Autor Tópico: o universo e infinito????  (Lida 10841 vezes)

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
o universo e infinito????
« Resposta #50 Online: 25 de Junho de 2005, 01:08:33 »
amanha eu volto aqui.

agora eu vou tomar todas!
otávio pedreira

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re: Re.: o universo e infinito????
« Resposta #51 Online: 25 de Junho de 2005, 01:11:27 »
Citação de: Angelo Melo
Citação de: Partiti
Bom, verdade, seria finito num espaço geral, mas do ponto de vista de um observador tridimensional imerso nele (olha nóis aqui! :P ), não haveria "fronteiras", que é isso que eu acho que é normalmente entendido como finitude.

Sim, o que você está falando é que o ele pode ser finito e ilimitado.

Sim, é basicamente isso.

O problema é que apesar que parece que ele tem a massa um pouco além da crítica, o que o tornaria aberto e definiria o problema, tem a tal da energia escura que complica tudo... :roll:

As observações mais recentes indicam que o espaço é euclidiano, o que aponta para um universo infinito que se expandirá para sempre, de acordo com os modelos mais usuais.

Sim, isso é a informação que eu tive, tanto que essa "euclidianicidade" (planura) do espaço é um dos argumentos para a teoria da inflação.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #52 Online: 25 de Junho de 2005, 01:17:37 »
Citação de: otávio pedreira
sim, sim, sim, você esta certo, tanto que eu corrigi minha msg antes de voce dar a resposta. mas fiz outro comentario. olha la. sua objeção tambem pode ser usada contra o big bang.

Eu li, e é um comentário pertinente, não considerei a velocidade de expansão inicial do Universo. Mas a refutação está a seguir mesmo:

Ah, sim, a nossa galaxiazinha no pequeno grupo local é o centro do Universo... Não dá, já é observacionalmente provado que a nossa galáxia tende para o algomerado de virgem, ela não é o centro de massa do Universo...
realmente, voce ta certo

não, não, não! :x

olha o que voce ta falando, que o espaço sempre foi infinito. isso é absurdo, se o big bang era uma singularidade, como que pode o espaço ser infinito? desde quando singularidade tem volume infinito?

olha aqui para você sr singularida-de-volume-infinito:  :quevedo:

outra, se o universo sempre foi infinito, voce ta dizendo que ele ja existia quando ocorreu o big bang. aí tem alguem mentido, ja que sempre ouço falar que o big bang foi o inicio do ESPAÇO-TEMPO (não só do tempo). ué, se foi inicio de espaço tb, como que tem volume infinito?

digo e repito: não existe esse negócio de espaço infinito :x

Quanto à isso, o Ângelo e o Flytronix já falaram tudo que eu ia falar.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 25 de Junho de 2005, 01:20:01 »

mas antes de ir tomar todas as cerbejas, me diga, entao, que é o modelo matematico que diz que pode surgir tanto universo finito quanto infinito do big bag. é isso? pode me indicar o livro que mostra isso. vou estudar. aí quando eu emntwentder eu para de beber cerveja.

indica alguma coisa ai angelo, ase nao eu vou morrer de cirrose brother :(

Sim, é o modelo matemático que possui ambas as soluções. O modelo mais simples para entender isso é o de Friedmann, que tanto pode ser finito como infinito, dependendo da curvatura do espaço. Procure no http://arxiv.org/ , me lembro de ter visto um artigo de revisão com os principais modelos cosmológicos por lá.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Axia

• Nível 13
  • *
Re.: o universo e infinito????
« Resposta #54 Online: 25 de Junho de 2005, 04:12:00 »
:lol: Eu acho que o Universo é infinito! Se bem que a teoria de um Universo em expansão é muito boa, lógica e bonita. Se o universo é finito em expansão ou é infinito, eu acho ótimo!
 :cry: Só não quero que ele esteja encolhendo!

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #55 Online: 27 de Junho de 2005, 13:27:20 »

mas antes de ir tomar todas as cerbejas, me diga, entao, que é o modelo matematico que diz que pode surgir tanto universo finito quanto infinito do big bag. é isso? pode me indicar o livro que mostra isso. vou estudar. aí quando eu emntwentder eu para de beber cerveja.

indica alguma coisa ai angelo, ase nao eu vou morrer de cirrose brother :(

Sim, é o modelo matemático que possui ambas as soluções. O modelo mais simples para entender isso é o de Friedmann, que tanto pode ser finito como infinito, dependendo da curvatura do espaço. Procure no http://arxiv.org/ , me lembro de ter visto um artigo de revisão com os principais modelos cosmológicos por lá.

valeu cara. quando eu tiver tempo vou ver se acho algo nesse site. tem bastantes artigos pelo o que eu vi.
otávio pedreira

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
Universo Eterno e Big-Bang
« Resposta #56 Online: 06 de Agosto de 2005, 16:28:48 »
Olá amigos!!

tudo bom? O assunto deste tópico é este : Universo Eterno e Big-Bang , atualmente a teoria do Big-Bang tem prevalecido, porém existem possibilidades de teorias alternativas serem consideradas válidas frente ao big-bang? Universo ciclíco( big-bang- big- crunch - big- bang e assim eternamente) é a mesma coisa que Universo Eterno?

valeu!!

luiz

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #57 Online: 06 de Agosto de 2005, 16:44:09 »
ola amigos

O Emilson( não sei nem se ele está participando deste forum) que estuda Astronomia na USP é um dos defensores do Universo Eterno  teclo isto pois é dificil achar um defensor do Universo Eterno a maioria defende o Big-Bang.

valeu

luiz

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Universo Eterno e Big-Bang
« Resposta #58 Online: 06 de Agosto de 2005, 16:50:13 »
ele faz astronomia? lembro do emilson que tinha chegado do canadá e ele fazia alguma pós-graduação em geofísica lá. mas anda sumido.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 06 de Agosto de 2005, 19:14:41 »
Putz, você de novo com isso, Luiz.  :)

Seja bem-vindo.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #60 Online: 09 de Agosto de 2005, 20:01:16 »
Universo eterno não contraria a segunda lei da termodinâmica?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Universo Eterno e Big-Bang
« Resposta #61 Online: 09 de Agosto de 2005, 20:10:24 »
Citação de: Snake
Universo eterno não contraria a segunda lei da termodinâmica?

posso estar falando bobagem, mas se o universo fosse eterno, também seria infinita a energia.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #62 Online: 10 de Agosto de 2005, 16:42:40 »
Tudo depende de como se "encara" esse Universo Eterno.

Os defensores do Estado Estacionário, por exemplo, têm problemas enormes para explicar, de uma maneira plausível, porque a noite é escura, além do fato de sverem obrigados a desacreditar a Relatividade Geral.

Outra coisa que se deve levar em consideração, quando se fala em Big Bang, é que a maioria está falando da teoria padrão, ou seja, da primeira versão proposta.

Em um modelo mais atual, o nosso Universo pode ser apenas um entre outros infinitos que nascem a cada instante.

Quanto ao "problema termodinâmico" de um Universo Cíclico, para se chegar a uma conclusão dependeria de várias coisas, como, por exemplo, se quando a expansão se inverte (contração) há ou não uma inversão no sentido do Tempo e, consequentemente, uma inversão no sentido da Entropia.

Outro ponto, não sabemos se a Termodinâmica, da maneira que foi elaborada, tem uma aplicação e validade irrestrita em um cenário desses.

Em um modelo Quântico, o universo poderia ser apenas uma Flutuação de Vácuo. Existe uma relação entre a Energia e o Tempo, relacionados pela constante h de Planck e limitados pelo Princípio da Incerteza. essa relação nos diz que, quanto menor a Energia de uma Flutuação, mais tempo ela dura.

Para todos os fins, a Energia total do Universo é zero, ou seja, essa "flutuação" poderia durar para sempre, independentemente do estado de expansão ou não.

Para maiores detalhes quanto a isso, recomendo a leitura do tópico COMO PODE OCORRER O BIG BANG, que eu postei no Religião é Veneno.

Segue link:

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=15836&grupo=17762&topico=2605576&pag=1&v=1

Abraços!
Visite: www.nelsonmagrini.com

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline ZeratuL

• Nível 09
  • *
  • Resistance is Futile you`ll be assimilated
« Resposta #63 Online: 13 de Agosto de 2005, 03:30:51 »
8-)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #64 Online: 18 de Agosto de 2005, 20:01:34 »
Citação de: Axia
:lol: Eu acho que o Universo é infinito! Se bem que a teoria de um Universo em expansão é muito boa, lógica e bonita. Se o universo é finito em expansão ou é infinito, eu acho ótimo!

Axia

Mas as evidências não dizem que ele está em expansão?

Como o universo pode ser infinito e se expandir?
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #65 Online: 18 de Agosto de 2005, 20:18:10 »

Axia

Esse tópico ja explica bastante a questão. Isso é perfeitamente possível.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #66 Online: 18 de Agosto de 2005, 20:31:51 »

Axia

Esse tópico ja explica bastante a questão. Isso é perfeitamente possível.

Li o tópico mas a dúvida continua.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #67 Online: 19 de Agosto de 2005, 13:58:51 »
Li o tópico mas a dúvida continua.

Pense que é o espaço tempo que expande, não a massa do universo num espaço tempo. Isso ocorre porque a idéia que temos do big-bang e da expansão é como uma "bolha" que cresce num espaço, semelhante à uma explosão normal, só que esta é uma visão equivocada.

A idéia de expansão é que a distância entre dois pontos quaisquer cresce com o tempo, nesse caso qualquer ponto do espaço 3D, não só a distância entre planetas, estrelas, etc... Isto é perfeitamente possível num Universo infinito, apesar do mesmo continuar tendo um volume infinito.

A ídeia é que a expansão não é aumento de volume, mas sim aumento da distância entre dois pontos quaisquer.

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #68 Online: 22 de Agosto de 2005, 13:21:22 »
Pessoal,

Algumas coisas necessitam de esclarecimento.

1- A teoria da Relatividade Geral mostra que o destino final do Espaço-Tempo (E-T)é função de sua Densidade Média de Matéria / Energia (DME).

Existe um Valor Crítico (VC) para essa DME. Caso a DME esteja acima desse VC, a Força de Gravidade seria suficiente para refrear a expansão e fazer o E-T se curvar sobre si mesmo (curvatura positiva), tornando-o fechado, e dando início a uma fase de contração.

Esse modelo é semelhante ao adotado por Einstein, quando o universo seria Finito em extensão, porém ilimitado.

Caso a DME tiver um valor abaixo de VC, a expansão se daria PARA SEMPRE, e o
E-T apresentaria uma curvatura negativa.

Caso a DME fosse exatamente igual a VC, o E-T se expandiria PARA SEMPRE, e o
E-T seria plano.

Percebam que é completamente impossível de se dizer que algo é Infinito, uma vez que ele poderia ser incrivelmente grande e não teríamos (ainda não temos, com certeza) como saber isso.

Muitos livros costumam associar esse EXPANDIRIA PARA SEMPRE com Universo Infinito, mas isso NÃO significa que o Universo JÁ É Infinito.

2- Outro ponto:

Nenhum modelo ou solução das Equações de Einstein mostram um cenário do tipo:

uma superfície plana de dimensão infinita, com infinitos pontos quase colados um ao outro. Este seria o universo logo após o big-bag

Isso é totalmente incorreto!

É comum se falar que o Universo surgiu numa singularidade, mas o que significa isso?

Singularidade é um termo matemático que se utiliza quando os valores de uma função se tornam infinitos.

Um exemplo típico de uma singularidade é a Tangente de 90 graus.

De uma maneira bem simplificada, quando Hubble percebeu o desvio do espectro luminoso da luz proveniente das galáxias distantes, ele interpretou como um Efeito Dopller, descobrindo que o Universo não era estático, como se pensava à época, mas sim, que ele se expandia.

Einstein já havia notado isso através de suas equações, mas a crença no Universo Estático era tão forte, à época, que ele introduziu um termo, chamado de Constante Cosmológica, que contrabalanceava essa “tendência”, por assim dizer, e mantinha o E-T estático. Tempos depois, se referiu a isso como o seu maior erro.

Pois bem, se o Universo estava se expandindo, ficou claro que se poderia fazer o caminho inverso e que chegaríamos a um instante onde tudo começara.

O problema é que, a medida que se fazia o caminho inverso, a o E-T se tornava MENOR, mais quente, mais denso, e com um volume cada vez menor.

Só que quando se joga tais valores nas equações, chega-se a um ponto onde elas começam a dar valores infinitos (tecnicamente falando, algumas componentes do Tensor de Curvatura de Reimann assumem valores infinitos).

Ou seja, as equações apresentam uma Singularidade, portanto, daí o termo.

Antes de se atingir tal estado, o que temos o E-T completamente comprimido, com a DME tendendo a infinito, a temperatura tendendo ao infinito e o volume tendendo a ZERO.

Portanto, não existe isso de que o Universo “nasceu infinito”; essa visão é completamente errada.

Mais um ponto:

3- Embora a visão descrita acima é muito divulgada, ela é falha e incorreta.

Tal descrição, assim como se fazer a inversão da expansão do Universo, lembra muito um Buraco Negro, o qual se diz, pelos mesmos motivos descritos anteriormente, possuir uma Singularidade.

Todavia, a dita Singularidade Inicial NÃO É EQUIVQLENTE à dita Singularidade de um Buraco Negro.

Para esclarecer isso, e outras coisas, recomendo a leitura, como já fiz em outros tópicos, aqui no Clube Cético, do tópico COMO PODE HAVER UM BIG BANG, que postei no RV:

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=15836&grupo=17762&topico=2605576&pag=1&v=1

De resto, o que temos hoje é que todas as observações, mesmo se levando em conta a suposta Matéria Negra, a DME estaria abaixo do VC e, portanto, o
E-T se expandiria para sempre, ou seja, o Universo se expandiria de maneira infinita.

É nesse sentido que se diz o Universo é infinito; é no sentido de que ele pode vir a ser infinito, o que de fato ocorrerá, se ele se expandir para sempre.

Se a pergunta do tópico se refere ao que ele É hoje, a resposta é NÃO SABEMOS. Baseado no modelo da Relatividade Geral, ele pode, e tudo indica que irá, se expandir para sempre.

Digo não sabemos por que necessitamos de uma Teoria Quântica da Gravidade para podermos ir além dos limites da Relatividade Geral.

De minha parte, eu creio que a Flutuações Quântica impedirão a existência de qualquer tipo de Singularidade, mas como disse, por hora, isso é apenas crença.

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Re.: o universo e infinito????
« Resposta #69 Online: 22 de Agosto de 2005, 21:42:04 »
Citação de: Fayman
Esse modelo é semelhante ao adotado por Einstein, quando o universo seria Finito em extensão, porém ilimitado.

Essa foi outra coisa que não entendi ao ler o tópico. Finito e ilimitado? Como assim?

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #70 Online: 23 de Agosto de 2005, 10:15:53 »

Essa foi outra coisa que não entendi ao ler o tópico. Finito e ilimitado? Como assim?

Olá, Snake.

Imagine a superfície de uma esfera, uma bola de futebol. Ela é finita, porém, uma formiga poderia se mover por sobre ela sem encontrar nenhum limite, ou seja, ela partiria do ponto A, seguiria sempre em frente e retornaria a A, sem encontrar um limite para essa superfície, e poderia fazer isso quantas vezes quisesse.

Se a bola fosse muito grande, a superfície pareceria plana, mas um estudo mais detalhado acabaria por mostrar que ela é curva.

O mesmo se daria se a balo estivesse se inflando. Um estudo mais detalhado, por parte da “formiga”, acabaria mostrando que o seu “universo” estava se expandindo.

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 24 de Agosto de 2005, 20:03:01 »
Pessoal,

Algumas coisas necessitam de esclarecimento.

1- A teoria da Relatividade Geral mostra que o destino final do Espaço-Tempo (E-T)é função de sua Densidade Média de Matéria / Energia (DME).

Existe um Valor Crítico (VC) para essa DME. Caso a DME esteja acima desse VC, a Força de Gravidade seria suficiente para refrear a expansão e fazer o E-T se curvar sobre si mesmo (curvatura positiva), tornando-o fechado, e dando início a uma fase de contração.

Não necessariamente. Este é o modelo de Friedmann esférico. Se for considerada a constante cosmológica como no modelo de Friedmann-Lemaître, ele pode se expandir para sempre, mesmo com curvatura positiva, desde que a constante seja suficientemente alta.

Muitos livros costumam associar esse EXPANDIRIA PARA SEMPRE com Universo Infinito, mas isso NÃO significa que o Universo JÁ É Infinito.

Um universo que expande para sempre é um universo aberto, um universo infinito é aquele com espaço infinito, ou seja, com volume infinito.

2- Outro ponto:

Nenhum modelo ou solução das Equações de Einstein mostram um cenário do tipo:[/color]

uma superfície plana de dimensão infinita, com infinitos pontos quase colados um ao outro. Este seria o universo logo após o big-bag

Isso é totalmente incorreto!

Todos os modelos cosmológicos topologicamente infinitos são assim, como os de Friedmann de curvatura negativa ou nula e topologia simplesmente conexa.

O problema é que, a medida que se fazia o caminho inverso, a o E-T se tornava MENOR, mais quente, mais denso, e com um volume cada vez menor.
Apenas para os modelos de topologia finita. Os modelos de universo infinito possuem volume infinito, não há como ter havido uma diminuição ou aumento de volume com o tempo.

Antes de se atingir tal estado, o que temos o E-T completamente comprimido, com a DME tendendo a infinito, a temperatura tendendo ao infinito e o volume tendendo a ZERO.

Portanto, não existe isso de que o Universo “nasceu infinito”; essa visão é completamente errada.

Como disse, o espaço infinito, por definição, são aqueles de volume infinito, seu volume não se comprime voltando no tempo, ele tem que necessariamente ter nascido infinito.
De resto, o que temos hoje é que todas as observações, mesmo se levando em conta a suposta Matéria Negra, a DME estaria abaixo do VC e, portanto, o
E-T se expandiria para sempre, ou seja, o Universo se expandiria de maneira infinita.

É nesse sentido que se diz o Universo é infinito; é no sentido de que ele pode vir a ser infinito, o que de fato ocorrerá, se ele se expandir para sempre.

Neste sentido, diz-se que ele é aberto e não infinito. Se expandir para sempre não tem nada a ver com a infinitude do universo. Um universo pode ser finito (possuir um volume finito) e continuar a se expandir para sempre.

Da mesma forma, a curvatura ser negativa ou nula também não implica em um universo finito ou infinito.

Pegando um exemplo, um modelo de Friedmann-Lemaître de curvatura nula ou negativa (espaço euclidiano ou hiperbólico) e constante cosmológica positiva. Esse é um universo que se expandirá para sempre, sem contrair-se. No entanto, a finitude do universo depende apenas da topologia, e não do fato de estar se expandindo. Assim, no caso de uma topologia simplesmente conexa esses modelos serão infinitos, com espaço euclidiano ou hiperbólico infinito. No entanto, no caso da topologia ser multiplamente conexa teríamos espaços euclidianos ou hiperbólicos finitos, de volume finito, se expandindo para sempre!
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #72 Online: 26 de Agosto de 2005, 14:40:37 »
Por curiosidade, a que LEMAITRE você se refere? Se for o do Ovo Cósmico ou Átoma Inicial, creio que ele não é levado em conta há muito, muito tempo em Física!

Ok, entendo o que você coloca do ponto de vista estritamente topológico, o que, de fato, está correto, mas me parece que tais modelos de volume infinito não são considerados dentro dos desenvolvimentos atuais. Ou se são, parece que não traz impacto nos resultados dos desenvolvimentos, muito embora, não fiz uma análise detalhada.

Todos os trabalhos atuais que conheço, em teorias Físicas, partem de um início singular, com Volume Zero, ou de uma fase altamente concentrada, de alta temperatura.

Você conhece algum trabalho em Física que toma esse tipo de modelo e que foi publicado recentemente, em revistas conceituadas, e que cite ou aponte indícios observacionais que corrobore a escolha?

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 26 de Agosto de 2005, 17:34:06 »
Por curiosidade, a que LEMAITRE você se refere? Se for o do Ovo Cósmico ou Átoma Inicial, creio que ele não é levado em conta há muito, muito tempo em Física!
O modelo original de Lemaître não é mais considerado, o modelo a que me refiro é o chamado Friedmann-Lemaître ou Friedmann-Lemaître-Robertson-Walker. Tecnicamente, as soluções da RG em que se supõe um espaço isotrópico e homogêneo pertencem à classe de Robertson-Walker, e dentre estas, as que descrevem o cenário do big-bang são chamadas de Friedmann-Lemaître ou Friedmann-Lemaître-Robertson-Walker.
Todos os principais modelos atuais usam esta classe de soluções, uma vez que elas descrevem tanto o big-bang quanto a aceleração da expansão.

Ok, entendo o que você coloca do ponto de vista estritamente topológico, o que, de fato, está correto, mas me parece que tais modelos de volume infinito não são considerados dentro dos desenvolvimentos atuais. Ou se são, parece que não traz impacto nos resultados dos desenvolvimentos, muito embora, não fiz uma análise detalhada.
A topologia cósmica teve um boom nos últimos anos, pode-se dizer que grande parte da pesquisa cosmológica atual se destina a determinar a topologia do universo por métodos observacionais, se ela é simplesmente conexa, e portanto infinita (com exceção do caso de curvatura positiva), ou se ela é multiplamente conexa, e portanto finita. Entre os pesquisadores que se dedicam a isso pode-se destacar Luminet, que desenvolveu o método de cristalografia cósmica para determinar a topologia, e o brasileiro Hélio Fagundes, do IFT.

Todos os trabalhos atuais que conheço, em teorias Físicas, partem de um início singular, com Volume Zero, ou de uma fase altamente concentrada, de alta temperatura.
Mas veja que, com exceção da curvatura positiva, não é possível existir uma solução das equações da relatividade apenas finita ou infinita sem considerar a topologia. A relatividade geral simplesmente é incapaz de determinar a topologia do universo, a mesma solução que se aplica a um espaço simplesmente conexo infinito também se aplica a um espaço multiplamente conexo finito. Então não pode existir um modelo apenas finito sem impor antes a topologia, o que não pode ser determinado apenas com a relatividade geral.

Você conhece algum trabalho em Física que toma esse tipo de modelo e que foi publicado recentemente, em revistas conceituadas, e que cite ou aponte indícios observacionais que corrobore a escolha?
Como disse, todos os modelos atuais existentes admitem tanto a topologia finita como infinita, e a menos que se imponha desde o início a topologia, não é possível determiná-la só através da relatividade geral. Na verdade, o paradigma atual da cosmologia é a de que o universo é infinito e o maior trabalho é dos defensores do universo finito, que devem provar que o espaço é multiplamente conexo, e não simplesmente conexo.

Alguns trabalhos que explicam melhor os modelos atuais e a busca pela resposta da topologia do universo (como neste momento não estou com acesso ao Web of Science, só vou postar papers do arquivo de Los Álamos, no entanto, nas referências de cada artigo é possível encontrar as citações à artigos indexados).

Uma introdução à topologia cósmica:

http://arxiv.org/pdf/astro-ph/0504365

Dois do Luminet, em que ele explica um pouco sobre os modelos cosmológicos e a topologia, e fala dos recentes dados do satélite WMAP, que apoiariam um universo finito com topologia multiplamente conexa:
http://arxiv.org/pdf/astro-ph/0310253
http://arxiv.org/pdf/astro-ph/0501189

Para os que quiserem conhecer mais sobre o assunto, vou anexar também um artigo de divulgação escrito também pelo Luminet, e que saiu no Ciência-Hoje:

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #74 Online: 30 de Agosto de 2005, 07:59:29 »
Ângelo,

O arquivo do Ciência Hoje não está abrindo.

Vocêr poderia mandar novamente?

A propósito, você é físico? Em que área?

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!