Eu admiro o Gasparetto por ele utilizar o processo econômico a seu favor, tem uma vida estabilizad com seu trabalho. Já o esquema do Waldo Vieira é com ongs sem fins lucrativos.
1. Não entendi o que você quis dizer com “utilizar o processo econômico a seu favor”. Poderia melhor explicar? Gostaria de entender a sua admiração pelo Gasparetto.
É usar o livre mercado, a livre iniciativa. Para você entender primeiro a minha admiração pelo Gasparetto, é bom ver o
tópico que falo sobre a conscienciologia. Também seria interessante ver a abordagem da economia "espiritual" de Amit Goswami, que inclusive está no Brasil esse mês abordando esse tema. O meu objetivo é desenvolver a economia conscienciológica.
Mas para simplificar, numa linguagem cética padrão forístico, sou considerado espírita, apesar de ateu, e que nesse caso acho certo cobrar pelos dons mediúnicos. Deixando claro que não uso essa linguagem, por não ser a linguagem técnica da conscienciologia.
2. Uma ONG sem fins lucrativos pode (e deve) apresentar lucro, mas esse lucro deve ser reinvestido na própria ONG. Uma organização sem fins lucrativos não deve se confundida com uma organização beneficente.
Exatamente por isso. A família Gasparetto quebrou a tradição espírita de doar os direitos autorais ao movimento espírita (centros espíritas, federação espírita) e até se desligou do mesmo.
A conscienciologia,
que no nosso entender (pessoal da conscienciologia), é um programa de pesquisa científica, está baseada em instituições de pesquisa no terceiro setor, sem fins lucrativos. As minhas pesquisas envolvem a economia de instituições conscienciológicas com fins lucrativos, buscando analizar a viabilidade financeira destas.