bem maior, vc não teria seu computador em casa ou não poderia sacar dinheiro em caixa eletrônico nos feriados...lembro bem de quando não existia esse tipo de coisa e vc esperava o banco abrir na segunda feira(Se não fosse feriado) para ir até lá pegar fila e sacar seu dinheiro...
Não digo que devemos abdicar completamente da tecnologia, apenas que ela deve ser racionalmente regulada pelo estado de acordo com as verdadeiras necessidades sociais, em vez de permitirmos que a sociedade desmorone com um frenesi neotecnófilo consumista.
É piada?
Acabei de te mostrar que o pessoal em Cuba passa racionamento há 50 anos com terras do estado desocupadas que agora o Raulzito entregará a produtores privados.
Basta ver a merda que eram as estatais brasileiras, a Vale passou mais de 20 anos nas costas do contribuinte servindo de cabide de emprego a um bando de vagabundos, aliás um bando de empresas davam prejuizo e se não fosse o consumidor pagar impostos em cada item que vc acha supérfluo já teriam quebrado há tempos.
Quero ver um governo qualquer sobreviver sem arrecadação gerada pela venda de produtos e serviços...como exemplo vc pode ver esses artistas da esquerda que só sobrevivem com ajuda do governo porque sem enfiar nossa grana de impostos lá eles não teriam bilheteria para empurrar a merda que eles fazem ao público.