Autor Tópico: O homem evoluiu do macaco???  (Lida 16679 vezes)

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
O homem evoluiu do macaco???
« Online: 22 de Junho de 2005, 11:36:30 »
ola amados....
eu tenho uma duvida sobre esse assunto, pq um amigo meu falow que o homem veio de um ser unicelular... alguém pode me explicar isso....
 :cry:
 :wink:

Anonymous

• Visitante
Re.: O homem evoluiu do macaco???
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2005, 12:46:00 »
Sim. De um macaco que era ancestral comum ao Homem e macacos atuais. É o que dizem os Evolucionistas.

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
Re: Re.: O homem evoluiu do macaco???
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2005, 12:56:00 »
Citação de: Pak
Sim. De um macaco que era ancestral comum ao Homem e macacos atuais. É o que dizem os Evolucionistas.

mas pq logo o macaco? e possível um macaco evoluir nesse seculo?

Anonymous

• Visitante
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2005, 12:58:44 »
Hein?... a evolução  durou  milhões de anos e passou por fases. Mas antes disso houve um ancestral comum a toda a vida na terra. O tal ser unicelular que surgiu praí á 4 bilhões de anos...

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2005, 13:06:15 »
Você lê em inglês, Cristão?
http://www.talkorigins.org/

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2005, 13:19:24 »
Citação de: rizk
Você lê em inglês, Cristão?
http://www.talkorigins.org/

muito pouco, eu não gosto de inglês, só sei o básico pq eu gosto de games aí tenq saber um pouco para jogar....Possível

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2005, 13:21:25 »
Hein?... a evolução  durou  milhões de anos e passou por fases. Mas antes disso houve um ancestral comum a toda a vida na terra. O tal ser unicelular que surgiu praí á 4 bilhões de anos...

blz, mas como surgiu a vida? oq seria esse ser unicelular(unica-celula) eu não entendo nada disso, vc pode me da uma prova mas clara sobre a evolução?

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2005, 13:23:37 »

pera aí eu não entendi, antes do macaco havia esse ser unicelular??

Anonymous

• Visitante
« Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2005, 13:27:02 »
Citação de: Cristão

blz, mas como surgiu a vida? oq seria esse ser unicelular(unica-celula) eu não entendo nada disso, vc pode me da uma prova mas clara sobre a evolução?

A origem da vida é outro problema. Ninguém sabe. Mas há hipoteses. Uma delas diz que no caldo químico que era a Terra no começo, surgiu por acaso uma molécula autoreplicante muito simples. Essa molécula, á medida que se reproduzia ia sofrendo mutações de modo que foram surgindo muitas variedades diferentes de replicadores que competiam entre si. De vantage em vantagem, os vencedores iam se tornando mais complexos... talvez capturando outro tipo de moléculas (com os lipidos que poderiam servir como membranas). Protegidos no interior de membranas, mais moléculas poderam ser capturadas e a complexidade ia crescendo... até que se fez luz e surgiu algo com um verdadero metabolismo e vida...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2005, 13:28:44 »
a origem da vida ainda é nebulosa. não afirma-se nada com certeza, mas experiências em laboratório mostraram que sob as condições da terra primitiva, é bem possível que substâncias inorgânicas vieram a dar origem a algum tipo de célula primitiva. a história da evolução é longa (alguns bilhões de anos), e eu imagino que você já tenha uma noção de como tem sido. seleção natural, mutações genéticas, etc.
o homem evoluiu do macaco? bom, na cadeia evolutiva provavelmente teve um primata que deu origem tanto ao que conhecemos hoje como homem, ao chimpanzé e outros primatas mais próximos...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Anonymous

• Visitante
« Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2005, 13:31:00 »

pera aí eu não entendi, antes do macaco havia esse ser unicelular??

É, diz a evolução que no inicio era o procarionte primordial, o ancestral unicelular de toda a vida na Terra, que evoluiu para originar toda a vida que há na terra. Meu... é uma história muito bela. Não sei como podem odiar isto. Todos os seres vivos da terra são parentes. Já diz o livro de Jó. "Sou irmão dos Dragões e companheiro das corujas"...

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2005, 13:35:24 »
mas é possível essa evolução ocorrer novamente? pq?

Anonymous

• Visitante
« Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2005, 13:44:47 »
mas é possível essa evolução ocorrer novamente? pq?

A evolução nunca parou. A evolução é definida com a variação genética ao longo das gerações. Essa variação existe sempre. Quando vc tiver um filho...  note as diferenças entre vc e ele.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Junho de 2005, 13:48:12 »
Cristão, sugiro que procure um livro de Biologia e leia o que ele fala sobre "evolução". É que eu acho que somos bem menos didáticos e completos que um deles.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Junho de 2005, 13:51:46 »
pak -> nightmare?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Anonymous

• Visitante
« Resposta #15 Online: 22 de Junho de 2005, 13:58:06 »
Citação de: bruno
pak -> nightmare?

Não. Mas conheço um Nightmare no Religião é Veneno

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Junho de 2005, 14:07:21 »
pak -> nightmare?

é, achei que fosse ele. vc é teísta?

Anonymous

• Visitante
« Resposta #17 Online: 22 de Junho de 2005, 14:19:09 »
pak -> nightmare?

Não... estou em cima do muro. Nem sei o que pensar de Deus. Mas gostava que existisse. Isso significava que a nossa vida tinha um significado qualquer.

Atheist

• Visitante
« Resposta #18 Online: 22 de Junho de 2005, 14:29:06 »

De um símio semelhante a macacos atuais (embora nós chamemos de macaco qualquer outro primata).

E é o que dizem as evidências, não os evolucionistas.

Atheist

• Visitante
« Resposta #19 Online: 22 de Junho de 2005, 14:30:17 »
www.evoluindo.biociencia.org

É em português...

Anonymous

• Visitante
« Resposta #20 Online: 22 de Junho de 2005, 14:32:41 »
Citação de: Atheist

De um símio semelhante a macacos atuais (embora nós chamemos de macaco qualquer outro primata).

E é o que dizem as evidências, não os evolucionistas.

São os evolucionistas que estudam as evidências. :roll:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #21 Online: 22 de Junho de 2005, 14:34:25 »
Muitos enxergam a evoluão da seguinte maneira:
Pelo acaso, surgiu um ser unicelular bem simples e que foi "crescendo" e ganhando complexidade e que foi se tornando lentamente e por acaso todos os seres que existem hoje.

Pensando desta maneira, é óbvio que a pessoa não vai acreditar na evolução. Ela não é assim tão simples e muito menos age por acaso. Existe uma "lei da física" que chamamos de seleção natural que faz o processo ser mais "inteligente". Veja uma explicação superbásica de como pode ter ocorrido a abiogênese:
Num ambiente propício, bem quando a Terra ainda estava instável, muitas moléculas acabaram se juntando quimicamente, formando aminoácidos. Esses aminoácidos chegaram a tal número que começaram a se combinar formando algo semelhante hoje aos vírus, seres que não são vivos mas eram como se fossem. Esses seres foram uns morrendo e outros se desenvolvendo ou se recombinando criando seres diferentes e com mais habilidade de sobreviver em meio a tantos outros. Conforme uns iam morrendo, outros iam surgindo e ganhando seu espaço na "cadeia alimentar". Um desses seres conseguiu se evoluir tão bem que conseguiu ficar vivo tempo suficiente para se propagar bastante. Era, portanto o mais apto a sobreviver. Ele conseguia se replicar criando mais de sí mesmo. Claro que essa replicação não era perfeita, então surgiam sempre uns mais diferentes dos outros. Conforme iam se desenvolvendo e ganhando abilidades, foram se especializando e se tornando seres mais complexos. Mudança vai, mudança vem, ficam só os que conseguem sobreviver mais tempo e copiarem mais de sí mesmos. Os seres defeituosos não conseguiam se multiplicar ou eram comidos pelos outros. Isso é a seleção natural.

Depois de bilhões de anos de replicação, combinação e mutação, chegamos a uma terra infestada de vários seres diferentes e AINDA seguindo a seleção natural, surgindo seres defeituosos que sumiam e seres com mais vantagens que viviam melhor. Isso fez com que as espécies fossem sempre se modificando e evoluindo. Isso aconteceu no dia do primeiro aminoácido e acontece neste exato segundo que você está lendo este texto. A seleção natural adapta as espécies ao ambiente e faz com que seres fracos simplismente desapareçam.

O homem e todos os primatas atuais evoluiram de um "primata" criando vários descendentes diferentes. Isso ocorre porque tanto os homens quanto os macacos e gorilas se adaptaram ao ambiente existente. Provavelmente existiriam inúmeras outras espécies ou seres mutantes que não deram certo. Um exemplo seriam homens com rabos de macaco. Eles não dariam certo porque os homens começaram a se adaptar a andar de pé e a usar a cabeça. Andar de pé é incompatível com uma coluna colocada ereta (e esta nem é perfeita ainda) o que, se veio a existir um ser assim, o fez inapto a se defender...

É uma explicação bem simples e talvez até meio com os conceitos errados, mas dá uma idéia melhor do que é a evolução do que a do simples acaso. Seleção natural é uma das "leis da física" mais impressionantes que existem pois pode ser aplicada a qualquer situação em comum.

Vestibular ou concurso público seriam tipos de "seleção natural" que faria as pessoas com mais inteligência se saírem melhor do que os que não tem. Pessoas podem conseguir empregos melhores e viver no bem bom enquanto os não diplomados precisam viver na rapa da grana às vezes.

Será que eu consegui explicar legal? :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Junho de 2005, 14:36:57 »

mas pq logo o macaco? e possível um macaco evoluir nesse seculo?

Nenhuma espécie jamais parou de evoluir; todas as espécies estão evoluindo lentamente - mas isso não significa que alguma espécie de macacos (ou qualquer outra) vai se transformar em humanos num futuro próximo ou distante.

Evolução é simplesmente "modificação" das espécies; essa modificação ocorre porque há mutações e alterações nas freqüências dos genes das populações, por migração, seleção natural, extinções, etc.

Muitas vezes se fala se usa o termo "evolução" significando a ancestralidade de todos os seres a partir de um ancestral comum, ou seja, a história dessas modificações.

Também as vezes incluem a origem da vida aí, mas está tecnicamente errado; os processos pelos quais as modificações nas linhagens aparecem e são conservadas ou eliminadas não tem nada a ver com como a vida surgiu.

Não se sabe bem como surgiu a vida. Há diferentes teorias, mas básico, comum à todas elas é que é muito mais provável ter começado de algo simples, que talvez nem classificariamos como vida, se ainda existisse hoje (como vírus, por exemplo, eles são quase um "meio-termo" entre a vida e simples compostos químicos), e adquirindo maior complexidade ao longo do tempo, não que uma bactéria como as atuais tenha se originado de repente.

Quanto às provas da ancestralidade comum universal: isso é uma teoria científica, ou seja, produz previsões, tanto do que seria observado se isso tivesse ocorrido - coisas que não precisariam ocorrer, nem tem uma outra explicação tão boa; tanto quanto de coisas que não poderiam ser observadas se isso não tivesse ocorrido.

As previsões então são basicamente tiradas da pergunta "se todos os seres descendessem de um ancestral comum, o que esperaríamos?".

São várias coisas, que podem ser resumidas como evidências de parentesco que permitam organizar os organismos em linhagens; a teoria prediz um padrão de certas similaridades entre os seres, o que restringe muito as formas possíveis de seres, em comparação ao que seria possível se os seres não precisassem ser descendentes modificados de uma espécie que já existia. No segundo caso, poderiam existir seres como cavalos alados, sereias, centauros, que são impossíveis segundo a evolução, porque as asas de aves só serão encontradas nas aves, não em cavalos, que são mamíferos placentários e só têm quatro patas, e assim por diante. Sem que tivesse ocorrido a descendência, poderiam ocorrer todas essas e muitas outras misturas de características, de forma que não daria para propor uma única "genealogia" de todos os seres; daria para se propor várias, e drásticamente diferentes, mas uma "tão boa" quanto a outra.

Há mais detalhadamente sobre isso no site indicado, "talk origins", no artigo "29+ evidences for macroevolution".

Anonymous

• Visitante
« Resposta #23 Online: 22 de Junho de 2005, 14:45:43 »
pak -> nightmare?

Não... estou em cima do muro. Nem sei o que pensar de Deus. Mas gostava que existisse. Isso significava que a nossa vida tinha um significado qualquer.

Ah... acho que tenho uma costela deísta... mas não sei. Sou daqueles que ás vezes olha lá para cima...

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Junho de 2005, 15:24:32 »
Eis q some o garoto Cristão...
pq eu sabia esse tópico era mais um desses tópicos fogo de palha, do tipo abre com uma pergunta e ignora o q respondem?
Aliás, esse cara anda abrindo mts tópicos assim, coo um tópico vazio sobre o infinito e o universo..
De boa, acho q  temos um troll em mãos..

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!