Autor Tópico: A Homo Mania  (Lida 10976 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: A Homo Mania
« Resposta #25 Online: 08 de Junho de 2008, 20:56:29 »
Com certeza é.  Digo, se a sua aparência física não reflete o gênero que você sente ter.

Ser tratado consistentemente por todos como alguém que você sente profundamente que não é e jamais será... só posso imaginar que seja MUITO desagradável, angustiante mesmo.

As pessoas andam nuas pelas ruas?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #26 Online: 08 de Junho de 2008, 20:57:05 »
Citação de: HSette
Não se trata de cirurgia plástica.

É uma cirurgia plástica, visto que só tem fins estéticos.

Seu pênis então só cumpre uma função estética, certo ? ;)

A medicina já evoluiu ao ponto de conseguir criar um órgão sexual masculino/feminino que funcione?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Rhyan

• Visitante
« Resposta #27 Online: 08 de Junho de 2008, 20:59:03 »
Ok, mas considerando que algumas pessoas não concordam com a mudança de sexo, seja por que motivo religioso ou o que for, não é errado cobrar impostos destas para cirurgias do tipo?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Junho de 2008, 21:04:54 »
Há resoluções do Conselho Federal de Medicina (ancoradas em determinações da Organização Mundial de Saúde) que regulamentam todos os procedimentos, requisitos, etc., para a indicação de uma cirurgia dessas, que é extremamente complexa, envolvendo diversas áreas médicas.

Não é algo que se faça por que se quer, por capricho, como alguns por aqui parecem entender, nem como esse lixo desse texto desse babaca desse tal de Constantino tenta convencer os desavisados e os que têm preguiça de se dar ao trabalho de se informarem melhor sobre o assunto.

E tenho dito. :wink:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 08 de Junho de 2008, 21:08:00 »

Então deveriam financiar essas cirurgias para todas as mulheres poderem ter esse órgão vital cuja falta compromete a saúde. ::)

Se estivessemos falando de hermafroditismo, até acho que faria sentido. Mas se os órgãos estão saudáveis, a cirurgia É meramente estética, ainda que haja forte sentimento psicológico de necessidade/ de algo errado - como pode ser para outras cirurgias estéticas, ou para outros distúrbios de percepção corporal onde acham que há algo de errado com o corpo, quando não há.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 08 de Junho de 2008, 21:09:42 »
Com certeza é.  Digo, se a sua aparência física não reflete o gênero que você sente ter.

Ser tratado consistentemente por todos como alguém que você sente profundamente que não é e jamais será... só posso imaginar que seja MUITO desagradável, angustiante mesmo.

As pessoas andam nuas pelas ruas?

As pessoas são tratadas diferentemente de acordo com o gênero que parecem ter, inclusive e talvez principalmente quando estão vestidas.  Isso é normal, natural e saudável, até mesmo necessário.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #31 Online: 08 de Junho de 2008, 21:10:07 »
Eu vejo as respostas desse tópico e só penso besteira... ::)
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Junho de 2008, 21:13:30 »

Então deveriam financiar essas cirurgias para todas as mulheres poderem ter esse órgão vital cuja falta compromete a saúde. ::)

Se estivessemos falando de hermafroditismo, até acho que faria sentido. Mas se os órgãos estão saudáveis, a cirurgia É meramente estética...

Tudo bem. É sua opinião.

Mas segundo a Medicina, você não tem razão em pensar dessa forma.
"Por quê?"

Chaves

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Junho de 2008, 22:15:19 »
antes de ampliar assim, deveria-se primar pela eficiencia do que ja esta em funcionamento (que esta longe, muito longe, de ser eficiente, de qualidade), do jeito que foi feito é apenas irresponsabilidade para com o dinheiro publico, depois querem ficar inventando impostos pra corrigir decisões tomadas de forma imprudente.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 08 de Junho de 2008, 22:28:19 »

Se estivessemos falando de hermafroditismo, até acho que faria sentido. Mas se os órgãos estão saudáveis, a cirurgia É meramente estética...

Tudo bem. É sua opinião.

Não acho que seja consenso médico.

Os órgãos genitais originais dos transexuais funcionam perfeitamente, eles no entanto preferem ter outros que acham que são os "certos", mesmo que, pela tecnologia que dispomos, não são garantidos de funcionar tão bem quanto os naturais.

Não vejo como isso poderia não ser uma questão estética, não é funcional, já que a mudança é preferida não a favor, mas a despeito da funcionalidade.

É de certa forma parecido com o caso de quem acha que "deveria" ser aleijado ou que deveria ter um nariz diferente até ficar como o Michael Jackson. Não vejo nada de intrinsicamente "errado" nisso, apenas desaconselhável, assim como a maior parte das cirurgias plásticas que não corrigem nada realmente "errado" (desfiguração) devido ao elevado risco de comprometimento funcional, e até resultados estéticos não garantidos.

Há, em todos os casos, a questão psicológica da coisa, mas não sei porque o caso sexual seria especificamente mais grave que os outros, nessa questão (é subjetivo, difícil avaliar), e também acho que é bem mais questionável um posicionamento da cirurgia como a opção correta levando em consideração os riscos de comprometimento de funções, maiores do que uma rinoplastia ou algo do tipo.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #35 Online: 08 de Junho de 2008, 22:38:28 »
Tudo bem. É sua opinião.

O ponto é que o mal-estar de que falamos não é físico, mas psicológico. E, portanto, algo subjetivo demais.

Não poder comer nenhuma mulher por ter pênis pequeno deve ser algo muito desagradável, angustiante mesmo.

Uma mulher que não possui nenhuma curva e não é alvo de nenhum olhar masculino e ainda sofre com piadas deve se sentir muito desagradável, muito angustiada.

Etc. E ninguém pode garantir que casos asssim são mais ou menos angustiantes que o mal-estar psicológico sofrido por um transsexual.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Junho de 2008, 22:44:20 »
É, dessa vez eu vou ser obrigado a virar casaca  8-)

Realmente não vejo sentido no Estado financiar este tipo de operação. Acho que mais sentido seria pagar um psicólogo/psiquiatra; neste caso o boi tá vendendo o açougueiro: o alegado problema psicológico não é resultado da estranheza que os transexuais sofrem com seus corpos, é causa. Aliás, não desconfio nem um pouco de que algumas das estrelas deste tópico justifiquem atitudes tão drásticas por se sentirem deslocadas na condição de seres humanos.

Não acho que seja o caso de limitar direitos a quem se considere em corpo errado, mas concordo que se aceitarmos que troca de sexo seja paga pelo SUS acho tão ou mais sensato que coloquemos na conta também próteses de silicone, afilamentos de nariz, reparos com botox e sessões de body modification.

« Última modificação: 08 de Junho de 2008, 23:10:56 por Dionísio van Dijck »

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #37 Online: 08 de Junho de 2008, 22:52:48 »
Não acho que seja o caso de limitar direitos a quem se considere em corpo errado, mas concordo que se aceitarmos que troca de sexo seja pago pelo SUS acho tão ou mais sensato que coloquemos na conta também próteses de silicone, afilamentos de nariz, reparos com botox e sessões de body modification.
Quem defende que a cirurgia de mudança de sexo deve ser bancada pelo estado sob a justificativa da tortura psicológica não deve negar que essas outras cirurgias/tratamentos, de incontestável caráter estético, também deveriam ser providas pelo sistema público. Mal psicológico é algo imensurável, não se pode dizer que transsexuais sofrem mais ou menos que mulheres insatisfeitas com a faltas de curvas no corpo, homens insatisfeitos com o tamanho do pênis, pessoas com transtornos de personalidade que as levam a praticar o body modification, etc.

Quando termina a mera infelicidade por algo estético e começa um transtorno gravíssimo?

Para mim não é nem uma questão de haver coisas mais urgentes para se fazer no SUS. Acho que o dinheiro público não deveria ser gasto com coisas asssim nem que tivéssemos condições para tanto.
« Última modificação: 08 de Junho de 2008, 22:55:03 por Herf »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #38 Online: 08 de Junho de 2008, 22:55:45 »
Ambas, principalmente a primeira.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 08 de Junho de 2008, 22:59:59 »

Tudo bem. É sua opinião.

Não acho que seja consenso médico.

Ninguém falou em consenso.

Repito: há resoluções a respeito, ancoradas em determinações da Organização Mundial de Saúde.

Há uma doença envolvida, como foco, da questão. O SUS, legalmente, não pode discriminar: sendo uma doença, e havendo métodos de tratamento regularmente reconhecidos, a instituição tem, por força de lei, encontrar meios para prover esse serviço à população.
O ministro não está fazendo nenhuma sandice ou nenhuma bondade: meramente cumprindo sua obrigação.

Esse Constantino não tem é o que fazer e fica escrevendo baboseira para atrair atenção. Vide sua rusga desprezível com o também desprezível Olavo de Carvalho.
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 08 de Junho de 2008, 23:07:02 »
Bem, o número de doenças psiquiátricas (e diagonśticos) só aumenta, vertiginosamente. Até fobia de matemática existe. E deve haver remédio para praticamente tudo. Há, no debate médico, a questão sobre quais tratamentos são mais adequados (e se são necessários, se há mesmo doença ou se é invencionice), e no campo político, a questão das prioridades.

Como disse, há o transtorno de quem acha que o "certo" é que fosse aleijado, sem ser. O governo deveria prover amputações para "tratar" os anseios dessas pessoas? Talvez num mundo ideal até devesse, não sei. Mas com certeza há outras coisas menos polêmicas no tratamento e mais prioritárias que não tem tanta atenção, e essas questões mais discutíveis ficam tomando espaço e recursos, ao mesmo tempo que servem de bandeira para ganhar votos (se bem que se opor também serve).

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #41 Online: 08 de Junho de 2008, 23:34:56 »
Como vc se sentiria se tivesse nascido sem penis?Não iria querer uma operação?
É uma questão interessante, mas ela é impedida pela lógica do que é "saudável". Apesar de fazer algum sentido, a saúde pública tem como princípio que só deve pagar a estática o qual a pessoa tem naturalmente.
No caso, caso a pessoa queira uma operação estética (com o recurso público) em seus genitais, somente se refletir seu aspecto original.

Como comparação: uma mulher que sofra de câncer de mama e tenha essa região retirada. Ela utiliza do recurso público para uma cirurgia plástica de reconstrução, que envolve uma tatuagem para recriar o aspecto de um mamilo (e isso é o processo real realizado na operação).
Mas caso uma mulher simplesmente queira tatuar uma borboleta, a mesma saúde pública que fornece tatuagens de mamilos não fornece de borboletas.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #42 Online: 08 de Junho de 2008, 23:41:41 »
A questão é que para um transsexual a falta do órgão correto é como para um homem heterossexual nascer sem pênis....

Ou alguem nascer sem braço, ou sem perna.... Diferente de uma operação estética. A pessoa não consegue ter uma vida plena sem a cirurgia.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #43 Online: 08 de Junho de 2008, 23:51:11 »
A questão é que para um transsexual a falta do órgão correto é como para um homem heterossexual nascer sem pênis....
Ou um homem heterossexual com pênis pequeno, ou uma mulher traumatizada por sua falta de curvas, etc.

Ou alguem nascer sem braço, ou sem perna.... Diferente de uma operação estética. A pessoa não consegue ter uma vida plena sem a cirurgia.
Como se separa o que é uma mera infelicidade estética do que é algo que impede a pessoa de ter uma vida plena?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #44 Online: 09 de Junho de 2008, 00:02:11 »
Estou com um leve presságio de que isto não vai pra frente  :?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #45 Online: 09 de Junho de 2008, 00:11:30 »

O que perfeitamente pode ser comparado com qualquer questão estética. O que é claro, estática o estado não fornecerá a menos que seja considerado uma "deficiência".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 09 de Junho de 2008, 00:29:55 »
Foxes, ter ou não um pênis não é apenas questão de estética.  Isso é um tanto óbvio.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 09 de Junho de 2008, 02:10:18 »

Se "eu" tivesse nascido "sem pênis" (colocação exageradamente hipotética que já assume um monte de premissas questionáveis, como essa identidade platônica pré-formada que antecede o desenvolvimento), seria uma lésbica butch (ou um hermafrodita, dependendo do que quiser dizer por "sem pênis"). Lésbicas butch, como mulheres hetero ou bissexuais, não tem problemas de saúde em decorrência simplesmente de não terem um pênis; vaginas "de nascença" geralmente são perfeitamente saudáveis.

Você está julgando as pessoas que querem fazer uma cirurgia plástica, reduzindo a importância da questão, sem saber realmente, totalmente arbitrário. Como no caso de transexualismo, há mais suicídios entre as mulheres que fazem ou querem fazer aumento dos seios/implantar silicone. Não sei bem como é, mas acho bem provável que pessoas "trans-amputadas" se acidentem mais tentanto perder os membros que não condizem com sua identidade corporal, inclusive levando à morte ou seqüelando-se mais do que precisariam para ter o braço amputado cirurgicamente. Etc, com outras coisas relacionadas à "mera estética"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 09 de Junho de 2008, 02:16:13 »
Foxes, ter ou não um pênis não é apenas questão de estética.  Isso é um tanto óbvio.

É uma questão de sexo, e de certa forma, é sim, mera estética - o que não quer dizer que não seja importante.

Por outro lado, é algo amplamente debatível se a solução para transexuais é a "correção" de órgãos perfeitamente saudáveis e funcionais, tal como são as cirurgias plásticas ou amputações de modo geral - em especial no caso de se amputar algo que não tem problema algum.

Pode ser visto meio como fazer rádio ou quimioterapia para "tratar" um hipocondríaco que julgasse ter uma identidade cancerosa.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #49 Online: 09 de Junho de 2008, 02:35:06 »
É sim, é por pura estática. Não se faz tal cirurgia para obter mais prazer durante a relação sexual.
E nem questão prática. Kama Sutra pode ser realizado entre homossexuais homens, e mulheres com ajuda de um objeto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!