Autor Tópico: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawking  (Lida 55264 vezes)

Offline Eu

• Nível 15
  • *
Professor, o que vem a ser exatamente o méson pi?
César Lattes - O méson pi é uma particula integrante do núcleo do átomo. Ela é apontada como uma das principais responsáveis pela integridade do núcleo, impedindo-o de desintegrar-se.

Há alguma aplicação tecnológica para essa descoberta atualmente?
César Lattes - No momento, não, mas há a possibilidade de usar o méson pi no tratamento radioterápico contra o câncer. Existe um estudo neste sentido na Inglaterra. Os raios gama produzem um estrago muito grande não só no tumor como na região em volta. E o méson pi seria mais eficiente no combate à doença, porque concentra-se praticamente só no tumor. É uma tecnologia ainda em estudos. Há também a possibilidade da produção de raios-X de maior precisão, que poderia ser aplicado na análise de ligas metálicas.

O senhor quase ganhou por duas vezes o Prêmio Nobel, não é mesmo?
César Lattes - O inglês Cecil Frank Powell ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1950. Ele levou o prêmio pelo método de revelação fotográfica da partícula do meson pi. Era mais o velho de nós e era também inglês. Havia também o italiano Guiseppe Occhialini. Eu tinha 23 anos quando participei da descoberta, em 1947. Era muito novo. Ele era o professor residente em Bristol e nós pesquisadores associados. O prêmio acabou ficando para ele...

Em 1950, o senhor tinha 26 anos, um ano a mais que Einstein quando ele recebeu o Nobel...
César Lattes - Já imaginou que problema eu teria? Iria passar o resto da vida fazendo cartinhas de recomendação como o Einstein. Graças a ele, muitos maus cientistas conseguiram bons cargos em universidades.

E a segunda vez?
César Lattes - A segunda vez está relacionada à produção artificial de mésons. Isso foi no ano seguinte à descoberta do méson pi, em 1948. Essa pesquisa eu desenvolvi com o físico norte-americano Eugene Gardner. Na época, a comissão do Prêmio Nobel se interessou, e chegou a enviar uma carta para mim por meio da Universidade do Brasil, atual Universidade do Rio de Janeiro. Só que a burocracia interna fez com que a carta só fosse entregue a mim um ano depois. Neste período, meu parceiro de pesquisa morreu. E como não se dá prêmio póstumo, perdi a oportunidade.

Professor Lattes, o físico inglês Stephen Hawking afirmou, em seu livro "Uma breve história do tempo" que os físicos têm gasto tempo demais na pesquisa da física de partículas. O senhor concorda com isso?
César Lattes - Aquele livro é uma droga, uma porcaria. Ele não tem representatividade nenhuma na física. Sua fama é fruto só da imprensa. Ele é um mau caráter. O resumo da biografia do Newton que ele fez mostrou que ele morre de inveja do Newton. Hawking chamou o maior físico de todos os tempos de mau caráter, que gostava de dinheiro... é um pobre coitado.

Mas ele é um físico muito conceituado...
César Lattes - Ele pode ser conceituado na imprensa, mas não é conceituado no meio científico.

O senhor é tido como um crítico de Einstein, não é mesmo?
César Lattes - Einstein é uma fraude, uma besta! Ele não sabia a diferença entre uma grandeza física e uma medida de grandeza, uma falha elementar.

E onde exatamente ele cometeu a falha a qual o senhor está falando?
César Lattes - Quando ele plagiou a Teoria da Relatividade do físico e matemático francês Henri Poincaré, em 1905. A Teoria da Relatividade não é invenção dele. Já existe há séculos. Vem da Renascença, de Leonardo Da Vinci, Galileu e Giordano Bruno. Ele não inventou a relatividade. Quem realizou os cálculos corretos para a relatividade foi Poincaré. A fama de Einstein é mais fruto do lobby dele na física do que de seus méritos como cientista. Ele plagiou a Teoria da Relatividade. Se você pegar o livro de história da física de Whittaker, você verá que a Teoria da Relatividade é atribuída a Henri Poincaré e Hawdrik Lawrence. Na primeira edição da Teoria da Relatividade de Einstein, que ele chamou de Teoria da Relatividade Restrita, Ele confundiu medida com grandeza. Na segunda edição, a Teoria da Relatividade Geral, ele confundiu o número com a medida. Uma grande bobagem. Einstein sempre foi uma pessoa dúbia. Ele foi o pacifista que influenciou Roosevelt a fazer a bomba atômica. Além disso, ele não gostava de tomar banho...

Então o senhor considera a Teoria da Relatividade errada? Aquela famosa equação "E=MC²" está errada?
César Lattes - A equação está certa. É do Henri Poincaré. Já a teoria da relatividade do Einstein está errada. E há vários indícios que comprovam esse ponto de vista

Mas, professor, periodicamente lemos que mais uma teoria de Einstein foi comprovada...
César Lattes - É coisa da galera dele, do lobby dele, que alimenta essa lenda. Ele não era tudo isso. Tem muita gente ganhando a vida ensinando as teorias do Einstein.

Mas, e o Prêmio Nobel que ele ganhou por sua pesquisa sobre o efeito fotoelétrico em 1921?
César Lattes - Foi uma teoria furada. A luz é principalmente onda. Ele disse que a luz viajava como partícula. Está errado, é somente na hora da emissão da luz que ela se apresenta como partícula. E essa constatação já tinha sido feita por Max Planck.

O senhor chegou a conhecer os grandes físicos naquela época em que esteve na Europa e nos Estados Unidos?
César Lattes - Conheci os irmãos Oppenheiner, o Robert e o Frank, que foram bons amigos meus. O Robert era mais um filósofo.

Mas foi ele que comandou o projeto da bomba atômica.
César Lattes - Sim. Ele coordenou a parte de Los Alamos, que produziu as primeiras bombas. Mas o Robert não era a favor da bomba. Ele se recusou a fazer a bomba de hidrogênio e foi colocado de lado por isso. Frank não era tão filósofo assim. Ele era mais pragmático. Ambos terminaram marginalizados por causa do macartismo, que perseguia esquerdistas nos EUA nos anos 50. Já o Enrico Fermi eu conheci superficialmente.

Por que o senhor não se transferiu para o exterior?
César Lattes - Não sou mercenário. Não me vendo, ainda mais para fazer guerra.

Estive vendo que o senhor tem três quadros de Portinari, um até com dedicatória...
César Lattes - Comprei uma gravura em aguaforte, que é um trabalho em série, em uma exposição. Quando ele ficou sabendo, veio correndo e me entregou uma segunda aguaforte com uma dedicatória ("Para o Lattes, glória do Brasil, e para Martha, com a auspiciosa admiração de Portinari"). O terceiro quadro, ele me deu tempos depois. Foi feito a lápis e reproduz uma cena da minha infância, que ele produziu de forma impressionante. Parecia até que ele tinha estado lá.

O senhor considera satisfatório o nível da física praticada hoje em dia no Brasil?
César Lattes - Não.

Por que?
César Lattes - Acho que hoje há muita química e pouca física nos centros de pesquisa do País. Atualmente, a moda na ciência é a física analisar as propriedades dos materiais. O que, para mim, está mais para a química do que para a nossa disciplina. Além disso, esse tipo de saber tem pouca aplicação no Brasil. Para quê indústria está se fazendo essa pesquisa? Para as indústrias dos países ricos.

Para onde então deveria se dirigir os esforços de pesquisa?
César Lattes - Para as fontes de energia alternativas e baratas. Haveria muito mais potencial de aplicação aqui desse tipo de conhecimento.

Qual sua avaliação da qualidade atual de nossas universidades?
César Lattes - Bem, a USP hoje em dia para mim está fossilizada. Deitou na fama e acomodou-se. Não há criatividade lá, como houve no passado. O caso da Unicamp não é muito diferente. Hoje em dia, valorizam-se mais os títulos e cargos do que a pesquisa pura nas universidades. Há papéis e computadores demais e reflexão e criatividade de menos. Outro problema, principalmente no caso da Unicamp, que conheço mais, é o inchaço do corpo burocrático, que consome a maior parte das verbas destinadas à universidade.

Qual problema o senhor vê com os computadores?
César Lattes - O computador trouxe uma certa preguiça intelectual para alguns cientistas. Pensa-se menos hoje em dia. Eu chegaria a dizer que alguns cientistas nem sequer pensam. Ficam dependentes do computador e deixam de lado a criatividade.

E como o senhor vê atualmente o papel do governo na educação?
César Lattes - Equivocado demais nas universidades federais, que estão com suas burocracias inchadas e nada preocupadas com a pesquisa primária, que é muito importante e fundamental.

Há muito tempo, a física descarta a hipótese da existência de Deus. Atualmente, como está a relação entre a religião e a ciência?
César Lattes - Acho que você está enganado. O maior de todos os físicos, Isaac Newton, pesquisou a Matemática e a ótica, mas também a alquimia e dedicou-se à pesquisa do Apocalipse de São João. O matemático que estabeleceu as bases da mecânica quântica acreditava em Deus.

Estive notando, o senhor fuma muito, e ainda por cima cigarro sem filtro...
César Lattes - Nem tanto assim. Fumo os sem filtro porque os de filtro fazem mal à saúde e, com os sem filtro, termino fumando só a metade do cigarro. Eu acabo por fumar um maço e pouco, no máximo dois. Além disso, o fumo e o café são estimulantes intelectuais.

Mas o fumo não faz mal à saúde?
César Lattes - Há muita estatística. Eu costumo dizer que, quando há muita estatística, é porque Deus ainda não se decidiu.

Estava notando a sua coleção de discos. O senhor não tem cd?
César Lattes - A gravação em cd é uma porcaria. Não registra direito graves e agudos. Então, procuro em sebos e compro um monte de discos de vinil de Vivaldi e Beethoven por R$ 1 e R$ 2.

Pequeno Perfil
Música - Erudita (Beethoven, Bach e Vivaldi) e Popular (Roberto Carlos)
Livro - A Bíblia ("principalmente o Velho Testamento")
Cidade preferida - Rio de Janeiro
Prato favorito - Espaguete
« Última modificação: 08 de Abril de 2008, 17:07:26 por Waldon »

Offline Prometeu

• Nível 02
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawking
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2008, 19:07:59 »
Grande (e também caduco) Lattes.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawki
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2008, 19:10:46 »
Qual a fonte dessa entrevista, Waldon?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Última modificação: 08 de Abril de 2008, 20:07:03 por Waldon »

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawki
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2008, 09:08:10 »
Essa entrevista ja rolou por aqui a algum tempo atrás... acho que foi quando o Lattes morreu.

Eu achei ele extremamente arrogante, além de conspiracionista.
Achar que o einstein não ficou só na relatividade... ele resolveu um problema que a muito incomodavam os físicos: A luz é uma onda ou uma partícula?

E os ad homines do Hawking são complicados também. Hawking se propos a uma coisa que quase nenhum físico ou astrônomo se propõe: Ensinar Física ou astronomia para leigos.
Se não me engano hawkins resolveu um problema bem interessante sobre os buracos negos... que eles emitem sim energia, tanto que essa energia é chamada de Radiação Hawking (se estiver errado por favor me corrijam).

Depois dessa entrevista até achei q não seria interessante ele ganhar o Nobel, afinal se sem o nobel ele já é arrogante imagine se tivesse ganhado.
Precisaríamos comprar mais um estado só para o ego dele.
« Última modificação: 09 de Abril de 2008, 09:12:16 por Diego »

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawking
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2008, 12:44:30 »
Interessante esta entrevista! Sobre a teoria da relatividade, é verdade,o matematico Poincaré formulou equações relativisticas antes de Einstein segundo li em alguns livros de física. Engraçado que também nunca gostei do Hawking, o livro "Uma breve história do tempo" passa ao leigo "verdades" que não estão comprovadas, mas Hawking não se dá o trabalho de avisar, e para quem não conhece um pouco de física, acha que tudo ali é a palavra final do conhecimento, basta ler o que Hawking fala sobre gravidade e particulas virtuais para entender a que estou me referindo.
E "RADIAÇÃO HAWKING"! Quer ego mais inflado do que este!? Acho que até já sei como faz o universo acelerar tanto sua expansão, é a "VAIDADE HAWKING" :histeria:

Beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2008, 13:01:23 »
Mas isso é relativamente comum.
Basta ver as "Leis de Newton", "Bolson de Higgs";

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2008, 13:08:15 »
Vamos com calma que o Santo é de Isopor.
basta ler o que Hawking fala sobre gravidade e particulas virtuais para entender a que estou me referindo.
E "RADIAÇÃO HAWKING"! Quer ego mais inflado do que este!? Acho que até já sei como faz o universo acelerar tanto sua expansão, é a "VAIDADE HAWKING" :histeria:

Existem coisas na Física que existem controvérsias. A comunidade é parte cética aos validade de Cordas, Loop Quanum Gravity e outras.

No entanto não conheço um Físico sério que desconfie da Radiação Hawking. É muito bem aceito pela comunidade que esse efeito é necessario para a completeza formal da Teoria Quantica de Campos em Espaços Curvos. E hoje, via uma técnica chamada sistemas analogos sabemos que não existe praticamente escapatória a isso.

Como sempre, o nome Radiação Hawking não foi dado por ele. É um nome que pegou na comunidade.

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2008, 13:09:48 »
Interessante esta entrevista! Sobre a teoria da relatividade, é verdade,o matematico Poincaré formulou equações relativisticas antes de Einstein segundo li em alguns livros de física.

A teoria de Poincaré é diferente da teoria de Einstein. É um erro comum considerar as duas como a mesma teoria. Para começar, e que já é uma diferença brutal, Poincaré considera os efeitos das transformações de Lorentz como dinamicos e não cinematicos, como sabemos qe é na Relatividade Restrita.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2008, 13:34:22 »
Citação de: Caio Gomes
No entanto não conheço um Físico sério que desconfie da Radiação Hawking. É muito bem aceito pela comunidade que esse efeito é necessario para a completeza formal da Teoria Quantica de Campos em Espaços Curvos. E hoje, via uma técnica chamada sistemas analogos sabemos que não existe praticamente escapatória a isso.

Um buraco negro dura para sempre, ou melhor, se alimentaria eternamente até não sobrar mais nada no universo? Graças à "radiação Hawking" isto não mais assombra a harmonia do universo! É facil aceitar facilidades assim, o problema é que não há buracos negros para estudar, pesar, provar....algumas noticias toscas de sites ou revistas cientificas costumam falar: Acharam o maior,melhor e sem cortes buraco negro do universo, mas ninguém sabe exatamente se é o que falam ser! Eu já estou exagernado neste argumento(ad nauseun?!) mas sou favoravél em aparelhar melhor nossa ciência, ver no que dá o primeiro teste do Grande Colisor agora no próximo mês de maio(se o grande unicornio quiser, e há de querer!) e confiar nos resultados mais diretos, sabendo que orgulho na ciência faz mal para a humanidade, e isto, basta ler qualquer coisa do Hawking, nota-se a anos-luz de distância!
Gostaria também de lembrar que estas são minhas opiniões pessoais e não poucas vezes não passam de singularidade pura, o que o universo detesta!

Beijos

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2008, 13:37:16 »
Buracos negros não podem ser "observados" ao efeitos gravitacionais que causam ao redor de onde estão?? ou então com efeitos de lentes gravitacionais?

Não acredito que buracos negros sejam uma coisa tão mal estudada a ponto de não conseguirmos identificar sua massa, tamanho, etc.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2008, 13:57:27 »
Buracos negros não podem ser "observados" ao efeitos gravitacionais que causam ao redor de onde estão?? ou então com efeitos de lentes gravitacionais?

Não acredito que buracos negros sejam uma coisa tão mal estudada a ponto de não conseguirmos identificar sua massa, tamanho, etc.

Pois saiba que acreditar não é bom, conclua! E se pensar um pouco, não sabemos nem o que é gravidade, isto sentindo seus efeitos todos os dias, imagine saber a massa, tamanho ou emissões de energia dos buracos negros....desculpem-me todos, mas devemos estudar mais, sair por aí afirmando o que não sabemos é muita pretensão....

beijos

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Abril de 2008, 14:05:23 »

Sim, é assim mesmo. Existem maneiras de se calcular a massa de objeto muito massivo, e varios em que fazemos conseguimos perceber que o volume é muito pequeno para a massa, e portanto isso no centro é um buraco negro.

Uma coisa que, infelizmente, é dificil explicar é porque a Radiação Hawking É necessária. Um Unicornio seria se ela não existisse, já que ela é um fator importantissimo para a estrutura da teoria.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2008, 14:10:20 »

Pois saiba que acreditar não é bom, conclua! E se pensar um pouco, não sabemos nem o que é gravidade, isto sentindo seus efeitos todos os dias, imagine saber a massa, tamanho ou emissões de energia dos buracos negros....desculpem-me todos, mas devemos estudar mais, sair por aí afirmando o que não sabemos é muita pretensão....

beijos

Quem não está concluindo é vc Lara...

Sabemos que Buracos negros emitem Radiação:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hawking_radiation

Sabemos que alguns buracos negros giram e outros não, que eles podem ter massas bastante variáveis, seus tamanhos, etc:
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_hole

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2008, 14:12:35 »
Um Unicornio seria se ela não existisse, já que ela é um fator importantissimo para a estrutura da teoria.

Desculpe, realmente não entendi essa parto do unicórnio!

Oq ele tem haver com a Radiação Hawkins?

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Abril de 2008, 14:15:45 »
Foi uma citação rápida ao Sagan (na história do Dragão, ou Unicornio) na garagem).

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #16 Online: 09 de Abril de 2008, 16:30:18 »
Não sou físico para avaliar as opiniões do Lattes, mas como ouvinte de música clássica só posso concordar com o que ele disse sobre CD.

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Abril de 2008, 20:54:28 »

Sabemos que alguns buracos negros giram e outros não, que eles podem ter massas bastante variáveis, seus tamanhos, etc:
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_hole

Existe um famoso teorema (que levou a famosa piada Buracos negros não tem cabelos) que mostra que qualquer buraco negro será determinado únicamente por tres grandezas: Carga, Massa e Momento Angular. Isso significa que independente da origem do buraco negro, após o processo de colapso as únicas propriedades que restarão serão essas tres.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Abril de 2008, 21:26:37 »
Concordo em parte com a Lara, mas aviso que minha opinião nesse assunto não deve ser de grande valia  :(

Acho que o Hawkings no seu livro traz informações que concerne mais a metafísica do que a física. Coisas que não podem ser checadas. Comecei a ler o livro e achei que cai naquela questão do "papel aceita tudo". Realmente não gostei e IMHO é realmente uma pessoa cujos feitos não são condizentes com sua fama.

Einstein é diferente (ou a história que sei dele é diferente). O que atribuem a ele normalmente é utilizado em uma série de coisas práticas, como GPS por exemplo. E=MC2 é do Poincaré realmente??

Alguém pode me explicar sobre a radiação de Hawkings? É mais uma daquelas entidades criadas a la energia escura, uma entidade ad hoc para explicar fenômenos não conhecidos?

[ ]s
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Abril de 2008, 22:23:14 »
Só para constar, a fonte original da entrevista do Lattes é o Jornal da Unicamp.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Abril de 2008, 00:34:56 »
Concordo em parte com a Lara, mas aviso que minha opinião nesse assunto não deve ser de grande valia  :(

Acho que o Hawkings no seu livro traz informações que concerne mais a metafísica do que a física. Coisas que não podem ser checadas. Comecei a ler o livro e achei que cai naquela questão do "papel aceita tudo". Realmente não gostei e IMHO é realmente uma pessoa cujos feitos não são condizentes com sua fama.

Einstein é diferente (ou a história que sei dele é diferente). O que atribuem a ele normalmente é utilizado em uma série de coisas práticas, como GPS por exemplo. E=MC2 é do Poincaré realmente??

Alguém pode me explicar sobre a radiação de Hawkings? É mais uma daquelas entidades criadas a la energia escura, uma entidade ad hoc para explicar fenômenos não conhecidos?

[ ]s

Antes de começar: Cuidado com o typo. É Hawking.

Bom, o Hawking é o autor dos teoremas de singularidade em RG e foi um dos fundadores da Teoria Quantica de Campos em Espaços Curvos. Se a fama não corresponde a isso, não sei mais o que feitos ele teria que ter realizado.    :P

Como falei acima, Poincaé tinha uma versão da 'teoria da Relatividade', mas ela era fundamentalmente diferente da de Einstein. Hoje sabemos que não era correta. Por isso o que o Lattes falou nessa entrevista é besteira( Claro. Era o fim da vida dele e a comunidade já sabia de sua doença. Foi irresponsabilidade dos jornalistas terem públicado isso).

A radiação Hawking é um resultado que surge quando estudamos os efeitos da Teoria Quantica de Campos perto da borda do buraco negro,  já existencia de um campo gravitacional forte tem influencias sobre o vácuo da teoria (que vc pode entender como aquela imagem de particulas virtuais, uma entrando no buraco negro e outra escapando). Mas o que importa nisso é que esse efeito completa a ligação entre Buracos Negros <==> Termodinamica que já se pensava anteriormente, dando uma Temperatura Física ao mesmo (já havia se calculado uma Entropia ao buraco negro, mas não era levado a serio pela falta de uma temperatura física. Buracos Negros clássicos (ou seja, não quanticos) tem temperatura igual a zero).

O Efeito Hawking é formalmente ligado ao Efeito Unruh, que é outra consequencia da QFT, só que quando se estuda observadores acelerados. E hoje sabemos que sem o efeito Unruh a QFT é uma teoria inconsistente(um paper importante disso é do George Matsas, do IFT/UNESP).

Vc pode pensar

Efeito Hawking <==> Efeito Unruh <==> QFT

Então Radiação Hawking não é uma viagem. É um efeito que sabemos que tem que existir se usamos a QFT (e a QFT é testada com uma precisão de 10%5E%7B-13%7D, portanto seu dominio de válidade é muito grande).

Além de tudo, via sistemas analogos (que é uma maneira de testar a RG em sistemas de matéria condensada) vemos que esses efeitos surgem naturalmente(no equivalente de buracos negros, que são os chamados buracos mudos).
« Última modificação: 10 de Abril de 2008, 00:41:55 por Caio Gomes »

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Abril de 2008, 13:14:47 »
Pois bem Diego, usar a Wiki com referência final para o conhecimento humano não é do meu feitio.
Não sou física e sim uma amante da física e tudo que sei sobre esta ciência busco em diversas fontes, sejam livros, pessoas, net, tv.....isto em nada valida meus argumentos é verdade porém me dão suporte para embasar alguns pontos que julgo corretos.
Eu sugiro a todos que se interessarem por este assunto e que como eu, não são físicos também, a pesquisarem os seguintes personagens que desenvolveram a  idéia aqui debatida:
Começo por John Michhel(1793) que elaborou um conceito filosófico passando para Laplace e depois para Chandrasekhar(o indiano que estipulou o limite de massa para os corpos baseado no princípio de exclusão do Wolfang Pauli), Robert Oppenheimer e Jonh Wheeler onde ganchos os levarão a outros não menos importantes personagens desta jornada do saber.
A radiação Hawking se encaixa muito bem quando o encaixe é feito para ela. Nesta idéia, nos vemos obrigados a ver a gravidade como força carregada por partícula graviton( spin -2 ) e aquela historinha de trocas de gravitons virtuais entre os corpos. Aí é que porca torce o rabo, já que gravitons reias são ondas gravitacionais que nunca são detectadas(sim, eu não esqueci, ausência não é evidência...bláblá) e no caso também PARTÍCULAS estão sujeitas a mesma atração do campo que causam, ou seja, a não ser que comprovamos que as mesmas se locomovam a velocidade superior a da luz, um BN é tão real quanto meu Stalk Ludrivano da dimensão de zero call,NA MINHA CONCLUSÃO. Ou a gravidade é deformação do espaço curvo? Então vamos esbarrar em outros problemas.

Beijos

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Abril de 2008, 14:03:52 »
OK... ignoremos a Wiki e suas várias referências no final da página.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Abril de 2008, 12:25:50 »
OK... ignoremos a Wiki e suas várias referências no final da página.

Eu não disse para ignorar seu tolinho, apenas me referi a busca por mais dados e, na minha opinião, a wiki aceita tudo, depois filtram com mais cuidado, mas enquanto não aperecem outras opiniões, ficam válidas as que já existem, onde nem sempre correspondem com a verdade.

beijos

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Abril de 2008, 12:38:45 »
Mas o fumo não faz mal à saúde?
César Lattes - Há muita estatística. Eu costumo dizer que, quando há muita estatística, é porque Deus ainda não se decidiu.

Que isso? :o Será que ele quiz fazer uma piada?

Estava notando a sua coleção de discos. O senhor não tem cd?
César Lattes - A gravação em cd é uma porcaria. Não registra direito graves e agudos. Então, procuro em sebos e compro um monte de discos de vinil de Vivaldi e Beethoven por R$ 1 e R$ 2.

Como assim? :lol:
Então a vitrola é melhor que o digital de um cd player?
Esse cara é/foi revoltado... hahahaha...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!