No artigo do Myth ele fala sobre o spin, que é o giro do projétil.No cano da arma há ranhuras que fazem com que a bala saía girando, isto ajudo a minizar a resistência do ar, e portanto também melhora a acuracidade do tiro. Entao, se o tiro for totalmente na direção vertical, quando a bala começa a descer, ela já não tem o spin, porque pára de girar quando atinge o ponto mais alto da trajetória e o giro é que ajuda a vencer a resistência do ar,o que faz com que a velocidade de descida seja bastante mais dissipada. Mas novamente é devido a resistência do ar.
Se o ângulo é mais horizontal o spin proporciona uma mulher eficiência aerodinâmica, entáo é um tiro mais letal.
Mas, desprezando a energia que o projétil perde para a resistência do ar, não poderia haver perda alguma. Isso violaria a conservação de energia. Eu, intuitivamente, achava que como um projétil era um objeto muito aerodinâmico essa perda não era tão grande. Mas não tinha considerado a questão do spin, do giro da bala.
Mas o fato é que eu recebi na minha casa um tiro que foi disparado para cima, que perfurou a telha, e se atingido uma pessoa teria sido letal.