Autor Tópico: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawking  (Lida 55267 vezes)

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawking
« Resposta #75 Online: 23 de Abril de 2008, 16:48:58 »
Eter não é uma filosofia. Não sei aonde você leu isso. A existencia do eter em uma teoria é baboseira, já descartada pelos experimentos.

A teoria de Lorentz-Poincaré explicava a mudança do formato das equipotencias de campo como uma mudança física: O eletron sabia que estava andando e por isso o campo mudava de acordo. Por isso era ume efeito dinamico.

A teoria de Einstein os efeitos são cinematicos, dependentes do observador.

O eter foi imaginado como uma espécie de fluído por onde as ondas de luz se propagavam. Assim como a agua e o ar fazem com as ondas mecânicas. Como o eter não é mensurável, não influencia nos cálculos.
É interessante ver as reações das pessoas quando se ataca um mito. Mescla-se ironias e agressões. Lattes é velho cadudo, invejoso, etc., mas ninguem contestou tecnicamente suas afirmações. Foram várias afirmações mostrando erros elementares de einstein.
Falar em biografia de einstein é piada. Só vou ler sua biografia se ele for uma farsa, pois ai sim, vai ficar interessante.
Caio, procurei mas não achei nenhuma tradução dos trabalhos de einstein. Vc saberia onde encontrar, em portugues de preferência. Tanto se fala mas ninguem leu e comparou.

Ramires, diga por você. Claramente as afirmações foram verificadas técnicamente. Os motivos já foram dados, e existem milhares de experimentos confirmando a teoria de Einstein.

Offline ramires

• Nível 07
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawking
« Resposta #76 Online: 23 de Abril de 2008, 17:00:06 »
Quais teorias foram comprovadas?

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #77 Online: 23 de Abril de 2008, 17:01:49 »
Não existe um desacordo com a Relatividade Restrita de Einstein.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 23 de Abril de 2008, 17:09:23 »
O eter foi imaginado como uma espécie de fluído por onde as ondas de luz se propagavam. Assim como a agua e o ar fazem com as ondas mecânicas. Como o eter não é mensurável, não influencia nos cálculos.

Não influencia, é? Faça as contas de efeito doppler com som no ar (onde há um meio de propagação, análogo ao éter) e depois faça as contas do efeito dopler da luz e veja a diferença.

Compare o emissor em movimento com o receptor em movimento.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #79 Online: 23 de Abril de 2008, 17:22:22 »

Não influencia, é? Faça as contas de efeito doppler com som no ar (onde há um meio de propagação, análogo ao éter) e depois faça as contas do efeito dopler da luz e veja a diferença.

Compare o emissor em movimento com o receptor em movimento.

O eter não é análogo a agua e ar. O eter é "filosofia", não existe se não é mensurável. Portanto, não influencia nos cálculos.
Qual afirmação de lattes foi tecnicamente contestada?
Qual o experimento que provou a dilatação do tempo?

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #80 Online: 23 de Abril de 2008, 17:24:30 »
Dilatação do tempo é testado algumas milhoes de vezes por dias nos grandes aceleradores.

De modo independente é testado em chuveiros hadronicos.

Também em relógios atomicos.

Em GPS também é comprovado.

E claro. Eter não era uma teoria filosofica. Voce pode dizer isso quantas vezes quiser, que não fará isso verdade. Só continuará mostrando que você está tentando falar de um assunto que não conhece.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawki
« Resposta #81 Online: 23 de Abril de 2008, 17:29:16 »
O eter não é análogo a agua e ar. O eter é "filosofia", não existe se não é mensurável. Portanto, não influencia nos cálculos.
Você certamente não sabe o que é o éter. Troque "éter" por "dragão na garagem" nessa mensagem e vc verá quão pouco sentido isso faz.

Qual afirmação de lattes foi tecnicamente contestada?
A do Lattes e do tal Prof. Waldon que dizem que a teoria de Poincaré é igual à de Einstein.

Qual o experimento que provou a dilatação do tempo?

Um exemplo do dia-a-dia é o sistema GPS que, se não tivesse correções relativisticas teria um erro acumulado de 11Km ao dia.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 23 de Abril de 2008, 17:30:44 »
Sugestão de busca google para o ramires: "Interferômetro de Michelson"
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #83 Online: 23 de Abril de 2008, 17:45:11 »
Dilatação do tempo é testado algumas milhoes de vezes por dias nos grandes aceleradores.

De modo independente é testado em chuveiros hadronicos.

Também em relógios atomicos.

Em GPS também é comprovado.

E claro. Eter não era uma teoria filosofica. Voce pode dizer isso quantas vezes quiser, que não fará isso verdade. Só continuará mostrando que você está tentando falar de um assunto que não conhece.

Porque vc não responde tecnicamente as perguntas.
O que é eter na sua visão?
Os relógios dos satélites GPS atrasam ou adintam?
Vc já ouviu falar em superluminais?

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #84 Online: 23 de Abril de 2008, 17:49:49 »
O eter é um meio de propagação para a luz. A sua existencia implica em um referencial preferencial no sistema. Isso é o eter.

Os relógios de GPS advem de efeitos de Relativdade Geral + Relativade Restrita. A mistura dos dois efeitos faz com os relógios dos satélites andem mais rápido que os da terra.

Sim, já ouvi falar em efeitos superluminais. Todos que foram medidos são efeitos de velocidade de fase da onda, que é conhecimento de pré-escola que não transmitem informação, portanto não violam a Relatividade.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawki
« Resposta #85 Online: 23 de Abril de 2008, 17:50:37 »

é o nome dado ao conjunto de idéias produzidas principalmente na segunda metade do século XIX com o objetivo de dar um corpo coeso às teorias físicas existentes até então. Apesar de podermos encontrar traços fortes dessa teoria desde o pensamento de Isaac Newton (1642-1727), foram Hendrik Lorentz (1853-1928) e Henri Poincaré (1854-1912) os cientistas que ficaram conhecidos como autores dessa teoria.

Hoje a teoria do éter é vista como uma abordagem equivocada para os fenômenos naturais. Ela não é mais lecionada ou defendida enquanto teoria física, restando-lhe somente seu grande valor histórico.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_%C3%A9ter

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #86 Online: 23 de Abril de 2008, 18:24:42 »
O eter é um meio de propagação para a luz. A sua existencia implica em um referencial preferencial no sistema. Isso é o eter.

Vc falou em outras palavras o que eu disse. Agora explica o que é um referencial preferencial no sistema? Isso afeta os cálculos da TR? Como?
Os relógios do GPS não deveriam atrasar, pois estão em velocidades superiores aos da terra?
OUtra coisa que eu não entendo. Se quanto maior a velocidade maior a dilatação do tempo, se vc chegar na velocidade da luz, o tempo para? Vc torna-se imortal?

Editado para consertar a quotação.
« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 18:40:57 por Angelo Melo »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 23 de Abril de 2008, 18:33:46 »
Ramires, por favor, use o sistema de citação quando for citar mensagens, isso evita confusão.

Leia sobre o efeito doppler na existência e na ausência de um meio preferencial aqui.

Os relógios do GPS não deveriam atrasar, pois estão em velocidades superiores aos da terra?
Quanto aos relógios do GPS, há uma combinação de efeitos da relatividade espacial (movimento relativo) com relatividade geral (presença de campo gravitacional). O caio manja muito mais de RG que eu e pod te explicar melhor.

OUtra coisa que eu não entendo. Se quanto maior a velocidade maior a dilatação do tempo, se vc chegar na velocidade da luz, o tempo para? Vc torna-se imortal?
Você não chega à velocidade da luz. Ponto. Poderia chegar tão perto quanto você quisesse, mas nunca exatamente à velocidade da luz. Isto posto, sim: embora para você, seus 70 anos de vda pareçam durar 70 anos, se você estiver se movendo bem rápido, para outras pessoas, na Terra, por exemplo, teriam passado gerações.

Divirta-se
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #88 Online: 23 de Abril de 2008, 18:51:10 »
Esqueçam as biografias. É preferível ir ao cerne da questão. Leitura sugerida, nenhuma das quais em português, infelizmente:

Essential Relativity, de Wolfgang Rindler.
Introducing Einstein's Relativity, de Ray d'Inverno.
A First Course in General Relativity, de Bernard F. Schutz.
Schaum's Outline of Tensor Calculus, Coleção Schaum. Esse é para conhecer o ferramental matemático por trás da Relatividade.

Leiam também sobre os resultados da Gravity Probe B, que devem estar para sair daqui a pouco. E se depois de tudo isso ainda acharem que a TR está errada, por favor, apontem onde e demonstrem com cálculos. Toda a comunidade científica vai querer ler sobre isso e vocês vão ficar famosos da noite para o dia.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 23 de Abril de 2008, 18:52:20 »
Valeu, DBohr. Eu tava me coçando pra soltar um "vai estudar"...

Preciso ler o Ray d'Inverno logo...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 23 de Abril de 2008, 18:56:10 »
Ramires, você tem dúvidas básicas sobre física e relatividade e mesmo assim insiste em fazer afirmações absurdas com tom de autoridade.

Recomendo fortemente que você aprenda primeiro antes de tentar afirmar algo e que faça o favor de ler as referências que lhe são passadas se quer realmente discutir o assunto com seriedade. Frases como essa:

Falar em biografia de einstein é piada. Só vou ler sua biografia se ele for uma farsa, pois ai sim, vai ficar interessante.

que insinuam que você está atrás apenas de sensacionalismo e polêmica vazia ao invés de fatos e discussão séria são consideradas trollismo e se insistir nessa linha sua permanência aqui será bem curta.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #91 Online: 23 de Abril de 2008, 18:57:02 »
E eu digo isso na maior franqueza, sem nenhuma intenção de desprezo. Eu estou louco para saber onde é que a Relatividade está errada. E a vantagem do nosso fórum é que dá para escrever em Matematiquês, se for preciso. Então, é só apresentar o erro que eu rescindo os meus comentários :-D

Eu gostei muito do d'Inverno...

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #92 Online: 23 de Abril de 2008, 18:58:35 »
Esqueçam as biografias. É preferível ir ao cerne da questão. Leitura sugerida, nenhuma das quais em português, infelizmente:

Essential Relativity, de Wolfgang Rindler.
Introducing Einstein's Relativity, de Ray d'Inverno.
A First Course in General Relativity, de Bernard F. Schutz.
Schaum's Outline of Tensor Calculus, Coleção Schaum. Esse é para conhecer o ferramental matemático por trás da Relatividade.

Leiam também sobre os resultados da Gravity Probe B, que devem estar para sair daqui a pouco. E se depois de tudo isso ainda acharem que a TR está errada, por favor, apontem onde e demonstrem com cálculos. Toda a comunidade científica vai querer ler sobre isso e vocês vão ficar famosos da noite para o dia.
[/quot

Ramires, por favor, use o sistema de citação quando for citar mensagens, isso evita confusão.

Leia sobre o efeito doppler na existência e na ausência de um meio preferencial aqui.

Quanto aos relógios do GPS, há uma combinação de efeitos da relatividade espacial (movimento relativo) com relatividade geral (presença de campo gravitacional). O caio manja muito mais de RG que eu e pod te explicar melhor.

Você não chega à velocidade da luz. Ponto. Poderia chegar tão perto quanto você quisesse, mas nunca exatamente à velocidade da luz. Isto posto, sim: embora para você, seus 70 anos de vda pareçam durar 70 anos, se você estiver se movendo bem rápido, para outras pessoas, na Terra, por exemplo, teriam passado gerações.

Divirta-se

Então quer dizer que no GPS não usam a calibragem. Aditam a TR de einstein e o sistema funciona como um relógio.
Pela sua explicação sobre a dilatação do tempo, nunca será possível igualar a velocidade da luz, mas suponhamos que se consiga. Ai vc fica imortal? Vc vira uma estátua ou continua comendo e se movimentando dentro da nave?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #93 Online: 23 de Abril de 2008, 19:00:51 »
Ramires, o Tempo Próprio (q.v.) de um astronauta que viaje a velocidades relativísticas vai parecer passar igualzinho ao Tempo Próprio de alguém que tenha ficado na Terra.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 23 de Abril de 2008, 19:03:00 »
Então quer dizer que no GPS não usam a calibragem. Aditam a TR de einstein e o sistema funciona como um relógio.
Não entendi. Seja mais preciso.

Pela sua explicação sobre a dilatação do tempo, nunca será possível igualar a velocidade da luz, mas suponhamos que se consiga. Ai vc fica imortal? Vc vira uma estátua ou continua comendo e se movimentando dentro da nave?
Você continuaria comendo e se movimentando dentro da nave.
Quem estivesse no referencial da Terra o veria como uma estátua (se pudesse ver algo passando tão rápido e desconsiderano as aberrações ópticas)

Estude a bibliografia recomendada pelo DBohr. Dizem que o d'Inverno é muito bom pra começar. Teremos prazer em discutir com vc depois disso, mas não dá pra bancar o monitor de Física II... O Link da minha assinatura dá umas dicas de como argumentar sobre isso. ;)
« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 19:05:01 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #95 Online: 23 de Abril de 2008, 19:05:22 »
Ramires, o Tempo Próprio (q.v.) de um astronauta que viaje a velocidades relativísticas vai parecer passar igualzinho ao Tempo Próprio de alguém que tenha ficado na Terra.
E se viajar na velocidade da luz? Fica imortal?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #96 Online: 23 de Abril de 2008, 19:06:43 »
無 (Mu). Desfaça a pergunta.

Mas não, não fica imortal.

EDIT: Até porque não tem nada a ver com ficar imortal.
« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 19:10:33 por Dbohr »

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #97 Online: 23 de Abril de 2008, 19:07:19 »
Não entendi. Seja mais preciso.

Você continuaria comendo e se movimentando dentro da nave.
Quem estivesse no referencial da Terra o veria como uma estátua (se pudesse ver algo passando tão rápido e desconsiderano as aberrações ópticas)

Estude a bibliografia recomendada pelo DBohr. Dizem que o d'Inverno é muito bom pra começar. Teremos prazer em discutir com vc depois disso, mas não dá pra bancar o monitor de Física II... O Link da minha assinatura dá umas dicas de como argumentar sobre isso. ;)
Então vc fica imortal. E se dentro da sua nave outra menor passa a rodar na velocidade da luz? O que acontesse?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #98 Online: 23 de Abril de 2008, 19:07:38 »
無 (Mu).

Eu insisto: desfaça a pergunta. Não tem nada a ver com ficar imortal.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 23 de Abril de 2008, 19:09:31 »
Então vc fica imortal. E se dentro da sua nave outra menor passa a rodar na velocidade da luz? O que acontesse?

Faz a conta.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!