O tempo ser tratado matematicamente como uma dimensão espacial não transforma tempo em espaço.
Em nenhum lugar há a afirmativa de que Tempo se transforma em Espaço. De onde você tirou isso? Tempo e Espaço são inseparáveis, tanto que tratamos de uma entidade quadrimensional chamada Espaço-Tempo.
Eu apenas estava chamando a atenção de que tempo não é uma dimensão espacial, embora a relatividade geral o trate desta maneira. Na relatividade geral, transforma-se o tempo em unidades de espaço, utilizando a velocidade da luz como fator de conversão. Mas, é importante lembrar que fisicamente, essas grandezas continuam sendo diferentes.
Quadri-esfera, na realidade, não existe.
Quem disse?
Ninguém precisa me dizer que espaços n-dimensionais não existem, assim como ninguém precisa me dizer que vida após a morte não existe
Como você pode afirmar taxativamente isso? Se a quadri-esfera for um modelo que responde as questões, dizer que ela não existe é puramente uma questão semântica.
Afirmo pq, como disse, não medida física alguma que é feita “sobre” uma quadri-esfera, ou mesmo que indique sua existência. Me diga um modelo físico que reproduza uma quadri-esfera e aí eu passo a acreditar que quadri-esferas existam.
A presença de um “espírito” pode ser utilizada como explicação para fenômenos de alteração comportamental. É uma explicação possível. Agora eu te pergunto: Espíritos existem?
Se esse modelo for válido, podemos afirmar que vivemos na superfície tridimensional de uma quadri-esfera, ponto.
Inúmeros modelos matemáticos são válidos, porém sem relação alguma com a realidade. O fato de vc poder ajustar um modelo matemático às observações não o torna verdadeiro.
Note que, só porque habitamos uma superfície bidimensional, isso não implica que a esfera tridimensional, a qual a superfície pertence, não existe.
Nós somos tridimensionais, assim como todas coisas são. Sua analogia não faz sentido justamente por isso. Se vc quer considerar somente duas dimensões, então nós os habitantes da superfície teríamos que ser bidimensionais, assim como todas as outras coisas do hipotético “mundo tridimensional”. Não haveria a terceira dimensão, portanto a esfera não existiria num mundo bidimensional. Você não pode considerar duas dimensões para um objeto e três para o outro, sendo que eles pertencem ao mesmo Universo.
Não há como se desvincular o modelo matemático daquilo que você está chamando de Realidade.
Então acho que vc precisa rever seus conceitos a respeito de matemática e realidade. Modelos matemáticos podem sim, representar a realidade, ou seja, seus parâmetros podem sim representar coisas no mundo real e a maneira como elas se relacionam. Agora,
nem sempre modelos matemáticos representam a realidade. Só pra citar um exemplo simples, basta vc observar que por 3 pontos num gráfico X,Y é possível ajustar inúmeras equações. Qual delas representa a realidade?
Sendo que o Universo é o conjunto das coisas que existem, se o Universo surgiu, então ele surgiu de algo que não existe. Portanto, nunca surgiu.
Não necessariamente. Flutuações Quânticas podem fazer “coisas” surgirem do “nada”, portanto...
Esse “nada” que vc está falando não é um vazio absoluto. Se não é um vazio absoluto, não é “nada”. Existem coisas ali. Então, se o que vc está querendo dizer é que o Universo surgiu desse “nada” quântico, ele
necessariamente surgiu de algo pré-existente, portanto, algo que já fazia parte do Universo. Logo, não foi aquele o “surgimento” do Universo.
A superfície de uma esfera, pouco importa o número de dimensões que ela possui, é finita, porém não tem limites. Aqui, creio que o Ângelo Melo poderia fazer mais comentários, uma vez que ele manja de Topologia mais do que eu.
Claro que tem limites. A esfera só existe pq o mundo é espacialmente tridimensional, portanto sua superfície só existe devido à isso. Os limites da superfície de uma esfera são o interno e o externo. Mesmo se vc quiser considerar somente duas dimensões, vc teria que “abrir” a superfície da esfera, ou seja, na verdade esferas não existiriam e a superfície seria achatada e limitada lateralmente como qualquer outra.
Esta analogia é muito pobre, como já expliquei acima, mesmo pq não há analogia para explicar algo inimaginável e invisualizável por qualquer ser humano
O fato de não podermos imaginar, não significa que não podemos tratar.
Concordo. Mas somente modelos matemáticos passíveis de observação são fisicamente válidos. E se são passíveis de observação são passíveis de visualização.
A imaginação e a visualização é que são pobres, não a analogia do exemplo.
Se vc acha isso é pq está confiando demais nas equações... acho que vc deveria parar um pouco pra refletir sobre isso.
Veja, a Geometria de Riemann trata de qualquer objeto, com qualquer número de dimensões, embora a nossa percepção está limitada à 3.
Não somente nossa percepção. Qualquer medição física indica objetos tridimensionais. Sempre. Tratar objetos de dimensões maiores do que 3 é tratar de objetos que simplesmente não existem. O mesmo vale para espaços multi-dimensionais.
E mesmo assim, os dados ainda são não conclusivos.
Por isso eu disse “indicam”.
E note quer, se caso chegarmos ao ponto de termos certeza de que o universo seja plano, isso não implica que ele não possa se curvar. Como eu disse, a ser plano não é refutação a ser curvo, é apenas uma característica, talvez até, de momento.
Curvar pra onde?
Então, se o Universo se expande globalmente, ou seja, o se considerarmos como um corpo fechado, ele se expandiria dentro de alguma coisa, ou seja, dentro de algum tipo de material, pq essa é a única forma de algo se expandir fisicamente.
Não necessariamente. Não há a necessidade de o Universo estar contido em um plano de dimensionalidade superior. Creio que, aqui, o Ângelo consegue explicar melhor que eu.
Aguardo explicação
física de como pode haver expansão sem se expandir em algo material. Adianto que eu
sei que na teoria do big-bang o que expande é o espaço-tempo. Mas este é justamente o problema...
Acontece que este material externo ainda é parte do Universo
Aqui há algum tipo de confusão. Se você admitir algo externo, ele não pode fazer parte. Acontece, como comentei acima, não há a necessidade de existir algo externo.
A Condição de Inexistência de Fronteiras do Hawking mostra um Universo auto-contido, e que contém todos os elementos necessários à sua existência, não havendo necessidade de nada externo, seja deus, sejam planos superiores, etc.
Esta frase fazia parte de um raciocínio para demonstrar que é impossível o Universo estar se expandindo globalmente. “Material externo”, no caso, não seria externo, faria parte do Universo e a expansão seria de parte do Universo e não de todo ele. Caso contrário, teríamos uma expansão no meio do vazio absoluto.
Mas será que isso é possível? O que é (não a definição matemática, mas o que representa na realidade) espaço-tempo? Será que é algo que pode realmente se expandir? Espaço tem propriedades físicas? Podemos separar espaço-tempo da matéria de forma que só o primeiro se expanda? Deixe a matemática um pouco de lado e pense fisicamente nestas questões.
A única coisa que temos para nos balizar são os modelos matemáticos. Se as equações da Relatividade Geral mostram um Espaço-Tempo em expansão, e depois, obtemos indícios de que essas expansão de fato acontece, porque seria questionável tais colocações?
Modelos matemáticos a única coisa que temos para nos embasar? E as observações físicas, onde ficam? Nós não temos indícios de que a expansão
do espaço-tempo ocorre. Nós medimos que as galáxias estão se afastando de nós. É bem diferente. A interpretação de que na verdade é o espaço-tempo que expande é para manter o princípio cosmológico intacto, ou seja, de que o Universo é isotrópico e Homogêneo, em largas escalas.
Eu acho importantíssimo criticar o Big Bang, e toda a Ciência, mas essa crítica deve ser feita em bases bem mais sólidas do que a nossa incapacidade de visualização e imaginação, caso contrário, ela pode se voltar contra o próprio crítico.
Não é somente em capacidade de visualização que me baseio. Me baseio no mais importante: observações.
Se lhe interessar, segue um link para uma postagem que coloquei no RV sobre o Big Bang.
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=15836&grupo=17762&topico=2605576&pag=1&v=1
Obrigado pelo link.