Autor Tópico: o universo e infinito????  (Lida 10840 vezes)

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re: Re.: o universo e infinito????
« Resposta #25 Online: 24 de Junho de 2005, 14:51:27 »
Citação de: otávio pedreira
não existe lei da relatividade. o que existe é um postulado. além disso, onde que esse referencial central seria privilegiado? por acaso as leis da física seriam diferentes nele do que em qualquer outro referencial? ademais, não se pode usar isso para dizer que o universo é infinito.

Sim, teríamos graves problemas, como a gravidade do Universo tenderia a puxar tudo para o centro, o que não parece ocorrer, na verdade é justamente o contrário. Sem contar que além do fato se nós estivéssemos exatamente no centro, o Universo não pareceria tão homogênio e isotrópico à grandes escalas como temos observado.

de outro lado se o big bag ocorreu o espaço-tempo começou neste evento. o espaço-tempo está a se expandir e a menos que sua velocidade de expansão seja infinita (NÃO É) não pode dizer que ele é infinito. se houve um inicio e a velocidade de expansão é finita, o universo NÃO pode ser infinito.

É perfeitamente possível um Universo infinito ter surgido do Big-Bang, tanto que foi essa mesmo a proposta original. Foi o própio espaço que expandiu, não a matéria, esse é o erro mais comum que é feito na interpretação dessa teoria. O Universo poderia ser infinito no espaço tri-dimensional, mas finito no tempo, a história do Universo descreveria algo como um "cone" (geometria quadridimensional não é o meu forte...) quadridimensional, com a escala do tempo como a altura e um espaço euclidiano como secção horizontal do cone (só um exemplo, no caso de um universo com a massa crítica).
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #26 Online: 24 de Junho de 2005, 15:05:14 »
Citação de: Partiti
não existe lei da relatividade. o que existe é um postulado. além disso, onde que esse referencial central seria privilegiado? por acaso as leis da física seriam diferentes nele do que em qualquer outro referencial? ademais, não se pode usar isso para dizer que o universo é infinito.

Sim, teríamos graves problemas, como a gravidade do Universo tenderia a puxar tudo para o centro, o que não parece ocorrer, na verdade é justamente o contrário. Sem contar que além do fato se nós estivéssemos exatamente no centro, o Universo não pareceria tão homogênio e isotrópico à grandes escalas como temos observado.

de fato, seria puxado pro centro. mas isso não é objeção suficiente, pois a contração pode vir ocorrer, ademais levando em conta seu ponto nao deveria mesmo ter ocorrido o big bang, ja que se temos uma singularidade, como vai haver uma expansao?

quanto a isotropia, se nós estivéssemos no centro ele seria totalmente homogeneo e isotrópico. não seria se estivessemos na periferia

de outro lado se o big bag ocorreu o espaço-tempo começou neste evento. o espaço-tempo está a se expandir e a menos que sua velocidade de expansão seja infinita (NÃO É) não pode dizer que ele é infinito. se houve um inicio e a velocidade de expansão é finita, o universo NÃO pode ser infinito.

É perfeitamente possível um Universo infinito ter surgido do Big-Bang, tanto que foi essa mesmo a proposta original. Foi o própio espaço que expandiu, não a matéria, esse é o erro mais comum que é feito na interpretação dessa teoria. O Universo poderia ser infinito no espaço tri-dimensional, mas finito no tempo, a história do Universo descreveria algo como um "cone" (geometria quadridimensional não é o meu forte...) quadridimensional, com a escala do tempo como a altura e um espaço euclidiano como secção horizontal do cone (só um exemplo, no caso de um universo com a massa crítica).

espere aí, eu não estou falando que o que está expandindo é a matéria, mas o espaço-tempo. exatamente pelo fato do espaço-tempo ter tido INÍCIO no big bang, ele não pode ser infinito. e não se trata de ser finito apenas no tempo, ele tem que ser finito no espaço também, pois o espaço-tempo é uma estrutura única.

e vamos ao seu exemplo do cone. na verdade, voce tem o tempo como a altura do 4-cone e não é uma seção horizontal que voce tem, mas uma 3-esfera euclideana que seria o que nós vemos como o espaço euclideano. esse espaço NÃO pode ser infinito, pois você estaria supondo um volume INFINITO e isso é IMPOSSÍVEL dado que houve um INÍCIO desta expanção do espaço-tempo e a velocidade de expansão é FINITA. não existem meios de algo que surgiu há um tempo finito e que se expande com velocidade finita adquirir um volume infinito, isso é impossível.
otávio pedreira

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Junho de 2005, 15:19:20 »
por favor, agora me prove que em um universo com centro, tudo seria NECESSARIAMENTE atraído para este centro. obviamente, vai ter que mostrar a topologia que adotou para chegar a este resultado e provar que a topologia do universo é essa.

Se o Universo é homogênio, cada elemento de volume é atraído para o centro com uma acelereação porporcional à massa contida por uma superfície fechada que envolve o centro e passa pelo ponto do planeta. Portanto todas as forças gravitacionais seriam centrais, e a não ser que todo o Universo girasse perfeitamente em torno do centro de massa dele, contrariando toda a informação observacional, todos os elementos tenderiam para o centro de massa. O universo na verdade diminuiria de tamanho (a massa) com o tempo, contrariando a informação observacional também.

quanto a isotropia, se nós estivéssemos no centro ele seria totalmente homogeneo e isotrópico. não seria se estivessemos na periferia

Ah, sim, a nossa galaxiazinha no pequeno grupo local é o centro do Universo... Não dá, já é observacionalmente provado que a nossa galáxia tende para o algomerado de virgem, ela não é o centro de massa do Universo...

espere aí, eu não estou falando que o que está expandindo é a matéria, mas o espaço-tempo. exatamente pelo fato do espaço-tempo ter tido INÍCIO no big bang, ele não pode ser infinito. e não se trata de ser finito apenas no tempo, ele tem que ser finito no espaço também, pois o espaço-tempo é uma estrutura única

e vamos ao seu exemplo do cone. na verdade, voce tem o tempo como a altura do 4-cone e não é uma seção horizontal que voce tem, mas uma 3-esfera euclideana que seria o que nós vemos como o espaço euclideano. esse espaço NÃO pode ser infinito, pois você estaria supondo um volume INFINITO e isso é IMPOSSÍVEL dado que houve um INÍCIO desta expanção do espaço-tempo e a velocidade de expansão é FINITA. não existem meios de algo que surgiu há um tempo finito e que se expande com velocidade finita adquirir um volume infinito, isso é impossível.

Primeiro, o Universo já era infinito no Big-bang se ele é infinito. Veja pela velha analogia do bolo de passas que cresce no forno, as passas vão ao longo do tempo se distanciando umas das outras. Agora só imagine um bolo infinito e pronto, temos um universo infinito que expande.

Se o universo é infinito, o volume dele é, e sempre foi infinito, não faz sentido em pensar em expansão como aumento de volume, mas sim como distanciamento entre as "passas", ou seja, as galáxias, que é justamente o que é observado e deu origem a toda essa teoria.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 24 de Junho de 2005, 21:19:19 »
Bom, verdade, seria finito num espaço geral, mas do ponto de vista de um observador tridimensional imerso nele (olha nóis aqui! :P ), não haveria "fronteiras", que é isso que eu acho que é normalmente entendido como finitude.

Sim, o que você está falando é que o ele pode ser finito e ilimitado.

O problema é que apesar que parece que ele tem a massa um pouco além da crítica, o que o tornaria aberto e definiria o problema, tem a tal da energia escura que complica tudo... :roll:

As observações mais recentes indicam que o espaço é euclidiano, o que aponta para um universo infinito que se expandirá para sempre, de acordo com os modelos mais usuais.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 24 de Junho de 2005, 22:26:27 »
espere aí, eu não estou falando que o que está expandindo é a matéria, mas o espaço-tempo. exatamente pelo fato do espaço-tempo ter tido INÍCIO no big bang, ele não pode ser infinito. e não se trata de ser finito apenas no tempo, ele tem que ser finito no espaço também, pois o espaço-tempo é uma estrutura única.

É uma estrutura única, mas a métrica não é euclidiana.

Você está pensando somente em termos de curvatura positiva do espaço. Nesse caso ele necessariamente seria finito, pois teria um volume finito. Para espaços de curvatura nula ou negativa, são admitidos universos finitos ou infinitos, sendo que estes últimos são os modelos topológicos mais simples. Os modelos topologicamente mais complexos, e com volume e espaço finitos mas com curvatura nula ou negativa são recentes, os modelos de universo mais antigos sempre consideraram universos infinitos para essas curvaturas.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #30 Online: 24 de Junho de 2005, 23:01:15 »
por favor, agora me prove que em um universo com centro, tudo seria NECESSARIAMENTE atraído para este centro. obviamente, vai ter que mostrar a topologia que adotou para chegar a este resultado e provar que a topologia do universo é essa.

Se o Universo é homogênio, cada elemento de volume é atraído para o centro com uma acelereação porporcional à massa contida por uma superfície fechada que envolve o centro e passa pelo ponto do planeta. Portanto todas as forças gravitacionais seriam centrais, e a não ser que todo o Universo girasse perfeitamente em torno do centro de massa dele, contrariando toda a informação observacional, todos os elementos tenderiam para o centro de massa. O universo na verdade diminuiria de tamanho (a massa) com o tempo, contrariando a informação observacional também.

sim, sim, sim, você esta certo, tanto que eu corrigi minha msg antes de voce dar a resposta. mas fiz outro comentario. olha la. sua objeção tambem pode ser usada contra o big bang.

Ah, sim, a nossa galaxiazinha no pequeno grupo local é o centro do Universo... Não dá, já é observacionalmente provado que a nossa galáxia tende para o algomerado de virgem, ela não é o centro de massa do Universo...

realmente, voce ta certo

espere aí, eu não estou falando que o que está expandindo é a matéria, mas o espaço-tempo. exatamente pelo fato do espaço-tempo ter tido INÍCIO no big bang, ele não pode ser infinito. e não se trata de ser finito apenas no tempo, ele tem que ser finito no espaço também, pois o espaço-tempo é uma estrutura única

Primeiro, o Universo já era infinito no Big-bang se ele é infinito. Veja pela velha analogia do bolo de passas que cresce no forno, as passas vão ao longo do tempo se distanciando umas das outras. Agora só imagine um bolo infinito e pronto, temos um universo infinito que expande.

Se o universo é infinito, o volume dele é, e sempre foi infinito, não faz sentido em pensar em expansão como aumento de volume, mas sim como distanciamento entre as "passas", ou seja, as galáxias, que é justamente o que é observado e deu origem a toda essa teoria.

não, não, não! :x

olha o que voce ta falando, que o espaço sempre foi infinito. isso é absurdo, se o big bang era uma singularidade, como que pode o espaço ser infinito? desde quando singularidade tem volume infinito?

olha aqui para você sr singularida-de-volume-infinito:  :quevedo:

outra, se o universo sempre foi infinito, voce ta dizendo que ele ja existia quando ocorreu o big bang. aí tem alguem mentido, ja que sempre ouço falar que o big bang foi o inicio do ESPAÇO-TEMPO (não só do tempo). ué, se foi inicio de espaço tb, como que tem volume infinito?

digo e repito: não existe esse negócio de espaço infinito :x
otávio pedreira

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Junho de 2005, 23:05:03 »
Citação de: Angelo Melo

É uma estrutura única, mas a métrica não é euclidiana.

sim, sim, ela é localmente minkowskyana, não?

Você está pensando somente em termos de curvatura positiva do espaço. Nesse caso ele necessariamente seria finito, pois teria um volume finito. Para espaços de curvatura nula ou negativa, são admitidos universos finitos ou infinitos, sendo que estes últimos são os modelos topológicos mais simples. Os modelos topologicamente mais complexos, e com volume e espaço finitos mas com curvatura nula ou negativa são recentes, os modelos de universo mais antigos sempre consideraram universos infinitos para essas curvaturas.

por favor, me explica como que um troço que surgiu num tempo finito do passado e não se expande com velocidade infinita pode ser infinito, seje com que curvatura que for. não consigo entender isso de forma alguma, se bem que sou ignorante no assunto. mas que não da pra engolir espaço infinito com big bag nao da memo :x
otávio pedreira

Flytronix

• Visitante
Re.: o universo e infinito????
« Resposta #32 Online: 24 de Junho de 2005, 23:33:41 »
O espaço infinito só é possível no caso de possuir curvatura negativa, não? No caso de positiva (tipo esfera), ele não é infinito, mas sim "sem fronteiras", como disseram.

Flytronix

• Visitante
Re.: o universo e infinito????
« Resposta #33 Online: 24 de Junho de 2005, 23:43:05 »
O espaço não surgiu em uma parte em particular, ele surgiu em toda parte, após o Big bang. É importante compreender isso para entender o conceito de espaço infinito.

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #34 Online: 24 de Junho de 2005, 23:53:14 »
Citação de: Flytronix
O espaço não surgiu em uma parte em particular, ele surgiu em toda parte, após o Big bang. É importante compreender isso para entender o conceito de espaço infinito.

me desculpe, meu amigo, mas isso é uma total viagem da sua parte. não existe "surgir espaço em toda parte". o espaço surgiu, simplesmente. "em toda parte" não existia antes do espaço existir. ora, se não tem espaço não tem parte alguma para o universo surgir. partes são definidas DENTRO do espaço.

agora, com curvatura negativa, que seje, por favor, alguem me MOSTRA como algo que surgiu num tempo FINITO do passado, que se expande com velocidade FINITA, pode ser INFINITO. POR FAVOR, essa eu quero entender!!!
otávio pedreira

Flytronix

• Visitante
« Resposta #35 Online: 25 de Junho de 2005, 00:13:44 »

me desculpe, meu amigo, mas isso é uma total viagem da sua parte. não existe "surgir espaço em toda parte". o espaço surgiu, simplesmente. "em toda parte" não existia antes do espaço existir. ora, se não tem espaço não tem parte alguma para o universo surgir. partes são definidas DENTRO do espaço.

Ué? Ele surge em toda parte, sim. Ele não surge de um ponto, para depois se expandir. Ele simplesmente surge, como você mesmo diz. Você perguntou "como que um troço que surgiu num tempo finito do passado e não se expande com velocidade infinita pode ser infinito", por isso digo que é necessário se entender que ele não surge em um local específico para depois se expandir. Ele simplesmente surge, portanto, não vejo os motivos para a sua suposta impossibilidade de ser infinito.

Qual o problema dele surgir infinito?

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #36 Online: 25 de Junho de 2005, 00:19:26 »

Ué? Ele surge em toda parte, sim. Ele não surge de um ponto, para depois se expandir. Ele simplesmente surge, como você mesmo diz. Você perguntou "como que um troço que surgiu num tempo finito do passado e não se expande com velocidade infinita pode ser infinito", por isso disse que é necessário se entender que ele não surge em um local específico para depois se expandir. Ele simplesmente surge, portanto, não vejo os motivos para a sua suposta impossibilidade de ser infinito.

tá dificil...brother, ele NÃO surge em toda parte, simplesmente porque NÃO existe parte alguma para ele surgir. dizer que ele surge em toda parte é dizer que já existe um espaço e que surge outro dentro dele. e NÃO é isso o que diz o big bag (pelo menos eu acho que não). não existe isso de surgir em toda parte, porque não existe espaço antes do espaço existir, oras.

ainda não percebeu a dificuldade do volume infinito? vamos lá: nada existe. de uma hora para outra (esse termo ja tafurado, porque nao existe hora antes do big bag entao nao é de uma hora para outra) surge o espaço-tempo. a partir daí você conta o tempo e mede o espaço. assim como nao se passou um tempo infinito desde o big bang, não pode ter o espaço um volume infinito. entendeu?
otávio pedreira

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 25 de Junho de 2005, 00:34:14 »

Localmente, sim.

por favor, me explica como que um troço que surgiu num tempo finito do passado e não se expande com velocidade infinita pode ser infinito, seje com que curvatura que for. não consigo entender isso de forma alguma, se bem que sou ignorante no assunto. mas que não da pra engolir espaço infinito com big bag nao da memo :x

Em um universo infinito, imediatamente após o big-bang teríamos um espaço infinito, com uma densidade de energia próxima do infinito. Conforme o espaço se expande, a densidade de energia, e eventualmente de matéria, começa a se diluir.

É a mesma analogia com as pintas em um balão, só que agora imagine não um balão, mas uma borracha como uma superfície plana de dimensão infinita, com infinitos pontos quase colados um ao outro. Este seria o universo logo após o big-bang. Conforme você estica a borracha, ela se expande, os pontos começam a se separar. Como vê, em um universo infinito não é necessário uma velocidade de expansão infinita, nem um tempo infinito no passado.

Flytronix

• Visitante
« Resposta #38 Online: 25 de Junho de 2005, 00:36:07 »

tá dificil...brother, ele NÃO surge em toda parte, simplesmente porque NÃO existe parte alguma para ele surgir. dizer que ele surge em toda parte é dizer que já existe um espaço e que surge outro dentro dele. e NÃO é isso o que diz o big bag (pelo menos eu acho que não). não existe isso de surgir em toda parte, porque não existe espaço antes do espaço existir, oras.

Quando digo "surge", já pressuponho o surgimento antes do "em toda parte". Não digo que ele surgiu em alguma parte já previamente existente, e sim que ele surgiu de uma forma total, por toda parte. As dimensões espaciais surgiram, simplesmente.

ainda não percebeu a dificuldade do volume infinito? vamos lá: nada existe. de uma hora para outra (esse termo ja tafurado, porque nao existe hora antes do big bag entao nao é de uma hora para outra) surge o espaço-tempo. a partir daí você conta o tempo e mede o espaço. assim como nao se passou um tempo infinito desde o big bang, não pode ter o espaço um volume infinito. entendeu?

Por que não pode? "Você conta o tempo e mede o espaço"? Peraí, o que é o espaço que você diz? Matéria? Pelo que entendi da discussão, está se abordando a dimensão espaço, que pode muito bem ter surgido infinita, por toda parte. Não entendo a sua objeção.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 25 de Junho de 2005, 00:40:27 »
O espaço infinito só é possível no caso de possuir curvatura negativa, não? No caso de positiva (tipo esfera), ele não é infinito, mas sim "sem fronteiras", como disseram.

No caso de curvatura negativa e nula. Se a curvatura for positiva ele será finito.

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #40 Online: 25 de Junho de 2005, 00:41:59 »

Localmente, sim.

Em um universo infinito, imediatamente após o big-bang teríamos um espaço infinito, com uma densidade de energia próxima do infinito. Conforme o espaço se expande, a densidade de energia, e eventualmente de matéria, começa a se diluir.

É a mesma analogia com as pintas em um balão, só que agora imagine não um balão, mas uma borracha como uma superfície plana de dimensão infinita, com infinitos pontos quase colados um ao outro. Este seria o universo logo após o big-bang. Conforme você estica a borracha, ela se expande, os pontos começam a se separar. Como vê, em um universo infinito não é necessário uma velocidade de expansão infinita, nem um tempo infinito no passado.

nããããããããããããooooooooooo... :cry:

não é possível, eu devo ser muito burro pq nao da para ver como isso seje possivel. angelo, veje bem, voce fala "em um universo infinito, imediatamente após o bi bang teríamos um espaço infinito"...mas é isso exatamente que nao da para entender. em primeiro lugar, que universo infinito é esse? universo é o que? eu acho que é espaço-tempo + matéria-energia + leis fundamentais. tá certo? agora, eu te pergunto: como assim universo infinito? antes do big bang? mas antes do big bang nao tem universo? deposi do big bang? COMO se o troço tem um começo e nao se expande com velocidade infinita?

é aí que tá a questão.

me parece que todos voces tao falando que tem um universo infinito e depois ocorre o big bang. aí realmente isso vai contra tudo o que ja ouvi do assunto, entao esses cosmólogos tem que tomar umas porradas na cabeça por que falam que tudo começa com big bang e nao é isso que voces falam...
otávio pedreira

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #41 Online: 25 de Junho de 2005, 00:47:06 »

Quando digo "surge", já pressuponho o surgimento antes do "em toda parte". Não digo que ele surgiu em alguma parte já previamente existente, e sim que ele surgiu de uma forma total, por toda parte. As dimensões espaciais surgiram, simplesmente.

isso eu garanto que está errado. não existe surgir em toda parte, não existe parte alguma antes do big bang. a questão é: surge simplesmente. nao existe surge em toda parte, em uma parte, totalmente ou parcialmente. ou surge ou nao surge e nada mais, simplesmente porque nao existe parte antes do big bag

Por que não pode? "Você conta o tempo e mede o espaço"? Peraí, o que é o espaço que você diz? Matéria? Pelo que entendi da discussão, está se abordando a dimensão espaço, que pode muito bem ter surgido infinita, por toda parte. Não entendo a sua objeção.

não, nao estou falando de matéria. é assim, meu amigo: volta la no big bang e vem acompanhando a evolução do universo. quanto tempo passou? 13.7 bi anos (ou algo por ai). agora, passou um TEMPO FINITO e voce me fala que o ESPAÇO é INFINITO. essa é boa. me mostre que isso é possivel e que isso é real.

outra, voce diz que as dimensoes espaciais podem ter surgido infinitas. PROVE! nao conheço NADA que comepça infinito! parece que voce acredita nisso, entao PROVE!
otávio pedreira

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
o universo e infinito????
« Resposta #42 Online: 25 de Junho de 2005, 00:48:55 »
cara, como alguem pode acreditar que algo COMEÇA infinito???????????

por favor, podem postar todos os tensores de ricci, riemann o que for aqui, mas PROVEM que um troço com começo pode ser infinito, por favor!!!!!!!!!!!!
otávio pedreira

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #43 Online: 25 de Junho de 2005, 00:50:08 »
estou implorando, por favor, alguem me explica como um troco com inicio é infinito

podem chamar o andrew willes se quiserem, mas provem isso, por favor!
otávio pedreira

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #44 Online: 25 de Junho de 2005, 00:55:16 »
porra, dei um bicão agora na mesa e detonei o dedão do pe. essa discussão aqui ta negocio de hospicio...ninguem chega no consenso, acho que o sou inapto...

mas quero entender que consenso unanime é esse de voces ai que o universo é infinito. por favor, outras pessoas se manifestem e me digam se podem conceber isso. ou sou eu que sou apenas o limitado da historia
otávio pedreira

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #45 Online: 25 de Junho de 2005, 00:57:30 »
voltem pro topico todos!!!!!!!!!! :(

nao vou conseguir dormir dessa forma
otávio pedreira

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 25 de Junho de 2005, 00:57:58 »

não é possível, eu devo ser muito burro pq nao da para ver como isso seje possivel.

"Ver" é muito difícil, visto que é uma geometria contra-intuitiva.
angelo, veje bem, voce fala "em um universo infinito, imediatamente após o bi bang teríamos um espaço infinito"...mas é isso exatamente que nao da para entender. em primeiro lugar, que universo infinito é esse? universo é o que? eu acho que é espaço-tempo + matéria-energia + leis fundamentais. tá certo? agora, eu te pergunto: como assim universo infinito? antes do big bang? mas antes do big bang nao tem universo? deposi do big bang? COMO se o troço tem um começo e nao se expande com velocidade infinita?

Pense na analogia da borracha infinita. Ela é infinita, mas a velocidade em que é puxada não.

me parece que todos voces tao falando que tem um universo infinito e depois ocorre o big bang.

Não, você que entendeu errado, ninguém aqui falou que o big bang ocorreu em um universo pré-existente. O espaço infinito surge com o big-bang da mesma forma que o espaço finito.
Você está pensando no universo como um espaço se expandindo em algo, por isso não consegue visualizar a idéia de um espaço infinito.

aí realmente isso vai contra tudo o que ja ouvi do assunto, entao esses cosmólogos tem que tomar umas porradas na cabeça por que falam que tudo começa com big bang e nao é isso que voces falam...

Como disse, ninguém falou em espaço anterior ao big-bang. A possibilidade do big-bang ter criado um espaço infinito vem exatamente da cosmologia, aliás, o mesmo modelo matemático é responsável tanto pela solução de um espaço finito quanto de um infinito para o universo, bastando mudar a curvatura do espaço.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 25 de Junho de 2005, 01:00:34 »
mas quero entender que consenso unanime é esse de voces ai que o universo é infinito.

Qual consenso unânime? Ninguém falou que ele é infinito, apenas que ele pode ser infinito, assim como pode ser finito.

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #48 Online: 25 de Junho de 2005, 01:03:14 »

não é possível, eu devo ser muito burro pq nao da para ver como isso seje possivel.

"Ver" é muito difícil, visto que é uma geometria contra-intuitiva.
angelo, veje bem, voce fala "em um universo infinito, imediatamente após o bi bang teríamos um espaço infinito"...mas é isso exatamente que nao da para entender. em primeiro lugar, que universo infinito é esse? universo é o que? eu acho que é espaço-tempo + matéria-energia + leis fundamentais. tá certo? agora, eu te pergunto: como assim universo infinito? antes do big bang? mas antes do big bang nao tem universo? deposi do big bang? COMO se o troço tem um começo e nao se expande com velocidade infinita?

Pense na analogia da borracha infinita. Ela é infinita, mas a velocidade em que é puxada não.

me parece que todos voces tao falando que tem um universo infinito e depois ocorre o big bang.

Não, você que entendeu errado, ninguém aqui falou que o big bang ocorreu em um universo pré-existente. O espaço infinito surge com o big-bang da mesma forma que o espaço finito.
Você está pensando no universo como um espaço se expandindo em algo, por isso não consegue visualizar a idéia de um espaço infinito.

aí realmente isso vai contra tudo o que ja ouvi do assunto, entao esses cosmólogos tem que tomar umas porradas na cabeça por que falam que tudo começa com big bang e nao é isso que voces falam...

Como disse, ninguém falou em espaço anterior ao big-bang. A possibilidade do big-bang ter criado um espaço infinito vem exatamente da cosmologia, aliás, o mesmo modelo matemático é responsável tanto pela solução de um espaço finito quanto de um infinito para o universo, bastando mudar a curvatura do espaço.

cara, eu vou encher a cara porque voce falo uisoo . pelo menos o bebado nao tem que conviver com suas limitaçoes

mas antes de ir tomar todas as cerbejas, me diga, entao, que é o modelo matematico que diz que pode surgir tanto universo finito quanto infinito do big bag. é isso? pode me indicar o livro que mostra isso. vou estudar. aí quando eu emntwentder eu para de beber cerveja.

indica alguma coisa ai angelo, ase nao eu vou morrer de cirrose brother :(
otávio pedreira

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #49 Online: 25 de Junho de 2005, 01:05:51 »
agoera, se é a matematica que fala que isso pode acontecer, entao tudo bem, apesar de eu ainda nao entender.

mas esses cosmologos vagabundos nao explicam isso direito pra população. fala assim: é a matematica que diz que isso pode ocorrer, explica direito esses cosmologos ao inves de deixar as pessoas como as calças arreadas :x

vou chutar a bunda de um cosmologo se eu o vir passando na minha frente :evil:
otávio pedreira

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!