http://meiobit.com/366607/vila-na-suica-proibe-fotos-para-evitar-o-fomo-o-que/Essa é a maior maluquice que você vai encontrar até agora relacionado à fotografia nesse ano, ou um tremendo golpe de marketing para promover o turismo. Quem informou essa foi o Thelegraph. A vila suíça de Bergün/Bravuogn aprovou uma lei que proíbe as pessoas de tirarem fotos nos limites da vila. O local possui 500 habitantes e o conselho local votou pela instauração da lei com 48 votos a favor e 2 contra. A desculpa para tamanha estranheza é poupar as pessoas da dor da FOMO. Entendeu? Eu também não. Então, segundo a Wikipedia:
” FoMO (Fear of Missing Out) é uma apreensão generalizada de que outros possam ter experiências gratificantes das quais um está ausente. Esta angústia social é caracterizada por “um desejo de permanecer continuamente conectado com o que os outros estão fazendo”. FoMO também é definido como um medo de arrependimento que pode levar a uma preocupação compulsiva de que se possa perder uma oportunidade de interação social , uma experiência inovadora, investimentos lucrativos ou outros eventos satisfatórios. Em outras palavras, FoMO perpetua o medo de ter tomado a decisão errada sobre como gastar o tempo, como você pode imaginar como as coisas podem ser diferentes”.
Ou seja, mais uma das frescuras do mundo moderno. O site da prefeitura de Bergün já anunciou que a partir de hoje são proibidas fotografias no local e o motivo é que as fotos das paisagens pitorescas do local, que são compartilhadas nas mídias sociais, podem tornar outras pessoas infelizes pois elas mesmas não podem estar em Bergün. Entenderam a lógica? Quem desrespeitar a nova regra vai pagar uma multa simbólica de 5 francos suíços. Ainda segundo o comunicado:
“Está cientificamente comprovado que belas fotos de férias nas mídias sociais tornam os espectadores infelizes, pois eles próprios não podem estar no local. O município de Bergün / Bravuogn quer evitar isso por causa da felicidade de todas as pessoas e porque tem uma paisagem particularmente pitoresca para oferecer. Estamos encorajando os visitantes a não fotografar e apreciar a paisagem com seus próprios olhos.”
A prefeitura já anunciou também que todas as fotos do site da cidade serão retiradas. O lugar realmente muito bonito, mas essa notícia leva o troféu Mimimi do ano ou, como já disse, é um tremendo golpe publicitário.