Autor Tópico: Shopping de Curitiba barra jovens da periferia  (Lida 17466 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Shopping de Curitiba barra jovens da periferia
« Online: 05 de Junho de 2008, 11:10:53 »

Inaugurado há menos de um mês, o shopping Palladium, em Curitiba, provocou polêmica na semana passada quando seguranças barraram a entrada de um grupo de jovens da periferia, vestidos com camisas de clubes e trajes de hip-hop (roupas exageradamente largas e bonés).

A proibição gerou protesto nas escadarias do shopping e suscitou um debate na cidade. O shopping Palladium - o maior da cidade - foi construído na Região Sul, onde estão concentrados os bairros mais populosos da capital e onde se concentra também a população mais pobre.

A direção do shopping alega que a proibição tem por objetivo evitar o constrangimento de clientes, uma vez que alguns desses rapazes "acuam as pessoas", e que o acesso seria proibido a grupos de mais de quatro jovens.

"O Palladium não faz nenhum tipo de discriminação. As restrições são em relação ao comportamento e às atitudes", afirma a gerente de marketing do Palladium, Maria Aparecida de Oliveira. Segundo ela, o uso de palavreado ofensivo ou mesmo o porte do "tubão" (refrigerante misturado com bebida alcoólica) já são considerados uma questão de segurança pela direção.

A orientação dos seguranças, segundo a reportagem apurou, é barrar grupos de jovens identificados com a periferia, para evitar transtornos com a clientela e possíveis "arrastões".

No domingo passado, a cena se repetiu e a direção do shopping garante que não irá suspender a determinação. O consultor jurídico da Associação Comercial do Paraná, Cleverson Marinho Teixeira, afirmou que os shoppings têm direito de evitar a presença de grupo de pessoas que representem risco de tumulto.

"Por mais que seja um local público, o shopping é também uma propriedade particular. Está no direito do empresário decidir quem freqüenta o estabelecimento, desde que haja bom senso", afirmou.

O veto a grupos de jovens "suspeitos" não é uma exclusividade do shopping Palladium. Há casos registrados também nos demais shoppings da cidade, principalmente naqueles localizados nas regiões centrais. "Eles mexem com a gente, dizem palavrões em voz alta, bebem, não respeitam nada", diz uma estudante de Direito que prefere não se identificar.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/06/05/ult5772u51.jhtm

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Shopping de Curitiba barra jovens da periferia
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2008, 11:35:30 »
Tá certo.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2008, 11:44:58 »
E ainda duvidam que o sul é uma extensão do 3° Reich no Brasil. haha
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2008, 11:46:14 »
Nao posso deixar de entender a atitude do shopping. Mas que isso vai dar M*, a vai.
"The patient refused an autopsy."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2008, 12:02:08 »
Nao posso deixar de entender a atitude do shopping. Mas que isso vai dar M*, a vai.

É..

Essa restrição não foi criada do nada, motivos eles têm...

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2008, 12:12:03 »
"Eles mexem com a gente, dizem palavrões em voz alta, bebem, não respeitam nada", diz uma estudante de Direito que prefere não se identificar.

Endosso a opinião do Nightstalker. ::)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2008, 12:14:32 »
"Eles mexem com a gente, dizem palavrões em voz alta, bebem, não respeitam nada", diz uma estudante de Direito que prefere não se identificar.

Endosso a opinião do Nightstalker. ::)

Eu ainda sou sudestino. haha

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2008, 12:19:28 »
Eu ainda sou sudestino. haha

Converta-se!!! :hihi:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2008, 13:21:55 »
É isso ou ficar sem clientes. A medida é correta.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2008, 14:15:27 »
Deveriam barrar apenas os jovens que são filmados comportando-se de maneira inadequada.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2008, 14:21:09 »
Deveriam barrar apenas os jovens que são filmados comportando-se de maneira inadequada.
Seria inviável. Não teria como identificar na entrada do estabelecimento os sujeitos que se comportaram de modo inadequado no passado.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2008, 16:15:37 »
Seria inviável. Não teria como identificar na entrada do estabelecimento os sujeitos que se comportaram de modo inadequado no passado.
E como identificar os que se comportarão de modo inadequado no futuro?
P.S.: o pleonasmo foi proposital.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2008, 17:43:31 »
Se barrar a entrada de moleques no estilo "mano da periferia"/"olha mãe, sou marginal!" reduz consideravelmente o número de reclamações de clentes e as badernas no estabelecimento, temos um bom indicativo de que moleques "mano da periferia"/"olha mãe, sou marginal!" se comportarão de modo inadequado.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #13 Online: 05 de Junho de 2008, 18:13:47 »
Se barrar a entrada de moleques no estilo "mano da periferia"/"olha mãe, sou marginal!" reduz consideravelmente o número de reclamações de clentes e as badernas no estabelecimento, temos um bom indicativo de que moleques "mano da periferia"/"olha mãe, sou marginal!" se comportarão de modo inadequado.
Para mim só indica que os clientes não gostam dos ditos "moleques" em questão, tendo eles feito algo ou não.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Junho de 2008, 22:14:39 »
Bom, certamente não é sem motivo que as pessoas olham torto para esses grupos de "manos".

É realmente uma infelicidade que pessoas bem comportadas acabem sendo barradas, mas não vejo alternativa melhor para a gerência do estabelecimento.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Junho de 2008, 23:30:44 »
vi aqui opiniões preconceituosas.

O modo como alguem se veste indica a preferencia da pessoa por determinado estilo, seja ele manos/olha mãe, sou marginal!, ou Playba/olha mãe, sou viadinho que tem medo de "marginal"*. O modo como alguem se veste não é de maneira alguma indicador das ações futuras de tal pessoa.

Concordo que aqueles que não respeitam as "regras" do local, e que forem flagrados em video, devem ser punidos, barrados e etc., mas jamais deve-se generalizar e proibir sem criterio valido algum (e como no caso, apoiado em criteios invalidos, preconceituosos)  o direito de ir e vir de qualquer cidadão, seja ele rico ou pobre, e parece que alguns aqui (de mentalidade segregadora) não entendem isso.

Francamente... vergonhoso!

*Ja que houve a "satira" preconceituosa partindo de um lado, então, deve-se supor que o lado que a fez suporte uma "satira" que venha (supostamente) do lado oposto.
« Última modificação: 05 de Junho de 2008, 23:33:04 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 05 de Junho de 2008, 23:32:05 »

O modo como alguem se veste indica a preferencia da pessoa por determinado estilo, seja ele manos/olha mãe, sou marginal!, ou Playba/olha mãe, sou viadinho que tem medo de "marginal"*. O modo que alguem se veste não é de maneira alguma indicador das ações futuras de tal pessoa.

Concordo que aqueles que não respeitam as "regras" do local, e que forem flagrados em video, devem ser punidos, barrados e etc., mas jamais deve-se generalizar e proibir sem criterio valido algum (e como no caso, apoiado em criteios invalidos, preconceituosos)  o direito de ir e vir de qualquer cidadão, seja ele rico ou pobre, e parece que alguns aqui (de mentalidade segregadora) não entendem isso.

Francamente... vergonhoso!

Direito de ir e vie eles tem......... em lugares publicos... o Shopping é um lugar privado.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Junho de 2008, 23:40:36 »
E ainda duvidam que o sul é uma extensão do 3° Reich no Brasil. haha

o shopping dom pedro, em campinas, faz a mesma coisa, com um aviso explícito na porta. o iguatemi e demais, em são paulo, suspeito que devam fazer a mesma coisa, porque nunca em nenhum deles vi um mano do capão redondo, nem mesmo passeando. ainda bem, diga-se.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Junho de 2008, 23:50:44 »
mas é claro que é preconceito, o pá. é imaginável que haja um mano por aí que seja profundo conhecedor da cortesia, das artes humanas e de tudo o mais? é concebível. acho que algum dia encontrarei esse mano? não acho. você acha?

O modo como alguem se veste indica a preferencia da pessoa por determinado estilo, seja ele manos/olha mãe, sou marginal!, ou Playba/olha mãe, sou viadinho que tem medo de "marginal"*. O modo como alguem se veste não é de maneira alguma indicador das ações futuras de tal pessoa.
o negrito não faz de uma inverdade uma verdade. por que eu imagino que haja uma probabilidade de tumulto bem maior por parte de um mano do que de um sujeito comum eu nem me atrevo a explicar, é auto-evidente.

interessante é que o que é aqui, aparentemente, um conflito de classes, toma os ares, na inglaterra, de conflito de gerações.  há uns meses pegou fogo o debate público lá quanto ao fato de jovens (de qualquer tipo) serem desejáveis ou não, em grupos, em lugares públicos. alegava-se que faziam muita baderna, assustavam as pessoas, etc. chegou-se inclusive a criar o tal do mosquito, frequência ultra-alta que só os jovens ouvem e que serve como repelente, dado o incômodo que causa. não sei como andam as coisas por lá.
não é tão diferente a situação por aqui. porquanto não se possa descartar o aspecto obviamente classista do conflito, o fator que mais conta, da maneira como vejo, é o de geração. esses jovens de hoje, os tais dos manos, comportam-se de uma maneira como seus pais nunca sonhariam se comportar. assumem um ar explícito de confronto e não se intimidam pelas regras burguesas de convivência. enquanto um colocador de pau na fogueira (i.e, marxista) pode achar isso legal, é mais do que compreensível que gerentes e freqüentadores de shoppings não achem. até porque há poucos símbolos tão representativos de tudo que há de burguês do que shopping centers.

"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 05 de Junho de 2008, 23:51:31 »
O pior é que essas roupas de mano são caras.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Junho de 2008, 23:55:52 »
depois que os coreanos entraram no jogo, roupa nenhuma é cara. hehe

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Junho de 2008, 07:15:24 »
Postado no Religião é Veneno
Aqui em Porto Alegre, aumentaram solidamente a segurança em torno dos shoppings. Esta gentalha ( adolescentes e crianças abandonadas imundas o dia inteiro na rua) se reunia dentro do shopping, imundiciava os banheiros, catava comida nas mesas das praças de alimentação, comia com as mãos, jogavam comida uns nos outros, enchiam o saco de quem estava passeando e ainda faziam arrastão.

Depois que começaram a ser corridos, sob palavrões e ameaças, passaram a se reunir em gangues do lado de fora ( com tanto parque que temos para eles sujarem e assaltarem, resolveram que seria ao redor do shopping). Até tiroteio já deu porque incitam os menores à atacar " os filho de madame".

Curitiba faz muito bem.

Como eles identificam jovens da periferia? Pedindo comprovante de residência?
Camiseta da marca "55" que cabe três pessoas dentro
Calça "XXL" lá no joelho.
Bone com aba reta
Tenis com lingua grossa e cadarço grosso.
Piercings no queixo ou brincos argola na orelha
Cabelo descolorido, com topetes escrotos feitos com gelatina sem sabor.
O garafão de vinho 5L ou garrafa pet com coca-cola + pinga oncinha.

Outro dia estava eu num shopping do RJ quando vem um muleque, entra na minha frente e me empurra pra trás... Daí ele mete o dedo na minha cara e fala em tom ameaçador: "escuta aqui, eu sou da Rocinha e tou com uma filha pra criar, tu vai me dar dinheiro agora pq tou precisando".

Na hora eu pensei em dar um chute nele, mas pensei rapido que ele poderia ter um comparsa e fiquei na minha.

Claro que não ia dar grana pra esse pivete de uns 16 anos, no máximo. Mas imagina quanta mulher ia ficar com medo e acabar dando grana pra esse FDP?

Me afastei rapidamente e entrei no campo de visão de uma cÂmera e gritei CAI FORA - pra atrair atenção do shopping. Todo mundo que tava em volta ficou olhando e o maluco se mandou. Depois eu fiquei uns 20 minutos me escondendo em lojas vendo se estava sendo seguido. Pq eu estava com 2 Laptops, 1 celular + 1 nextel + 200 reais na mochila, se ele me assalta eu ia a falência!

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #22 Online: 06 de Junho de 2008, 07:25:44 »
Isso enche o saco mesmo. É foda ter que tomar esse tipo de atitute, mas é a realidade! Ninguém quer arruaceiros na porta da sua casa.

E é como já disseram ai, é um local privado.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 06 de Junho de 2008, 08:05:38 »
Prevenção é tudo, tanto em segurança pública quanto em segurança privada.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Junho de 2008, 11:03:07 »

MP investigará caso de shopping que barrou entrada de jovens da periferia em Curitiba

O Ministério Público do Paraná informou nesta quarta (4) que vai investigar as denúncias envolvendo jovens da periferia que foram barrados por seguranças na entrada do Shopping Paladium, inaugurado recentemente em Curitiba (PR).

Há duas semanas, cerca de 150 adolescentes promoveram um protesto em frente ao shopping depois que um grupo foi impedido de entrar, sob a alegação de que representava "risco" para os clientes e poderia "promover baderna". Os jovens mais visados seriam oriundos da periferia, vestidos com camisas de clubes e trajes de hip-hop (roupas exageradamente largas).

A Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba, órgão do Ministério Público, determinou a abertura de procedimento para apurar as denúncias. Segundo ofício expedido pelo promotor de Justiça Maximiliano Ribeiro Deliberador, responsável pelo caso, a promotoria vai apurar, entre outras questões, se houve ofensa a princípios garantidos pela Constituição Federal, como a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza e o direito que todos têm para reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público independentemente de autorização.

No início da semana, depois de manter a determinação impedindo o acesso de grupos de mais de quatro jovens, a direção do shopping negou qualquer tipo de discriminação e garantiu que as restrições são em relação ao comportamento e às atitudes. O consultor jurídico da Associação Comercial do Paraná, Cleverson Marinho Teixeira, afirmou que shoppings têm o direito de evitar a presença de grupo de pessoas que representem risco de tumulto e sustentou que, "ainda que se trate de local público, o shopping é também uma propriedade particular, já que teria um dono".

De acordo com o ofício do MP, o shopping tem cinco dias para se pronunciar sobre o caso. Esta é a segunda polêmica em que o Palladium se envolve desde a sua inauguração, no dia 10 do mês passado. O MP também ajuizou ação civil pública na 3ª Vara Cível de Curitiba, questionando a abertura do shopping sem que este atestasse as devidas condições de segurança.

Outros shoppings da cidade têm regras idênticas
A determinação do Palladium de barrar o acesso de grupo de adolescentes da periferia estende-se também para outros shoppings da capital paranaense.

Os seguranças do Shopping Curitiba, localizado na quadrilátero central da capital, por exemplo, recebem ordens para limitar a entrada de grupos de jovens e ainda são orientados a impedir que eles se reúnam nas praças de alimentação. "A ordem é dispersar", diz um segurança que prefere não se identificar.

O mesmo ocorre no Shopping Crystal e no Shopping Estação, que reúnem um grande número de adolescentes, principalmente nos fins de semana. A determinação, ainda que velada, é evitar a entrada de mais de dois adolescentes e dar "preferência" a casais.

Em comunicado divulgado nesta semana a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) manifestou-se a favor das determinações impostas pelo Shopping Paladium e sustentou que elas são a única forma de um "estabelecimento salvaguardar seu negócio e garantir a tranqüilidade de seus clientes".

Segundo o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, muitos bares e casas noturnas afixam cartazes na entrada estipulando as regras da casa. "Essa é a única forma de evitar brigas e atender bem a clientela", afirma.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/06/06/ult5772u58.jhtm

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!