Autor Tópico: Shopping de Curitiba barra jovens da periferia  (Lida 17467 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: Shopping de Curitiba barra jovens da periferia
« Resposta #25 Online: 06 de Junho de 2008, 11:38:48 »
A recente visibilidade da  população negra  em Curitiba e região metropolitana tem produzido inúmeras denúncias de casos de racismo. No entanto, pouquíssimos são os apurados. Os jovens, sobretudo os participantes do movimento hip hop, são cotidianamente e, por várias vezes, alvo das abordagens policiais, por conta, principalmente, da sua afro-descendência e estética. Para o estudante de Ciências Sociais da UFPR, Coordenador do Grupo Hip Hop Consciente e um dos jovens abordados, Renato de Almeida Freitas Junior (21), o critério de suspeição utilizado pelos policiais é expressa racismo e discriminação racial. “É preciso deixar explícito quem e o quê define a idéia do suspeito padrão, pois a suspeita é subjetiva. A abordagem é o momento em que o policial manifesta seu caráter racista”, declara.

Fonte: http://www.irohin.org.br/imp/n10/14.htm

Acho difícil essa medida do shopping se manter durante muito tempo depois da intervenção do MP no caso. Mesmo se tratando de uma medida de caráter preventivo e que visa garantir a segurança dos clientes, proibir grupos de pessoas (ainda mais quando são negras) de frequentar determinados locais acabará redundando na velha acusação de racismo, algo incompatível com os ideais de uma sociedade democrática que prega a igualdade de todos. E, diga-se de passagem, nem mesmo o fato do shopping ser propriedade privada vai amenizar essa 'guerrinha'...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #26 Online: 06 de Junho de 2008, 11:48:30 »
Membros do "movimento hip hop"...   :nao3:
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 06 de Junho de 2008, 11:53:14 »
Sempre vem o MP para proteger as "minorias oprimidas"...

O Shopping ou seus donos possivelmente vão ter problemas legais...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Junho de 2008, 11:54:23 »
Cadê o o JAF??

Pra ele contar se realmente os "manos" são alvos principais pra levar "geral" e se normalmente acham alguma coisa...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 06 de Junho de 2008, 11:58:30 »
Cadê o o JAF??

Pra ele contar se realmente os "manos" são alvos principais pra levar "geral" e se normalmente acham alguma coisa...

Ele é "puliça mano"...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #30 Online: 06 de Junho de 2008, 11:59:25 »
Sempre vem o MP para proteger as "minorias oprimidas"...

O Shopping ou seus donos possivelmente vão ter problemas legais...

Pois é. Pouco importa se trata-se de propriedade privada ou não. E o MP vai cumprir sua função de guardião dos direitos fundamentais assegurados na nossa CF... Portanto, classe média, hora de ir acostumando com os 'mano' do movimento soltos pelo shopping...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 06 de Junho de 2008, 12:47:26 »
Acho difícil essa medida do shopping se manter durante muito tempo depois da intervenção do MP no caso. Mesmo se tratando de uma medida de caráter preventivo e que visa garantir a segurança dos clientes, proibir grupos de pessoas (ainda mais quando são negras) de frequentar determinados locais acabará redundando na velha acusação de racismo, algo incompatível com os ideais de uma sociedade democrática que prega a igualdade de todos. E, diga-se de passagem, nem mesmo o fato do shopping ser propriedade privada vai amenizar essa 'guerrinha'...
No Rio, brancos e "negros" (já que africanos legítimos e "puros" são raridade) andam misturados por toda a parte, shopping ou não.
O problema é com marginais querendo roubar ou desocupados procurando encrenca só para se divertir.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 06 de Junho de 2008, 12:54:53 »

Acontece o mesmo em Salvador, Fernando... E é bem complicado saber se determinada pessoa é ou não marginal unicamente pelo estilo de se vestir ou se comportar em público - levando em conta que, em Curitiba, o grupo mencionado já é conhecido por infernizar a vida dos frequentadores dos shoppings.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #33 Online: 06 de Junho de 2008, 12:56:54 »
Se não quer ser confundido com marginal, não se vista como um marginal...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #34 Online: 06 de Junho de 2008, 13:00:01 »

Ah, a vida em sociedade! Ou você se adapta às regras ou já era... Ces't la vie...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #35 Online: 06 de Junho de 2008, 13:03:45 »
Para o estudante de Ciências Sociais da UFPR, Coordenador do Grupo Hip Hop Consciente e um dos jovens abordados, Renato de Almeida Freitas Junior (21), o critério de suspeição utilizado pelos policiais é expressa racismo e discriminação racial. “É preciso deixar explícito quem e o quê define a idéia do suspeito padrão, pois a suspeita é subjetiva. A abordagem é o momento em que o policial manifesta seu caráter racista”, declara.
Não foram policiais. Foram seguranças trabalhando em um local privado.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #36 Online: 06 de Junho de 2008, 13:05:05 »
Cadê o o JAF??

Depende. Tem todo um contexto pra olhar antes da abordagem. Faz quanto tempo que o cara tá parado ali? O que ele tá fazendo? A "linguagem corporal" dele demonstra que ele está nervoso?

Quando a PM aborda é porque alguém ligou e disse que tem um indíviduo em atitude suspeita (preste bem atenção nesse detalhe: atitude suspeita. Faz um tempo já que não aborda-se porque o cara é suspeito, mas sim baseado no comportamento dele naquele momento que motivou um civil morador do local a ligar e dizer que tinha uma pessoa que estava com um comportamento estranho próxima da casa dela.

Quando o cara é abordado de surpresa andando, ou com a namorada, ou num bar, geralmente é porque já é conhecido pela polícia como autor ou suspeito de algo e não porque "deu na telha de abordar". Acreditem, a última coisa que nós gostamos é de ter que ficar passando a mão nos outros sem ter conhecimento dos hábitos de higiene pessoal do indivíduo... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #37 Online: 06 de Junho de 2008, 13:07:57 »

Realmente... Começa por ai.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #38 Online: 06 de Junho de 2008, 13:09:18 »
No Rio, brancos e "negros" (já que africanos legítimos e "puros" são raridade) andam misturados por toda a parte, shopping ou não.
O problema é com marginais querendo roubar ou desocupados procurando encrenca só para se divertir.
Por aqui também. Mas não perdem a oportunidade de qualificar qualquer coisa como racismo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #39 Online: 06 de Junho de 2008, 13:14:53 »

Mas aí você está oprimindo o cara e não deixa ele se expressar, sufocando assim, as raízes culturais dele.

O problema é que usar um jaquetão de time americano e ficar absurdamente suado sob um calor de 30 graus mostra que o sujeito não está com frio, logo, se ele está usando esse aparato que facilita a ocultação de objetos, essa ATITUDE vai levantar suspeitas em relação ao porquê de ele estar usando uma roupa tão inadequada pra situação.

Mas é muuuuito mais fácil pensar que ele tá sendo abordado porque a polícia é toda racista, preconceituosa, etc, etc...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #40 Online: 06 de Junho de 2008, 13:23:16 »
Mas é muuuuito mais fácil pensar que ele tá sendo abordado porque a polícia é toda racista, preconceituosa, etc, etc...

Coloque isso na sua assinatura. :hihi:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #41 Online: 06 de Junho de 2008, 13:25:03 »

Coloque isso na sua assinatura. :hihi:

Nem preciso...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #42 Online: 06 de Junho de 2008, 13:31:09 »

Ora essa, então vamos prender logo todos que parecem marginais! Para que perder tempo só impedindo-os de entrar nos shoppings? Nem precisa de um julgamento. Ia ser divertido, sem dúvida. :biglol: :biglol: :biglol:

Só falta saber quais são os critérios para estabelecer a "aparência de marginal". Sugestões? :histeria:
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 06 de Junho de 2008, 13:34:09 »
Só falta saber quais são os critérios para estabelecer a "aparência de marginal". Sugestões? :histeria:

Inicialmente, vamos levar em conta a cultura regional, claro. Quem parece marginal na Bahia pode não parecer no Rio Grande do Sul e assim sucessivamente... :P

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #44 Online: 06 de Junho de 2008, 13:34:57 »

Ora essa, então vamos prender logo todos que parecem marginais! Para que perder tempo só impedindo-os de entrar nos shoppings? Nem precisa de um julgamento. Ia ser divertido, sem dúvida. :biglol: :biglol: :biglol:

Estatistica......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 06 de Junho de 2008, 13:35:55 »

Que tal essa?

Camiseta da marca "55" que cabe três pessoas dentro
Calça "XXL" lá no joelho.
Bone com aba reta
Tenis com lingua grossa e cadarço grosso.
Piercings no queixo ou brincos argola na orelha
Cabelo descolorido, com topetes escrotos feitos com gelatina sem sabor.
O garafão de vinho 5L ou garrafa pet com coca-cola + pinga oncinha.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #46 Online: 06 de Junho de 2008, 15:48:42 »
A gerência do estabelecimento que adote a definição de marginal que mais lhe convir.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #47 Online: 06 de Junho de 2008, 15:55:02 »

Que tal essa?

Bone com aba reta

Quer dizer que se eu um dia me vestir assim, eu viro automaticamente um marginal e/ou criminoso?
Eu devo abdicar da liberdade de me vestir como quero simplesmente porque os "marginais" se vestem de maneira igual, ou porque há um consenso implícito de que eles se vestem dessa maneira?
Se algum dia todos os criminosos começarem a usar camisa e calça social (e muitos realmente usam), não poderei mais me vestir assim porque irei parecer um deles? Aliás, não só eu, mas todos terão que mudar o vestuário por causa disso?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #48 Online: 06 de Junho de 2008, 15:57:15 »

Que tal essa?

Bone com aba reta

Quer dizer que se eu um dia me vestir assim, eu viro automaticamente um marginal e/ou criminoso?
Eu devo abdicar da liberdade de me vestir como quero simplesmente porque os "marginais" se vestem de maneira igual, ou porque há um consenso implícito de que eles se vestem dessa maneira?
Se algum dia todos os criminosos começarem a usar camisa e calça social (e muitos realmente usam), não poderei mais me vestir assim porque irei parecer um deles? Aliás, não só eu, mas todos terão que mudar o vestuário por causa disso?

Basicamente isso........

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #49 Online: 06 de Junho de 2008, 16:12:23 »
Não é que você vira um marginal, pelo menos eu acho que a lei deve continuar sendo a mesma para todas as pessoas independente das roupas que vestem, e que devam ter o direito de vestir as roupas que quiserem.

Mas é fato que as pessoas vão pensar que você é um moleque arruaceiro se você se veste, fala e age como a média dos moleques arruaceiros. Nada mais sensato por parte da gerência do shopping do que dar atenção especial a quem se parece com eles.

Pensemos assim: você está na parada de ônibus de noite, rua deserta. 1) você vê se aproximando da parada um grupo de "manos". 2) você vê se aproximando da parada um grupo de executivos vestindo terno. Em qual das duas situações você pensaria em tomar mais cuidado?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!