Me desculpe, mas só eu vejo uma "receitinha" aí???
Bom, para mim uma receita consiste em dizer passo a passo o que e como se deve fazer, o que o K. está dizendo ali é para investigarmos, está perguntando se algumas vez nós já verificamos isso, ou se nós aceitamos isso automaticamente.
Para mim esse tipo de questionamento abre novas perguntas na mente e permite que vejamos coisas que antes estavam escondidas.
Ele diz que quando nós seguimos um método, ou uma receita, ou coisas assim, nós estamos nos moldando a um certo padrão, queremos nos tornar e por isso não conseguimos ver o que É.
Diferente de seguir um método, o que ele propõe é que investiguemos nossas atividades, nos tornemos conscios dos processos da vida, e isso acontece naturalmente quando observamos sem esforço.
No caso por exemplo de a mente julgar todas as coisas. Isso é obviamente muito natural e acontece com todos nós, e embora isso esteja presente a cada instante da nossa vida, muitas pessoas nem sequer pensam a respeito disso e simplesmente reagem ao mundo a vida toda, agora quando você está conscio desse processo da mente julgar, você se desprende e Vê a mente reagindo, sem reagir junto, esse é um processo investigativo que permite obter ordem.
Outro caso é esse desejo insaciavel que todos nós sentidos, estamos desejosos por ser alguem, por sermos reconhecidos, por termos algo, por sermos amados, por filhos ou seja lá o que for. Acontece que também nunca estamos satisfeitos com o que temos, estamos sempre atrás de alguma coisa, e depois que a conseguimos, corremos atrás de outra. Não é assim que a maioria das pessoas vivem? Isso é viver em ordem?
Se nós estamos sempre desejosos, sempre pensando no futuro, ou sempre reagindo ao passado, é possivel que nós consigamos parar essa reação em cadeia? Você pode tentar por você mesmo e verificar.
PLACEBO. Como você sabe que esta ordenando sua mente atraves das horas de vigilia, ou se é o sono que continua a exercer suas tarefas?
Pra mim, um simples experimento seria o suficiente pra provar que o guru tem razão ao afirmar que podemos organizar a desordem do cerebro, e que por consequencia sonhos são desnecessarios, basta não dormir para anular a possibilidade do sono interfirir no resultado. Esta disposto a tentar a experimentação por você mesmo? Esse não é um dos "mandamentos" (atente para as aspas, pra não entender errado) do guru, experimentar por si proprio?
Oras, se estamos completamente em ordem, podemos ver que nossa mente parou de reagir automaticamente não é verdade? Se estamos completamente conscientes de todos os nossos atos, pensamentos, sentimentos, emoções no exato momento em que eles se manifestam, podemos perceber que a mente está limpa e atenta no momento presente e não está divagando daqui pra lá incansávelmente.
É muito obvio também que o sono é muito necessário, não sei porque você pegou nesse ponto sendo que ele não disse nada a respeito disso. Ele disse que os SONHOS são desnecessários, porque os sonhos são reações da mente e fazem-na ficar ativa, se a mente está completamente quieta, obviamente ela está gastando menos energia e consequentemente o descanso será maior não?
Sobre a experimentação cientifica, não são poucos os casos de estudo em monges e meditadores, em que é observado como um fato que tanto a estrutura cerebral como as ondas energéticas sofrem modificações significativas.
Desculpa, mas o que é um FATO que pode ser observado aqui e agora?
A idéia de que sonhos são desnecessarios não é uma ideologia do K (ou de quem a tenha inventado)?
A forma como é transmitido o conhecimento é uma ideologia, o fato tem que ser verificado por si próprio, portanto é obvio que não podemos esperar que as palavras nos façam enchergar um fato. Temos que verificar e ver por nós mesmos, quando isso acontecer, a ideologia perde o caracter de idéia e se transforma.
Tem certeza que isso não é uma "receitinha"?
De onde você retirou tais ideias, foi você quem as idealizou?
Como falei anteriormente, não sou o iluminado, nem estou liberto e muito menos alcancei o nirvana. Minha mente é como a de todos nós, reage automaticamente, mas o caso é que não importa a minha mente, ou a do Krishnamurti, ou a do Buda. É o próprio individuo que tem que se libertar por si mesmo, ninguem pode libertar o outro.
É muito óbvio também que os ensinamentos são importantes, mas só ler ou teorizar alguma coisa não trás modificação nenhuma. Eu já investigo a minha mente a muito tempo, muito antes de eu conhecer o budismo ou o K. E muitas coisas que eu já tinha visto por mim mesmo estavam de acordo com o que estava sendo ensinado. Durante os ultimos anos eu presenciei uma transformação radical no meu próprio ser, a transformação é interna, mas se reflete em todos os instantes da vida, na sua relação consigo mesmo e com o mundo.