Assim como é censura proibir a apologia de crimes como assaninato e roubos. A sociedade já está madura o suficiente para não lidar com a questão da sexualidade de forma primitiva, ou seja, através do preconceito. Esse tipo de desrespeito, ao meu ver, merece cadeia mesmo.
E é censura mesmo.
E você nunca pode confiar 100%, sempre que existe aprovação da censura, SEMPRE aproveitam para utilizar-se de outras maneiras (não que o princípio de "apologia ao crime" já não fosse errado).
Assumir que "apologia" é crime, é assumir que indiscutivelmente a opinião de quem compõe a constituição é correta e sagrada.
Não, é assumir que a sociedade através do direito e da jurisprudência avança na consolidação de leis justas para uma harmoniosa convivência social. As leis tem históricos, como os direitos humanos e até mesmo os direitos sexuais. Assim como a legalidade da propriedade privada tem o seu histórico de discussões e de racionalização de acordo com o avanço social.
Assumir publicamente o desgosto por práticas homossexuais (há quem chame isso de homofobia, mas homofobia não é isto, mas sim o discurso odioso contra os gays), ao meu ver não deve ser considerado crime.
Isso faz parte da heterossexualidade. Pelo que entendo de um heterossexual, este pode, em muitos casos, ter nojo de práticas homossexuais.
E o que você chamou de discurso odioso é que eu disse de forma primitiva e preconceituosa. Pelo contexto dos acontecimentos é possível verificar isso. É assim que age o direito, da mesma maneira que são julgados crimes ou contravenções contra a moral.