Autor Tópico: Tópico para notícias bizarras  (Lida 547341 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #5776 Online: 23 de Março de 2015, 18:17:55 »
Não, não alcança. Não conheço a sua física, mas está tão grotescamente errada que, putz. A munição ao deixar o cano da arma sofre o efeito da expansão de gases e pressão enormes. Ela perde isso em pouco tempo.

A Física não é minha. A lei de conservação de energia não pode ser violada.

A expansão dos gases na detonação da munição é o que produz a velocidade inicial do projétil.  Esta velocidade inicial determina a energia cinética da bala, mas enquanto a bala sobe ( seja em que ângulo que for ), a força peso realiza trabalho consumindo a energia cinética que é armazenada no sistema Terra-bala como energia gravitacional potencial. Ou seja, a bala vai perdendo velocidade até começar a cair.

Então ocorre o inverso: a energia potencial vai sendo convertida em energia cinética acelerando a bala. A diferença que há entre a velocidade de partida e a velocidade de chegada só pode ser devido ao trabalho das forças dissipativas. Nesse caso a resistência do ar.

O ângulo do disparo não influi em nada em relação a conversão da energia cinética em potencial e vice-versa. Eu não posso responder sem pensar se influi alguma coisa no trabalho realizado pela resistência do ar. Talvez sim, se o ângulo do disparo determina uma distância maior ou menor a ser percorrida pelo projétil. Mas não posso dizer sem pensar.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #5777 Online: 23 de Março de 2015, 18:34:18 »
O ângulo de disparo, é óbvio, influi no quanto a bala pode subir. Só que se ela subir pouco então a componente horizontal da velocidade inicial da bala está sendo menos desacelerada pela gravidade. Ou seja, dá no mesmo.

Tipo assim: se você imaginar isso sem a resistência do ar, qualquer que seja o ângulo do disparo, quando a bala está a uma altura x da linha de tiro, está sempre a mesma velocidade. Não importa se caindo ou se subindo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5778 Online: 23 de Março de 2015, 19:40:19 »
Segundo a Física a velocidade de chegada é igual a velocidade de partida. Ou seja, a bala chega ao solo com a mesma velocidade que saiu do cano da arma. Claro, descontando-se a energia perdida com a resistência do ar.

Você entendeu que você está errado?
« Última modificação: 23 de Março de 2015, 19:42:22 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5779 Online: 23 de Março de 2015, 19:47:07 »
Diga-se de passagem, acho que fica melhor adaptado dizer, "conta num guardanapo", do que "atrás de um envelope". Sei lá.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #5780 Online: 23 de Março de 2015, 19:47:17 »
Segundo a Física a velocidade de chegada é igual a velocidade de partida. Ou seja, a bala chega ao solo com a mesma velocidade que saiu do cano da arma. Claro, descontando-se a energia perdida com a resistência do ar.

Para minha instrução e esclarecimento, o erro está exatamente aonde?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #5781 Online: 23 de Março de 2015, 20:01:48 »
No artigo do Myth ele fala sobre o spin, que é o giro do projétil.No cano da arma há ranhuras que fazem com que a bala saía girando, isto ajudo a minizar a resistência do ar, e portanto também melhora a acuracidade do tiro. Entao, se o tiro for totalmente na direção vertical, quando a bala começa a descer, ela já não tem o spin, porque pára de girar quando atinge o ponto mais alto da trajetória e o giro é que ajuda a vencer a resistência do ar,o que faz com que a velocidade de descida seja bastante mais dissipada. Mas novamente é devido a resistência do ar.

Se o ângulo é mais horizontal o spin proporciona uma mulher eficiência aerodinâmica, entáo é um tiro mais letal.

Mas,  desprezando a energia que o projétil perde para a resistência do ar, não poderia haver perda alguma. Isso violaria a conservação de energia. Eu, intuitivamente, achava que como um projétil era um objeto muito aerodinâmico essa perda não era tão grande. Mas não tinha considerado a questão do spin, do giro da bala.

Mas o fato é que eu recebi na minha casa um tiro que foi disparado para cima, que perfurou a telha, e se atingido uma pessoa teria sido letal.
« Última modificação: 23 de Março de 2015, 20:04:10 por Pedro Reis »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5782 Online: 23 de Março de 2015, 20:07:39 »

Para minha instrução e esclarecimento, o erro está exatamente aonde?

A velocidade inicial é de 300m/s (no mínimo). A de chegada é de 90m/s.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #5783 Online: 23 de Março de 2015, 20:07:58 »
Quanto a velocidade de descida, só depende da aerodinâmica, e não do peso da bala. Já que a aceleração da gravidade é a mesma para um objeto de qualquer peso.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5784 Online: 23 de Março de 2015, 20:09:39 »
Mas o fato é que eu recebi na minha casa um tiro que foi disparado para cima, que perfurou a telha, e se atingido uma pessoa teria sido letal.

Tanto quanto uma pedra de granizo.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #5785 Online: 23 de Março de 2015, 20:10:46 »
Ok, se você está dizendo isto pela sua experiência então deve ser. Mas isto é exclusivamente por ação dissipativa da força de resistência do ar. Mas eu desconfio dessa velocidade terminal fixa, para qualquer projétil. Um projétil com maior eficiência aerodinâmica tem que atingir velocidades de chegada maiores.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #5786 Online: 23 de Março de 2015, 20:12:30 »
mas uma pergunta, noventa metros por segundo não é letal?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5787 Online: 23 de Março de 2015, 20:48:13 »
Pedro, você desconsiderou a resistência do ar, mas neste caso ela não é desprezível.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5788 Online: 24 de Março de 2015, 04:31:04 »

Humm... acho que gelo é menos perigoso que metal à mesma velocidade. Peso e consistência... :hein:

Acho que o disparo "para cima" talvez não tenha sido assim tão vertical, dependendo da telha.

Falling-bullet injuries
"Bullets are not greeting cards. Celebrate without firearms." From the IANSA Macedonian poster campaign, December 2005

Bullets fired into the air usually fall back with terminal velocities much lower than their muzzle velocity when they leave the barrel of a firearm. Nevertheless, people can be injured, sometimes fatally, when bullets discharged into the air fall back down to the ground. Bullets fired at angles less than vertical are more dangerous, as the bullet maintains its angular ballistic trajectory, is far less likely to engage in tumbling motion, and so travels at speeds much higher than a bullet in free fall.

A study by the U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC) found that 80% of celebratory gunfire-related injuries are to the head, feet, and shoulders.[4] In Puerto Rico, about two people die and about 25 more are injured each year from celebratory gunfire on New Year's Eve, the CDC says.[5] Between the years 1985 and 1992, doctors at the King/Drew Medical Center in Los Angeles, California, treated some 118 people for random falling-bullet injuries. Thirty-eight of them died.[6]

Firearms expert Julian Hatcher studied falling bullets in the 1920s and calculated that .30 caliber rounds reach terminal velocities of 90 m/s (300 feet per second).[7] A bullet traveling at only 61 m/s (200 feet per second) to 100 m/s (330 feet per second) can penetrate human skin.[8]

In 2005, the International Action Network on Small Arms (IANSA) ran education campaigns on the dangers of celebratory gunfire in Serbia and Montenegro.[9] In Serbia, the campaign slogan was "every bullet that is fired up, must come down."[10]

http://en.wikipedia.org/wiki/Celebratory_gunfire#Falling-bullet_injuries

[Hail] Hazards
Main article: List of costly or deadly hailstorms

Hail can cause serious damage, notably to automobiles, aircraft, skylights, glass-roofed structures, livestock, and most commonly, farmers' crops.[24] Hail damage to roofs often goes unnoticed until further structural damage is seen, such as leaks or cracks. It is hardest to recognize hail damage on shingled roofs and flat roofs, but all roofs have their own hail damage detection problems.[37] Metal roofs are fairly resistant to hail damage, but may accumulate cosmetic damage in the form of dents and damaged coatings.[38]

Hail is one of the most significant thunderstorm hazards to aircraft.[39] When hailstones exceed 0.5 inches (13 mm) in diameter, planes can be seriously damaged within seconds.[40] The hailstones accumulating on the ground can also be hazardous to landing aircraft. Hail is also a common nuisance to drivers of automobiles, severely denting the vehicle and cracking or even shattering windshields and windows. Wheat, corn, soybeans, and tobacco are the most sensitive crops to hail damage.[20] Hail is one of Canada's most expensive hazards.[41] Rarely, massive hailstones have been known to cause concussions or fatal head trauma. Hailstorms have been the cause of costly and deadly events throughout history. One of the earliest recorded incidents occurred around the 9th century in Roopkund, Uttarakhand, India.[42] The largest hailstone in terms of diameter and weight ever recorded in the United States fell on July 23, 2010 in Vivian, South Dakota; it measured 8 inches (20 cm) in diameter and 18.62 inches (47.3 cm) in circumference, weighing in at 1.93 pounds (0.88 kg).[43] This broke the previous record for diameter set by a hailstone 7 inches diameter and 18.75 inches circumference (still the greatest circumference hailstone) which fell in Aurora, Nebraska in the United States on June 22, 2003, as well as the record for weight, set by a hailstone of 1.67 pounds (0.76 kg) that fell in Coffeyville, Kansas in 1970.[43]

http://en.wikipedia.org/wiki/Hail#Hazards

Nem fazia idéia de que podiam existir esses granizos de porte pré-histórico.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5789 Online: 24 de Março de 2015, 14:50:25 »

Humm... acho que gelo é menos perigoso que metal à mesma velocidade. Peso e consistência... :hein:

Um pedaço de gelo de mesmo formato que um projétil de arma de fogo em queda livre terá velocidade terminal menor que o projétil.

Mesmo assim, à mesma velocidade, sim, o metal causa mais estrago: mais momento e mais energia cinética que o gelo. Sem contar que o gelo é frágil e o metal é dúctil,. o tipo de dano é diferente.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5790 Online: 24 de Março de 2015, 15:11:08 »
Eu sou exigente... preciso que ele:

Ligue
Entre na internet
Abra o Mozilla com Java
Abra o OpenOffice

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5791 Online: 24 de Março de 2015, 15:33:42 »

Ligue
Entre na internet
Abra o Mozilla com Java
Abra o OpenOffice

O pedaço de gelo? :susto:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5792 Online: 24 de Março de 2015, 15:43:37 »

Ligue
Entre na internet
Abra o Mozilla com Java
Abra o OpenOffice

Não, o projétil em queda livra :teehee:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5793 Online: 24 de Março de 2015, 17:05:25 »

Ligue
Entre na internet
Abra o Mozilla com Java
Abra o OpenOffice

Não, o projétil em queda livra :teehee:

Ahhhhhhhh... agora entendi porque a mensagem sumiu... :lol:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5794 Online: 24 de Março de 2015, 18:47:10 »

Já vi uma notícia de jornal em que uma pessoa morreu quando atingida com um tiro disparado para cima.

Na minha casa houve uma perfuração em uma telha tipo calhetão com 8 mm de espessura, grossa o suficiente para alguém andar sobre ela em um espaço livre de 5 m entre os apoios.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5795 Online: 24 de Março de 2015, 21:10:44 »

Intitulada Haute couture 04 Transport, a escultura, que no ano passado foi apresentada na Bienal de São Paulo, no Brasil, mostra Juan Carlos nu e de joelhos sobre um amontoado de capacetes da elite SS Nazi. O antigo titular da coroa espanhola está a vomitar enquanto parece ser sodomizado por uma líder feminista boliviana que, por sua vez, é penetrada por um cão.

http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/bartomeu-mari-podera-ser-demitido-apos-acusacoes-de-censura-1689908?page=-1

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5796 Online: 24 de Março de 2015, 21:25:54 »
Sabe informar se o cão está babando?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5797 Online: 24 de Março de 2015, 21:28:21 »
Sabe informar se o cão está babando?

A "artista" sugeriu que na verdade a boliviana é um traveco?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5798 Online: 25 de Março de 2015, 13:09:29 »
"Dragão de Komodo" mata um homem com sua mordida infecciosa

Noticiado agora há pouco no MGTV;  Homem teria morrido por infecção generalizada, após ter sido mordido por cunhada em um entrevero familiar.

« Última modificação: 25 de Março de 2015, 15:21:26 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5799 Online: 03 de Abril de 2015, 08:22:01 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!