ILoveFoxes, não sei se vc já trabalhou e passou por alguma situação difícil.
Existe uma questão: Quando vc perde um emprego (porque vc descobriu um esquema fraudulento na empresa e não quis participar, por corte de custos, etc..) é natural e bom que você tenha um suporte do estado. Afinal, vc pode ter uma familia com bocas para sustentar. E não, talvez vc não consiga outro emprego tão rápido, porque sua vida não permitiu, porque voce pegou uma determinada situação economica complexa etc..
Creio que faz parte da obrigação do estado levar isso em consideração, coibindo evidentemente os abusos, e por tempo determinado. E esse dinheiro tem que sair de algum lugar.
Mas não sei se consegui passar meu ponto de vista. O custo financeiro que a CLT onera as empresas poderia ser irrelevante se todas as empresas a utilizassem. Ex: Se tenho uma empresa A e uma B do mesmo mercado e ambas estão em conformidade com a CLT, o custo fixo e variável advindo da mão de obra irá onerar igualmente A e B, fazendo com que essa rúbrica reflita igualmente nos custos destas empresas, sendo repassado ao consumidor, que pelas leis do mercado, irá gerar produtos acessíveis a esses trabalhadores, isto é, custo absorvido.
A aberração é que exista uma empresa C, do mesmo mercado de ambas as outras, em não conformidade com a CLT, mão de obra pirata. Aí C tem um diferencial competitivo em relação a A e B, que entendendo a cadeia de valor da empresa C, vai por evidentemente a culpa na CLT.
Claro que a CLT é anacronica. Mas tem que haver algum controle. Existe assimetria de poderes entre o funcionário e a empresa. O exemplo radical é o ambiente trabalhista na revolução industrial.
Então, refazer, não extinguir.
[ ]s