Thufir
Então convença uma empresa em investir em Física e Matemática puras... no Brasil já é difícil convencê-las a investir em projetos com aplicação direta, imagine em coisas como gravitação quântica ou formas modulares...
Não sei quão eficiente são nossos incentivos fiscais para empresas que querem investir. Eu sei o quanto não é eficiente o investimento feito pelo governo.
Veja, não sou contra o modelo "financiamento público para pesquisas", no Brasil ou qualquer lugar no mundo. O que disse é que, tendo em vista digamos, as espertezas de nossos governos (não vou falar do povo, nós, para não abrir outra frente de argumentação), fico mais tranquilo com o investimentos privados incentivados fiscalmente.
O fato é que não temos nenhum dos dois de maneira eficiente. Se pudesse escolher, iria para que propus.
Veja só que engraçado... eu já acho que o governo deveria investir mais em ciência pura, que em geral é bem mais barata que a aplicada, o que de fato economizaria dinheiro dos contribuintes. E se alguma empresa tem interesse em uma aplicação em particular, quem deve investir nisso é ela, seja num centro de pesquisa próprio, seja em convênio com universidades (públicas ou particulares).
Não vejo nada de engraçado. Vc tem direito a ter sua opinião.
A única objeção é com a frase em negrito: Acho que o governo dar incentivos fiscais cria um circulo virtuoso em um país que notoriamente não tem apetite para este tipo de coisa.
Nossa carga tributária também justifica esses incentivos (somos um país cujos impostos configuram um sistema intervencionista por parte do estado, mesmo que ele não faça a parte dele) até como maneira de nos manter competitivos frente a outros países.
Os EUA talvez pudessem prescindir disso, e mesmo assim sabemos que não o faz.